Simulado UFMG de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO UFMG DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UFMG.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFMG que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UFMG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFMG de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UFMG.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UFMG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO UFMG
Para realizar o simulado UFMG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFMG você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para UFMG é aqui!
- #141281
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Um grupo de estudantes atritou uma régua de plástico contra um pedaço de pano. Com o atrito, a régua passou a atrair papéis picados situados sobre a mesa do laboratório.
Dentre as alternativas a seguir, assinale a explicação CORRETA para esse fenômeno.
- a) Durante o atrito, a régua é eletrizada, tanto se receber elétrons do pano, quanto se perder elétrons para o pano.
- b) Durante o atrito entre a régua e o pano, ocorre a transferência, tanto de elétrons, quanto de prótons, entre os materiais.
- c) Durante o atrito entre a régua e o pano, todos os elétrons de todos os átomos do pano são transferidos para a régua.
- d) Durante o atrito entre a régua e o pano, todos os prótons de todos os átomos da régua são transferidos para o pano.
- #141282
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A figura desta questão apresenta o esquema de uma usina termoelétrica.
Interprete a figura e assinale a afirmativa que apresenta uma análise CORRETA do funcionamento da usina.
- a) A energia cinética do vapor se transforma em energia cinética das pás da turbina do gerador que produz energia elétrica.
- b) A queima de combustíveis aquece o gerador e permite que energia potencial química seja convertida em energia elétrica.
- c) Após passar pelo condensador, o vapor de água força a água dentro da caldeira e obriga esse líquido a circular pela tubulação.
- d) O calor absorvido pela água durante sua passagem pelo condensador permite que vapor de água volte a ser água líquida.
- #141323
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Em uma aula, um professor pediu aos estudantes para explicarem, por escrito, como eles compreendiam o funcionamento da visão humana.
Dentre os textos dos estudantes, reproduzidos a seguir, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE como a ciência entende o processo da visão.
- a) A luz é refletida por espelhos, mas não é refletida por objetos comuns. Sendo ou não refletida, a luz sempre se espalha em um ambiente. Quando um ambiente está cheio de luz, a visão dos objetos torna-se possível. Tudo se passa como se o olho lançasse alguma coisa em direção ao objeto observado.
- b) A luz sai do olho e se dirige até os objetos que podemos enxergar com nosso sentido da visão. Depois de encontrar os objetos, a luz retorna para o olho trazendo com ela uma imagem. Por isso, somos capazes de ver as estrelas à noite, mesmo estando em um ambiente completamente escuro.
- c) Os olhos refletem a luz que recebem de uma fonte luminosa, tais como o Sol, as lâmpadas elétricas, as velas acesas, a luz do luar ou o brilho das estrelas. A luz refletida pelos olhos atinge os objetos situados a nossa volta e é isso que nos permite enxergar esses objetos.
- d) Para a visão ocorrer, a luz do Sol ou de uma fonte luminosa qualquer precisa iluminar os objetos. Objetos iluminados refletem um pouco da luz que recebem em direção aos nossos olhos. Essa luz, então, penetra em nossos olhos e é isso que inicia o processo da visão.
- #141324
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A figura desta questão mostra a superfície da Terra com uma curvatura exageradamente acentuada. Nela, vemos um rapaz que observa o céu, além de duas setas curvas: uma cheia e a outra vazada. Cada seta representa um tipo de movimento imaginado pelo rapaz.Aseta cheia representa a hipótese de que a Terra está em movimento. A seta vazada representa a hipótese de que o Sol se move no céu, desde o início da manhã até o pôr do Sol.
Considerando a figura e os movimentos imaginados pelo rapaz, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) A seta cheia representa como o modelo geocêntrico concebe o movimento diário da Terra. A seta vazada indica como o modelo heliocêntrico concebe o movimento do Sol.
- b) As setas cheia e vazada correspondem a dois raciocínios distintos, feitos a partir de referenciais diferentes, que estão associadas aos modelos heliocêntrico e geocêntrico.
- c) De acordo com o modelo geocêntrico, a Terra encontra-se parada no centro do Universo. Assim, no geocentrismo, o movimento associado à seta vazada é real
- d) No modelo heliocêntrico do Universo, que foi defendido por cientistas como Copérnico e Galileu, o movimento representado pela seta vazada é apenas um movimento aparente.
- #141325
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Em um dia de inverno, Davi andava descalço em sua casa. Ele passou de uma sala com piso de madeira para a cozinha com piso de cerâmica. Nesse momento, ele teve a sensação de que o piso da cozinha estava mais frio que o piso da sala.
A sensação de frio que Davi sentiu ao entrar na cozinha se deve ao fato do piso de cerâmica
- a) aquecer os pés de Davi mais lentamente que a madeira.
- b) armazenar menor quantidade de calor que a madeira.
- c) estar em uma temperatura menor que a madeira.
- d) transmitir, mais rapidamente, o calor dos pés para o chão.
- #141326
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O conjunto de fontes primárias de energia disponíveis para a geração de energia elétrica é denominado matriz elétrica. O gráfico apresenta a matriz elétrica brasileira do ano de 2016.
