Simulado UFMS | Arquiteto e Urbanista | CONCURSO
SIMULADO UFMS | ARQUITETO E URBANISTA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFMS para o cargo de Arquiteto e Urbanista.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FAPEC para o concurso UFMS. Estas questões são especificamente para o cargo de Arquiteto e Urbanista, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFMS | Arquiteto e Urbanista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFMS.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #110136
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Assinale a alternativa em que a grafia e uso de homônimos, a pontuação e o emprego de tempos e modos verbais estão corretos:
- a) “Quem vir o filme vai entender por que foi escolhido”, disse David Schurmann, diretor do filme Pequeno segredo, selecionado para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2017.
- b) “Quem vir o filme vai entender porque foi escolhido”, disse David Schurmann, diretor do filme Pequeno segredo. Selecionado para representar o Brasil, na disputa por uma vaga no Oscar 2017.
- c) “Quem ver o filme, vai entender porquê fora escolhido”, disse David Schurmann; diretor do filme, Pequeno segredo, selecionado para representar o Brasil, na disputa por uma vaga, no Oscar 2017.
- d) “Quem ver o filme, vai entender por quê foi escolhido”, disse David Schurmann, diretor do filme Pequeno segredo. Selecionado, para representar o Brasil, na disputa por uma vaga, no Oscar 2017.
- e) Quem vir o filme vai entender porque fora escolhido – disse David Schurmann (diretor do filme Pequeno segredo), selecionado para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2017.
- #110137
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Observando a grafia, o uso de homônimos ou parônimos, a regência, o emprego (presença ou ausência) do “acento” indicativo de crase, a coesão e a concordância, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto a seguir: _______ de se evitar uma invasão desenfreada de palavras estrangeiras em uma língua, é preciso que se _______ critérios, ________ o primeiro deve ser _____: __ adoção de estrangeirismos deve corresponder __ falta, no vocabulário dessa língua, de termos perfeitamente adequados __ expressão de conceitos novos. _______, corre-se o risco de _______ da identidade linguística.
- a) Afim; definam; no qual; esse; a; à; à; Senão; perca.
- b) Afim; defina; cujo; esse; a; à; a; Se não; perca.
- c) A fim; definam; o qual; este; a; à; à; Senão; perca.
- d) A fim; defina; onde; este; à; à; à; Senão; perda.
- e) A fim; definam; dos quais; este; à; a; à; Senão; perda.
- #110138
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Esta questão avalia conhecimentos sobre ortografia e acentuação. Assinale a alternativa que apresenta informações verdadeiras:
- a) As palavras “país” (l. 9) e “polícia” (l. 10) deveriam ter sido grafadas com inicial maiúscula.
- b) Em “aferi-lo” (l. 6), o “i” deveria ter sido graficamente acentuado.
- c) O “i” da palavra “destruído” (l. 16) não deveria receber acento gráfico, pois, de acordo com as normas ortográficas em vigor, não se acentua o “i” que constitui sílaba (sozinho) em palavras paroxítonas.
- d) Nas grafia das palavras “Previdência” (l. 1) e “Estado” (l. 13 e l. 17), foi empregada corretamente a inicial maiúscula, porque ambas se referem a instituições específicas.
- e) A palavra “essenciais” (l. 10) deveria estar graficamente acentuada: “essênciais”.
- #110139
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A alternativa em que a relação de coesão referencial está devidamente indicada é:
- a) “seus” (l. 11) refere-se a “salários” (l. 11).
- b) “seus” (l. 11) retoma “país” (l. 9)
- c) “lhes” (l. 14) refere-se a “policiais” (l. 13).
- d) “lhe” (l. 10) retoma “país” (l. 9).
- e) “lo” (l. 6) retoma FMI (l. 6).
- #110140
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Sobre relações de concordância estabelecidas no texto, só não é correto o que se afirma na alternativa:
- a) “existam” (l. 6) está no plural para concordar com o núcleo do sujeito a que se vincula: “organismos” (l. 6).
