Processando...

Simulado UFMG | CONCURSO

Simulado UFMG

Simulado UFMG

Se você irá prestar o concurso UFMG não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados UFMG

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado UFMG foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: UFMG
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado UFMG

  1. Todos Simulados UFMG
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados UFMG e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões UFMG

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões do concurso UFMG, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados UFMG

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#225901
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A tecnologia da informação tem sido um recurso muito importante para auxiliar as bibliotecas, especialmente as universitárias, na gestão dos dados armazenados em suas bases e que precisam responder as diversas questões demandadas pelos usuários. Julgue as afirmativas abaixo, assinalando (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

I. O sistema integrado de bibliotecas Pergamum oferece acesso simultâneo de usuários às bases de dados, mas a oferta de treinamento para diferentes tipos de usuários está prevista apenas para a metade do primeiro semestre de 2015.

II. A rede Pergamum foi criada com a filosofia de catalogação compartilhada. para isso, a ideia é trabalhar conjuntamente e cada instituição participante disponibiliza seus registros online, em um acervo coletivo na home page da rede, podendo ser copiado/importado por outra instituição para sua base bibliográfica.

III. O Pergamum permite a emissão de diversos relatórios, tais como de entrada e recebimento de documentos por período, de circulação e empréstimo, por período.

IV. A rede Pergamum é formada por todos os clientes do software Pergamum. Tem por objetivo principal promover a cooperação e o intercâmbio de serviços entre as bibliotecas usuárias do sistema e, atualmente, com o módulo Internet, tem disponibilizado a todas as bibliotecas da rede o acesso às informação sobre o acervo.

V. O Pergamum permite o uso de código de barras para fazer a avaliação e o controle do inventário do acervo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • a) F, V, F, V, V
  • b) F, V, V, F, V.
  • c) V, V, F, F, F.
  • d) V, F, V, F, V.
#225902
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Analise as afirmativas abaixo com base na NBr10520, de agosto de 2002, que especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos e assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Notas explicativas são aquelas usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto.

( ) Notas de referência indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado.

( ) a citação indireta é aquela baseada na obra do autor consultado.

( ) Notas de rodapé apresentam indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor.

Assinale a alternativa em que foi indicada a sequência CORRETA.

  • a) V, V, V, V.
  • b) V, V, V, F
  • c) V, V, F, F
  • d) V, F, F, F.
#225903
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Analise os elementos pré-textuais da estrutura de trabalhos acadêmicos:

1. Folha de rosto
2. Errata
3. Folha de aprovação
4. Dedicatória
5. Agradecimentos
6. Epígrafe
7. Resumo na língua vernácula
8. Resumo em língua estrangeira
9. Lista de ilustrações
10. Lista de tabelas
11. Lista de abreviaturas e siglas
12. Lista de símbolos 13.sumário

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de números com os itens opcionais de acordo com a NBR14724 (2011):

  • a) 4, 5, 6, 8, 9, 10, 11, 12
  • b) 3, 4, 5, 8, 9, 10, 11, 12
  • c) 2, 3, 4, 5, 6, 9, 11, 12
  • d) 2, 4, 5, 6, 9, 10, 11, 12.
#225904
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Segundo almeida (2005), “a avaliação do desempenho de uma unidade de informação em geral pressupõe a análise de várias instâncias, que são interdependentes [...]”. segundo a autora, as alternativas apresentadas abaixo são instâncias a serem analisadas, EXCETO:

  • a) Os custos.
  • b) Os serviços e produtos.
  • c) Unidades de informação de mesmo objetivo.
  • d) Os usuários
#225905
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Analise as características da biblioteca universitária, segundo accart (2012), e assinale (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) É geralmente especializada.

( ) O serviço de referência é concebido como uma ajuda secundária ao ensino e à pesquisa.

( ) Não se assemelha a um serviço especializado de documentação.

