Simulado UFPA | Assistente Social | CONCURSO
SIMULADO UFPA | ASSISTENTE SOCIAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFPA para o cargo de Assistente Social .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CEPS-UFPA para o concurso UFPA. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente Social , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFPA | Assistente Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFPA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #107947
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- Matérias Diversas
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- UFPA
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
O Código de Ética de 1993 busca trazer importantes e decisivas discussões sobre a intervenção do assistente social, objetivando um compromisso ético político e profissional com a classe trabalhadora, com base na dimensão e fundamento
- a) jurídico-ideológica e na compreensão da hermenêutica social.
- b) jurídico-normativa e pautada na ontologia do ser social.
- c) interventiva-legal e voltada para a dinâmica neoliberal da vida social.
- d) interventiva-ideológica e na abordagem orientadora e pedagógica da intervenção.
- e) teórica-metodológica e como marco ético de uma nova postura crítica.
- #107948
- Banca
- CEPS-UFPA
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- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
O planejamento social é desenvolvido a partir do momento em que se tomam as decisões definidas em respeito a uma realidade social determinada. Neste momento, dá-se início à sistematização das atividades e o envolvimento dos procedimentos necessários para o alcance dos resultados esperados. De acordo com o grau de detalhamento de uma ação, a elaboração se caracteriza como projeto, plano ou programa. Por programa compreende-se a(o)
- a) definição das decisões de abrangência geral do sistema, suas diretrizes, formulado de forma simples e clara, tomado para estudos setoriais e regionais de forma específica, em que são sistematizados objetivos e metas, quadros de referências das atividades desenvolvidas e tipologias e magnitude de cada ação.
- b) documento que materializa as ações complementares, divergentes e contraditórias de um conjunto de ações, numa atitude de racionalização de decisões, relativos à produção de algum bem ou serviço, visando resultados definidos em um determinado período de tempo e consoante os limites orçamentários, sendo mais próximo possível da execução por tratar-se de ações determinadas em um tempo e espaço institucional previamente traçadas.
- c) elaboração operacional de várias ações independentes entre si, frequentemente definidas por entidades de fomento à pesquisa social e pela agência financiadora. Comumente apresentam clareza gráfica dos dados, adequação e apresentação de diagnósticos sociais generalizantes e indicadores socioeconômicos, sendo compatível e coerente entre as partes e ter relação notória entre os objetivos e resultados esperados para adequação temporal e espacial determinados.
- d) estudo da viabilidade de uma determinada ação baseada nos objetivos mediatos e imediatos a serem alcançados, uma vez que sistematiza e delineia as decisões compatibilizadas com as metas, procurando aperfeiçoar os recursos orçamentários e adequá-los às condições concretas de sua execução.
- e) detalhamento, por setor, das políticas, diretrizes, metas e medidas instrumentais, sendo um desdobramento de atividades mais gerais, tendo como seus elementos básicos a síntese de informações, elaboração explícita dos papéis que cada órgão ou serviço desempenhará, objetivos gerais e específicos, estratégia e dinâmicas de trabalho, atividades desenvolvidas, definição de todos os recursos envolvidos e clareza das questões administrativas para a implementação e sustentabilidade de suas ações.
- #107949
- Banca
- CEPS-UFPA
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- Concurso
- UFPA
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(1,0) 3 -
Alguns intelectuais das ciências sociais, como Cerqueira Filho e Octavio Ianni, discutem a questão social e a concebem como contradição própria da relação capital/trabalho, como igualmente é concebida pelo serviço social, considerando sua estreita relação com os debates contemporâneos das ciências sociais. Outro grupo, no entanto, apesar de admitir a premissa da contradição como determinação histórica, tende a
- a) reduzi-la à dimensão política numa perspectiva supraestrutural, segundo a qual a resolução da questão social dá-se no campo da conquista dos direitos sociais, tendo como pressuposto a reforma social como solução a essa questão social.
- b) compreender a questão social limitadamente como um conjunto de problemas de natureza socioeconômica, com determinações estruturais advindas do Estado, da igreja e do mercado.
