Simulado UFPB para Assistente Administrativo | CONCURSO
SIMULADO UFPB DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UFPB .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFPB que foi organizado pela COVEST-COPSET. Estas questões são de Matérias diversas, contendo os assuntos de Assuntos diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UFPB , portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFPB de Matérias diversas para Assistente Administrativo contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias diversas, Assuntos diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UFPB .
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UFPB . Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Assistente Administrativo. Se você esta estudando para ser aprovado para Assistente Administrativo não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO UFPB
Para realizar o simulado UFPB você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFPB você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para UFPB é aqui!
- #124332
- Banca
- COVEST-COPSET
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A comunicação interpessoal é de fundamental importância nas organizações, sendo necessário considerarmos suas ocorrências formais e informais. Aspectos da oralidade, por exemplo, podem revelar o impacto de algo que foi dito, digamos, numa reunião decisória, e que não consegue ser obtido através da leitura de sua transcrição numa ata. É o que ocorre na prosódia. Tome como objeto de análise a seguinte frase: “Acho que eu vou levar [você] para visitar o cliente esta tarde!”. Considere que a palavra que está entre colchetes obteve uma forte ênfase no tom de voz do falante, e que este se dirigiu a Maria. A interpretação do significado neste caso deve considerar que o falante:
- a) destaca a importância de ser ele a pessoa a levar Maria ao cliente.
- b) cogita que seja especialmente Maria sua acompanhante na visita ao cliente.
- c) quer saber a opinião de Maria sobre se eles devem ou não ir ao cliente.
- d) destaca a urgência da visita ao cliente, que deveria ocorrer no mesmo dia.
- e) enfatiza que o cliente é especial para a empresa.
- #124333
- Banca
- COVEST-COPSET
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O controle externo na Administração Pública está conceituado na Constituição Federal do Brasil (1988). Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir. De acordo com o Art. 71, o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:
- a) apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado no exercício anterior.
- b) julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, excluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público Federal.
- c) fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União participe, na condição de sócia majoritária.
- d) fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município.
- e) apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a legalidade das concessões de aposentadorias, reformas e pensões.
- #124336
- Banca
- COVEST-COPSET
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Observe atentamente a Figura 2 abaixo, contendo um Diagrama de Pareto, conhecido também como “Curva ABC”, instrumento muito usado na Administração de Materiais nas organizações.
Localize na curva do gráfico onde ficam as classes A, B e C, para, então, assinalar a alternativa correta, entre as afirmativas abaixo.
- a) Os itens da classe B, que compõem 30% do estoque, correspondem a 20% do valor financeiro do estoque.
- b) Os itens da classe C somam a metade do estoque de materiais, indicando uma necessidade elevada de atenção da gestão.
- c) Os itens da classe A, com maior importância financeira, totalizam 20% dos itens em estoque.
- d) A prioridade do controle da gestão de materiais deve ser distribuída linearmente, de acordo com a quantidade de itens do estoque.
- e) No caso de se considerar os itens das classes B e C somados, estes devem receber prioridade e importância acima dos itens da classe A.
- #124403
- Banca
- COVEST-COPSET
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Na comunicação ocorrida nas equipes durante tomadas de decisão, é consequência do groupthink:
- a) a exaustiva discussão de alternativas contempladas em amplo espectro de possíveis soluções.
- b) a escolha da alternativa por consenso e a partir de uma revisão cuidadosa das opções.
- c) a atenção e consideração da opinião de especialistas.
- d) a alta seletividade na coleta e valorização de informações.
- e) a iniciativa de pensar, diante da decisão tomada, em alternativas para cenários de um “plano B”.
- #124405
- Banca
- COVEST-COPSET
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Observe atentamente a Figura 1, abaixo, para responder a questão. Ela mapeia duas organizações, “A” e “B”, em um gráfico elaborado com base no “Modelo de Valores Concorrentes”, desenvolvido originalmente por Robert Quinn e John Rohrbaugh.
O “Modelo de Valores Concorrentes” combina duas dimensões que dão origem a quatro abordagens para eficácia organizacional, sendo extremamente útil ao gestor na análise de diversos aspectos organizacionais, tais como a estrutura, o planejamento, a liderança, o desempenho etc. Estas dimensões são: foco (um contínuo cujos extremos são “interno” e “externo”); e estrutura (um contínuo cujos extremos são “flexibilidade” e “controle”). Note que o gráfico tem como eixos essas duas dimensões e seus quadrantes representam as abordagens de eficácia, que na figura estão nomeadas como “ênfase em (W)”, “ênfase em (X)”, “ênfase em (Y)” e “ênfase em (Z)”.
