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Simulado UFMT de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado UFMT de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO UFJF DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UFJF.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFJF que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UFJF, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFJF de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UFJF.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UFJF. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFJF
Para realizar o simulado UFJF você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFJF você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFJF é aqui!


#156943
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 16 - 

Em 25 de junho de 2014, foi sancionada pela Presidente Dilma Roussef a Lei n.º 13.005, que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024. Sobre o PNE (2014-2024), analise as afirmativas.
I - Determinou que os estados, Distrito Federal e municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos de educação já aprovados em lei tendo em vista a premissa de que os planos estaduais e planos municipais de educação constituem peças mutuamente complementares do esforço comum a ser desenvolvido pela melhoria da educação. II - Estabeleceu como uma de suas metas a implantação imediata do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) como referência para o financiamento de todos os níveis e modalidades de educação e a necessidade de alcançar a meta de aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação. III - O conjunto de metas e estratégias do PNE tem como eixo norteador o regime de colaboração, o que implica uma ação conjunta da União, dos estados, Distrito Federal e municípios pela universalização do atendimento escolar e melhoria da qualidade do ensino. IV - Para fins de cumprimento da meta 12, que prevê elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, o PNE (2014-2024) criou o Fundo de Financiamento da Educação Superior (FUNDES).
Está correto o que se afirma em

  • a) I e III, apenas.
  • b) I e IV, apenas.
  • c) I, II e III, apenas.
  • d) II, III e IV, apenas.
#156944
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 17 - 

De acordo com o que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), as avaliações dos cursos de graduação e das instituições de ensino superior devem fazer dois movimentos: a avaliação interna (autoavaliação), realizada pela própria comunidade acadêmica, e a avaliação externa, realizada por comissões constituídas por especialistas que realizam visitas in loco. Sobre as finalidades dessas visitas, considere: I - Garantir a fidelidade das informações prestadas. II - Mobilizar a comunidade acadêmica para manter a documentação em ordem. III - Estabelecer um diálogo construtivo entre o Ministério da Educação e a respectiva comunidade acadêmica. IV - Desencadear esforços para intervenções tópicas.
São finalidades:

  • a) I, II e III, apenas.
  • b) I, III e IV, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e IV, apenas.
#156945
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 18 - 

As políticas educacionais, como se apresentam hoje, estão atreladas

  • a) às inovações, entendidas como rupturas paradigmáticas no sentido de agir contra a homogeneização.
  • b) às novas possibilidades formativas que consideram o diálogo, o respeito às formas alternativas de saberes e experiências.
  • c) a programas e projetos setorizados, que visam garantir políticas que precarizam a profissionalização e a valorização docente.
  • d) aos interesses das agências internacionais, que, em seus princípios, defendem um modelo único de qualidade.
#156946
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 19 - 

Quem paga pelo ensino? Se o colapso das finanças públicas desnudou a urgência de reformar o sistema de aposentadorias, transformações não menos importantes se impõem em uma das despesas mais importantes do Estado brasileiro – a educação. O país investe em torno de 5% do PIB em educação, percentual compatível com padrões internacionais, no entanto, esse dispêndio mostra-se insuficiente e mal distribuído. Afora desperdícios associados à gestão falha e outros problemas, uma distorção que se observa com clareza é o peso excessivo conferido à educação superior em detrimento da educação básica. Calcula-se que o gasto por aluno nas universidades públicas em 2014 tenha chegado a R$ 26 mil (valor corrigido), ante R$ 7.000,00 nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio. Embora a educação terciária seja por natureza mais complexa e custosa, a diferença entre uma cifra e outra no Brasil está muito acima das verificadas na OCDE, que reúne os países em estágio de desenvolvimento mais avançado. Tal discrepância acentua o desequilíbrio de oportunidades entre estudantes de famílias ricas e pobres – os primeiros, como se sabe, têm mais chances de alcançar níveis elevados de escolaridade. Reconheça-se que houve melhoras nos últimos anos, com maior democratização do acesso às universidades e aumento das verbas direcionadas à educação básica. A nova realidade de severa restrição orçamentária, porém, demanda uma agenda mais corajosa. (FOLHA DE SÃO PAULO, 2017. Adaptado.)
O texto acima evidencia e problematiza as disparidades no financiamento da educação básica e superior no Brasil. Sobre as políticas públicas de financiamento da educação superior, analise as afirmativas. I - As Instituições Federais de Educação Superior (IFES) são financiadas com recursos do tesouro nacional provenientes da vinculação constitucional de recursos de impostos em percentuais fixos. II - As instituições públicas estaduais de educação superior são financiadas com recursos do tesouro estadual provenientes da vinculação constitucional de recursos de impostos fixada para os estados, e ainda recursos provenientes de acordos ou convênios com organismos públicos ou privados nacionais e internacionais. III - As instituições de educação superior da iniciativa privada são financiadas exclusivamente com os recursos da cobrança de mensalidades e recursos captados no mercado de capital aberto. IV - As instituições públicas de educação superior podem captar recursos de empresas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação tecnológica de acordo com o marco legal da ciência e tecnologia.
Está correto o que se afirma em

  • a) III e IV, apenas.
  • b) I, II e IV, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) I, II e III, apenas.
#156947
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 20 - 

Sobre os princípios a serem adotados nas políticas de formação de professores para o ensino superior, considere: I - A gestão democrática, assegurada pela existência de órgãos colegiados deliberativos. II - A pesquisa como centralidade em detrimento do ensino e da extensão. III - A produção intelectual institucionalizada por meio de estudos sistemáticos de temas e problemas relevantes do ponto de vista regional e nacional. IV - A formação de docentes focada no ensino, conforme conceituação apresentada na legislação. São princípios a serem adotados:

  • a) I e III, apenas.
  • b) I, II e III, apenas.
  • c) III e IV, apenas.
  • d) I, II e IV, apenas.