- c) dar respostas à questão social dentro do âmbito da filantropia das práticas sociais numa perspectiva das conjunturas históricas e econômicas e considerando o enfrentamento das classes sociais antagônicas e ao mesmo tempo conciliáveis nas suas perspectivas de mudança.
- d) admitir que a questão social vem tendo destaque nas relações sociais a partir das dimensões econômicas advindas da economia agrário-exportadora da formação brasileira.
- e) conceber as questões sociais como contrárias às lutas e aos antagonismos sociais que levam à acomodação, mas que se unem ao conservadorismo restaurador, a fim de assegurar as mudanças requisitadas pela classe trabalhadora.
- #107950
- Banca
- CEPS-UFPA
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- Matérias Diversas
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- UFPA
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(1,0) 4 -
Na realização de suas atribuições socioprofissionais, o assistente social mobiliza um arcabouço de saberes, em que, particularmente, a dimensão técnico-operativa tem destaque, embora as outras dimensões (teórico-metodológica e ético-política) formem uma unidade articulada e se realizem no espaço do cotidiano. As características desse cotidiano sobre o qual o profissional atua são
- a) espontaneidade, diversidade, mediaticidade e superficialidade.
- b) espontaneidade, diversidade, intuição e senso comum.
- c) heterogeneidade, espontaneidade, intuição e fugacidade extensiva.
- d) heterogeneidade, espontaneidade, imediaticidade e superficialidade extensiva.
- e) heterogeneidade, imediaticidade, senso comum e espontaneidade extensiva.
- #107951
- Banca
- CEPS-UFPA
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- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPA
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- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
O debate em torno do trabalho multiprofissional continua em voga, ainda que seja clara sua emergência no cenário de trabalho contemporâneo. No que diz respeito à efetivação do assistente social no trabalho multiprofissional e a alguns determinantes desse trabalho, analise às afirmativas seguintes.
I É crescente a inserção do assistente social em espaços privados que exigem a atuação com profissionais que tenham formação somente na área social, requerendo uma intervenção com competência técnica, teórico-metodológica e ético-política. II O assistente social deve, sempre que possível, integrar equipes multiprofissionais, bem como incentivar e estimular o trabalho interdisciplinar. III O assistente social, em conjunto com outros profissionais, busca compreender o indivíduo na sua dimensão de totalidade e, assim, contribuir para o enfrentamento das diferentes expressões da questão social. IV O trabalho multiprofissional abrange os direitos humanos em sua integralidade, não só a partir da ótica meramente orgânica, mas a partir de todas as necessidades que estão relacionadas à sua qualidade de vida. V A opinião técnica do assistente social sobre o objeto de sua intervenção deve ser conjunta com outra categoria profissional na descrição de seu parecer, a fim de garantir a unicidade da equipe multidisciplinar.
Estão corretas
- a) I, II, III e IV, somente.
- b) I, II, III e V, somente.
- c) I, II, IV e V, somente.
- d) II, III e IV, somente.
- e) II, III e V, somente.
- #107952
- Banca
- CEPS-UFPA
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- Concurso
- UFPA
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(1,0) 6 -
A competência como elemento constitutivo da formação do exercício profissional é formada pelas dimensões ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa, bem como pela sua unidade e indissociabilidade. Quanto à competência profissional como dimensão do processo de supervisão de estágio, é correto afirmar:
- a) Envolve todas as esferas de intervenção, uma vez que é um processo associado à formação junto aos estagiários e ao exercício profissional no trabalho cotidiano dos supervisores acadêmicos e de campo.
- b) Compete aos supervisores de campo e acadêmico e principalmente aos usuários opinar sobre as competências e habilidades realizadas pelos estagiários e auxiliares da prática profissional.
- c) Para a prática da competência profissional os supervisores da academia deverão se munir de protocolos de atendimento institucional, os quais deverão conter objetivamente as habilidades éticas e teóricas no aprendizado dos estagiários.
- d) O estágio supervisionado é direcionado pelas competências gerenciais, aptidões e funções para desempenhar conhecimentos e atributos legais constantes no projeto pedagógico da instituição empregadora.
- e) É um conjunto de características que ajudam o indivíduo a realizar funções e tarefas na dimensão laboral do exercício do projeto político e ideológico da prática profissional do assistente social.