( ) Os bibliotecários realizam pesquisas “para ou em lugar de” estudantes e docentes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA

  • a) V, F, F, F.
  • b) F, V, F, V.
  • c) F, V, F, F.
  • d) F, F, F, F.
#225906
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Entre as décadas de 1980 e 1990, segundo Campello (2003), “as teorias educacionais exigiam que se redesenhassem novas formas de mediação para o bibliotecário, em um modelo em que o usuário ficaria no centro do processo de aprendizagem”. Nesse sentido, relacione os papéis do bibliotecário e as funções pedagógicas sugeridas por stripling (1996, citado por Campello, 2003):

1. Caregiver.
2. Orientador.
3. Elo.
4. Catalisador.

( ) O bibliotecário conecta os alunos com as ideias concretizadas no universo dos recursos informacionais disponíveis.

( ) O bibliotecário estimula a aprendizagem, levando o aluno a buscar as fontes, estratégias e respostas para suas necessidades.

( ) O bibliotecário colabora no planejamento curricular e facilita a aprendizagem, por estar em uma posição privilegiada e por ter uma visão global do processo de aprendizagem em todas as áreas.

( ) O bibliotecário apoia a aprendizagem individualizada, auxiliando cada aluno em suas necessidades específicas, respeitando seu estilo de aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • a) 3, 4, 2, 1.
  • b) 3, 2, 1, 4.
  • c) 3, 2, 4, 1.
  • d) 3, 1, 2, 4.
#225907
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Assinale a opção VERDADEIRA em relação à etapa decisória “necessidade de informação”, segundo grogan (1995).

  • a) Compete geralmente ao bibliotecário, embora haja quem goste de ter o consulente à mão, pronto para oferecer uma reação imediata àquilo que a busca revela.
  • b) A questão inicial formulada pelo consulente pode, às vezes, exigir maiores esclarecimentos ou ajustes.
  • c) os usuários que desejarem procurar por si mesmos precisam formalizar ainda mais o Enunciado de suas pesquisas, decidindo-se quanto às palavras exatas sob as quais farão suas buscas.
  • d) É possível que seja vaga, imprecisa. provavelmente, porém, ainda não estará nem formada e certamente nem expressa.
#225908
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

De acordo com a NBR6023, de 2002, que estabelece os elementos a serem incluídos em referências, os elementos essenciais da publicação periódica como um todo são, EXCETO:

  • a) Editora
  • b) Data de início.
  • c) Volume
  • d) Local de publicação.
#225909
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

De acordo com Baptista e Cunha (2007), relacione os estudos de usuários de abordagem qualitativa com as afirmativas:

1. Abordagem de Taylor.
2. Modelo de Kuhlthau.
3. Sense making de Brenda Dervin.
4. Usabilidade.

( ) Discute a questão da busca da informação pelo usuário e o processo de transformar dados em informação útil, ao que dá o nome de “informação com valor agregado”.

( ) Pode ser mensurada de acordo com os atributos ergonômicos do produto, em termos de esforço mental e atitudes dos usuários e pela forma como os usuários interagem com o produto e sua aceitação.

( ) Promove uma forma de pensar sobre a diversidade, complexidade e a incompletude, utilizando a metáfora de um ser humano atravessando pelo tempo e espaço, e caminhando com uma instrução parcial, encontrando lacunas, construindo pontes, avaliando achados e se movendo.

( ) Observação do processo da busca da informação que prevê as seguintes etapas: início, seleção, exploração e formulação. assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • a) 1, 4, 3, 2.
  • b) 3, 4, 1, 2.
  • c) 2, 3, 1, 4.
  • d) 4, 3, 1, 2.
#225910
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Segundo Ferreira (1995), os novos estudos de comportamento de usuários destacam-se pelas características abaixo, EXCETO:

  • a) Empregar maior orientação quantitativa.
  • b) Considerar o indivíduo como orientado situacionalmente.
  • c) Focalizar os aspectos cognitivos envolvidos.
  • d) Analisar sistematicamente a individualidade das pessoas.