Processando...

Simulado UFSBA de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado UFSBA de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO UFSBA DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UFSBA.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFSBA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UFSBA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFSBA de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UFSBA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UFSBA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFSBA
Para realizar o simulado UFSBA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFSBA você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFSBA é aqui!


#152553
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSBA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Inicia-se com a Constituição Federal de 1988 um novo padrão de proteção social para a sociedade brasileira com a instituição da Seguridade Social como política pública. Compõem a Seguridade Social as seguintes políticas setoriais:

  • a) Assistência Social, Saúde e Educação.
  • b) Saúde, Previdência e Trabalho.
  • c) Trabalho, Previdência e Educação.
  • d) Assistência Social, Saúde e Previdência.
#152554
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSBA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES – Decreto nº 7.324/2010), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Possui diversas áreas de ações, dentre elas a moradia estudantil.

( ) Objetiva democratizar as condições de permanência dos jovens nas instituições federais de ensino superior (IFES).

( ) Apoia a permanência de estudantes provenientes da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, matriculados em cursos de graduação presencial das IFES.

( ) Almeja contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão.

Assinale a sequência correta.

  • a) V, V, V, V
  • b) V, F, V, F
  • c) F, F, F, V
  • d) F, V, F, F
#152555
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSBA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Programa Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI (PNAS), Bolsa Permanência (PNAES) são classificados como:

  • a) Programas de Transferência de Renda.
  • b) Benefícios Eventuais.
  • c) Benefícios Continuados.
  • d) Programas de Atenção Integral a Indivíduos e Famílias.
#152556
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSBA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A investigação no exercício profissional, favorecida pelas atividades de pesquisa e de sistematização, colabora para o fortalecimento de sua dimensão

  • a) ética.
  • b) política.
  • c) instrumental.
  • d) teórica.
#152557
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSBA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Sobre a dialética, como componente do método analítico no Serviço Social, a partir das Diretrizes Curriculares de 1993, é correto afirmar:

  • a) O princípio da contradição não determina a história social da humanidade.
  • b) A dialética introduz o princípio do conflito na compreensão da sociedade.
  • c) Há uma relação tênue entre a história dos fatos econômico-sociais e a história das ideias.
  • d) O conflito manifesta-se eventualmente na história social da humanidade.
#152558
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSBA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Na avaliação de uma política social, na perspectiva hegemônica do Serviço Social, é fundamental reconhecer seu papel imprescindível na consolidação do Estado democrático de direito. Para exercer essa função, como seu objetivo primeiro, as políticas sociais devem ser entendidas e avaliadas como um conjunto de programas, projetos e ações que devem universalizar direitos. Nessa direção,

  • a) toda e qualquer avaliação de políticas sociais deve ter clareza quanto às técnicas e procedimentos para a aferição da efetividade, eficácia e eficiência de planos, programas e projetos sociais.
  • b) toda e qualquer avaliação de políticas sociais deve se sobrepor à mera composição de técnicas e instrumentos e se situar no âmbito da identificação da concepção de Estado e de política social que determina seu resultado.
  • c) a avaliação de uma política social exige que se aprecie, se estime e se meça sua grandeza, intensidade e dimensão diante da situação a que se destina, estabelecendo relações de causa e efeito.
  • d) a avaliação de uma política social exige o estabelecimento de etapas em que se identifique a situação, se estabeleçam objetivos compatíveis à sua grandeza e se definam decisões a serem tomadas. Em síntese, que se deixe claro o início, meio e fim de uma política social.
#152559
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSBA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Uma das prescrições da ética profissional do Assistente Social determina a preservação do usuário e de todas as informações que lhe digam respeito, mesmo que elas não lhe tenham sido confiadas diretamente. Trata-se

  • a) da garantia de acesso do usuário.
  • b) do dever do usuário.
  • c) do direito do profissional.
  • d) do sigilo profissional.
#152560
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSBA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Sobre a contribuição da vertente marxista no pensamento e ação do Serviço Social brasileiro, é correto afirmar que o Serviço Social

  • a) passa a privilegiar a ação política em detrimento do trabalho institucional, desprezando o método e sua instrumentalidade.
  • b) aprimora seu acervo teórico-metodológico crítico, desenvolvendo processos técnicos modernos.
  • c) toma consciência de sua inserção numa sociedade de classes, derivando daí a preocupação com seu significado e direção social.
  • d) toma consciência do conjunto de problemas sociais de indivíduos e grupos decorrentes de escolhas equivocadas, próprias da condição subalterna.
#152561
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSBA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Sobre a importância do Planejamento para o exercício profissional do Assistente Social, qualquer que seja seu espaço de atuação, analise as afirmativas.

I - Constitui-se em canal privilegiado de integração entre o profissional e a população.