- #107953
- Banca
- CEPS-UFPA
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- Concurso
- UFPA
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(1,0) 7 -
A imersão no trabalho institucional apresenta duas dimensões: de um lado reafirma a prática estabelecida vinda nos meandros do movimento de conceituação e, por outro lado, vai se moldando na prática da modernização. Enquanto espaço político, as instituições sociais
- a) são organizações específicas de política social, que correspondem a organismos autônomos estruturados em torno de normas e objetivos manifestos, ocupando espaço nas relações entre Estado e sociedade.
- b) ocupam um espaço idepolítico determinado pelos apelos da classe excludente nos bastidores das classes dos intelectuais orgânicos e da sociedade civil.
- c) não gozam do reconhecimento por parte do poder público, no caso das instituições privadas, pois se organizam para manter os interesses da classe dominante.
- d) são fenômenos superestruturais que não transversalizam com a sociedade, uma vez que aparecem como reguladoras legítimas das negociações das crises entre capital e trabalho.
- e) são uma patrulha ética da vida dos movimentos sociais e pessoais, viabilizada por meio da inserção do assistente social na vida pública dos usuários, por meio dos recursos do instrumental técnico-operativo como coleta de dados, estudo social e história de vida.
- #107954
- Banca
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(1,0) 8 -
A temática da assessoria/consultoria no serviço social tem se expandido como emergente no cenário profissional em face das constantes demandas tanto das esferas públicas como das privadas e terceiro setor. Em relação à temática, é correto afirmar:
- a) As demandas advindas para a profissão, embora implícitas do ponto de vista das necessidades institucionais, ainda apresentam pouca expressividade nas organizações sociais.
- b) Todos os profissionais envolvidos na docência têm melhores remunerações, em decorrência das suas especializações e titulações que conferem legitimidade à assessoria/consultoria.
- c) A requisição para atuarem na assessoria/consultoria é motivada pelo fato de os assistentes sociais dominarem, em grande escala, o campo das políticas públicas e a área da mobilização soci
- d) Embora seja tema recorrente na atualidade, os primeiros textos sobre a assessoria/consultoria passaram a circular nos meados dos anos 1950/1960 com o desenvolvimento de comunidade.
- e) A assessoria/consultoria é tema tão recorrente no serviço social que tem merecido inúmeras e variadas literaturas, tendo destaque tanto nas instituições públicas como nas privadas.
- #107955
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(1,0) 9 -
Historicamente, o estudo social é uma das maiores demandas documentais requisitadas aos assistentes sociais, quer no campo socio jurídico, quer em outras áreas que exigem estudos mais aprofundados sobre a questão em voga, pois é, segundo Mioto (2001), utilizado para conhecer e analisar a situação vivida por determinados sujeitos ou grupos, consistindo na articulação de vários outros instrumentais. Dada a tendência atual de judicialização da vida e a “criminalização” da pobreza, os assistentes sociais são acionados a realizarem estudos sociais com a finalidade de
- a) suas atribuições serem sedimentadas pelo estudo social/perícia, atendimento e orientação ao público, bem como acompanhamento social às pessoas envolvidas no processo e no assessoramento ao magistrado no atendimento às partes.
- b) realizar exames criminológicos, de modo a atestar se o preso e sua família apresentam algum nível de perigo à população, desvios em sua personalidade, com base em sua conduta moral, ética e comportamental na prisão e nas relações familiares.
- c) sentenciar acusados/as em penas e medidas alternativas e implementar a prestação de serviços à comunidade e ao sistema penitenciário.
- d) descobrir autores (as) de violência contra adolescentes, crianças, mulheres, idosos e pessoas com deficiência, a fim de relatar sua opinião no sentido de punir os (as) agressores (as), reforçando o encarceramento como a forma mais eficaz para o enfrentamento da questão.
- e) dar resposta ao Ministério Público, quando os profissionais são requisitados a relatar, com o máximo de detalhes possíveis, a violência sexual contra crianças e adolescentes, apresentar seus culpados e a fala das vítimas para a produção de provas.
