Simulado UFRPE de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO UFRPE DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UFRPE.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFRPE que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UFRPE, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFRPE de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UFRPE.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UFRPE. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO UFRPE
Para realizar o simulado UFRPE você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFRPE você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para UFRPE é aqui!
- #150918
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPE-UFRPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Desde 1986, a dengue registra epidemias em diversos estados brasileiros, com a introdução do sorotipo DENV1. Atualmente, a principal estratégia de controle é o combate ao vetor, o que envolve ações continuadas de educação em saúde. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
- a) As ações de educação devem manter a infestação do vetor em níveis compatíveis com a transmissão da doença.
- b) As ações de controle para eliminação de criadouros e o tratamento focal devem ocorrer apenas nas situações de epidemias.
- c) As ações de educação em saúde não precisam estar integradas com a atenção básica.
- d) As ações de educação em saneamento ambiental devem ser integradas às ações de combate ao vetor da dengue.
- e) Uma boa educação em saúde seria suficiente para prevenir e o controlar a dengue.
- #150919
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPE-UFRPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem, na Resolução 292/2004, cabe ao enfermeiro planejar, executar, coordenar, supervisionar e avaliar os procedimentos de enfermagem prestados aos doadores de órgãos e tecidos. Sobre esses procedimentos, analise as proposições abaixo.
1) Não é necessário notificar as Centrais de Notificação, Capacitação e Distribuição de Órgãos – CNCDO a existência de potencial doador. 2) É papel do enfermeiro entrevistar o responsável legal do doador, solicitando o consentimento livre e esclarecido por meio de autorização da doação de órgãos e tecidos, por escrito. 3) Deve-se aplicar a Sistematização da Assistência de Enfermagem no processo de doação de órgãos e tecidos. 4) Deve-se realizar o Histórico de Enfermagem ao admitir o receptor, para realizar o transplante e identificar os Diagnósticos de Enfermagem.
Estão corretas:
- a) 2, 3 e 4, apenas.
- b) 3 e 4, apenas.
- c) 1 e 2, apenas.
- d) 1, 2, 3 e 4.
- e) 1 e 4, apenas.
- #150920
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPE-UFRPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A obstrução de vias aéreas por corpos estranhos (OVACE) é definida como a interrupção total ou parcial da passagem de ar até os alvéolos pulmonares, podendo ser causada por trauma, ingestão de líquidos, alimentos e pequenos objetos. É considerada uma situação de emergência e necessita de assistência imediata. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
- a) É considerada uma obstrução grave a situação em que o paciente está consciente, apresenta respiração espontânea e ruidosa, tosse silenciosa e/ou inconsciência.
- b) Em pessoas que apresentam quadro de obstrução leve e encontram-se responsivas, a conduta do profissional deve ser: acalmar o paciente, incentivar tosse vigorosa, monitorizar e oferecer suporte de oxigênio.
- c) Nos pacientes com obstrução grave e responsivos à avaliação, deve-se executar a manobra de Heimlich por duas tentativas.
- d) As pessoas obesas e gestantes no último trimestre, com quadro de OVACE, não devem receber manobra de Heimlich, pelo risco de complicações.
- e) Em vítimas de obstrução grave e não responsivas, deve-se realizar visualização direta por laringocospia e a remoção do corpo estranho com a utilização da pinça de Magill, seguida por ventilação transtraqueal.
- #150921
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPE-UFRPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Segundo a Organização Mundial de Saúde (2019), em todo o mundo, 3 milhões de mortes por ano resultam do uso abusivo do álcool, representando 5,3% de todas as mortes. Sobre o uso abusivo do álcool, analise as proposições abaixo.
1) Uso abusivo é definido como o desenvolvimento de uma síndrome reversível de comportamento mal adaptativa ou alterações psicológicas que são causadas por efeitos fisiológicos diretos de uma substância sobre o Sistema Nervoso Central e desenvolvem-se durante ou pouco tempo após ingestão de uma substância.
2) Os sinais e sintomas da intoxicação alcoólica caracterizam-se por níveis crescentes de depressão do Sistema Nervoso Central. Inicialmente, há sintomas de euforia, evoluindo para tontura, voz pastosa, ataxia e redução da coordenação motora, confusão e desorientação, podendo chegar ao coma.
3) O Sistema de Recompensa é uma estrutura cerebral responsável pelas sensações prazerosas e, consequentemente, pelo aprendizado que pode gerar repetição de um comportamento. O sistema é ativado primariamente por desejo sexual, alimentação e drogas de abuso. As principais vias do Sistema de Recompensa são a mesolímbica e a mesocortical.
4) No plano de assistência de enfermagem ao paciente admitido na unidade de reabilitação de álcool, após longo período de consumo de álcool, um dos cuidados que deve constar é o de monitorar os sinais de abstinência, como: aumento da frequência cardíaca, tremores, dor de cabeça, sudorese, agitação/inquietação, náuseas, febre e convulsão.
Está(ão) correta(s):
- a) 1, 2 e 4, apenas.
- b) 1 e 3, apenas.
- c) 4, apenas.
- d) 2, 3 e 4, apenas.
- e) 1, 2, 3 e 4.
- #150922
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPE-UFRPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O período pós-operatório se inicia no final da cirurgia. O enfermeiro precisa avaliar o paciente e estar atento a sinais e sintomas que possam surgir. Sobre complicações no pós-operatório, é correto afirmar que:
- a) a dispneia apresentada no pós-operatório não pode ser resultante de embolia pulmonar.
