Simulado UFPA | Arquivista | CONCURSO
SIMULADO UFPA | ARQUIVISTA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFPA para o cargo de Arquivista .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CEPS-UFPA para o concurso UFPA. Estas questões são especificamente para o cargo de Arquivista , contendo Arquivologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFPA | Arquivista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFPA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #115850
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Visando a adotar as Diretrizes para a Gestão Arquivística do Correio Eletrônico Corporativo pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), o CONARQ recomenda a aplicação da
- a) Resolução nº 25, de 27 de abril de 2007.
- b) Resolução nº 28, de 17 de fevereiro de 2009.
- c) Resolução nº 30, de 23 de dezembro de 2009.
- d) Resolução nº 36, de 19 de dezembro de 2012.
- e) Resolução nº 39, de 29 de abril de 2014.
- #115851
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) é aplicável em sistemas que utilizam documentos digitais e convencionais que são denominados sistemas
- a) mecânicos.
- b) híbridos.
- c) convencionais.
- d) automáticos.
- e) informatizados.
- #115852
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A degradação dos suportes e a obsolescência tecnológica são os principais fatores de comprometimento da preservação de documentos digitais. Entre as técnicas comumente utilizadas para evitar os riscos provenientes da obsolescência tecnológica tem-se a emulação, a qual pode ser entendida como
- a) a conversão para novos formatos, apoiados em hardware e software mais atuais.
- b) uma alternativa interessante para o acompanhamento das mudanças tecnológicas.
- c) a simulação de determinado hardware ou software, permitindo que um computador moderno possa executar programas (softwares) antigos desenvolvidos, originalmente, para outra plataforma.
- d) a degradação do suporte causada por fatores como falta de temperatura, umidade, luminosidade ou manipulação inadequada.
- e) uma técnica que evita a necessidade imediata de implementação de novos sistemas.
- #115853
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Segundo Vanderley B. dos Santos, a elaboração de uma política arquivística institucional deve, obrigatoriamente, contemplar uma política de segurança da informação que, por sua vez, deve abranger um plano de prevenção de desastres e um plano de continuidade das atividades principais da Instituição. Estes dois instrumentos visam a
- a) garantir a segurança dos recursos humanos, materiais e financeiros da instituição e as condições de continuidade das atividades após a ocorrência de um sinistro.
- b) salvaguardar a integridade física das pessoas.
- c) proteger o patrimônio predial.
- d) assegurar a observância das normas de proteção.
- e) propiciar treinamento dos servidores.
- #115854
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Os documentos contemporâneos, aqui destacadamente os eletrônicos, possuem os seguintes elementos: suporte, conteúdo, forma, ação, pessoas, relação orgânica e contexto. Assim sendo, o componente central de um documento arquivístico é o ato ou a ação que o origina. Diante do exposto, a diplomática estabelece algumas categorias de documentos de acordo com as ações que os geram. Quanto a essas categorias, analise os itens seguintes.
I Documento dispositivo. II Documento descritivo. III Documento probativo. IV Documento de apoio. V Documento narrativo.
Estão corretos
- a) I, III, IV e V, somente.
- b) I, II e IV, somente.
- c) I, II e V, somente.
- d) II, III e IV, somente.
- e) III e V, somente.
- #115855
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Quanto aos procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal, o recebimento, a classificação e o registro de documentos digitais, avulsos ou processos devem ser efetuados por meio de transmissão entre sistemas integrados que pode ser realizada de duas maneiras, a critério do órgão ou entidade, quais sejam:
- a) registro e transmissão entre sistemas integrados e descentralizados.
- b) unidade de protocolo descentralizada que encaminhará diretamente para o destinatário.
- c) centralizada em uma unidade de protocolo/protocolizadora, que procederá ao registro e encaminhará o(s) documento(s) para o destinatário; ou diretamente para o destinatário.
- d) diretamente para o protocolo da unidade do interessado; ou para o interessado.
- e) diretamente para o superior do destinatário; ou para o interessado.
- #115856
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
No Brasil, a Lei 6.546, de 04 de julho de 1978, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, estabelece que será permitido o exercício das profissões aos diplomados no Brasil por curso superior de Arquivologia, reconhecido na forma da lei, aos diplomados no exterior por cursos superiores de Arquivologia, cujos diplomas sejam revalidados no Brasil na forma da lei, aos Técnicos de Arquivo portadores de certificados de conclusão de ensino de 2º grau e aos que, embora não habilitados nos termos dos itens anteriores, contem, pelo menos,
- a) dez anos ininterruptos de atividade ou cinco intercalados, na data de início da vigência da Lei, nos campos profissionais da Arquivologia ou da Técnica de Arquivo.
- b) quinze anos intercalados de atividade ou cinco ininterruptos, na data de início da vigência da Lei, nos campos profissionais da Arquivologia ou da Técnica de Arquivo.
- c) quinze anos ininterruptos de atividade ou cinco intercalados, na data de início da vigência da Lei, nos campos profissionais da Arquivologia ou da Técnica de Arquivo.
- d) vinte anos intercalados de atividade ou cinco ininterruptos, na data de início da vigência da Lei, nos campos profissionais da Arquivologia ou da Técnica de Arquivo.
- e) cinco anos ininterruptos de atividade ou dez intercalados, na data de início da vigência da Lei, nos campos profissionais da Arquivologia ou da Técnica de Arquivo.
- #115857
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais, e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. Com o objetivo de registrar os procedimentos de recuperação do conteúdo de determinados elementos de descrição, a Câmara Técnica de Normalização da Descrição Arquivística (CTNDA), do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), estabeleceu uma área de descrição que não consta na Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística (ISAD(G)). Esta área de descrição é denominada área de
- a) contextualização.
