Simulado UFPR | VESTIBULAR
Simulado UFPR
Se você irá prestar o concurso UFPR não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado UFPR foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Vestibular
- Instituição:
UFPR - Cargo: Vestibulando
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversas
- Banca Organizadora: UFPR
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado UFPR
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados UFPR e saiam na frente em seus estudos.
Questões UFPR
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões do concurso UFPR, que também são grátis. Clique Aqui!
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #228412
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HC-UFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A área total de floresta perdida [no mundo] em 2013 foi de 180 mil km2, o equivalente a dois Portugais. [...] O território devastado na Rússia corresponde a uma área maior que a da Suíça. No Canadá, foram 24,5 mil km2. No Alasca (EUA), 17,4 mil km2. O Brasil aparece em terceiro lugar no ranking, com a média anual de 21,6 mil km2. A cifra não bate com o dado oficial do desmatamento na Amazônia Legal (5.012 km2 de corte raso em 2013-14), porque inclui todos os biomas, não só a floresta amazônica, e usa critérios diversos do que se considera devastação. (LEITE, Marcelo. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/c... floresta-perdida.shtm> . Acessado em 29 set. 2015)
Considerando as informações do texto e os conhecimentos de geografia, assinale a alternativa correta.
- a) Na atualidade, o aumento expressivo do desmatamento na Amazônia Legal brasileira decorre da falta de políticas públicas voltadas à contenção dessa prática ilegal, associada ao avanço da mineração e da agropecuária
- b) O aumento na mudança do uso do solo, de floresta para outros usos, tem impactado com mais intensidade o aumento da temperatura global, superando o impacto causado pela queima de combustíveis fósseis.
- c) Dos biomas brasileiros, o cerrado tem como característica um ambiente seco com pouca diversidade de espécies, sendo um espaço adequado para ampliação agropecuária, haja vista o baixo impacto na biodiversidade brasileira.
- d) Nas relações internacionais contemporâneas, a questão ambiental é um assunto que diz respeito a cada Estado Nacional, fato que se traduz na ausência desse tema na construção da geopolítica global.
- e) O desmatamento se inscreve nos problemas ambientais em escala global, sendo um exemplo de exploração intensiva de recursos naturais, que tem impactado a dinâmica da natureza.
- #228413
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HC-UFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Com base nos conhecimentos de geografia regional e econômica, assinale a alternativa correta.
- a) As regiões menos desenvolvidas apresentam PIB relativamente pequeno, motivo pelo qual os investimentos feitos nessas regiões elevam suas taxas de crescimento acima da taxa nacional.
- b) Na década de 1960, o economista Celso Furtado constatou que a reforma agrária encetada pela Sudene havia levado o Nordeste a ampliar sua participação no PIB nacional, mas o regime de 1964 abortou esse desenvolvimento.
- c) A Zona Franca de Manaus foi instituída com o objetivo de industrializar a Amazônia, mas levou a um resultado contrário, por atrair “maquiladoras".
- d) Norte e Nordeste têm crescimento superior ao nacional nas conjunturas em que as commodities exportadas pelo Brasil alcançam bom preço no mercado externo.
- e) O desenvolvimento da periferia nacional é inibido pela sua dependência em relação a São Paulo, de modo que Norte e Nordeste crescem mais rápido quando alavancam capitais próprios para investir.
- #228414
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HC-UFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Atualmente, identificamos cerca de sete mil famílias [6.969 famílias] reivindicando diretamente ações de reforma agrária no Paraná, localizadas em 121 áreas de conflito, que abrangem acampamentos, imóveis ocupados (ou acampamentos dentro de propriedades privadas), acampamentos dentro de projetos de assentamento, terras indígenas que necessitam desintrusão de não índios, áreas de assentamento a serem ampliadas, imóveis em litígio (quando se discute a dominialidade pública ou privada da área) e áreas que demandam regularização (que são de domínio da União). Esse número é subestimado em relação ao público potencial da política de reforma agrária, se considerarmos que há trabalhadores rurais em diferentes condições que têm interesse de participar do programa de reforma agrária, além de pessoas que não desenvolvem atividades agrícolas, mas que pretendem retornar ao campo ou desejam essa experiência como alternativa de vida. Ainda, há 37 processos administrativos voltados ao reconhecimento e à regularização de territórios quilombolas, sem um levantamento preciso quanto ao número de famílias. […]
(INCRA-PR. Relatório Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Paraná. Abril 2015.)
Considerando as informações do texto e os conhecimentos sobre a questão fundiária brasileira, assinale a alternativa correta.
- a) O número reduzido de famílias que reivindica reforma agrária, no Paraná, é decorrente da característica fundiária do Estado, onde o latifúndio não é representativo em extensão territorial.
- b) Problemas fundiários, como o demonstrado no Paraná, são diferentes dos encontrados em outras partes do território nacional, por envolver um número maior de atores: indígenas, quilombolas e sem-terra, entre outros.
- c) A resolução da questão fundiária é uma questão jurídica, cabendo decidir quais terras são de domínio público e quais são de domínio privado.
- d) Os conflitos fundiários são resultado da demanda, por parte da sociedade, de lotes para reforma agrária.
