Processando...

Simulado UFMA | CONCURSO

Simulado UFMA

SIMULADO UFMA

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no UFMA.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFMA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores UFMA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFMA contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no UFMA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no UFMA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFMA
Para realizar o simulado UFMA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFMA você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFMA é aqui!


#210483
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Em Os meios de comunicação não só se alimentam dessa figura, mas não cessam de institui-la como o sujeito da comunicação, os termos grifados poderiam ser substituídos, sem prejuízo do sentido, por:

I. não apenas; e assim

II. não unicamente; assim

III. não somente; como também

IV. não somente; mas também

  • a) I e II estão corretas
  • b) II e IV estão corretas
  • c) III e IV estão corretas
  • d) Somente a III está correta
  • e) Somente a IV está correta
#210484
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

O enunciado que respeita o padrão culto escrito é:

  • a) O “erro” linguístico, do ponto de vista sociológico e antropológico, se baseia numa avaliação negativa que nada têm de linguística: é uma avaliação baseada apenas no valor social atribuído ao falante.
  • b) A leitura, quer do mundo, quer de livros, só se aprende e se vivencia, de forma plena, coletivamente, na experiência com os outros.
  • c) Um texto, para ser coerente, precisa apresentar certa lógica afim de que atinja seu objetivo.
  • d) É a entonação, um recurso estilístico, que permite distinguir uma declaração de uma interrogação; um enunciado que revele surpresa de outro que não passe de simples enumeração.
  • e) A palavra híbrido é de origem grega, onde significa ultraje, afronta, porque para os gregos qualquer miscigenação era violação às leis naturais.
#210485
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Marque a opção em que a crase foi empregada inadequadamente:

  • a) Para você chegar à feira, dobre à esquerda, depois à direita e siga em frente.
  • b) Procon/MA vai as ruas para informar à pais de alunos sobre listas escolares abusivas.
  • c) Minha mãe adorava sapatos com salto à Luís XV.
  • d) Não precisa de todo esse capricho com o cabelo porque à noite todos os gatos são pardos.
  • e) À luz das escrituras, todos somos irmãos.
#210486
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Uma das formas de provimento de cargos público é:

  • a) O aproveitamento
  • b) O acesso
  • c) A readmissão
  • d) A disponibilidade
  • e) Ascenção
#210487
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Os direitos e garantias fundamentais

  • a) Estão taxativamente previstos na Constituição de 1988.
  • b) De caráter prestacional não são exigíveis do Estado.
  • c) Não se aplicam às relações privadas.
  • d) São inalienáveis e indisponíveis.
  • e) Podem sofrer limitações que atinjam seu núcleo essencial.
#210488
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

No que diz respeito às concepções filosóficas e sociológicas da educação, nas décadas de 20 e 30 do século XX o pensamento liberal democrático juntamente com a Escola Nova procedem a defesa da escola pública para todas as camadas da sociedade. Julgue os itens subsecutivo como certo (C) ou errado (E) e assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA.
( ) Para Demerval Saviani, a Escola Nova acabou aprimorando o ensino das elites e também o das classes populares.
(...) A tendência liberal renovada manifestou-se em outras versões como a renovada progressista ou pragmática tendo Jonh Dewey e Anísio Teixeira como seus representantes.
(...) A versão renovada não-diretiva inspirada em Carl Rogers, é um desdobramento da tendência liberal renovada, que enfatiza a igualdade e sentimento de cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.
(...) As versões culturalistas, piagetianas e montessorianas, como desdobramento da tendência liberal renovada, estão relacionadas aos fundamentos da Escola Nova ou Escola Ativa.
(...) A tendência liberal renovada considera o professor e o aluno com sua curiosidade, criatividade e inventividade no centro do processo pedagógico.

  • a) C, E, E, C, C
  • b) E, C, E, E, C
  • c) C, E, C, C, E
  • d) E, C, C, C, E
  • e) C, E, C, C, E.
#210489
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A concepção de que o homem é um ser de natureza social e que, portanto, o desenvolvimento psicológico é parte do desenvolvimento histórico-cultural da espécie e que ocorre no processo da atividade humana é o pressuposto da teoria de:

  • a) (...) Ausubel
  • b) (..) Piaget
  • c) (..) Skinner
  • d) (..) Paulo Freire
  • e) (..) Vygotsky
#210490
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Para Ausubel, a aprendizagem é significativa quando:

  • a) (...) à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio.
  • b) (...) à medida que o novo conteúdo é armazenado isoladamente ou por meio das associações arbitrárias na estrutura cognitiva.
  • c) (...) à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno, mas, não adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio
  • d) (...) à medida que não estabelece relações substanciais entre os conceitos que estão presentes na sua estrutura cognitiva e o novo conteúdo que é preciso aprender.
  • e) (...) à medida que estabelece relações arbitrárias entre os conceitos que estão presentes na sua estrutura cognitiva e o novo conteúdo que é preciso aprender.
#210491
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

De acordo com a LDB de n.º 9.394/1996, no que se refere à organização da educação nacional, julgue os itens a seguir, assinalando a opção CORRETA.

  • a) (...) A educação básica é dívida em subníveis sequenciada em Educação Infantil; Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • b) (...) Dentre as etapas da organização da educação, podemos citar: a educação especial; a educação profissional; a educação de jovens e adultos; a educação indígena e a educação a distância.
  • c) (...) Na organização escolar, conforme a LDB, a educação é vista como um processo, que se dá em várias ambiências, manifestado em níveis, etapas e modalidades, bifurcando em educação básica e educação superior.
  • d) (...) Conforme o artigo 8 da LDB, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão um regime de colaboração dos sistemas de ensino com liberdade restrita.
  • e) (...) Segundo o artigo 9 da LDB, cabe à União elaborar o Plano Nacional de Educação para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
#210492
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Assinale a opção que não corresponde à assertiva sobre Planejamento Participativo

  • a) (...) O Planejamento participativo e o Plano Escolar, no contexto das teorias progressistas da educação, são entendidos como sinônimos e não passam de mera formalidade legal do sistema educacional.
  • b) (...) Todo processo de planejamento participativo tem por propósito transformar uma dada realidade, e se objetiva com a implementação do Plano Escolar, com vista às mudanças políticas, pedagógicas e administrativas na realidade da escola.
  • c) (...) Um dos principais passos à elaboração de um planejamento participativo é considerar a realidade escolar.
  • d) (...) O planejamento participativo como processo de organização do trabalho coletivo da unidade escolar, pode ser caraterizado em três fases: a) da preparação do Plano Escolar; b) do acompanhamento da execução das operações pensadas no Plano Escolar e c) da revisão e avaliação das operações que favoreceram o alcance dos objetivos.
  • e) (...) Um método de elaboração de Plano Escolar Participativo, baseado no Método Altadir de Planificação Popular (MAPP), tem na participação e na resolução de problemas suas principais características.