Simulado UFSC | CONCURSO
SIMULADO UFSC
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no UFSC.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFSC que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores UFSC, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFSC contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no UFSC.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no UFSC. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO UFSC
Para realizar o simulado UFSC você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFSC você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para UFSC é aqui!
- #210958
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HU-UFSC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 (LDB), no que se refere à Educação Básica, prevê, em seu artigo 24:
I. A carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar, excluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
II. Será considerado aprovado o aluno que obtiver no mínimo, setenta e cinco por cento de frequência ou a média mínima estipulada no regimento escolar.
III. A escola poderá oferecer estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
IV. A carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar, incluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
V. A avaliação do desempenho do aluno será contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
Assinale a alternativa CORRETA.
- a) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
- b) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
- c) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
- d) Somente as afirmativas I e V estão corretas.
- e) Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
- #210961
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HU-UFSC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 (LDB), que, no capítulo V da Educação Especial, afirma:
( ) esta modalidade de educação escolar deverá ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para alunos portadores de necessidades especiais.
( ) haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
( ) os alunos que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental e Médio, em virtude de suas deficiências, terão garantida a terminalidade específica.
( ) currículos, métodos, técnicas e recursos educativos deverão ter organização específica para atender às necessidades dos alunos com necessidades especiais.
( ) haverá professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses alunos nas classes comuns.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
- a) F – V – V – F – V
- b) F – F – V – F – F
- c) V – V – F – V – V
- d) V – F – V – V – F
- e) V – V – F – F – V
- #210962
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HU-UFSC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu real sentido, à medida que se articula com o projeto pedagógico, com a função que a escola assume na sociedade e, consequentemente, com o projeto de ensino, ou seja, com o perfil do aluno que se pretende formar. Nesse sentido, o que se entende por avaliação do processo de ensino e aprendizagem, numa perspectiva democrática e libertadora, é:
I. instrumento seletivo, para medir, com vistas a reprovar ou permitir a continuidade dos estudos.
II. reflexão permanente sobre a realidade e acompanhamento, passo a passo, do educando na sua trajetória de construção do conhecimento.
III. processo contínuo no qual o professor pode acompanhar a construção do conhecimento, verificando os vários estágios do desenvolvimento do aluno e julgando-o em determinado momento.
IV. processo sistemático e intencional de acompanhamento da relação entre o planejamento, o ensino e a aprendizagem, para compreender as necessidades dos alunos com a preocupação de dar ao professor informações para criar e recriar situações didáticas provocadoras de aprendizagens.
V. prática concebida como julgamento de resultados predeterminados, baseando-se na autoridade e respeito do professor.
Assinale a alternativa CORRETA.
- a) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
- b) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
- c) Somente as afirmativas I e V estão corretas.
- d) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
- e) Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
- #210964
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HU-UFSC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com Veiga, currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar e implica necessariamente a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente (2002, p.26). Numa perspectiva crítica mais abrangente e visando a transformação social que deve se traduzir em propostas de intervenção na sociedade, entende-se como currículo:
- a) todas as disciplinas que integram a grade curricular da escola objetivando a transmissão do conhecimento já elaborado e acumulado pela humanidade.
- b) a síntese de conhecimentos predeterminados e organizados hierarquicamente, resultantes de um suposto consenso cultural.
- c) o rol das disciplinas com os seus conteúdos organizados sequencialmente em termos lógicos, obedecendo ao estabelecimento de prioridades de acordo com as finalidades da educação escolar e o público a que se destina.
- d) o documento que expressa e organiza a formação dos conhecimentos, métodos e atividades em disciplinas, matérias ou áreas, competências etc.
- e) o conjunto das atividades da escola que afeta direta e indiretamente o processo de transmissão-assimilação e produção do conhecimento, incluindo o currículo oculto.
- #210965
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HU-UFSC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A organização do planejamento das disciplinas, numa ação interdisciplinar, implica considerar, inicialmente, as necessidades do aluno, para, posteriormente, elaborar-se a programação da disciplina, sendo que esta não seria de responsabilidade de um determinado professor, mas de todos os envolvidos no processo educativo, inclusive o aluno. Nesse sentido, a interdisciplinaridade pode ser entendida como a:
I. alternativa pedagógica que se caracteriza por romper as barreiras entre as disciplinas, respeitando a verdade e a relatividade de cada uma.
II. alternativa pedagógica que consiste num trabalho comum tendo em vista a interação das disciplinas científicas, de seus conceitos diretrizes, de sua metodologia, de seus procedimentos, de seus dados e da organização do seu ensino.
III. aglutinação dos conteúdos de diversas disciplinas tendo em vista suas eventuais aproximações.
IV. forma de enfatizar a socialização do saber elaborado como pressuposto básico para a democratização do ensino.
V. forma de promover a coparticipação, reciprocidade, mutualidade, diálogo – elementos que caracterizam a integração não apenas das disciplinas, mas de todos os fatores envolvidos no processo educativo.
Assinale a alternativa CORRETA.
- a) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
- b) Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
- c) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
- d) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
- e) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
- #210966
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HU-UFSC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O contato do estudante com obras e artistas de sua região – seja diretamente com o artista ou com pessoas que lhe são próximas, seja em visitas ao lugar onde ele vive ou viveu, a seu ateliê ou a espaços culturais que abrigam seu acervo – favorece a visualidade de obras originais.
