Processando...

Simulado UFMG - Administração Geral | CONCURSO

Simulado UFMG - Administração Geral

OBJETIVOS | Simulado UFMG - Administração Geral

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado UFMG - Administração Geral

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso UFMG.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado UFMG - Administração Geral

Este simulado contém questões da banca UFMG, para nível Médio do cargo de Assistente em Administração. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes UFMG.

*Conteúdo Programático do Simulado UFMG - Administração Geral.

Administração Geral

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Administração Geral.

#44116
Banca
UFMG
Matéria
Administração Geral
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

A forma de dividir as tarefas entre os departamentos de uma organização depende de “critérios de departamentalização”. 

Com relação a esses critérios, é INCORRETO afirmar que

  • a) no critério “territorial”, prevalece a distribuição das funções por área geográfica.
  • b) no critério “por projeto”, considera-se a temporariedade das funções.
  • c) no critério “por cliente”, a responsabilidade é dividida com base nos produtos ou nos serviços.
  • d) no critério “funcional”, as funções organizacionais representam conjuntos de tarefas interdependentes, orientados para um objetivo singular.
#44117
Banca
UFMG
Matéria
Administração Geral
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

O processo administrativo compreende as funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle. 

Considerando-se tais funções, é INCORRETO afirmar que

  • a) a organização é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de planos.
  • b) o planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro.
  • c) o controle informa o sistema sobre seu desempenho em comparação com os objetivos estabelecidos.
  • d) a liderança representa a capacidade de prever os meios de controle da ação e do consumo de recursos, para assegurar a realização dos objetivos.
#44118
Banca
UFMG
Matéria
Administração Geral
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Autoridade formal e liderança nem sempre andam e nem precisam andar juntas. 

Considerando-se essa informação, é INCORRETO afirmar que

  • a) a liderança fundamenta-se na crença dos seguidores a respeito das qualidades do líder e de seu interesse em segui-lo.
  • b) a lei é o instrumento para possibilitar a convivência social.
  • c) os líderes têm o poder representado pela massa que os segue.
  • d) a autoridade formal é limitada ao grupo que acredita no líder ou precisa dele.
#44119
Banca
UFMG
Matéria
Administração Geral
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Com relação aos princípios de administração de alta performance ou de alto desempenho, é INCORRETO afirmar que

  • a) o trabalho em equipe pressupõe que a atividade do gerente deve ser dividida com a equipe eficientemente.
  • b) o desempenho individual depende da motivação e da competência.
  • c) treinar e motivar a equipe são palavras que definem resultados.
  • d) produzir é a palavra que define resultados na organização.
#44120
Banca
UFMG
Matéria
Administração Geral
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Com relação aos princípios da administração clássica, é INCORRETO afirmar que

  • a) a disciplina refere-se ao respeito dos acordos estabelecidos entre a empresa e seus agentes.
  • b) a centralização pressupõe um equilíbrio entre a concentração do poder de decisão na chefia e sua capacidade de enfrentar suas responsabilidades e a iniciativa dos subordinados.
  • c) o princípio da Divisão do Trabalho refere-se à designação de tarefas específicas para cada pessoa, resultando na especialização das funções e na separação dos poderes.
  • d) o princípio do espírito de equipe está relacionado ao tratamento das pessoas com benevolência e justiça, não excluindo a energia e o rigor, quando necessários.
#44121
Banca
UFMG
Matéria
Administração Geral
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

As organizações transformam recursos para fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das pessoas que as criaram. 

Assim sendo, é INCORRETO afirmar que

  • a) quanto mais alto o grau de produtividade ou de economia na utilização dos recursos, mais eficiente é a organização.
  • b) o papel da administração é assegurar a eficiência e eficácia das organizações.
  • c) a eficiência de uma organização está associada ao seu desempenho; e a eficácia à utilização de seus recursos.
  • d) quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é eficaz.
#44122
Banca
UFMG
Matéria
Administração Geral
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Tendo como base os novos modelos organizacionais, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando cada imagem da organização à sua respectiva característica.

COLUNA I
1. Sistema Político
2. Cérebro
3. Máquina
4. Prisão Psíquica
5. Cultura
6. Organismo Vivo 
7. Sistema em Fluxo e Transformação
 
COLUNA II 
( ) Alienação das pessoas. 
( ) Interpretação de situações com base valores similares.
( ) Distribuição uniforme da inteligência e do conhecimento.
( ) Conciliação de interesses conflitantes.
( ) Ênfase no sistema mecanicista.
( ) Intercâmbio dinâmico com o ambiente. 
( ) Semelhança com o modelo orgânico. 

Assinale a sequência numérica CORRETA.

  • a) (4), (3), (5), (1), (6), (7), (2)
  • b) (2), (5), (1), (4), (3), (6), (7)
  • c) (3), (4), (5), (2), (1), (7), (6)
  • d) (4), (5), (2), (1), (3), (7), (6)