II - É um processo de trabalho que privilegia a competência profissional na implementação de programas e projetos sociais.

III - Permite ao profissional possibilidade de maiores acertos na tomada de decisão institucional.

IV - Constitui recurso fundamental no processo de elaboração, gestão e avaliação de programas e projetos sociais.

Está correto o que se afirma em

  • a) I, III e IV, apenas.
  • b) II e III, apenas.
  • c) I e IV, apenas.
  • d) I, II, III e IV.
#152562
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSBA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

No contexto da crise capitalista, acirrada nos anos de 1990 e, por decorrência, com a emergência do processo de reestruturação produtiva, surgem novos conceitos relacionados ao processo produtivo, à organização do trabalho e à qualificação do trabalhador, expressando a vinculação existente entre trabalho e educação. A coluna da esquerda apresenta os termos Trabalho e Educação, a da direita, sua qualificação. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Trabalho

2 - Educação

( ) Flexibilidade

( ) Multi-habilitação

( ) Policognição

( ) Competência

( ) Competitividade

( ) Polivalência

Assinale a sequência correta.

  • a) 2, 1, 1, 2, 1, 2
  • b) 1, 2, 2, 1, 2, 1
  • c) 2, 1, 1, 2, 1, 1
  • d) 1, 2, 2, 1, 1, 2
#152563
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSBA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

O Serviço Social brasileiro reconhece a educação como direito humano-universal e elemento imprescindível na construção de uma sociedade justa e igualitária, inclusive nas disputas sociais e históricas que determinam os avanços e retrocessos no processo de humanização. Na direção assinalada, a inserção dos Assistentes Sociais nessa política

  • a) pressupõe referência a uma concepção de educação emancipadora, que possibilite aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades como gênero humano.
  • b) deve garantir a qualidade da educação escolarizada contribuindo para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e da apreensão dos conteúdos formativos a partir da pedagogia das competências.
  • c) investe e se envolve nos processos educacionais de valorização e reconhecimento do protagonismo dos sujeitos sociais, favorecendo o empreendedorismo com vista à sua empregabilidade futura.
  • d) desenvolve ações que incidem sobre a ampliação das possibilidades de escolarização e a operacionalização técnica de programas assistenciais garantindo uma educação inclusiva e cidadã.
#152564
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSBA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

O capitalismo monopolista, em sua dinâmica e contradições, cria condições tais para que o Estado que o representa, ao buscar legitimação política por meio do exercício democrático, torne-se permeável às demandas das classes subalternas que fazem incidir nele seus interesses e reinvindicações imediatas. Dessa forma, afirma-se que com o capitalismo monopolista inicia-se

  • a) a cisão entre as funções política e econômica do Estado burguês.
  • b) a intervenção sistemática do Estado nas expressões da Questão Social.
  • c) o estreitamento da base de sustentação política do Estado burguês.
  • d) o reconhecimento do caráter exclusivamente público da Questão Social.
#152565
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSBA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

No trânsito da década de 1990 para os anos 2000, mudanças profundas no processo de produção reorganizam e atualizam os mecanismos e condições de acumulação capitalista. Esse processo definido teoricamente como “acumulação flexível” possui como traços principais:

  • a) Organização do processo produtivo por meio da produção em série e em massa, consumo massivo, divisão rígida de tarefas, pleno emprego e fortalecimento da classe operária.
  • b) Financeirização da economia, introdução de tecnologias avançadas nos processos de produção, ênfase em processos informacionais, desregulamentação dos mercados e flexibilização do trabalho.
  • c) Ampliação dos mercados, manutenção de um padrão salarial alto, preservação do poder aquisitivo da população e salários indiretos por meio de políticas sociais públicas.
  • d) Dinamização da produção econômica, flexibilidade de mercados e de padrões de consumo, administração rigorosa dos gastos governamentais, ampliação da rede de serviços sociais.
#152566
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSBA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

O Planejamento Estratégico vem sendo entendido como a forma contemporânea da planificação. Estratégia, nesse sentido,

  • a) indica um conjunto de intenções e finalidades cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública.
  • b) compreende a execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no privado.
  • c) adiciona ao processo de planejamento a noção de mobilização, de negociação, de movimento e manejo de técnicas e recursos para o enfrentamento de uma situação complexa.
  • d) envolve um sistema operacional que estrutura ações às quais os cidadãos recorrem para o atendimento de suas necessidades.
#152567
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSBA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Um dos eixos estruturantes das políticas públicas brasileiras, a partir da Constituição Federal de 1988, é a descentralização político-administrativa que garante a participação popular em seu processo de execução. Qual nome se dá a essa participação?

  • a) Desenvolvimento Social
  • b) Gestão Social
  • c) Controle Social
  • d) Proteção Social