Simulado UFPR | Auditor | CONCURSO
SIMULADO UFPR | AUDITOR
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFPR para o cargo de Auditor.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFPR para o concurso UFPR. Estas questões são especificamente para o cargo de Auditor, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFPR | Auditor contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFPR.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #48832
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPR-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Em relação às características relacionadas ao controle externo na Administração Pública, assinale a alternativa correta.
- a) Estão sujeitos ao controle externo as contas dos seguintes órgãos da Administração Pública: Administração Direta, Autarquias, Fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público bem como as Empresas Públicas. Demais Sociedades de Economia Mista bem como demais empresas diretas ou indiretamente controladas pelo poder público estão a cargo de controle externo, por conta das regras societárias vigentes no país, e a controles efetuados pela Comissão de Valores Mobiliários, Banco Central e respectivos Conselhos de Administração.
- b) O controle externo no Brasil está sob a responsabilidade do Poder Executivo, sendo o Tribunal de Contas da União (TCU) a representação máxima como órgão de apoio à Presidência da República.
- c) A Constituição Federal de 1988 estabelece que o Poder Judiciário tem o encargo de fiscalizar e julgar a execução dos recursos públicos utilizados pelos Poderes Executivo e Legislativo durante determinado exercício financeiro.
- d) Os trabalhos de controle externo na Administração Pública são executados com a finalidade de analisar a gestão contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial.
- e) A competência de atuação do Tribunal de Contas da União (TCU) é estabelecida pela Constituição Federal de 1988 e diz respeito a exame, revisão e julgamento das operações relacionadas às receitas e despesas da União, Estados e Municípios.
- #48833
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPR-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
A administração pública adota diversas formas de controle interno em suas atividades. Assinale a alternativa que apresenta o adequado conceito relacionado a esses tipos de controle.
- a) Controle preventivo é aquele em que há o acompanhamento da realização do ato, verificando a sua regularidade.
- b) Controle corretivo é o exercido após a finalização de um ato, fornecendo autenticidade ao trabalho.
- c) Controle sucessivo é executado antes da conclusão de um ato, utilizando-se de ferramentas de projeção de dados e comparações entre os resultados previstos e realizados.
- d) Controle político é o que se aplica especificamente às contas contábeis relativas ao fluxo de caixa e ao patrimônio da organização.
- e) Controle financeiro é aquele aplicado à legalidade dos atos, permitindo que se avaliem os atos administrativos.
- #48834
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPR-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Quanto às características relacionadas com as normas de documentação aplicadas aos trabalhos de auditoria independente, é INCORRETO afirmar:
- a) Os documentos são de propriedade da firma de auditoria e somente ela pode autorizar o uso deles por outras pessoas físicas e jurídicas.
- b) Os documentos poderão ser parte de ações/processos, os quais deverão ser devidamente autorizados pelo cliente para constar nas respectivas peças processuais.
- c) Os documentos devem ser guardados (arquivados) pelo prazo de 5 anos.
- d) O cliente não poderá limitar o acesso dos auditores a qualquer documento, mesmo que justificado, sob pena de limitação do escopo do trabalho.
- e) Os documentos são de propriedade do cliente e estão sob a posse do auditor.
- #48835
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPR-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
O planejamento dos trabalhos de auditoria prevê a definição do escopo e a seleção de amostras nos testes de auditoria, tendo em vista a impossibilidade de serem verificadas todas as transações e informações geradas pela empresa auditada. Em relação à importância e definição do escopo, é correto afirmar:
- a) O escopo é definido como sendo a população total daquilo que se quer examinar, do ponto de vista da auditoria.
- b) O escopo é definido como sendo o erro material aceito em termos amostrais, quando da realização dos testes de auditoria.
- c) A definição do escopo durante o planejamento dos exames a serem efetuados durante todas as fases da auditoria é fundamental para delimitar a sua base opinativa e que não crie expectativas indevidas junto ao cliente.
- d) A definição de escopo está diretamente relacionada ao processo de escolha das áreas-chave a serem avaliadas na etapa de auditoria dos controles internos. Ou seja, existe escopo de auditoria previsto apenas para as áreas-chave determinadas pela equipe de auditoria para serem analisadas.
- e) O escopo de auditoria é definido pelo cliente e explicitado no contrato firmado entre este e a firma de auditoria, com vistas a evitar que o cliente possa ser surpreendido quando da apresentação da opinião do auditor, através do relatório de asseguração.
- #48836
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPR-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Durante o planejamento e a realização dos trabalhos de auditoria, os auditores discutem acerca da materialidade e avaliam a sua aplicabilidade. Sobre as características ou objetivos da materialidade, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) É requerida a avaliação da materialidade em todas as etapas do processo de auditoria e não apenas na fase de planejamento.
- b) A materialidade representa a relevância que determinado item ou valor possui em relação àquilo que está sendo auditado.
- c) A materialidade pode ser aplicada, por exemplo, quando o auditor decide quais clientes e fornecedores serão selecionados para procedimentos de confirmação externa (circularização).
- d) A materialidade significa estabelecer critérios estatísticos para uso exclusivo na determinação do escopo daquilo que deverá ser auditado em função do custo-benefício para a realização dos testes de auditoria.
- e) A definição da materialidade auxilia o auditor a julgar se um erro, quando identificado, é relevante ou não para modificar a sua opinião de auditoria em relação à situação patrimonial do cliente.