Simulado UFLA | Bibliotecário – Documentarista | CONCURSO
SIMULADO UFLA | BIBLIOTECÁRIO – DOCUMENTARISTA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFLA para o cargo de Bibliotecário – Documentarista.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFLA para o concurso UFLA. Estas questões são especificamente para o cargo de Bibliotecário – Documentarista, contendo Biblioteconomia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFLA | Bibliotecário – Documentarista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFLA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #116149
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
De acordo com Vieira (2014), a web tem sites especializados para a busca de informações, divididos em três categorias, que diferem entre si quanto à indexação e ao armazenamento de seus bancos de dados. São eles: diretórios ou repositórios de assuntos, mecanismos de busca e metamecanismo de busca. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta características do metamecanismo de busca:
- a) Faz atualizações permanentes em seus bancos de dados devido ao dinamismo da internet, destinado a organizar as informações nos mecanismos das páginas da web.
- b) Faz a busca por meio de diversos mecanismos, não possui banco de dados próprio, funciona como um intermediário que busca e repassa os resultados de forma unificada.
- c) É pioneiro em buscas na web, funciona como uma biblioteca de sites organizados e estruturados com categorias e subcategorias em seus mecanismos e bancos de dados.
- d) Faz a indexação por meio de mecanismos automáticos da informação, sem preocupação com classificação ou seletividade, recupera a maior quantidade possível de informações relacionadas.
- #116150
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Segundo Vieira (2014) os metadados são agrupados em esquemas que os organizam, os normalizam e os descrevem, criando padrões que permitem o entendimento de sua finalidade de forma individual. Tais atributos são elementos essenciais no processo de tratamento da informação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a divisão das categorias dos metadados:
- a) Descritivos ou intelectuais, estruturais e administrativos.
- b) Descritivos, informacionais e estruturais.
- c) Descritivos, tecnológicos e gerenciais.
- d) Descritivos ou estruturais, informacionais e administrativos.
- #116151
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Segundo Navarro e Ziviani (2013) é um conjunto de especificações originalmente projetado como um modelo de metadados, o qual provê interoperabilidade entre aplicações, permitindo a descrição de recursos web para facilitar o processamento automático da informação. Assinale a alternativa CORRETA que representa o conceito citado pelos autores.
- a) USMARC
- b) Dublin Core
- c) OAI (Open Archive Information System)
- d) RDF (Resource Description Framework)
- #116152
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Segundo Naves e Kuramoto (2006), a partir da constatação da mudança de paradigma da posse da informação para o acesso à informação, nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, a organização da informação passou a ser amplamente discutida, pois a necessidade e a satisfação do usuário são fundamentais para o trabalho do profissional da informação. Associe a COLUNA II à COLUNA I.
COLUNA I – Termo
1. Folksonomia
2. Hipertexto
3. Tesauro
4. Metadado
5. Ontologia
COLUNA II - Contexto da organização da informação
( ) Dispositivo que consiste na abordagem de estruturação e manipulação de textos caracterizados pela não linearidade textual.
( ) Dispositivo que tem como finalidade a identificação descritiva de cada entidade informacional presente nos documentos, a qual permite que programas de computador tratem ou processem melhor a informação contida no documento eletrônico.
( ) Dispositivo que tem como propósito compreender um domínio e classificar termos.
( ) Dispositivo de navegação social em que são exploradas as próprias preferências do usuário para classificar a relevância dos conteúdos.
( ) Dispositivo que consiste em um esquema de classificação composto de palavras e frases cuja organização objetiva facilitar a expressão de ideias em um texto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- a) 2, 4, 5, 1, 3
- b) 2, 4, 3, 1, 5
- c) 5, 2, 4, 1, 3
- d) 5, 2, 1, 3, 4
- #116153
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
De acordo com Fujita e Gil-Leiva (2014, p. 65) “a indexação de documentos e a recuperação de informações são duas faces da mesma moeda e são os elementos essenciais de um sistema de informação.” No que se refere à indexação, analise as afirmativas abaixo e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O modelo Booleano é considerado o mais eficiente entre os modelos clássicos.
( ) O objetivo maior do sistema de recuperação de informação é recuperar informações que sejam úteis ou relevantes para o usuário. A ênfase está na recuperação de dados e não na recuperação de informação.
