Processando...

Simulado UFMG | VESTIBULAR

Simulado UFMG

Simulado UFMG

Se você irá prestar o concurso UFMG não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados UFMG

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado UFMG foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Vestibular
  • Instituição: UFMG
  • Cargo: Vestibulando
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: UFMG
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado UFMG

  1. Todos Simulados UFMG
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados UFMG e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões UFMG

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões do concurso UFMG, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados UFMG

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#226632
Banca
UFMG
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Analise as afirmativas abaixo sobre as dificuldades de implantação de um serviço de referência virtual de acordo com pessoa e Cunha (2007) e assinale (V) para as VEDADEIRAS e (F) para as FALAS.

( ) pouca literatura sobre o seu funcionamento na prática e a sua administração.

( ) pequeno número de pedidos recebidos pelas bibliotecas, denunciando mais um grave problema: a falta de marketing.

( ) Falta de treinamento do pessoal escolhido para atuar no serviço de referência virtual.

( ) Custo demandado pelo serviço de referência virtual.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETO.

  • a) V, V, V, F.
  • b) V, V, F, F.
  • c) V, F, F, F.
  • d) V, V, V, V.
#226633
Banca
UFMG
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Baptista et al.(2007) levantam muitas questões relacionadas ao uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) na comunicação científica. Tais discussões podem ser resumidas nos seguintes aspectos, EXCETO:

  • a) Impactos do uso das tecnologias na própria comunicação científica e nas comunidades científicas.
  • b) Processo de comunicação científica baseado no meio eletrônico, resultado do uso de tecnologias de informação e comunicação para disseminação da pesquisa.
  • c) reações dos pesquisadores aos modelos de negócios para a publicação científica, que Não exploram as potencialidades das tecnologias disponíveis, não permitindo, por conseguinte, os potenciais benefícios delas advindos.
  • d) Diminuição dos aspectos burocráticos da disseminação dos conhecimentos científicos, pelo uso de plataformas mais intuitivas e amigáveis.
#226634
Banca
UFMG
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Cunha, em artigo de 2008, apresenta várias possíveis mudanças pelas quais as bibliotecas estavam passando, apontando para suas perspectivas futuras. Todas as alternativas abaixo referem-se a tais perspectivas, EXCETO:

  • a) Tecnologia limitada para uso por parte do usuário individual.
  • b) Usuários podem desconhecer o que a biblioteca tem a oferecer.
  • c) Usuários apresentam diferentes necessidades e diversos níveis de aprendizado e conhecimento.
  • d) Treinamento maciço de usuários.
#226635
Banca
UFMG
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Para ser plenamente competente no planejamento e na operação de bibliotecas digitais, o profissional da informação, na visão de marcondes et al. (2006) deve ter conhecimento em algumas áreas. assinale, a alternativa em que são indicadas corretamente essas áreas.

  • a) Gestão de documentos, processos de agregação de valor, recursos informacionais, tecnologias da informação e usuários da informação.
  • b) Gestão da informação, processos de agregação de valor, recursos informacionais, tecnologias da informação e usuários da informação.
  • c) Gestão de pessoas, processamento técnico, recursos informacionais, tecnologias da informação e usuários da informação.
  • d) Gestão da informação, processamento técnico, recursos informacionais, sistemas de informação e usuários da informação.
#226636
Banca
UFMG
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Em relação aos termos preservação, conservação e restauração, assinale a única alternativa CORRTA.