De acordo com o gráfico, é INCORRETO afirmar que
- a) 5,4% da matriz elétrica está associada aos geradores elétricos que usam energia dos ventos e aos painéis fotovoltaicos.
- b) 11,5 % da matriz elétrica está associada à energia potencial química presente nos combustíveis citados no gráfico de 2016
- c) 15,7% da matriz elétrica de 2016 provém da queima de combustíveis não renováveis para a produção de energia elétrica
- d) 68,1% da matriz elétrica está associada à energia potencial gravitacional da água que é represada em usinas hidrelétricas.
- #141327
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
figura apresenta um esquema dos processos envolvidos no tratamento de água.
Sobre esse processo, é CORRETO afirmar que, na etapa
- a) 1, a água passa por um processo de diminuição significativa de temperatura.
- b) 2, as partículas mais densas vão para o fundo do reservatório.
- c) 3, a água é desinfetada pela adição de substâncias.
- d) 4, as partículas em estado sólido ficam retidas no filtro.
- #141328
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Um experimento foi realizado para observar o que ocorre com a massa de dois materiais antes e depois de uma reação de combustão. Os dados coletados estão apresentados no quadro.
Sobre esse experimento e os resultados observados, é CORRETO afirmar que no
- a) experimento 1, a massa aumenta, pois durante a combustão, a palha de aço fica úmida.
- b) experimento 1, a massa aumenta, pois o gás oxigênio reage com o ferro da palha de aço.
- c) experimento 2, a massa diminui, pois na combustão, o papel se transforma em gás oxigênio.
- d) experimento 2, a massa diminui, pois o oxigênio não reage com constituintes do papel.
- #141329
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Considere a charge a seguir para responder a esta questão.
Ao pesquisar sobre o assunto, Calvin descobre que o gelo flutua na água, porque as partículas do gelo
- a) possuem mais espaços vazios entre elas do que as partículas da água líquida.
- b) possuem mais movimento do que as partículas da água líquida.
- c) são constituídas por partículas de ar e as partículas da água líquida não o são.
- d) são neutras e as partículas da água possuem cargas elétricas.
- #141330
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Produtos feitos com material plástico apresentam um símbolo que indica que são recicláveis, de acordo com o tipo de plástico de que são feitos. Para efetuar a separação dos diferentes tipos de plástico,é possível usar líquidos com diferentes densidades.
O quadro apresenta densidades para água, solução salina e quatro plásticos diferentes.
O comportamento CORRETO de cada um desses plásticos em água e solução salina é
- a) PET: flutuar em água e afundar em solução salina.
- b) PP: afundar em água e afundar em solução salina.
- c) PS: afundar em água e flutuar em solução salina.
- d) PVC: flutuar em água e flutuar em solução salina.
- #141331
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A tabela periódica apresenta informações sobre os elementos químicos. O elemento cujos átomos possuem 15 prótons, 16 nêutrons e 15 elétrons é
- a) enxofre (S).
- b) fósforo (P).
- c) gálio (Ga).
- d) zinco (Zn).
- #141332
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
O quadro apresenta dados de temperatura de fusão e ebulição de quatro substâncias.
Rússia, país sede da Copa do mundo em 2018, apresentou uma temperatura média de 20 o C durante os jogos. Nessa temperatura, é CORRETO afirmar que o
- a) bromo seria líquido.
- b) cloro seria líquido.
- c) iodo seria gasoso.
- d) mercúrio seria sólido.
- #141333
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Analise o trecho da reportagem.
Especialistas avaliam os principais problemas de Belo Horizonte
Atualmente, BH possui mais de 4,5 mil pessoas vivendo nas calçadas, praças, debaixo de viaduto e em lotes vagos. Esse número é 150% maior que o registrado no último Censo de População em Situação de Rua, apresentado há três anos e que contabilizou 1,8 mil pessoas.
Disponível em: https://www.revistaencontro.com.br/canal/revista/2017/12/especialistasavaliam-os-principais-problemas-de-belo-horizonte.html. Acesso em: 22 ago. 2018.
Considerando o local onde moram (debaixo de viadutos, em lotes vagos, calçadas e praças), essas pessoas NÃO irão adquirir o agente causador da
- a) cólera.
- b) esquistossomose.
- c) leptospirose.
- d) tuberculose.
- #141334
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Considere as imagens.
A diminuição de qualidade de vida dos humanos pela falta de alimento NÃO é consequência
- a) da destruição de áreas férteis.
- b) da perda de biodiversidade.
- c) do agravamento de questões políticas.
- d) do aumento da agricultura familiar.
- #141335
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
A imagem contém três garrafas PET que receberam a mesma quantidade de uma cobertura de terra. Na garrafa I, foi plantado alpiste; na garrafa II, foram colocados, acima da camada de terra, galhos e folhas secas e, na garrafa III, manteve-se somente a terra. O recipiente colocado na extremidade de cada garrafa serviu para recolher o conteúdo que saiu do sistema após elas serem molhadas com a mesma quantidade de água.
Esse sistema foi desenvolvido para estudar a
- a) decomposição dos galhos e folhas secas que caem no solo.
- b) erosão em ambientes sem qualquer cobertura vegetal.
- c) fotossíntese nos ambientes com controle de umidade.
- d) respiração vegetal nos ambientes com controle de umidade.