- b) Em “são essenciais” (l. 10), usou-se o plural para concordar com “serviços”.
- c) Se, na linha 6, substituirmos o verbo “existir” por “haver”, teremos “hajam”.
- d) Se, na linha 6, substituirmos o verbo “existir” por “haver”, teremos “haja”.
- e) Usou-se o acento em “vêm” (l. 14) para representar a 3ª pessoa do plural e, assim, garantir a concordância do verbo com o sujeito, cujo núcleo é “muitos” (l. 13).
- #110141
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Analisado o uso dos sinais de pontuação no texto, pode-se afirmar que é verdadeira a informação apresentada na alternativa:
- a) Em “Diz o governo que a reforma da Previdência é urgente”, deveria ter sido usada uma vírgula após a conjunção “que”, assim como ocorre em “e que, sem ela,[...]”.
- b) A oração “que despreza o funcionalismo público” .(l. 9) poderia estar entre vírgulas, garantindo-se, assim, seu sentido generalizante.
- c) Pelo valor restritivo que veiculam, as orações “que despreza o funcionalismo público” .(l. 9) e “que lhe são essenciais” (l. 10) não podem ser precedidas de vírgula.
- d) O uso de aspas em “interessante” (l. 15) indica que se trata de uma citação.
- e) O uso do travessão na linha 17 indica mudança de interlocutor.
- #110142
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Assinale a alternativa que indica corretamente o gênero do texto e a função da linguagem nele predominante:
- a) Artigo de opinião – função fática.
- b) Reportagem – função referencial.
- c) Notícia – função referencial.
- d) Artigo de opinião – função referencial.
- e) Editorial – função metalinguística.
- #110143
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Sobre o último período do texto e as orações ou formas que o constituem (l. 16-17), é verdadeira a informação que se apresenta na alternativa:
- a) Embora a primeira oração possa ser interpretada como temporal ou mesmo condicional, inscreve-se, no contexto, entre ela e a segunda, uma relação de causa e efeito (respectivamente), que se estende à terceira oração.
- b) Entre a primeira e a segunda oração, há uma relação de efeito e causa, respectivamente. Entre a segunda e a terceira, a relação é de adição.
- c) No contexto, a primeira oração representa a condição para a ocorrência do processo expresso na segunda, enquanto a última destina-se meramente a expressar a conclusão da autora sobre o tema, sem vínculo com as que a antecedem.
- d) Se desenvolvermos a primeira oração, as formas verbais “sucumbe” e “agradece” não sofrerão alterações de tempo.
- e) A conjunção “e” veicula apenas sentido de adição, pois a oração que introduz, por ser coordenada, é independente das demais.
- #110144
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A classe da palavra está corretamente indicada na alternativa:
- a) “para” (l. 7): preposição.
- b) “mais” (l. 7): advérbio de intensidade
- c) “empobrecimento” (l. 8): adjetivo.
- d) “servidores” (l. 12): substantivo.
- e) “mais” (l. 14): pronome indefinido.
- #110145
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A alternativa que traz a classificação correta da oração reduzida é:
- a) “interessados” (l. 6): subordinada substantiva objetiva direta reduzida de particípio.
- b) “em aferi-lo” (l. 6): subordinada substantiva completiva nominal reduzida de infinitivo.
- c) “em aferi-lo” (l. 6): subordinada substantiva objetiva indireta reduzida de infinitivo.
- d) “servir aos bandidos” (l. 15): subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo.
- e) “servir aos bandidos” (l. 15): subordinada substantiva predicativa reduzida de infinitivo.
- #110146
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Sobre as tipologias textuais, é correto afirmar que predominam no texto sequências:
- a) Descritivas.
- b) Dissertativas.
- c) Dialogais.
- d) Prescritivas.
- e) Narrativas.