( ) Exaustividade é uma propriedade das descrições dos documentos e especificidade é uma propriedade dos termos de indexação.
( ) Nos sistemas de representação e recuperação, um problema recorrente é a identificação de conceitos que refletem a estrutura organizacional de um assunto e o entendimento dos mesmos pelo usuário.
( ) A indexação automática é objetiva, elimina a inconsistência e a subjetividade da indexação manual, possibilitando a recuperação da informação mais eficiente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- a) F, V, V, V, F
- b) V, F, V, F, V
- c) F, F, V, V, V
- d) V, V, V, F, F
- #116154
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Segundo Oliver (2011), no que se refere à Resource Description and Access (RDA), analise as alternativas abaixo e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A RDA pode ser utilizada para a descrição tanto de recursos tradicionais quanto não-tradicionais, analógicos e digitais, dentro e fora da biblioteca.
( ) A RDA não dá margem para que o catalogador tenha discernimento sobre o conteúdo da obra.
( ) A RDA oferece princípios e instruções para registro de dados sobre recursos hoje conhecidos e os que ainda venham a ser desenvolvidos.
( ) Na RDA não há qualquer restrição quanto ao registro de indicações de responsabilidade extensas.
( ) Na RDA a estrutura se baseia e é moldada por um conjunto predefinido de tipos de conteúdo e de suporte.
( ) Na RDA ao registrar o nome da editora, registra-se o nome na forma como é encontrado na fonte principal de informação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- a) V, V, F, V, F, V
- b) V, F, V, V, F, V
- c) F, V, F, V, V, V
- d) V, F, V, V, V, V
- #116155
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Use os campos e suas descrições no formato bibliográfico e de autoridade MARC21 e relacione a COLUNA II a COLUNA I:
COLUNA I - Campos MARC
1. 240
2. 246
3. 300
4. 490
5. 502
6. 590
7. 670
8. 675
9. 697
10. 856
COLUNA II – Descrição
( ) Nota local (R)
( ) Nota de dissertação ou tese (R)
( ) Fonte de pesquisa positiva (R)
( ) Título de série relacionado (R)
( ) Localização e acesso eletrônico (R)
( ) Descrição física (R)
( ) Termo não pesquisado e não controlado (R)
( ) Título uniforme (NR)
( ) Formas variantes do título (R)
( ) Fonte de pesquisa negativa (NR)
Assinale a alternativa que apresenta na Coluna II a sequência CORRETA:
- a) 8, 6, 9, 4, 10, 3, 5, 1, 2, 7
- b) 6, 5, 10, 4, 9, 3, 7, 1, 2, 8
- c) 6, 5, 7, 4, 10, 3, 9, 1, 2, 8
- d) 8, 5, 10, 4, 6, 3, 9, 1, 2, 7
- #116156
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Com base no AACR2 e MARC21, observe os dados do registro bibliográfico da fonte de informação (página de rosto), na figura abaixo. De acordo com os campos e subcampos do MARC/AACR2 que serão utilizados na descrição desse registro assinale a alternativa CORRETA:
- a) Campo 245a, b e c, campo 260b, ordem 1 campo 700a, ordem 2 campo 700a.
- b) Campo 100a, campo 245a, b e c, campo 250a, campo 260a, ordem 1 campo 700a.
- c) Campo 100a, campo 245a, b e c, campo 250a, campo 260b, ordem 1 campo 700a.
- d) Campo 245a, b e c, campo 250a, campo 260b, ordem 1 campo 700a, ordem 2 campo 700a.
- #116157
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Usando a 22ª edição da Classificação Decimal de Dewey (CDD) para classificar obras sobre “Direito eleitoral brasileiro”, assinale a alternativa CORRETA que corresponde à classificação a ser adotada:
- a) 342.0781
- b) 342.8107
- c) 342.98107
- d) 342.098107
- #116158
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
As coleções necessitam do desbastamento para que possam desenvolver-se harmoniosamente, sem ter algumas de suas partes desenvolvidas de forma aleatória, tornando-se estranhas ao conjunto. De acordo com as determinações da Política de Formação e Desenvolvimento do Acervo da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Lavras (aprovada pela Resolução CEPE nº 274, de 2 de agosto de 2016), as alternativas que apresentam as recomendações para o desbastamento e remanejamento do acervo estão corretas, EXCETO:
- a) Fascículos da coleção de periódicos técnico-científicos anteriores aos últimos 5 (cinco) anos e coleção de periódicos encerrada.