  • a) A conservação envolve treinamento de usuários e pessoal administrativo.
  • b) A restauração inclui acondicionamento e armazenamento de materiais de diferentes formatos e natureza físicas.
  • c) A preservação implica em técnicas e práticas relativas à proteção de materiais contra danos, deterioração e decomposição.
  • d) A preservação tem um sentido abrangente, incluindo todas as considerações administrativas baseadas em políticas estabelecidas
#226637
Banca
UFMG
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Quanto às mudanças no processo de comunicação científica, relacionadas ao uso de novas tecnologias, mueller e passos (2000) consideram os seguintes tipos principais de pressões:

  • a) Pressões sociais, exercidas pela sociedade acadêmica; pressões econômicas, exercidas pelas universidades e agências de fomento à pesquisa; pressões políticas, exercidas pelas universidades e pelo governo.
  • b) Pressões sociais, exercidas pelos pares no seio da comunidade científica; pressões econômicas, exercidas pelas editoras tradicionais; pressões políticas, exercidas pelas universidades e pelo governo.
  • c) Pressões sociais, exercidas pelos pares no seio da comunidade científica; pressões econômicas, exercidas pelas universidades e agências de fomento à pesquisa; pressões políticas, exercidas pelos governos e sociedades profissionais.
  • d) Pressões sociais, exercidas pelos pares no seio da comunidade científica; pressões econômicas, exercidas pelas universidades e agências de fomento à pesquisa; pressões políticas, exercidas pelas universidades e pelo governo.
#226638
Banca
UFMG
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Os agentes de deterioração dos materiais bibliográficos podem causar graves danos e perdas, representando, por isso, situações de perigo que devem ser previstas e gerenciadas. Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que apresenta os agentes de deterioração descritos no “plano de gerenciamento de riscos, salvaguarda & emergência” da Biblioteca Nacional.

  • a) Forças físicas, criminosos, fogo, água.
  • b) Bactérias, poluentes, luz e radiação UV e Ir, temperatura incorreta.
  • c) Umidade relativa incorreta, dissociação, agentes biológicos.
  • d) Pragas, agentes químicos, poluentes, forças físicas.
#226639
Banca
UFMG
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

São fontes de informação relevantes para profissionais e pesquisadores, em quaisquer meios que estiverem disponíveis, EXCETO:

  • a) Organizações profissionais, eventos científicos, relatórios técnicos, livros.
  • b) Organizações comerciais, periódicos científicos, obras de referência, pesquisas em andamento.
  • c) Organizações governamentais, patentes, serviços de indexação e resumo, literatura comercial
  • d) Organizações internacionais, normas técnicas, guias de literatura, indices de citação
#226640
Banca
UFMG
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Motta, Carvalho e Fernandes, em 2005, desenvolveram estudo que visava detectar as concepções que norteiam a prática dos bibliotecários do sistema de Bibliotecas da UFmgno campo da preservação de acervos. Dentre as diversas conclusões do trabalho, a mais relevante do ponto de vista do bibliotecário gestor da biblioteca foi

  • a) o alto índice de consulta à bibliografia especializada.
  • b) a criação de duas comissões de acervo na Universidade, respectivamente em 2001 e 2003
  • c) a preocupação sobre a responsabilidade do sistema de Bibliotecas da UFmgem preservar o rico patrimônio documental da universidade.
  • d) a falta de clareza entre o papel do conservador e do administrador de preservação.
#226641
Banca
UFMG
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Tomadas como organizações, as bibliotecas exercem diferentes funções, que se materializam por meio de processos e atividades. relacione as funções da biblioteca com seus processos e atividades.

1. Funções de formação, desenvolvimento e organização de coleções.
2. Funções de dinamização de coleções.
3. Funções gerenciais.

( ) aquisição
( ) armazenagem
( ) avaliação de coleções
( ) circulação
( ) controle
( ) desbastamento e descarte
( ) direção
( ) divulgação
( ) organização
( ) orientação ao usuário
( ) planejamento
( ) planejamento e elaboração de políticas
( ) processamento técnico
( ) referência
( ) reprodução
( ) seleção

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • a) 1,1,1, 2, 3, 1, 3, 2, 3, 2, 3, 1, 1, 2, 2, 1
  • b) 1,1,2, 2, 3, 1, 3, 2, 1, 3, 1, 3, 1, 1, 2, 3.
  • c) 1,2,3, 2, 3, 2, 3, 2, 3, 2, 3, 3, 1, 2, 1, 1
  • d) 1,1,1, 3, 1, 1, 3, 2, 1, 2, 1, 1, 3, 2, 2, 1.