Simulado UFMS | Assistente Social | CONCURSO
SIMULADO UFMS | ASSISTENTE SOCIAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFMS para o cargo de Assistente Social .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FAPEC para o concurso UFMS. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente Social , contendo Serviço Social que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFMS | Assistente Social contém um total de 19 questões de concursos com um tempo estimado de 57 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFMS.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #115950
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Considerando o que a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) disciplina sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) O BPC é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
( ) Para concessão do BPC, considera-se família a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa, independentemente de orientação sexual.
( ) Para a concessão do BPC, considera-se incapaz de prover a manutenção da pessoa com deficiência ou idosa a família cuja renda mensal per capita seja inferior a meio salário-mínimo.
( ) Os rendimentos decorrentes de estágio supervisionado e de aprendizagem não serão computados para os fins de cálculo da renda familiar per capita.
( ) O BPC pode ser acumulado pelo beneficiário com qualquer outro no âmbito da seguridade social ou de outro regime, salvo os da assistência médica e da pensão especial de natureza indenizatória.
A sequência correta é:
- a) F, F, F, V, V.
- b) V, F, V, F, F.
- c) V, F, F, V, F.
- d) V, V, F, V, F.
- e) F, V, F, V, F.
- #115951
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015 (Estatuto da Juventude). Sobre o direito ao território e mobilidade, lazer, cultura e esporte, previsto nesta legislação, anote a alternativa verdadeira:
- a) Esta legislação obriga a reserva de apenas quatro vagas gratuitas, por veiculo, para jovens de baixa renda no sistema de transporte coletivo interestadual.
- b) Esta legislação obriga a reserva de duas vagas gratuitas, por veiculo, e de duas vagas com 50% de desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, quando se esgotarem as primeiras, para jovens de baixa renda.
- c) Esta legislação faculta a reserva de apenas duas vagas com 50% de desconto, por veiculo, para jovens de baixa renda no sistema de transporte coletivo interestadual.
- d) Esta legislação garante a reserva de apenas quatro vagas com desconto de 50%, por veiculo, para jovens de baixa renda no sistema de transporte coletivo interestadual.
- e) Esta legislação assegura a todos os jovens de até 29 (vinte e nove) o acesso a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e entretenimento, em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares, mediante pagamento da metade do preço do ingresso cobrado do público em geral.
- #115952
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
De acordo com o Estatuto da Juventude, o jovem tem direito à participação social e política na formulação, execução e avaliação das políticas públicas de juventude. Sobre o direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil estabelecido pelo Estatuto da Juventude, considere as assertivas abaixo:
I - É uma das diretrizes da interlocução institucional juvenil o incentivo à criação de conselhos de juventude em todos os entes da Federação.
II - É uma das diretrizes da interlocução institucional juvenil a definição de órgão governamental específico para a gestão das políticas públicas de juventude.
III - A interlocução da juventude com o poder público pode realizar-se por intermédio de sua participação individual, de associações, redes, movimentos e organizações juvenis.
IV - Uma das vertentes do que se entende por participação juvenil é a inclusão do jovem nos espaços públicos e comunitários, a partir da sua concepção como pessoa ativa, livre, responsável e digna de ocupar uma posição central nos processos políticos e sociais.
Estão corretas as informações dispostas em:
- a) apenas em I e II.
- b) apenas em I, II e III.
- c) apenas em II e IV.
- d) apenas em I, II e IV.
- e) apenas em III e IV.
- #115953
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Com base no que prevê a Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência sobre o direito à educação, considere as assertivas abaixo:
I - As instituições de ensino superior deverão oferecer adaptações de provas e os apoios necessários, previamente solicitados pelo aluno portador de deficiência, inclusive tempo adicional para realização das provas, conforme as características da deficiência.
II - Os serviços de educação especial serão ofertados nas instituições de ensino público ou privado do sistema de educação geral, de forma transitória ou permanente, mediante programas de apoio para o aluno que está integrado no sistema regular de ensino, ou em escolas especializadas, exclusivamente quando a educação das escolas comuns não puder satisfazer as necessidades educativas ou sociais do aluno ou quando necessário ao bem-estar do educando.
III - Entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educando com necessidades educacionais especiais, entre eles o aluno com deficiência.
IV - A educação do aluno com deficiência deverá iniciar-se na educação básica, a partir de quatro anos.
