Processando...

Simulado UFPA | Pedagogo | CONCURSO

Simulado UFPA | Pedagogo

SIMULADO UFPA | PEDAGOGO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFPA para o cargo de Pedagogo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CEPS-UFPA para o concurso UFPA. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFPA | Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFPA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#115885
Banca
CEPS-UFPA
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, componente importante da legislação educacional, constituem características de um sistema de educação os seguintes princípios:

  • a) Interdependência e ação soberana.
  • b) Centralização e descentralização.
  • c) Gestão democrática e burocracia.
  • d) Centralização e autonomia.
  • e) Intencionalidade e organicidade.
#115886
Banca
CEPS-UFPA
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, em seu artigo 3º, definem como fundamento para as políticas públicas educacionais desse nível de ensino a garantia dos seguintes aspectos:

  • a) Cidadania e dignidade da pessoa humana.
  • b) Qualidade social e meritocracia.
  • c) Igualdade formal e equidade.
  • d) Temas transversais e temas geradores.
  • e) Educação formal e não formal.
#115887
Banca
CEPS-UFPA
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

Constitui característica estruturante da teoria sociocultural de educação a seguinte:

  • a) Ter como base o processo de ensino no ensaio-erro, na pesquisa, na investigação e na solução de problemas, e é representada por Carl Rogers e seus seguidores.
  • b) Aplicar a tecnologia educacional, especialmente os módulos instrucionais, destacando-se os pensadores behavioristas.
  • c) Primar pelo estudo de comportamentos manifestos e mensuráveis, e seu maior representante é Skinner.
  • d) Não levar em consideração o que ocorre dentro da mente do indivíduo durante o processo de aprendizagem, e seu maior representante é Bruner.
  • e) Ser problematizadora da realidade, e seu expoente nacional se destaca na pessoa de Paulo Freire.
#115888
Banca
CEPS-UFPA
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

Sobre a teoria psicológica de Piaget, é correto afirmar:

  • a) Segundo o autor, a sua teoria behaviorista, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre o estímulo e o condicionamento, e, assim, é considerada como um mecanismo autorregulador, necessário para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio ambiente.
  • b) Para Piaget, o desenvolvimento humano obedece a certos estágios hierárquicos, que decorrem do nascimento até se consolidarem por volta dos 16 anos. A ordem destes estágios seria invariável e inevitável a todos os indivíduos.
  • c) Ele tem como ideia central da sua teoria a necessidade de o professor e os alunos conhecerem a estrutura de uma determinada área de conhecimento. Quando o aluno está acomodado com os conhecimentos já adquiridos, cabe ao professor propor-lhe dúvidas, motivando-o a descobrir por si mesmo os princípios.
  • d) Para o teórico, o desenvolvimento é caracterizado pelo domínio progressivo de três formas de representação do conhecimento: ativa, icônica e simbólica. Em todas elas a estrutura principal de sua ideia se baseia no fato de que a aprendizagem é um processo ativo baseado em conhecimentos anteriores.
  • e) Em sua unidade conhecida como Behaviorismo Radical, o autor é ainda muito popular, crescendo anualmente em relação ao número de estudiosos. Segundo ele, os fenômenos mentais devem ser discutidos como padrões de comportamento.
#115889
Banca
CEPS-UFPA
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

Sobre a Teoria Psicológica de Skinner, é correto afirmar que

  • a) a palavra-chave da sua teoria é interação, por isso ele é considerado sociointeracionista.
  • b) a aprendizagem ocorre através de estímulos e significados, de modo que se torna construtivista.
  • c) os comportamentos são obtidos punindo o comportamento não desejado e reforçando ou incentivando o comportamento desejado com um estímulo, repetido até que ele se torne automático.
  • d) a aprendizagem concentra-se na aquisição de novos saberes a partir da experiência pessoal dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
  • e) o ensino é obtido quando o que precisa ser ensinado pode ser colocado sob condições de dúvidas e questionamentos, já que a verdadeira aprendizagem não se baseia em aprendizagens mecanizadas.