- #107956
- Banca
- CEPS-UFPA
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(1,0) 10 -
O indivíduo social é um produto histórico, fruto de condições e relações sociais particulares e, ao mesmo tempo, criador da sociedade. Por meio da atividade laborativa, amplia suas experiências, faculdades e necessidades. Nesse sentido, tem-se como característica do trabalho humano a
- a) dimensão fisiológica.
- b) dimensão cultural.
- c) valorização humana.
- d) subjetividade humana.
- e) dimensão teleológica.
- #107957
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(1,0) 11 -
Nos anos 1990, o debate pós-moderno ganha fôlego no Brasil e a emergência de críticas às correntes marxistas no campo profissional do serviço social insinuava inépcia imanente a essas correntes para enfrentar problemáticas, lacunas presentes na produção teórica. Isso se deve
- a) a uma aprovação à ortodoxia dos marxistas brasileiros no serviço social, no sentido de ampliar a perspectiva teórica crítica.
- b) às tendências mais prestigiadas nos círculos acadêmicos e na indústria cultural de elevação do peso do relativismo.
- c) à busca da objetividade e recusa da categoria da totalidade no plano filosófico, levando à capitulação ao presente.
- d) às particularidades sociopolíticas brasileiras, condicionadas pela crise da autocracia burguesa e pelo amplo processo de lutas operárias e populares na transição democrática.
- e) ao posicionamento crítico em relação ao iluminismo, e ao fracasso das lutas políticas empreendidas pelo projeto socialista revolucionário.
- #107958
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(1,0) 12 -
O assistente social, ao atuar na intermediação entre as demandas da população usuária e o acesso aos serviços sociais, coloca-se na linha de intersecção das esferas pública e privada, como um dos agentes pelo qual o Estado intervém no espaço doméstico dos conflitos. Considerando que o assistente social atua numa zona de fronteira entre o público e o privado, a esfera pública significa
- a) necessariamente a organização de segmentos da sociedade civil ante projetos políticos, e portanto, a representação de interesses coletivos de grupos e classes sociais contrapostos.
- b) espaço de publicização de interesses homogêneos, de práticas sociais e de luta pela autonomia política em torno de projetos societários.
- c) criação de uma ordem autocrática que envolve a representação dos interesses coletivos na cena pública, reconhecendo os conflitos das relações.
- d) representação de interesses individuais e ampliação dos fóruns de decisão, para além das condutas vigentes de representação na perspectiva da mercantilização.
- e) um caráter peculiar à organização da produção, às relações entre o Estado e a sociedade, atingindo a formação do universo político-cultural das classes, grupos e indivíduos sociais.
- #107959
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- CEPS-UFPA
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- UFPA
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(1,0) 13 -
A perspectiva dialética consiste em ver a vida como movimento permanente, como processo e provisoriedade, o que precisa ser contemplado na análise das formas e fenômenos sociais, de modo a superar uma visão estagnada de estados na medida em que se reconhece o movimento, o devir, que será novamente negado para que o próprio movimento seja seu curso. Nesta perspectiva, temos articuladas as categorias
- a) pessoa, diálogo e transformação social.
- b) estrutura, superestrutura e estado social.
- c) totalidade, contradição e mediação.
- d) acumulação, força de trabalho e capital humano.
- e) ação social, relações de produção e contradição.
- #107960
- Banca
- CEPS-UFPA
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(1,0) 14 -
A construção política do serviço social se desenvolve na transversalidade, que inclui a organização da categoria em entidades representativas, entre estas
- a) CELATS, ALAESS, CFASS, CREAS.
- b) ENESSO, ABEPSS, CAs, DAs.
- c) ABESS, CREAS, ENESSO, ALAESS.
- d) CBCISS, ANPOCS, CFESS, DAs.
- e) ENESSO, CAs, CRAS, CREAS.
- #107961
- Banca
- CEPS-UFPA
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- UFPA
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(1,0) 15 -
Como profissão inscrita na divisão do trabalho, o serviço social surge como parte de um movimento social mais amplo, de bases confessionais, articulado à necessidade de formação doutrinária e social, para uma presença mais ativa da Igreja Católica, no início da década de 1930. Para a Igreja, a questão social era concebida como
- a) ética e restaurativa.
- b) moral e histórica.
- c) moral e religiosa.
- d) laica e liberal.
- e) religiosa e filosófica