É correto afirmar que:
- a) a “Organização A” é caracterizada pelo planejamento e pela definição de metas.
- b) para a “Organização B”, satisfação e adaptação ao ambiente são mais importantes.
- c) a “Organização A” tem como preocupação encontrar um nicho.
- d) para a “Organização A”, a estabilidade e o equilíbrio são grandes preocupações.
- e) a “Organização B” é focada no aprendizado e na inovação.
- #124417
- Banca
- COVEST-COPSET
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Observe atentamente a Figura 1, abaixo, para responder a questão. Ela mapeia duas organizações, “A” e “B”, em um gráfico elaborado com base no “Modelo de Valores Concorrentes”, desenvolvido originalmente por Robert Quinn e John Rohrbaugh.
O “Modelo de Valores Concorrentes” combina duas dimensões que dão origem a quatro abordagens para eficácia organizacional, sendo extremamente útil ao gestor na análise de diversos aspectos organizacionais, tais como a estrutura, o planejamento, a liderança, o desempenho etc. Estas dimensões são: foco (um contínuo cujos extremos são “interno” e “externo”); e estrutura (um contínuo cujos extremos são “flexibilidade” e “controle”). Note que o gráfico tem como eixos essas duas dimensões e seus quadrantes representam as abordagens de eficácia, que na figura estão nomeadas como “ênfase em (W)”, “ênfase em (X)”, “ênfase em (Y)” e “ênfase em (Z)”.
Assinale a alternativa que contém os substitutos corretos para, respectivamente, (W), (X), (Y) e (Z).
- a) Relações humanas, Sistemas abertos, Processos internos, Meta racional.
- b) Sistemas abertos, Relações humanas, Meta racional, Processos internos.
- c) Meta racional, Processos internos, Sistemas abertos, Relações humanas.
- d) Sistemas abertos, Meta racional, Processos internos, Relações humanas.
- e) Relações humanas, Meta racional, Sistemas abertos, Processos internos.
- #124419
- Banca
- COVEST-COPSET
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
De acordo com a teoria da Hierarquia das Necessidade, de Abraham Maslow, é incorreto afirmar que:
- a) quando uma necessidade é substancialmente satisfeita, a próxima se torna dominante.
- b) se o líder quer motivar alguém, deve entender em que ponto da pirâmide ele está no momento.
- c) remuneração gera satisfação das necessidades de ordem mais alta.
- d) a teoria tem a vantagem de ir além das necessidades fisiológicas e de segurança.
- e) embora ainda muito reconhecida, a citada teoria carece de fundamentação empírica.
- #124421
- Banca
- COVEST-COPSET
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Analise o quadro abaixo, onde as colunas I e II listam aspectos dos tipos de equipes de trabalho comumente encontradas nas organizações e suas definições (misturados em ordem aleatória):
Coluna I
(1) Autogeridas
(2) Multifuncionais
(3) Virtuais
Coluna II
(A) Usam tecnologia da informação para unir os membros fisicamente dispersos.
(B) Seus funcionários possuem mesmo nível hierárquico, mas são de áreas de trabalho diferentes.
(C) Seus membros realizam trabalhos muito relacionados e assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores.
(D) Cargos de supervisão passam a ter menos importância e por vezes são eliminados.
(E) Enfrentam desafios especiais porque há um relacionamento menos social
(F) Seus estágios iniciais de funcionamento são geralmente longos, pois os membros estão aprendendo a trabalhar com diversidade e complexidade.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente cada conceito (Coluna I) com sua respectiva definição (Coluna II).
- a) 1-B; 1-C; 2-D; 2-F; 3-A; 3-E.
- b) 1-A; 1-B; 2-C; 2-D; 3-E; 3-F.
- c) 1-E; 1-F; 2-A; 2-B; 3-C; 3-D.
- d) 1-C; 1-D; 2-B; 2-F; 3-A; 3-E.
- e) 1-A; 1-C; 2-B; 2-F; 3-D; 3-E.
- #124423
- Banca
- COVEST-COPSET
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Acerca de aspectos da estrutura organizacional, analise as afirmativas a seguir.