- b) Dissertações e teses de outras instituições, incorporadas no acervo há mais de 10 (dez) anos, cujo autor não tenha vínculo institucional.
- c) Obras incorporadas ao acervo por período igual ou superior a 15 (quinze) anos e sem registro de empréstimo nos últimos 5 (cinco) anos.
- d) Coleções não correntes, que não apresentarem demanda e que estiverem disponíveis em mais de 5 (cinco) instituições, no Catálogo Coletivo Nacional (CCN).
- #116159
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
De acordo com a Política de Formação e Desenvolvimento do Acervo da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Lavras (Resolução CEPE Nº 274, de 2 de agosto de 2016) é correto afirmar, EXCETO:
- a) Todo material informacional adquirido pela UFLA será cadastrado na base de dados da Biblioteca Universitária, como patrimônio institucional, independente da forma de aquisição ou recurso
- b) O material informacional destinado aos programas de pós-graduação será adquirido por meio de processos de compras (Pregão), juntamente com as solicitações de aquisição de materiais bibliográficos dos cursos de graduação.
- c) As bibliografias básicas e complementares das disciplinas dos cursos de graduação deverão ser cadastradas e/ou atualizadas pelos docentes, no Sistema Integrado de Gestão (SIG), conforme orientações da PróReitoria de Graduação (PRG).
- d) A assinatura, renovação, cancelamento e/ou inclusão de títulos de periódicos deverão ser formalizados pelo Coordenador do Curso, devidamente fundamentados.
- #116160
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no País, produzindo indicadores e um sistema de informações que subsidiam tanto o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como garante transparência dos dados sobre qualidade da Educação Superior a toda sociedade (INEP, 2017). De acordo com o item 3.6 do instrumento vigente de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância, considerando a nota 5, referente à bibliografia básica, assinale a alternativa CORRETA:
- a) É necessário um relatório de adequação referendado e assinado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), comprovando a compatibilidade, em cada bibliografia básica da Unidade Curricular, entre o número de vagas autorizadas (do próprio curso e de outros que utilizem os títulos) e a quantidade de exemplares por título (ou assinatura de acesso) disponível no acervo.
- b) É necessário que o acervo da bibliografia básica tenha, no mínimo, três títulos por Unidade Curricular, estar disponível na proporção média de um exemplar para menos de cinco vagas anuais pretendidas/autorizadas, de cada uma das Unidades Curriculares, de todos os cursos que efetivamente utilizam o acervo, além de estar informatizado e tombado junto ao patrimônio da IES.
- c) É necessário um relatório de adequação assinado pelo Bibliotecário responsável e referendado pelo Coordenador do Curso, comprovando a compatibilidade, em cada bibliografia básica da Unidade Curricular, entre o número de vagas autorizadas (do próprio curso e de outros que utilizem os títulos) e a quantidade de exemplares por título (ou assinatura de acesso) disponível no acervo.
- d) É necessário que o acervo da bibliografia básica tenha, no máximo, cinco títulos por Unidade Curricular, estar disponível na proporção média de um exemplar para menos de cinco vagas anuais pretendidas/autorizadas, de cada uma das Unidades Curriculares, de todos os cursos que efetivamente utilizam o acervo, além de estar informatizado e tombado junto ao patrimônio da IES.
- #116161
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Segundo Gomes, Nogueira e Abrunhosa (2009) a Radio Frequency Identification ou Sistema de Identificação por Radiofrequência (RFID) é uma tecnologia utilizada para identificar, rastrear e gerenciar os mais variados produtos, entre eles acervos bibliográficos. Diante do exposto, observe as proposições abaixo:
I. A tecnologia RFID tem sido implantada com êxito em acervos bibliográficos de diversas bibliotecas com freqüência que converge para 13,56 MHZ.
II. A tecnologia RFID utiliza um chip onde pode ser gravado, regravado e que possibilita ler à distância todas as informações necessárias ao gerenciamento do acervo.
III. A tecnologia RFID possibilita as funções de segurança, inventário, autoempréstimo, autodevolução e organização de acervo nas estantes.