V - Os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal direta e indireta viabilizarão o oferecimento facultativo dos serviços de educação especial ao educando com deficiência em unidades hospitalares e congêneres nas quais esteja internado por prazo igual ou superior a um ano.
Anote a alternativa correta:
- a) Apenas I, III, IV estão corretas.
- b) Apenas I, II e III estão corretas.
- c) Apenas I, II, III e IV estão corretas.
- d) Apenas II, III e V estão corretas.
- e) Todas estão corretas.
- #115954
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Com base no Estatuto do Idoso, assinale a alternativa correta:
- a) Os benefícios de aposentadoria e pensão do Regime Geral da Previdência Social observarão, na sua concessão, critérios de cálculo que preservem o valor real dos salários sobre os quais incidiram contribuição e serão reajustados conforme calendário aprovado pelo Conselho Previdenciário.
- b) A assistência integral na modalidade de entidade de longa permanência será prestada sempre quanto o grupo familiar assim o desejar, em caso de ausência ou abandono da família, ou carência de recursos financeiros próprios ou da família.
- c) É assegurada a reserva, para os idosos, nos termos da lei local, de 25% (vinte e cinco por cento) das vagas nos estacionamentos públicos e privados, as quais deverão ser posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso.
- d) Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, a partir da reserva de 10% (dez por cento) das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos.
- e) Em todo atendimento de saúde, os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência.
- #115955
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta em relação ao que é previsto sobre a prática de ato infracional:
- a) São penalmente imputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às medidas previstas no ECA.
- b) O adolescente poderá ser privado de sua liberdade em caso de flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente.
- c) A internação, antes da sentença, pode ser determinada pelo prazo máximo de cento e vinte dias.
- d) São asseguradas ao adolescente, entre outras garantias, o direito a ser ouvido, por meio de seus pais ou responsáveis ou advogado, pela autoridade competente.
- e) A advertência não é uma medida que poderá ser aplicada pela autoridade competente em caso de verificada a prática de ato infracional.
- #115956
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Sobre a assessoria e consultoria em Serviço Social, assinale V para verdadeiro ou F para falso:
( ) O assessor, por meio de sua assessoria, não intervém, mas propõe caminhos e estratégias ao profissional ou à equipe que assessora e estes têm autonomia em acatar ou não as suas proposições.
( ) A assessoria é similar à supervisão, devido a sua natureza temporária e eventual.
( ) A assessoria não é sinônimo de toda e qualquer ação extensionista, embora encontre na Universidade espaço privilegiado para disponibilizar novos conhecimentos e se retro alimentar por meio do contato dinâmico com as demandas da sociedade.
( ) Muitas organizações empregadoras, públicas e privadas, têm contratado profissionais para a prestação temporária de serviços, sem vínculo trabalhista, e os denominado de assessores, como uma estratégia para burlar os direitos trabalhistas.
( ) A assessoria e militância política se inter-relacionam por possuírem objetivos comuns.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
- a) V, V, F, V, F.
- b) F, V, F, V, V.
- c) V, F, V, V, F.
- d) F, F, V, V, F.
- e) V, V, V, V, V.
- #115957
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
“O conjunto de transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que se constituem como expressões da pós-modernidade interfere diretamente em diversas profissões, inclusive no serviço social, promovendo mudanças nos campos teórico, prático-operativo e político-organizativo" (SIMIONATTO, 2012).
A influência da pós-modernidade no Serviço Social brasileiro implica em algumas tendências para as ações profissionais, as quais estão descritas entre os itens abaixo:
I - Empirismo.
II - Pragmatismo.
III - Aprofundamento dos paradigmas crítico-totalizantes.
IV - Conservadorismo.
V - Fragmentação entre teoria e prática.
VI - Voluntarismo.
VII - Mediação.
Estão corretos os itens:
- a) I, III, IV e VI.
- b) I, II, IV, V, VI.
- c) II, III, IV, V.
- d) III, IV, V e VI.
- e) III e VII.
- #115958
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) forem ameaçados ou violados: a) por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; b) por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável; c) em razão de sua conduta. O ECA não prevê como uma medida específica de proteção:
- a) a inclusão em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente.
- b) o acolhimento institucional.
- c) a colocação em família substituta.