1) Uma forma popular de organização é fazer com que os funcionários trabalhem no que eles queiram, seja qual for o departamento, de modo que a motivação e o entusiasmo se mantenham elevados.
2) Os comitês interfuncionais e as forças-tarefa, cujos membros são de diferentes departamentos, possuem como vantagem a eficácia na realização das tarefas.
3) As redes virtuais e as formas de projeto organizacional de terceirização tornaram-se populares porque elas oferecem maior flexibilidade e resposta mais rápida em um ambiente de mudança dinâmico.
4) Uma organização típica precisa estruturar suas atividades de trabalho, cargos e departamentos de uma forma que garanta que o trabalho seja realizado e coordenado para atender as metas organizacionais.
5) Manter controle organizacional sobre toda as atividades internas, além de proporcionar maior segurança, tem a vantagem extra de encorajar a flexibilidade.
Está(ão) correta(s), apenas:
- a) 1, 3 e 4.
- b) 3 e 4.
- c) 5.
- d) 2, 3 e 4.
- e) 2 e 5.
- #124425
- Banca
- COVEST-COPSET
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Quanto ao controle dos atos da Administração Pública, é correto afirmar que:
- a) a revogação do ato administrativo, por motivo de conveniência e oportunidade, não gera qualquer direito adquirido.
- b) não cabe ao administrador rever os seus atos, em virtude do princípio da legitimidade dos atos administrativos.
- c) em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.
- d) não cabe ao Poder Judiciário fazer controle de legalidade, em virtude do princípio constitucional da separação dos Poderes.
- e) os atos da Administração não se sujeitam nem à prescrição nem à decadência.
- #124427
- Banca
- COVEST-COPSET
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
De acordo com o Código de Ética, é permitido:
- a) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.
- b) divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existência deste Código de Ética, estimulando o seu integral cumprimento.
- c) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso, em caso de não conhecimento da ilicitude.
- d) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.
- e) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão.
- #124428
- Banca
- COVEST-COPSET
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Segundo o Código de Ética, são deveres fundamentais do servidor público:
- a) comunicar a seus superiores, se não for constrangedor, todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.
- b) manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição.
- c) deixar de participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum, por razões particulares.
- d) não se apresentar ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função.
- e) impedir a fiscalização de todos os atos ou serviços por quem de direito, salvo por força de ordem judicial.
- #124429
- Banca
- COVEST-COPSET
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Em relação ao controle da Administração Pública, é correto afirmar que:
- a) as decisões do Tribunal de Contas da União de que resulte imputação de débito ou multa não terão eficácia de título executivo, devendo ser providenciada a cobrança pelas vias ordinárias.
- b) ao Tribunal de Contas da União compete fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a outros órgãos e entidades federais, não abrangendo repasses a Estados e Municípios.
- c) ao Tribunal de Contas da União compete aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, que estabelecerá, entre outras cominações, pena restritiva de liberdade pelo dano causado ao erário.
- d) a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida exclusivamente pelo Congresso Nacional com auxílio do Tribunal de Contas da União.
- e) ao Tribunal de Contas da União compete apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório.
- #124430
- Banca
- COVEST-COPSET
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
De acordo com a Constituição Federal, é correto afirmar, em relação ao servidor público no exercício de mandato eletivo:
- a) tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, não ficará afastado de seu cargo, emprego ou função.
- b) investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, podendo acumular suas remunerações.
- c) investido no mandato de Vereador, mesmo havendo compatibilidade de horários, perceberá apenas as vantagens de seu cargo, emprego ou função.
- d) investido no mandato de Vereador, mesmo havendo compatibilidade de horários, perceberá apenas a remuneração do cargo eletivo.
- e) em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.
- #124431
- Banca
- COVEST-COPSET
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Quanto à acumulação remunerada de cargos públicos, a Constituição Federal determina que:
- a) é vedada, em qualquer caso, a acumulação remunerada de cargos públicos.
- b) é permitida, como regra geral, a acumulação remunerada de cargos públicos.
- c) é possível a acumulação remunerada de até três cargos de professor, quando houver compatibilidade de horários.
- d) é possível a acumulação remunerada de um cargo de professor com outro técnico ou científico, quando houver compatibilidade de horários.
- e) é possível a acumulação remunerada de todo e qualquer cargo ou emprego privativo de profissional de saúde, quando houver compatibilidade de horários.