- #110147
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Analisadas as relações de regência estabelecidas no texto e o uso de parônimos ou de formas variantes, é correto afirmar que:
- a) Em relação ao sentido, o uso de “aferir” (l. 6) está correto, porém o pronome que acompanha a forma deveria ser “lhe”, pois esse verbo é transitivo indireto.
- b) Em “servir aos bandidos” (l. 15), a autora usou a preposição “a” porque, no sentido em que foi empregado, o verbo “servir” é transitivo indireto e rege essa preposição.
- c) Em “servir aos bandidos” (l. 15), há um problema de regência: como o verbo “servir” é transitivo direto, a construção correta seria “servir os bandidos”.
- d) Em “a criminalidade” (l. 17), deveria ter sido empregado o “acento” indicativo de crase no “a”, pois o verbo agradecer é transitivo indireto.
- e) Na linha 6, a autora deveria ter usado “auferir”, em vez de “aferir”. Também a expressão “em vez de” (l. 14) deveria ser substituída por “ao invés de”.
- #110148
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Esta questão avalia a compreensão do texto, com destaque aos sentidos produzidos pelo emprego de tempos e modos verbais. Assinale a alternativa que apresenta comentário verdadeiro a esse respeito:
- a) Pela leitura global do texto, pode-se inferir o sentido do título: para a autora, não existem quaisquer razões para a reforma da Previdência brasileira. Assim, a resposta à pergunta que constitui o título poderá ser: “Para nada”.
- b) O uso do presente do indicativo em “despreza” e “[não] consegue” (l. 9) produz o mesmo efeito de sentido de “sucumbe” e “agradece” (l. 17): ideia de verdades absolutas e atemporais.
- c) O uso do presente do indicativo em “despreza” e “[não] consegue” (l. 9) produz o mesmo efeito de sentido de “sucumbe” e “agradece” (l. 17): ideia de processos que se repetem invariavelmente.
- d) Tanto em “tem menosprezado” (l. 13) e “vêm mudando” (l. 14) quanto em “está ganhando” (l. 15), o presente do indicativo foi empregado para representar o presente estrito, simultâneo e limitado ao momento em que o texto era produzido.
- e) Enquanto em “tem menosprezado” (l. 13) e “vêm mudando” (l. 14) o sentido é de processos que se iniciaram no passado e se estendem até o presente, o uso do presente do indicativo em “sucumbe” (l. 17) produz efeito de futuro próximo, imediato em relação ao processo expresso na oração reduzida antecedente.
- #110149
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Assinale a alternativa em que NÃO há erro de pontuação:
- a) Um dos requisitos essenciais de um recurso é, além de argumentação consistente, a formalização do pedido, seja de retificação do gabarito, seja de anulação da questão.
- b) Um dos requisitos essenciais de um recurso, é além de argumentação consistente: a formalização do pedido. Seja de retificação do gabarito, seja de anulação da questão.
- c) Em não havendo formalização de pedido a banca pode indeferir o recurso sem discutir mérito mesmo que o candidato esteja certo por considerar inepta a petição. O que no caso de o candidato ter razão pode prejudicá-lo.
- d) Informamos aos candidatos que, a partir da divulgação do gabarito preliminar terão prazo para interpor recursos, sendo que esse prazo, foi definido em edital.
- e) Informamos aos candidatos, que a partir da divulgação do gabarito preliminar terão prazo para interpor recursos. Sendo que, esse prazo, foi definido em edital.
- #110150
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
A alternativa correta quanto à grafia e acentuação das palavras é:
- a) carboidratos; micro-organizações; co-réu; socioproprietário.
- b) carbo-hidratos; micro-empreendedores; corréu; sócio-econômico.
- c) salário família; conta-corrente; bolsaescola; heroismo.
- d) portassacos; sul-matogrossense; caracois; hoteis.
- e) porta-sacos; sul-mato-grossense; caracóis; hotéis.