- b) pontos de acesso e descrição de assuntos.
- c) condições de acesso e uso.
- d) controle da descrição.
- e) fontes relacionadas.
- #115858
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
De acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), cabe a cada entidade custodiadora e a seus profissionais a decisão acerca dos recursos utilizados para a descrição, bem como o formato final de seus instrumentos de pesquisa, sendo apenas imprescindível a presença dos elementos de descrição obrigatórios. Assinale a alternativa que contém apenas os elementos de descrição obrigatórios presentes na NOBRADE.
- a) Código de referência; Título; Data(s); Nível de descrição; Dimensão e Suporte; Nome(s) do(s) produtor(es) e Condições de acesso.
- b) História administrativa; História arquivística; Procedência; Nível de descrição; Âmbito; Avaliação; Eliminação; Conteúdo.
- c) Código de referência; Sistema de arranjo; Condições de reprodução; Idioma; Características físicas; Localização dos originais e Notas gerais.
- d) Código de referência; Nota do arquivista; Regras ou Convenções; Pontos de acesso; Data(s); Condições de acesso; Avaliação.
- e) Notas sobre conservação; História arquivística; Nome(s) do(s) produtor(es); Dimensão e Suporte; eliminação; Título e Condições de acesso.
- #115859
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
O conjunto de atividades referentes à manutenção física e intelectual dos documentos arquivísticos intermediários e permanentes denomina-se
- a) Sistema de Informação.
- b) Sistema de gerenciamento arquivístico de documentos.
- c) Sistema de preservação de documentos arquivísticos.
- d) Sistema eletrônico de gerenciamento arquivístico de documentos.
- e) Sistema de conservação de documentos.
- #115860
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A Resolução nº 41, de 9 de dezembro de 2014, do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), dispõe sobre a inserção dos documentos audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais em programas de gestão de documentos arquivísticos dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), visando a sua preservação e acesso e faz algumas recomendações. Quanto a essas recomendações, analise as afirmativas seguintes.
I Implementar política de gestão arquivística de documentos integrando todos os gêneros documentais, incluindo os audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais, independentemente do formato e do suporte em que estão registrados. II Não aplicar a descrição arquivística, com base na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), aprovada pela Resolução nº 28, de 17 de fevereiro de 2009, aos acervos audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais. III Implementar, a partir da produção do documento, políticas de preservação com ações preventivas e curativas, visando à preservação e acesso aos documentos audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais. IV Providenciar a transferência às instituições arquivísticas públicas, em sua específica esfera de competência, dos documentos produzidos e recebidos pelas respectivas instituições. V Garantir o acesso aos documentos audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais, observando as disposições previstas na legislação vigente.
Estão corretas
- a) I e V, somente.
- b) I, III e V, somente.
- c) I e IV, somente.
- d) III e IV, somente.
- e) II e V, somente.
- #115861
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
A Norma internacional para descrição de funções – ISDF dá as diretrizes para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos. O termo “função” é usado nesta Norma para incluir não somente as funções, mas também qualquer uma das subdivisões de uma função.
Assinale a alternativa que apresenta apenas subdivisões de uma função.
- a) Subfunção, procedimento institucional, atividade, transação ou outro termo de uso nacional.
- b) Subfunção, procedimento institucional, tarefa, transação.
- c) Subfunção, procedimento operacional, atividade, tarefa, transação ou outro termo de uso internacional, nacional ou local.
- d) Procedimento operacional, atividade de entidades jurídicas.
- e) Subfunção, atividades de instituições jurídicas.
- #115862
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Registrar os procedimentos para recuperação do conteúdo de determinados elementos de descrição, por meio da geração e elaboração de índices baseados em entradas autorizadas e no controle do vocabulário adotado, é objetivo do(a)
- a) NOBRADE.
- b) ISAAR (CPF).
- c) Código de Classificação.
- d) SIGAD.
- e) ISO.
- #115863
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Por ocasião de sua produção, microfilmes com os documentos da mesma série ou sequência, eventualmente omitidos, ou aqueles cujas imagens não apresentarem legibilidade serão reproduzidos posteriormente, não sendo permitido corte ou inserção no filme original. A microfilmagem destes documentos será precedida de uma imagem de observação, com determinados elementos. Quanto a esses elementos, analise os itens seguintes.
I Identificação do detentor dos documentos microfilmados. II Identificação do microfilme, local e data. III Descrição das irregularidades constatadas. IV Identificação do equipamento utilizado, da unidade filmadora e do grau de redução. V Nome por extenso, qualificação funcional e assinatura do responsável pela unidade, cartório ou empresa executora da microfilmagem.
Estão corretos
- a) I, IV e V, somente.
- b) I, II e IV, somente.
- c) II, IV e V, somente.
- d) II, III e V, somente.
- e) IV e V, somente.
- #115864
- Banca
- CEPS-UFPA
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- UFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
O controle sobre a produção documental e a racionalização de seu fluxo, por meio da aplicação de modernas técnicas e recursos tecnológicos, visando à melhoria dos serviços arquivísticos, resgatando a função social que os arquivos devem ter e garantindo o cumprimento dos direitos de cidadania, são objetivos de um(a)
- a) Sistema de informação.
- b) Programa de gestão de documentos.
- c) Sistema de arquivos.
- d) Projeto de gestão de documentos.
- e) Normativa de sistemas de gestão de documentos.