Processando...

Simulado UFMT | VESTIBULAR

Simulado UFMT

Simulado UFMT

Se você irá prestar o concurso UFMT não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados UFMT

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado UFMT foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Vestibular
  • Instituição: UFMT
  • Cargo: Vestibulando
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: UFMT
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado UFMT

  1. Todos Simulados UFMT
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados UFMT e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões UFMT

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões do concurso UFMT, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados UFMT

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#227822
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O preço regular do ingresso de uma peça teatral é P, valendo o desconto de 50% para os que têm direito a meia- entrada. Para a sessão de sexta- feira, foram vendidos ingressos para 80% dos assentos disponíveis, e para a sessão do sábado, que teve um acréscimo de 18% no preço P, foram vendidos ingressos para todos os assentos disponíveis. Sabe- se que, tanto na sexta- feira como no sábado, 60% dos ingressos vendidos foram meia-entrada. Desse modo, a receita gerada na sessão de sábado teve um acréscimo, em relação à de sexta- feira, de

  • a) 41,6%.
  • b) 38,0%.
  • c) 48,0%.
  • d) 43,0%.
  • e) 47,5%.
#227823
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Uma das características marcantes da agropecuária mato-grossense é a predominância da monocultura, geralmente praticada em grandes extensões de terras. Sobre o tema, assinale a afirmativa correta.

  • a) Os pecuaristas mato-grossenses lideraram os protestos que geraram o bloqueio de estradas, denominado Grito da terra, visando alertar o público sobre o alto custo na manutenção das pastagens e a queda no valor da arroba do boi para o mercado interno.
  • b) É inadequado relacionar a presença dos chapadões do relevo mato-grossense com o predomínio da lavoura mecanizada e a monocultura porque essas características devem-se principalmente a fatores sócio-culturais, como o uso intensivo de mão-de-obra sem qualificação.
  • c) Os solos mato-grossenses são argilosos e ácidos, o que justifica a baixa produtividade das principais monoculturas de Mato Grosso.
  • d) A crise da agricultura no estado está relacionada com a queda no preço da soja e o aumento nos custos da produção, tendo em vista os grandes investimentos em insumos e máquinas geralmente produzidos por empresas transnacionais ligadas ao mercado de commodities.
  • e) O uso de agrotóxicos nas monoculturas mato-grossenses é o menor do país, em cumprimento à Lei Ambiental que obriga os produtores a manter intacta uma faixa de vegetação nativa preservando os predadores naturais das pragas da lavoura.
#227824
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

“A verdadeira notícia da Amazônia é que a notícia não é tão ruim. A região tem o potencial de ser a próxima fonte de alimentos do mundo e continuar a mais importante floresta tropical virgem do planeta”.

(KELLY, Brian e LONDON, Mark. Produção agrícola poderá salvar a floresta amazônica. The New York Times, 22/04/2004. Disponível em http://noticias.uol.com.br/mid... . Acesso em 22/04/2004.)

Sobre o agronegócio em Mato Grosso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O agronegócio em Mato Grosso vive a contradição de ser o carro chefe da balança comercial, expressão da modernização agrícola por um lado e, por outro, ver reiteradas vezes, alguns de seus representantes integrarem a “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego, sob a alegação de uso de “trabalho escravo”.

( ) O aumento das plantações de soja em mais de 50 %, desde 2001, não produziu o desmatamento diretamente, mas, ao empurrar para dentro da floresta pecuaristas, madeireiros e outros produtores, estimulou tal atividade sensivelmente.

( ) A devastação de 26.104 km2 da floresta Amazônica, em 2004, provocou reação dos sojicultores que passaram a investir no reflorestamento e recomposição da mata derrubada.

Marque a seqüência correta.

  • a) F, F, V
  • b) V, F, V
  • c) F, V, F
  • d) V, V, F
  • e) V, V, V
#227825
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Um dos desafios do Estado Nacional ao longo dos dois reinados foi o de estabelecer a identidade nacional do país. Diversos movimentos artísticos e culturais se debruçaram sobre a questão ao longo do século XIX. Sobre esse processo, assinale a afirmativa correta.