- d) a matrícula e freqüência obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental.
- e) a prisão preventiva dos pais ou responsáveis legais em caso de violência sexual contra as crianças e adolescentes sob seus cuidados.
- #115959
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A equipe de assistentes sociais que atuam junto à Política de Assistência Estudantil de uma determinada instituição de ensino superior recebeu determinação institucional para realizar visita domiciliar aos estudantes beneficiários de bolsas estudantis, com a finalidade de identificar se os estudantes ainda possuem o perfil socioeconômico, conforme estudo socioeconômico para acesso as ações realizadas um ano antes da determinação, e se estavam utilizando os recursos financeiros da bolsa conforme os objetivos da ação. Considerando o código de ética do Assistente Social, o artigo correto a ser considerado pela equipe de assistentes sociais para subsidiar a resposta à determinação institucional é:
- a) é um dever do/a Assistente Social abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.
- b) é vedado ao/a assistente social depor como testemunha sobre situação sigilosa do/a usuário/a de que tenha conhecimento no exercício profissional, mesmo quando autorizado.
- c) é um direito do/a Assistente Social ter livre acesso à população usuária.
- d) é um dever do/a Assistente Social ter acesso a informações institucionais que se relacionem aos programas e políticas sociais e sejam necessárias ao pleno exercício das atribuições profissionais.
- e) é um dever do/a Assistente Social devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos/às usuários/as, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses.
- #115960
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Uma das principais atividades dos Assistentes Sociais nas Universidades Federais nos últimos anos, no que diz respeito ao atendimento direto aos acadêmicos, é a realização de estudos socioeconômicos dos acadêmicos para acesso aos programas de assistência estudantil. Sobre o estudo socioeconômico, é correto afirmar que:
- a) difere-se do Estudo Social, pois o estudo ou avaliação socioeconômica enfatiza os aspectos econômicos e a avaliação da autossuficiência da família/indivíduo e o Estudo Social foca no conhecimento de outros aspectos da vida social do indivíduo/família, tendo maior prevalência no âmbito do judiciário.
- b) consiste num conjunto de procedimentos, atos, atividades realizados de forma responsável e consciente, prevalecendo a dimensão operativa.
- c) tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais.
- d) na trajetória do Serviço Social brasileiro, os estudos socioeconômicos tiveram um grande desenvolvimento técnico no período da consolidação da profissão, por meio da apropriação do marco conceitual do Serviço Social americano e, particularmente, do Método do Serviço Social de Comunidade.
- e) constitui-se como uma atribuição privativa do Assistente Social, conforme lei que regulamenta a profissão.
- #115961
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Conforme o que preconiza o Código de Ética do Assistente Social, é um dever do Assistente Social:
- a) o pronunciamento em matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da população.
- b) assumir responsabilidade por atividade para as quais não esteja capacitado/a pessoal e tecnicamente.
- c) democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos/as usuários/as.
- d) integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do/a profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, em relação às decisões, quanto às políticas institucionais.
- e) apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania.
- #115962
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
No cenário que circunscreve o Estado Neoliberal, as políticas sociais são caracterizadas como paternalistas, geradoras de desequilíbrios e de custo excessivo para o Estado, agregando-se a isso uma forte campanha ideológica de que o serviço privado é a melhor alternativa frente ao fracasso dos serviços públicos. Diante disso, o corte de gastos sociais e a degradação dos serviços públicos é uma consequência intencional para as Políticas Sociais e levam a um processo de:
- a) focalização.
- b) privatização induzida.
- c) voluntarismo.
- d) desregulamentação dos direitos sociais.
- e) ajuste fiscal.
- #115963
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Considerando a perspectiva de análise não endógena do Serviço Social, o seu processo de institucionalização como profissão na sociedade capitalista está relacionado a/o:
- a) reconhecimento como profissão legal pelo Ministério do Trabalho, em 1949.
- b) criação do centro de Estudos e Ação Social (CEAS).
- c) surgimento das instituições que constitui o Sistema S.
- d) progressiva intervenção do Estado nos processos de regulação social.
- e) influência teórico-metodológica do Serviço Social americano.
- #115964
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
A opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero é, para o Assistente Social, um/a:
- a) desafio.
- b) dever.
- c) princípio fundamental.
- d) posicionamento pessoal.
- e) utopia.