Simulado UFRB de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO UFRB DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UFRB.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFRB que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UFRB, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFRB de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UFRB.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UFRB. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO UFRB
Para realizar o simulado UFRB você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFRB você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para UFRB é aqui!
- #170361
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Em algumas regiões da Bahia, o número de indivíduos portadores de parasitoses é extremamente elevado. Com base no exposto, qual parasito apresenta, em seu ciclo de vida, uma fase pulmonar?
- a) Trichuris trichiura.
- b) Enterobius vermicularis.
- c) Ancylostoma duodenale.
- d) Trypanosoma cruzi
- #170362
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Um paciente dá entrada no pronto atendimento com lesão hepatocelular, no trato biliar e pancreática. O plantonista solicita para o farmacêutico-bioquímico realizar os exames que correspondem às diversas lesões. Quais exames podem ser realizados pensando encontrar resultados elevados?
- a) Bilirrubina, glicose, fosfatase ácida, TGO, colinesterase e amilase.
- b) Fosfatase ácida, triglicerídeos, glicose, TGP, colinesterase e amilase.
- c) Bilirrubina, fosfatase ácida, cálcio, colinesterase e lipase.
- d) Bilirrubina, TGO, TGP, amilase e lipase.
- #170363
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Um turista proveniente do Rio Grande do Sul passou uma semana de férias hospedado em um hotel nas proximidades do Rio Amazonas, em Manaus. Dez dias após a sua chegada, começou a apresentar sintomas, como mal-estar geral, mialgia, cefaleia, cansaço e surtos febris com temperatura variando até 40 graus. Por se tratarem de sintomas característicos de malária, quais métodos laboratoriais podem ser elegidos para confirmar o diagnóstico?
- a) Pesquisa de parasito em sangue periférico pelo método de gota espessa e parasitológico, usando, além disso, o método de Faust e Hoffman.
- b) Pesquisa de parasito em sangue periférico pelo método de gota espessa, além de métodos moleculares, como o de PCR.
- c) Métodos moleculares, como o de PCR, e imunufluorescência em campo escuro para pesquisa do parasito, já que este não se cora pelos métodos tradicionais.
- d) Métodos moleculares, como ELISA, e pesquisa de parasitas por imunofluorescência em campo escuro para pesquisa do parasito, já que este não se cora pelos métodos tradicionais.
- #170364
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Um paciente de 32 anos dá entrada no Hospital Universitário com suspeita de apendicite e o plantonista o encaminha para cirurgia, solicitando os seguintes exames: hemograma completo, glicemia, coagulograma e sódio/potássio. Durante a coleta, a ordem dos tubos é importante para evitar contaminações de ativos de um tubo para outro. Assim, os tubos devem ser organizados
- a) iniciando pelo sem anticoagulante para realização de dosagem de sódio/potássio, seguido do tubo com citrato (quelante de cálcito) para realização de coagulograma, tubo EDTA (quelante de cálcio) para o hemograma completo e, por fim, o tubo com oxalato/fluoretado que previne a glicólise para a realização da dosagem de glicose. Isso evita que o tubo com EDTA seja usado antes do sem anticoagulante para evitar contaminação com o potássio do EDTA que pode influenciar na dosagem real de potássio.
- b) iniciando pelo sem EDTA para realização do hemograma completo, seguido do tubo sem anticoagulante para dosagem de sódio/ potássio, tubo com citrato (quelante de cálcito) para realização de coagulograma e, por fim, o tubo com oxalato/fluoretado que previne a glicólise para a realização da dosagem de glicose. Isso evita que o EDTA seja degradado pelo quelante de cálcio do citrato.
- c) iniciando pelo sem heparina de lítio para realização do hemograma completo, seguido do tubo sem anticoagulante para dosagem de sódio/potássio, tubo com citrato (quelante de cálcito) para realização de coagulograma e, por fim, o tubo com oxalato/fluoretado que previne a glicólise para a realização da dosagem de glicose. Isso evita que a heparina seja degradada pelo quelante de cálcio do citrato.
- d) iniciando pelo sem anticoagulante para realização de dosagem de sódio/potássio, seguido do tubo com heparina de lítio para realização de coagulograma, tubo EDTA (quelante de cálcio) para o hemograma completo e, por fim, o tubo com oxalato/ fluoretado que previne a glicólise para a realização da dosagem de glicose. Isso evita que o tubo com EDTA seja usado antes do sem anticoagulante para evitar contaminação com o potássio do EDTA que pode influenciar na dosagem real de potássio.