IV. A tecnologia RFID é limitada para a automação dos processos devido à exigência de contato físico dos leitores e sensores/antenas e leitores do sistema de tecnologia RFID.
V. A tecnologia RFID é indicada para a segurança do acervo, pelo fato das etiquetas serem modernas, no formato filamentar de 150 microns de diâmetro.
Assinale a alternativa CORRETA:
- a) Somente as proposições I, II e III estão corretas.
- b) Somente as proposições I, III e V estão corretas.
- c) Somente as proposições I, IV e V estão corretas.
- d) Somente as proposições II, III e V estão corretas.
- #116162
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
O Sistema Pergamum contempla as principais funções de uma Biblioteca, que funciona de forma integrada, a fim de facilitar a Gestão das Unidades de Informação. Além disso, foi constituída pelas Instituições que adquiriram o Sistema Pergamum, uma Rede compartilhada, que tem por finalidade a cooperação dos serviços técnicos e o compartilhamento de recursos de informação. Diante do exposto, analise as alternativas e assinale a opção CORRETA:
- a) A adesão à Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos (ICAP) é condição para participar da Rede.
- b) As Instituições que não adquiriram o sistema não podem adquirir os produtos ou contratar os serviços prestados pela Rede.
- c) A Pesquisa de Autoridades disponibiliza acesso ao catálogo que contém as formas padronizadas para catalogação e indexação dos materiais.
- d) A Pesquisa Acessibilidade permite o acesso aos documentos destinados aos usuários surdos-mudos catalogados pelas instituições participantes da Rede.
- #116163
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Leia atentamente os trechos das notas informativas abaixo:
“O alagamento provocado pelas fortes chuvas que atingiram Itatiba (SP) entre os dias 10 e 11 deste mês comprometeu 90% do acervo da Biblioteca Municipal Chico Leme. O prédio, que fica anexo ao Mercado Municipal, foi invadido pela água na cidade que foi uma das mais prejudicadas pelo temporal na região de Jundiaí (SP). Cerca de 60 mil livros foram perdidos”.
Notícia veiculada no Portal G1 – Sorocaba e Jundiaí, em 15/03/2016.
“Um incêndio atingiu uma sala no terceiro andar do prédio da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife, no início da tarde desta terça-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve feridos. As chamas destruíram o almoxarifado. Por medida de segurança, o prédio foi evacuado e a energia foi desligada”.
Notícia veiculada no Diário de Pernambuco, em 27/02/2018.
“Cerca de 20 mil livros do acervo da Biblioteca Municipal de Ponta Grossa, na região de Campos Gerais, no Paraná, serão incinerados por estarem contaminados por fungos. Um laudo divulgado no início de 2013 apontou a presença de dois tipos de fungos nas obras, que podem causar infecções”.
Notícia veiculada no Portal G1 – Campos Gerais e Sul, em 04/09/2013.
“A antiga Biblioteca Central da Universidade do Brasil - atual Biblioteca Pedro Calmon, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que abriga raridades do tempo do Império - foi furtada no ano passado, e agora, terminado o levantamento do que sumiu das prateleiras, o que se descobriu é um espanto: o maior furto de livros raros já registrado no País”.
Notícia veiculada no Portal “O Dia”, em 29/04/2017.
Observando o indicado por Spinelli e Pedersoli Júnior (2010), quanto às ações e políticas para conservação e preservação de acervos raros ou especiais em bibliotecas é correto afirmar, EXCETO:
- a) É recomendado que se desliguem, sistematicamente, todos os aparelhos elétricos ao final do expediente, a fim de evitar incêndios, como ocorreu na Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco.
- b) É recomendado que os livros e documentos molhados devam ser secados ou, dependendo da quantidade e da capacidade de secagem disponível, congelados para secagem posterior, para caso como da Biblioteca Municipal Chico Leme.
- c) É recomendado evitar a presença de plantas no interior do edifício e a presença de vegetação externa em contato direto ou próximo ao prédio, como medida preventiva, para se evitar casos como o da Biblioteca Municipal de Ponta Grossa.
- d) É recomendado fazer o registro descritivo e fotográfico, detalhado e atualizado, de todos os itens do acervo raro ou especial, como medida que facilite a recuperação do patrimônio em casos de roubo ou perda, como ocorreu na Biblioteca Central da Universidade do Brasil.