  • a) Os autores do movimento literário romântico acreditavam que o elemento africano era o mais significativo da base étnica da nacionalidade brasileira.
  • b) Os ameríndios eram apresentados com grande conhecimento científico sobre as características de seus povos, suas línguas, seus costumes, crenças e hábitos.
  • c) A partir da década de 70 do século XIX, autores como Sílvio Romero e Nina Rodrigues passaram a descrever os afro-descendentes como o principal esteio da nacionalidade.
  • d) Os discursos das campanhas abolicionistas destacavam as características superiores dos afro-descendentes e postulavam que eles eram os mais aptos a colonizar o país.
  • e) A fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro foi uma das bases para a formação e atuação da elite intelectual brasileira.
#227826
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A Inconfidência Mineira representou um momento significativo de uma série de revoltas regionais que caracterizaram a história dos séculos XVIII e XIX até a Independência. O conflito com a metrópole portuguesa deu-se em torno da disputa por tributos devidos pela capitania. Sobre esse contexto, assinale a afirmativa correta.

  • a) A revolta foi desencadeada em 1789, contando com grande participação popular, organizada pela ação propagandista de Tiradentes.
  • b) A sentença aplicada a Tiradentes foi executada em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro, e seus despojos lançados ao longo do percurso até Vila Rica.
  • c) O movimento conspiratório assumiu características típicas do combate ao antigo regime francês, ao propor a instauração de uma república popular e democrática.
  • d) A inspiração no pensamento político norte-americano do século XVIII manifestou-se na bandeira da abolição do trabalho escravo.
  • e) Os denunciados foram presos e interrogados até que assumiram coletivamente a autoria da conspiração.
#227827
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Sobre o panorama energético brasileiro, assinale a afirmativa que aborda corretamente os seguintes aspectos: fonte, produção, impactos ambientais.

  • a) A energia hidráulica é a principal fonte primária da matriz energética brasileira tendo em vista a existência de rede hidrográfica que facilita a construção de usinas hidrelétricas a custos reduzidos. É uma fonte energética limpa e sem impactos no meio ambiente.
  • b) A origem do petróleo está associada à existência de rochas sedimentares e detritos orgânicos marinhos, depositados em mares rasos e, no Brasil, as maiores jazidas encontram-se na plataforma continental. Os riscos ambientais referem-se à contaminação de águas e animais em caso de vazamentos.
  • c) O rádio encontrado no Maciço de Urucum é o elemento radioativo mais importante para a produção da energia nuclear cuja fissão atômica ocorre nas usinas de Angra dos Reis e de Goiânia. O principal impacto ambiental está relacionado à contaminação das águas no processo de resfriamento dos reatores.
  • d) A lenha, extraída da vegetação nativa, é a fonte energética primária mais importante do Brasil. Como é recurso não renovável, é a matriz energética que causa menor impacto sócio-ambiental.
  • e) O carvão mineral é encontrado em todo litoral brasileiro em áreas em que predominam rochas cristalinas. É usado como combustível no aquecimento doméstico e hotelaria e seu impacto ambiental está relacionado à poluição atmosférica gerada pela liberação do dióxido de carbono no processo de extração.
#227828
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A coluna da esquerda apresenta os principais climas do Brasil e a da direita, algumas das suas características. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 – Clima equatorial úmido 2 – Clima tropical 3 – Clima subtropical úmido 4 – Clima tropical semi-árido
( ) Abrange a maior parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste e grande parte da região Norte. Caracteriza-se pela existência de duas estações bem diferenciadas: verões quentes e chuvosos e invernos secos. No verão, é influenciado pelas massas de ar Equatorial Continental e Tropical Atlântica, responsáveis pelas chuvas da época. ( ) Ocorre na região Sul do país. É controlado pela Massa de Ar Tropical Atlântica e influenciado no inverno pela Massa de Ar Polar Atlântica. Apresenta chuvas bem distribuídas durante o ano, estações bem diferenciadas e invernos rigorosos. ( ) Abrange o sertão nordestino e o norte de Minas Gerais. Caracteriza-se por temperaturas muito elevadas e chuvas escassas e mal distribuídas durante o ano. Apresenta os menores índices pluviométricos do país e as médias térmicas mais elevadas. ( ) Predomina na maior parte da Amazônia. É controlado pela Massa de Ar Equatorial Continental. Apresenta temperaturas sempre elevadas, baixa amplitude térmica anual e chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano.
Marque a seqüência correta.