- #170365
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A fase pré-analítica em laboratório de análises clínicas pode ser subdividida em 5 etapas, sendo elas: requisição, preparo do paciente, coleta da amostra, armazenamento e transporte. São etapas de coleta da amostra, EXCETO
- a) separar o material adequado para a realização da coleta.
- b) fazer a coleta utilizando todos os equipamentos de proteção individual necessários.
- c) descartar o material contaminado no lixo apropriado e de forma segura.
- d) cadastrar todos os exames a serem coletados.
- #170366
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A criptococose é uma micose sistêmica causada pelo Criptococcus neoformans. Sua distribuição é mundial sendo encontrada no solo, principalmente, como saprofítico ubiquitário e, especialmente, em solo rico de excremento de pombo. Paciente com a imunidade comprometida pode desenvolver meningite e, nesse caso, o diagnóstico laboratorial é realizado por
- a) cultura de líquido cefalorraquidiano (LCR) que revela células leveduriformes encapsuladas e em brotamento que podem ser visualizadas por coloração de Gram e Tinta da China, identificando, assim, o gênero. Já para a identificação da espécie, pode ser realizada a verificação da assimilação de carboidratos pelo crescimento em Ágar Níger, em que as colônias assumem coloração de marrom a preto.
- b) cultura de líquido cefalorraquidiano (LCR) que revela células leveduriformes não encapsuladas com pseudo-hifas que podem ser visualizadas por coloração de Ziehl-Neelsen e Tinta da Índia, identificando, assim, o gênero. Já para a identificação da espécie, pode ser realizada a verificação da assimilação de carboidratos pelo crescimento em Ágar Níger, em que as colônias assumem coloração de marrom a preto.
- c) cultura de líquido cefalorraquidiano (LCR) que revela células leveduriformes não encapsuladas com pseudo-hifas que podem ser visualizadas por coloração de Ziehl-Neelsen e Tinta da China, identificando, assim, o gênero. Já para a identificação da espécie pode ser realizada a verificação da assimilação de carboidratos pelo crescimento em Ágar Sangue, em que as colônias assumem coloração de marrom a preto.
- d) cultura de líquido cefalorraquidiano (LCR) que revela células não leveduriformes não encapsuladas com pseudo-hifas que podem ser visualizadas por coloração de Ziehl-Neelsen e Tinta da China, identificando, assim, o gênero. Já para a identificação da espécie pode ser realizada a verificação da assimilação de carboidratos pelo crescimento em Ágar Manitol Salgado 45%, em que as colônias assumem coloração de marrom a preto.
- #170367
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Paciente manifesta quadro de enterite caracterizado por febre, náuseas, vômitos, diarreia sanguinolenta e cólica abdominal. O médico suspeita de intoxicação por Salmonella e pede para o farmacêutico-bioquímico cultivar a amostra e fazer a identificação sugestiva do gênero até que saia o resultado das provas bioquímicas. A partir do exposto, quais medidas o farmacêutico-bioquímico irá tomar?
- a) Realizar cultura em Ágar SS, que é o meio seletivo para salmonella e shigella, crescendo apenas essas duas bactérias e com formação de colônias com características diferentes, sendo as colônias de salmonella beges, com centro negro, e as colônias de shigella vão de incolor à rosa claro.
- b) Realizar cultura em Ágar SS, que é o meio seletivo para salmonella e shigella, crescendo apenas essas duas bactérias e com formação de colônias com características diferentes, sendo as colônias de salmonella incolor ou rosa claro, e as colônias de shigella beges, com centro negro.
- c) Realizar cultura em Ágar Sangue, que é o meio seletivo para salmonella e shigella, crescendo apenas essas duas bactérias e com formação de colônias com características diferentes, sendo as colônias de salmonella beges, com centro negro, e as colônias de shigella vão de incolor à rosa claro.
- d) Realizar cultura em Thayer-Martin, que é o meio seletivo para salmonella e shigella, crescendo apenas essas duas bactérias e com formação de colônias com características diferentes, sendo as colônias de salmonella beges, com centro negro, e as colônias de shigella vão de incolor à rosa claro.
