Processando...

Simulado UFPI | Psicólogo | CONCURSO

Simulado UFPI | Psicólogo

SIMULADO UFPI | PSICÓLOGO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFPI para o cargo de Psicólogo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COPESE – UFPI para o concurso UFPI. Estas questões são especificamente para o cargo de Psicólogo, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFPI | Psicólogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFPI.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#115578
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Concurso
UFPI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

Acerca da adolescência, Assinale a opção CORRETA.

  • a) A maturação sexual é o processo que leva a um completo estado de desenvolvimento morfológico, fisiológico ou psicológico e que tem, necessariamente, influência genética e ambiental. Tal processo começa no período embrionário, passa pela puberdade, cujo início se caracteriza pela adrenarca. Dois a três anos depois, acontece a gonadarca nos meninos e a telarca, a pubarca e a menarca nas meninas, até a maturidade sexual completa e a fertilidade.
  • b) A puberdade é definida como a fase de desenvolvimento que transforma o corpo infantil em adulto, com mudanças físicas e hormonais que culminam na maturação sexual e na capacidade de reprodução. Seu aparecimento pode ser visto como importante ferramenta de análise, pois ocorre num tempo individual e é regulado por mecanismos exclusivamente biológicos (genéticos e neuroendócrinos).
  • c) Freud apresentou uma teorização sistemática acerca da adolescência, com contribuições importantes sobre as consequências psíquicas oriundas da puberdade que, por sinal, foram se modificando de forma significativa no decorrer de suas formulações. Na fase final do seu trabalho, Freud destacou os fatores que diferenciavam a adolescência da puberdade.
  • d) A questão da puberdade assinala uma das polaridades do pensamento de Freud, que se manteve presente em toda a obra, variando seu peso e ênfase de acordo com a conjuntura teórica e política do momento. Se, por um lado, as transformações pubertárias são determinantes que podem ser desconsiderados na obra de Freud, por outro, estes não permitem a sustentação de uma relação causal e linear entre a maturação orgânica e os determinantes da ordem do campo simbólico (que ganhariam importância após 1905) sustentados pela complexidade das redes de identificações e escolhas objetais, pautadas como são por ambivalências e contradições.
  • e) O desenvolvimento de caracteres sexuais secundários antes dos oito anos de idade caracteriza a puberdade como precoce. Entretanto, esse conceito vem sendo questionado após a publicação de um grande estudo americano que observou que um significante número de meninas normais inicia o desenvolvimento puberal antes dos oito anos de idade. Foi também observada uma diferença no desenvolvimento puberal quanto à raça, sendo que meninas da raça branca apresentaram desenvolvimento numa idade mais precoce que meninas da raça negra. Assim, o desenvolvimento de mamas e/ou pelos pubianos em meninas negras a partir dos seis anos de idade e em meninas brancas a partir dos sete anos de idade poderia ser considerado normal.
#115579
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Concurso
UFPI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

Preencha adequadamente, identificando o teórico de cada trecho:

(1) Brunner

(2) Skinner

(3) Ausubel

(......) parte da consideração de que os indivíduos apresentam uma organização cognitiva interna baseada em conhecimentos conceituais cuja complexidade depende das relações hierárquicas que os conceitos estabelecem entre si, sendo a estrutura cognitiva compreendida como uma rede de conceitos organizados hierarquicamente de acordo com o grau de abstração e de generalização.

De acordo com (......), os organismos privados de estímulos necessários à sua sobrevivência estão mais motivados a apresentar comportamentos que resultam na produção desses estímulos e os organismos saciados estariam menos motivados a apresentar esses mesmos comportamentos

(…..) distinguiu três modos básicos mediante os quais os seres humanos representam a realidade: a) o modo enactivo; b) o modo icônico; c) o modo simbólico

  • a) 2, 3, 1
  • b) 2, 1, 3
  • c) 3, 2, 1
  • d) 1, 2, 3
  • e) 1, 3, 2
#115580
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Concurso
UFPI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

Assinale a opção que se refere INADEQUADAMENTE à teoria da aprendizagem de Brunner:

  • a) Os princípios da teoria da aprendizagem por Bruner giram em torno da predisposição para a aprendizagem (motivação) das estruturas mais eficientes para apresentar o conteúdo, das sequências e do reforçamento.
  • b) A teoria das ações mentais postula que a assimilação de novos conhecimentos se dá por etapas, a passagem da experiência social para a experiência individual, ou seja, passagem do plano material de representação da ação, para o plano mental ou interno, com a formação dos conceitos pelo indivíduo. Dessa forma, pode-se afirmar: primeiro, encontra-se a forma adequada da ação; segundo, a forma material de representação da ação; terceiro, transforma-se essa ação externa em interna.
  • c) A motivação, de acordo com a Teoria da Aprendizagem por Descoberta, possui caráter intrínseco às crianças, e o professor tem por responsabilidade estimulá-la, visando a cultivar na criança a vontade de aprender. Nesse sentido, essa capacidade pode ser desenvolvida a partir da curiosidade, da competência e da reciprocidade.
  • d) Os indivíduos não são meros receptáculos dos fatos, nem a cultura é uma mera coleção de fatos inequívocos e imutáveis; os indivíduos constroem significados e a cultura está sempre em processo de mudança. Educação é um processo de negociação entre o indivíduo e a cultura.
  • e) A Teoria da aprendizagem de Bruner ressalta que o desenvolvimento intelectual parte da codificação de informações e armazenamento na memória (enativa), passa pelo armazenamento visual na forma de imagens (icônica) até o armazenamento na forma de código ou símbolo (simbólica).
#115581
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Concurso
UFPI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

Acerca do Behaviorismo, analise as proposições e assinale a opção CORRETA.

I. Em 1953, no livro Ciência e Comportamento Humano, Skinner faz um pronunciamento explícito sobre a natureza do comportamento. Ele diz: o comportamento é "um processo e não uma coisa". E mais: é um processo "mutável, fluido e evanescente". Nesse livro, em especial, Skinner separa o conceito de operante do de reflexo e passa a empregar o primeiro como um modelo predominante de explicação do comportamento ontogenético;

II. A explicação do comportamento em termos das consequências das ações ganha novo escopo e magnitude no sistema científico skinneriano com o modelo de seleção pelas consequências. Nesse modelo, Skinner discute o papel das consequências pautando-se na teoria evolucionária darwiniana. As consequências passam a selecionar o comportamento em três níveis evolutivos: filogenético, ontogenético e cultural;

III. No nível ontogenético, padrões inatos de comportamento (reflexos incondicionados e instintos) são selecionados por consequências de sobrevivência da espécie; no nível filogenético, comportamentos de indivíduos (operantes) são selecionados por consequências reforçadoras, e no terceiro nível práticas culturais são selecionadas por consequências de sobrevivência das culturas;

IV. A proposta de Skinner subverte radicalmente muitas concepções tradicionais sobre a linguagem: no lugar de algo armazenado, a linguagem é comportamento, comportamento verbal; no lugar de ideias ou imagens mentais, os significados encontram-se nas contingências de reforço; no lugar de representar uma realidade independente, nossos conceitos definem modos particulares de interação com parcelas da realidade; no lugar de um acesso privilegiado à consciência, nossas autodescrições limitam-se pelas práticas de uma comunidade verbal.

Assinale a opção que contém somente os itens CORRETOS.

  • a) II, III e IV.
  • b) I, III e IV.
  • c) I, II e IV.
  • d) I, II e III.
  • e) I, II, III e IV.
#115582
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Concurso
UFPI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

Sobre mudança organizacional, enumere a 2ª coluna de acordo com a primeira e assinale a sequência CORRETA.

(1) Macro

(2) Micro

(3) Evolutiva

(4) Episódica

(5) Normal

( ) aquela que envolve uma grande variedade de dimensões internas e externas da organização.

( ) aquela que acontece de modo local, interno à organização, envolvendo um conjunto restrito de dimensões.

( ) aquela que tende a ser composta por pequenas alterações que acontecem de modo sequencial, frequente, mas que, em longo prazo, podem produzir grandes alterações em diferentes dimensões da organização.

( ) aquela cujo processo é marcado por um início, meio e fim, geralmente em um curto espaço de tempo.

( ) aquela que tende a provocar pequenas alterações no conjunto global de dimensões da organização, com relação ao estado inicial.

  • a) 1, 2, 3, 4, 5
  • b) 5, 4, 2, 3, 1
  • c) 1, 3, 4, 5, 2
  • d) 2, 3, 1, 4, 5
  • e) 3, 1, 5, 2, 4