Relacione as descrições apresentadas na coluna 2 com os respectivos artistas catarinenses enumerados na coluna 1.
Coluna 1
I. Victor Meirelles
II. Julia Amaral
III. Martinho de Haro
IV. Meyer Filho
V. Franklin Cascaes
VI. Eli Heil
VII. Fernando Lindote
VIII. Hassis
Coluna 2
( ) A folha da bananeira é um dos elementos de suas composições.
( ) Pesquisa o próprio corpo como um problema recorrente a ser investigado.
( ) Apresenta retratos, cenas históricas, paisagens e panoramas.
( ) Possui sede de criação, um mundo abriga seu acervo.
( ) Poeta da cor, criou e recriou a cidade com alguma liberdade e muita poesia.
( ) Como modernista, persegue uma singularidade, e suas imagens se cruzam na via de um erotismo que desconhece proibições.
( ) Mito vivo da ilha, seus desenhos e esculturas integram o acervo do Museu Oswaldo Rodrigues Cabral.
( ) Insere arte no dia a dia das pessoas e da cidade; paredes, pedras e árvores gritam em sua obra.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
- a) VI – II – I – V – VIII – IV – III – VII
- b) IV – I – V – II – VI – III – VII – VIII
- c) VI – VII – II – IV – I – VIII – III – V
- d) VIII – VII – I – VI – III – IV – V – II
- e) VIII – II – VI – I – III – IV – V – VII
- #210967
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HU-UFSC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Com relação ao Barroco, é CORRETO afirmar que:
- a) firmou-se no Brasil no início do século XVI, tendo como característica o uso de curvas e contracurvas e a busca de poucos efeitos decorativos.
- b) foi o primeiro estilo artístico que o Brasil conheceu, predominando no mesmo o aspecto racional juntamente com o sentimento religioso.
- c) uma característica da escultura barroca são as chamadas imagens de pau oco, as quais seguem detalhadamente os moldes europeus.
- d) a escultura barroca complementa a arquitetura da época, com ausência de detalhes e pouca expressividade.
- e) entre os principais artistas barrocos, destacam-se Rembrandt, Rubens, Goya, El Greco, Velásquez, Antonio Francisco da Costa Lisboa e Manuel da Costa Athayde.
- #210968
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HU-UFSC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Assinale a alternativa CORRETA.
Maria Christina Rizzi, em Reflexões sobre a Abordagem Triangular do ensino da Arte (BARBOSA (org.) 2008, p. 335-348), aponta que uma das mais constantes críticas que a Abordagem Triangular tem recebido é a de entender a proposta como uma simples tradução do americano Discipline Based Art Education - DBAE. Rizzi afirma que a própria autora, Ana Mae Barbosa, discorda dessa compreensão, uma vez que a equipe americana propunha a disciplinarização do ensino da arte como postura epistemológica, enquanto Ana Mae sistematiza uma postura:
- a) interdisciplinar – ao propor o diálogo entre diferentes linguagens artísticas.
- b) multicultural – ao articular os eixos de diversas culturas.
- c) transdisciplinar – ao articular os três âmbitos e ações: ler, contextualizar e fazer.
- d) essencialista – ao envolver a fruição, a produção e a história da arte.
- e) globalizada – ao permitir a visão do todo em diversas formas de leitura.
- #210969
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HU-UFSC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Considere a seguinte situação: você irá desenvolver um projeto de ensino de artes visuais voltado a questões relacionadas à consciência ecológica e ao meio ambiente. Nesse projeto, você pretende trabalhar com artistas cujas obras reflitam uma crescente integração na dinâmica da vida, envolvendo questões ecológicas e ambientais. Que artistas você apresentaria aos seus alunos?
- a) Hundertwasser e Krajcberg.
- b) Robert Smithson e Frida Kahlo.
- c) Helio Oiticica e Lygia Clark.
- d) Adriana Varejão e Richard Long.
- e) Monet e Cézanne.
- #210970
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HU-UFSC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Aprender a olhar para os desenhos infantis, visando poder ver as diferenças de percurso e pensar em intervenções para ampliar possibilidades gráficas, implica também conhecer as diferentes pesquisas efetuadas por especialistas nessa área. Entre vários pesquisadores, Luquet foi “[...] o primeiro a distinguir as grandes etapas do grafismo infantil [...]”, diz Mèredieu (1974, p. 22).
Com relação à etapa Realismo intelectual de Luquet, é CORRETO afirmar que:
- a) nessa fase, a criança rabisca e descobre, ao rabiscar, um significado para aquilo que faz, ou seja, reconhece formas no que rabisca, sem uma intenção anterior.
- b) esse período caracteriza-se pelo fato de que a criança desenha não aquilo que vê, mas aquilo que sabe sobre o objeto ou o que ela imagina que seja.
- c) essa fase se caracteriza pela incapacidade sincrética demonstrada pela criança. Os elementos do desenho são justapostos e não se coordenam num todo.
- d) nessa etapa, o desenho não representa o que não é visível de um ponto de vista particular. Há uma busca de proximidade com a realidade.
- e) nesse período, a criança representa somente os elementos visíveis com perspectiva e segundo um plano de conjunto.