- b) o controle da dor é necessário assim que o paciente esteja consciente. A primeira droga de escolha para tratar a dor são os opioides, que só podem ser administrados por via oral.
- c) a trombose venosa profunda é caracterizada por sinais flogísticos locais, como dor, calor, rubor e edema, e seu surgimento pode ser decorrente de uma flebite. A deambulação precoce está contraindicada nas cirurgias torácicas e ortopédicas. O tratamento envolve o uso de anticoagulantes, analgésicos e anti-inflamatórios.
- d) a dispneia por hipoxia resulta apenas de pacientes com história de doenças renais crônicas e sobrecarga de líquido.
- e) a maioria dos pacientes, quando retornam da anestesia, ficam brevemente confusos. Os idosos, em especial os que apresentam demência, têm risco de delirium no período pós-operatório, o que pode retardar a alta e aumentar o risco de morte.
- #150923
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPE-UFRPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A busca pela segurança no período transoperatório tem-se configurado como uma importante atividade gerencial do enfermeiro. Sobre as atividades gerenciais do enfermeiro, analise as proposições abaixo.
1) São ações com a finalidade de assegurar a qualidade da assistência de enfermagem e o bom funcionamento da instituição. 2) Entre as ações realizadas pelo enfermeiro em sua prática profissional está o dimensionamento da equipe de enfermagem. 3) O enfermeiro também coordena o processo de realização do cuidado e/ou procedimentos mais complexos e avaliação do resultado das ações de enfermagem.
Está(ão) correta(s):
- a) 1, apenas.
- b) 2, apenas.
- c) 1 e 2, apenas.
- d) 2 e 3, apenas.
- e) 1, 2 e 3.
- #150924
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPE-UFRPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A artroplastia é uma cirurgia de reconstituição da articulação pela substituição por prótese, que pode ser total ou parcial. Sobre o papel do enfermeiro no pós-operatório dessa cirurgia ortopédica, analise as proposições abaixo.
1) O enfermeiro deve avaliar se o paciente apresenta grau de risco para o desenvolvimento de úlceras por pressão.
2) É importante observar a presença de edema, dor e rubor no membro operado, avaliando o risco de TVP.
3) Cabe ao enfermeiro observar o aspecto da ferida operatória e sinais de infecção.
Está(ão) correta(s):
- a) 1 e 2, apenas.
- b) 2 e 3, apenas.
- c) 1, 2 e 3.
- d) 1, apenas.
- e) 2, apenas.
- #150925
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPE-UFRPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Estima-se que em todo o mundo são realizadas 234 milhões de cirurgias por ano, com a maioria das Feridas Cirúrgicas (FC) resultando em cicatrização por primeira intenção. As FC de primeira intenção podem tornar-se complexas quando apresentam complicações. Sobre essas complicações, analise as proposições abaixo.
1) Infecção, seroma e hematoma causam deiscência da FC. 2) Quando apresentam complicações, as FC podem demandar cicatrização por segunda intenção. 3) O agravamento das FC está associado com o aumento da morbidade, mortalidade e custos para os sistemas de saúde, com internações e tratamentos. 4) Alguns fatores que contribuem para complicações na cicatrização da FC incluem diabetes mellitus, uso de antibiótico sistêmico, doença renal crônica, imunossupressores, tabagismo e múltiplas morbidades.
Estão corretas:
- a) 1, 2, 3 e 4.
- b) 1 e 2, apenas.
- c) 1 e 3, apenas.
- d) 2 e 3, apenas.
- e) 1 e 4, apenas.
- #150926
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPE-UFRPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Correlacione as causas mais comuns dos distúrbios do equilíbrio ácido-base, na primeira coluna, com as alterações clínicas, na segunda coluna.
1) Acidose Respiratória 2) Alcalose Respiratória 3) Acidose Metabólica 4) Alcalose Metabólica
( ) Vômitos (perda de ácido forte) ( ) Diarreia aguda (perda de bicarbonato) ( ) Estimulação do centro respiratório bulbar (infecções sistêmicas, intoxicação por salicilato, hipoxemia) ( ) Comprometimento do sistema nervoso central (intoxicações exógenas, comas, traumas)
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- a) 3, 4, 1, 2.
- b) 1, 2, 3, 4.
- c) 4, 3, 2, 1.
- d) 2, 1, 4, 3.
- e) 1, 3, 2, 4.
- #150927
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPE-UFRPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A hemodiálise é um procedimento de alta complexidade, realizada, predominantemente, pela enfermagem, que exige conhecimento específico, habilidade técnica, vigilância constante, para que intervenções imediatas sejam implementadas frente às intercorrências. Sobre complicações apresentadas durante a hemodiálise em paciente críticos, analise as proposições abaixo.
1) É preconizada a inserção do cateter de hemodiálise em veia subclávia direita, por estar livre de complicações como pneumotórax e lesão no plexo braquial. 2) A hipertensão é a complicação mais recorrente e a mais grave em pacientes críticos em terapia renal substitutiva. 3) O principal fator limitante das terapias intermitentes, em pacientes críticos, é a instabilidade hemodinâmica. 4) A hipotensão intradialítica está associada a fatores relacionados à diálise (volume e taxa de ultrafiltração, redução da osmolaridade plasmática) e ao paciente (hipovolemia, disfunção cardíaca, vasodilatação).
Estão corretas, apenas:
- a) 1 e 4.
- b) 3 e 4.
- c) 1, 2 e 3.
- d) 1 e 3.
- e) 2 e 4.