- #170368
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Em relação às técnicas parasitológicas, assinale a alternativa correta.
- a) A técnica de Hoffman é mais eficaz na pesquisa de larvas de protozoários do que na detecção de ovos de helmintos.
- b) O método de Ritchie permite uma boa concentração de parasitas por ser uma técnica de flutuação que utiliza formaldeído e éter.
- c) O método de Faust é uma técnica realizada por centrífugo-flutuação que utiliza sulfato de zinco a 33%, sendo muito utilizada para ovos e cistos leves.
- d) O método de Graham consiste na utilização de sulfato de zinco a 33% para flutuação e posterior utilização de proglotes de tênia.
- #170369
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Acerca da Leucemia Linfoide Crônica (LLC), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A forma clássica da LLC é causada por uma proliferação clonal de linfócitos B (CD19+, CD20+, CD23+) com acúmulo de linfócitos pequenos de aspecto maduro na medula óssea, sangue e órgãos linfoides. II. A LLC é virtualmente inexistente na infância, rara antes dos 30 anos e aumenta sua incidência com a idade, sendo muito mais comum após 60 anos e predominante no sexo feminino. III. Essa leucemia se comporta como incurável, mas, como muitos casos são indolentes, a sobrevida dos pacientes é, em média, 7 anos e a quimioterapia realizada é apenas paliativa.
- a) Apenas I e II.
- b) Apenas I e III.
- c) Apenas II.
- d) Apenas I.
- #170370
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Um homem de 35 anos realiza exames de rotina em um laboratório de análises clínicas e, ao pegar os resultados, fica assustado com as seguintes informações: VDRL reagente 1:2 e FTA-abs também reagente. O que os resultados sugerem?
- a) Doença ativa.
- b) Cicatriz sorológica.
- c) Falso negativo.
- d) Contato prévio.
- #170371
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Uma amostra de Licor suspeita de Neisseria meningitidis chega ao laboratório para cultura e posterior identificação e confirmação bioquímica. Qual meio de cultura é o ideal para essa amostra?
- a) Cary-Blair.
- b) Manitol Salgado.
- c) Thayer-Martin chocolate.
- d) Ágar SS.
- #170372
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Vários são os marcadores bioquímicos para infarto agudo do miocárdio. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, quais exames laboratoriais devem ser solicitados para avaliar lesões miocárdicas?
- a) Troponina T e I e Creatinoquinase fração Mb (CK-Mb).
- b) Troponina C e CK-Mb.
- c) Endotelina e Troponina C.
- d) Endotelina, Troponina C e CK-total.
- #170373
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Em relação à avaliação da Taxa de Filtração Glomerular (TFG), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A dosagem sérica, ou plasmática de creatinina, fornece informações importantes sobre a TFG. II. A cistatina C tem sido indicada como um possível substituto para a creatinina como marcador do TFG. III. A ureia é usada tradicionalmente para avaliar a função renal, porém tem baixa precisão para avaliar a TFG.
- a) Apenas I e II.
- b) Apenas I e III.
- c) I, II e III.
- d) Apenas I.
- #170374
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
A Mycobacterium tuberculosis, causadora da tuberculose, é uma bactéria que se comporta como
- a) cocos dispostos em dupla, que se coram de gram-positivo e pela coloração de ZiehlNeelsen.
- b) bastonete dispostos em fila, que se coram de gram-negativo e pela coloração de ZiehlNeelsen.
- c) cocos dispostos em fila, que se coram de gram-negativo e pela coloração de ZiehlNeelsen.
- d) bastonetes que se coram fracamente de gram-positivo e pela coloração de ZiehlNeelsen.
- #170375
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Paciente que trata de ansiedade há mais de 3 anos desenvolveu problemas respiratórios com crises de broncoconstrição relacionadas a um estado gripal. Ele relata ao farmacêutico-bioquímico estar com visão dupla, falta de coordenação, dificuldade de manter o equilíbrio, dificuldade de produção da fala, além de depressão respiratória. Dentre os medicamentos usados por ele, qual poderia ser o causador desses sintomas, os quais são característicos de uma intoxicação medicamentosa?
- a) Paracetamol.
- b) Teofilina.
- c) Diazepan.
- d) Clorfeniramina.