  • a) 2, 4, 1, 3
  • b) 4, 3, 2, 1
  • c) 2, 3, 4, 1
  • d) 1, 4, 3, 2
  • e) 1, 2, 3, 4
#227829
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

O processo de urbanização dos espaços geográficos mundiais vêm se intensificando nas últimas décadas. Sobre a temática, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • a) A urbanização no fim do século XX foi marcada por profundas diferenças entre o nível de vida dos habitantes de países ricos e o de países pobres e pela existência de duas novas categorias na hierarquia urbana: as cidades globais e as megacidades.
  • b) As duas metrópoles brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, exercem uma polarização sobre todo o território nacional, praticamente comandando a vida econômica e social da nação.
  • c) Nos países desenvolvidos, o crescimento das cidades e a importância que elas passaram a ter na vida das sociedades se consolidaram com a Revolução Industrial e o estabelecimento da indústria como atividade essencialmente urbana.
  • d) O processo de urbanização dos países subdesenvolvidos começou após a Segunda Guerra Mundial; alguns países industrializaram-se e atraíram elevado contingente populacional para as cidades.
  • e) Na atualidade, a urbanização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos é processo independente, principalmente devido ao isolamento geográfico dos espaços mundiais e à ausência de conexão das redes urbanas.
#227830
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

A história do que hoje é chamado Índia é multi-milenar. O período em que a sua importância para o ocidente foi mais relevante esteve atrelado ao domínio inglês que retirava grande volume de riquezas, além de beneficiar-se de sua dimensão estratégica para o crescimento do império. Quando ocorreu a descolonização da Índia, o contexto internacional era bastante sombrio pelo exacerbamento do confronto entre as duas superpotências da época, os EUA e a URSS. Sobre o processo de colonização e o de emancipação da Índia, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • a) A penetração britânica na Índia teve sua expansão entre 1784 e 1858, depois de Portugal, França e Holanda terem se estabelecido em seu território.
  • b) A Rainha Vitória recebeu o título de Imperatriz da Índia em 1876.
  • c) As lutas pela emancipação política da Índia tiveram em Mahatma Ghandi (1869-1948) uma de suas mais proeminentes lideranças, inovando a luta anti-colonial com o princípio da não-violência.
  • d) Após a emancipação, a Índia viveu um intenso conflito étnico, cuja conseqüência principal foi a criação de dois outros estados nacionais: Paquistão em 1947 e Bangladesh em 1971.
  • e) A independência da Índia provocou posteriores desdobramentos na Ásia, como a Revolução Socialista na Indochina na década de 40 do século XX.
#227831
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Admita que uma bala de fuzil AR-15 tem massa 20 g e é projetada no disparo com uma velocidade de 1 km/s. Considerando uma situação em que a bala atinja uma barra de madeira de 60 kg e 30 cm de espessura e que ela atravesse a barra saindo pelo lado oposto com uma velocidade de 100 m/s, a energia e a quantidade de movimento transferidas da bala para a barra de madeira serão, respectivamente:

  • a) 9,9 × 103 J e 9 kg⋅m/s
  • b) 3,3 × 103 J e 9 kg⋅m/s
  • c) 3,3 × 103 J e 18 kg⋅m/s
  • d) 19,9 × 103 J e 10 kg⋅m/s
  • e) 9,9 × 103 J e 18 kg⋅m/s