- e) Políticas fundiárias, a exemplo da reforma agrária, opõem diferentes visões sobre a função da terra: a do latifúndio improdutivo, a do agronegócio produtivo e a de grupos sociais como os sem-terra.
- #228415
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HC-UFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A extração de petróleo em águas profundas segue basicamente três etapas: i) perfuração, utilizando uma sonda; ii) injeção de água pressurizada, que extrai o petróleo das rochas subterrâneas; e iii) separação do petróleo misturado com água e pedaços de rochas.
A terceira etapa é realizada por meio dos métodos de:
- a) decantação e filtração.
- b) extrusão e evaporação.
- c) sedimentação e flotação.
- d) destilação e centrifugação.
- e) evaporação e cromatografia.
- #228416
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HC-UFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Adicionar sal de cozinha ao gelo é uma prática comum quando se quer “gelar" bebidas dentro da geleira. A adição do sal faz com que a temperatura de fusão se torne inferior à da água pura.
(Dados: Kf = 1,86 ºC.kg.mol-1; M(g.mol-1): Cl = 35,5; Na = 23)
A diferença na temperatura de fusão (em °C) na mistura obtida ao se dissolver 200 g de sal de cozinha em 1 kg de água, em relação à água pura, é de:
- a) 0,23.
- b) 4,2.
- c) 6,3.
- d) 9,7.
- e) 13.
- #228417
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HC-UFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Lagos, lagoas e tanques têm a qualidade da água comprometida pelo recebimento de água da chuva ou de afluentes carregados de detritos, principalmente quando esses afluentes alteram a aeração da água desses corpos. A fim de avaliar as condições de cinco lagos, foram monitoradas as espécies químicas presentes. Na tabela abaixo são mostradas informações das espécies químicas que apresentaram teores bastante elevados.
Lago - Espécies químicas com teor elevado
1 CH3COO- , HS- , CH4
2 NO3 - , Hg2+, O2
3 Cl- , Fe3+, CO2
4 PO43- , CO32- , K+
5 SO42- , Ca2+, Mg2+
Com base no exposto, é correto afirmar que o lago que possui condição anaeróbica é o de número:
- a) 1.
- b) 2.
- c) 3.
- d) 4.
- e) 5.
- #228418
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HC-UFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A análise de uma aplicação financeira ao longo do tempo mostrou que a expressão V(t) = 1000.20,0625.t fornece uma boa aproximação do valor V (em reais) em função do tempo t (em anos), desde o início da aplicação. Depois de quantos anos o valor inicialmente investido dobrará?
- a) 8.
- b) 12.
- c) 16.
- d) 24.
- e) 32.
- #228419
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HC-UFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Um biólogo mensurou a massa de componentes do ovo de um réptil durante seu desenvolvimento, desde o dia da postura até o momento da eclosão. Ao longo das medidas, o que se espera que tenha ocorrido, respectivamente, com a massa do embrião, do vitelo e do alantoide?
- a) Aumento – redução – aumento.
- b) Aumento – aumento – redução.
- c) Aumento – redução – redução.
- d) Redução – redução – aumento.
- e) Redução – aumento – redução.
- #228420
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HC-UFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Extinção primária é o desaparecimento de uma espécie decorrente de impactos ambientais causados por ações humanas. A extinção primária de uma espécie pode ter como consequência a extinção de outra espécie. Nesse caso, fala-se em extinção secundária. A probabilidade de ocorrer extinção secundária vai depender de diversos fatores, entre os quais as características da espécie em risco e da sua interação com a primeira espécie extinta. Assinale a alternativa que reúne características que levam a uma maior probabilidade de ocorrer extinção secundária:
- a) Grau de especialização da interação entre a espécie extinta e a espécie em risco - BaixoResposta evolutiva da espécie em risco - LentaGrau de dependência entre a espécie extinta e a espécie em risco - Baixo
- b) Grau de especialização da interação entre a espécie extinta e a espécie em risco - AltoResposta evolutiva da espécie em risco - LentaGrau de dependência entre a espécie extinta e a espécie em risco - Alto
- c) Grau de especialização da interação entre a espécie extinta e a espécie em risco - BaixoResposta evolutiva da espécie em risco - RápidaGrau de dependência entre a espécie extinta e a espécie em risco - Baixo
- d) Grau de especialização da interação entre a espécie extinta e a espécie em risco - AltoResposta evolutiva da espécie em risco - RápidaGrau de dependência entre a espécie extinta e a espécie em risco - Alto
- e) Grau de especialização da interação entre a espécie extinta e a espécie em risco - BaixoResposta evolutiva da espécie em risco - LentaGrau de dependência entre a espécie extinta e a espécie em risco - Alto
- #228421
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HC-UFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Produtores de frutas utilizam permanganato de potássio para desencadear a reação representada pela seguinte equação:
Permanganato de potássio + Etileno → Óxido de manganês + Gás carbônico + Hidróxido de potássio
O objetivo de colocar as frutas em contato com o permanganato de potássio é:
- a) acelerar seu crescimento.
- b) retardar seu amadurecimento.
- c) alterar seu sabor.
- d) modificar sua cor.
- e) reduzir a quantidade de sementes.