Simulado UFLA de Portugues | VESTIBULAR
SIMULADO UFLA DE PORTUGUES
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular UFLA.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFLA que foi organizado pela UFLA. Estas questões são de Portugues, contendo os assuntos de Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Conjunções: Relação de causa e consequência, Uso dos conectivos, que foram extraídas dos Vestibular anteriores UFLA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFLA de Portugues contém um total de 9 questões de Vestibular com um tempo estimado de 27 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Portugues, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Conjunções: Relação de causa e consequência, Uso dos conectivos, para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular UFLA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular UFLA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO UFLA
Para realizar o simulado UFLA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFLA você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para UFLA é aqui!
- #121321
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Português
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- UFLA
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Com relação à leitura do conto “Uma doença” da obra “Paraísos artificiais”, de Paulo Henriques Britto, marque a alternativa CORRETA.
- a) O ato da escrita de um relato e de uma descrição, dispondo de dados que, “à primeira vista”, se resumem à cama, mesa-de-cabeceira e paredes nuas, constitui tarefa impossível.
- b) A conclusão de que o movimento da rachadura do teto era determinado pelo estado melhor ou pior do corpo doente é inquestionável para o narrador.
- c) A situação de imobilidade em que se encontra o narrador-personagem concorre para proporcionar uma inter-relação entre ele e os elementos inanimados do ambiente.
- d) O fato de o doente desenhar mapas que representam toda a superfície vista no quarto caracteriza-o como um especialista em geografia.
- #121322
- Banca
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- Português
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- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
A descrição da natureza constitui recurso estético que contribui para integrar as personagens aos ambientes onde vivem.
Em “Sarapalha”, de Guimarães Rosa, essa integração e também a humanização da natureza com Argemiro expressa-se na seguinte alternativa:
- a) “Há um frêmito nos caules rosados da erva-de-sapo. A erva-de-anum crispa as folhas, longas, como folhas de mangueira.”
- b) “O começo do acesso é bom, é gostoso: é a única coisa boa que a vida ainda tem. Pára, para tremer. E para pensar. Também.”
- c) “Outro grande arrepio. Que frio!... E, no entanto, as árvores estão agora sem sombra, e o sol, se caísse, espetaria no estipe verde do coqueiro.”
- d) “Nunca mais? Nunca mais... Ai, meu Deus! Por mim era muito melhor não ter céu nenhum...”
- #121323
- Banca
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- Matéria
- Português
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- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Os textos 3 e 4 representam, respectivamente, dois dos mais significativos estilos de época da literatura brasileira: o Realismo e o Modernismo.
Em ambos os textos, percebe-se a utilização de uma mesma temática, mas com tratamentos distintos, que se expressa na seguinte alternativa:
- a) a transformação das pessoas, cujo desenvolvimento é sempre para melhor.
- b) a mudança de hábitos, costumes aos quais os seres humanos estão submetidos.
- c) as mudanças que ocorrem entre os limites do saber e ignorância, elevando o ser humano a um patamar nunca imaginado.
- d) a transformação que ocorre continuamente no ser humano.
- #121324
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(1,0) 4 -
No trecho “João é teólogo, apocalíptico; Joaquim, filósofo, irreverente.”, a ausência da conjunção e entre as palavras “teólogo/apocalíptico” e entre “filósofo/irreverente” significa que
- a) obrigatoriamente, deve-se usar o etc.
- b) há somente os termos citados, nenhum mais.
- c) existem outros termos além dos enumerados.
- d) há restrições quanto aos termos grifados.
- #121325
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(1,0) 5 -
De acordo com o entendimento do texto, estão corretas as seguintes alternativas, EXCETO:
- a) João e Joaquim, embora vejam o mundo por ângulos diferentes – um rural, o outro, urbano – tentam entender profundamente o ser humano.
- b) expressões e palavras como “cerca do pasto” e “janela do sobrado”, “grandes rios” e “pescar”, “salões” e “matéria-prima” constituem metáforas com as quais o autor descreve as diferenças entre os dois escritores.
- c) a afirmação “fez do sertão uma epopéia.” significa que a obra de Guimarães Rosa relata feitos heróicos e grandiosos.
- d) a seguinte afirmação sobre o cuidado com a forma do texto “Joaquim faz de sua literatura uma caprichosa renda; (...) sua obra parece uma impecável toalha sobre a mesa (...)” constitui característica do estilo literário ao qual pertence o escritor.
- #121326
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(1,0) 6 -
A resposta ao questionamento “O copo com água pela metade: está meio cheio, ou meio vazio?” está expressa na seguinte alternativa:
- a) depende do ponto de vista
- b) existem evidências inquestionáveis
- c) há erro de avaliação
- d) questionar é deixar acontecer
- #121327
- Banca
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(1,0) 7 -
O significado do trecho “Machado tenta sempre mostrar os diversos pontos de vista das questões, fugindo de afirmações absolutas.” (linhas 29 e 30) sintetiza-se na seguinte alternativa:
- a) “A é A e B é B” (linha 25)
- b) “relatividade do conhecimento” (linha 36)
- c) “sabedoria da loucura” (linha 21)
- d) “travessia” (linha 42)
- #121328
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(1,0) 8 -
Considerando o emprego de aspectos de coesão na estruturação do período, no trecho “E quanto mais definia o que era loucura, mais loucos descobria.” (linha 7), os conectores grifados estabelecem, entre os segmentos do período, relações de
- a) Equivalência
- b) proporcionalidade
- c) disjunção
- d) generalização
- #121329
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- UFLA
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- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
A idéia expressa no trecho “Mas a vida vai mostrando que não se pode excluir uma terceira via, aquilo que a filosofia chama de ‘terceiro excluído’” (linhas 28 e 29) tem correspondência com o seguinte fragmento do texto:
- a) “(...) já que a maioria era louca, então os sãos é que eram anomalia; (...)” (linhas 9 e 10)
- b) “Não há quem não tenha se defrontado com os limites da razão e da loucura, (...)” (linha 18)
- c) “E quanto mais definia o que era loucura, mais loucos descobria.” (linha 7)
- d) “Ele deveria deixar os loucos e os sãos viverem suas vidas.” (linhas 12 e 13)