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Simulado UFJF | VESTIBULAR

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Este Simulado UFJF foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Vestibular
  • Instituição: UFJF
  • Cargo: Vestibulando
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: UFJF
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Boa sorte e Bons Estudos,

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#229032
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(1,0) 1 - 

Segundo Quadros e Karnopp (2004) e Brito (1995), a Libras é uma língua natural e como tal possui parâmetros fonológicos que se combinam principalmente com base na simultaneidade. Sobre esses parâmetros, marque a alternativa CORRETA:

  • a) Em Libras, os parâmetros fonológicos se baseiam no som que é produzido a partir de cada Ponto de Articulação.
  • b) A Libras possui parâmetros fonológicos que se baseiam somente na forma em que a mão assume para a realização dos sinais, mais conhecida como Configuração de Mãos.
  • c) A Libras possui apenas três parâmetros fonológicos que são: Configuração de Mãos, Movimento e Orientação da Palma da Mão.
  • d) O Ponto de Articulação corresponde a um dos parâmetros fonológicos e diz respeito ao espaço em frente ao corpo ou uma região do próprio corpo onde os sinais são articulados.
  • e) A Libras possui apenas três parâmetros fonológicos que são: Configuração de Mãos, Movimento e Expressões não Manuais.
#229033
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(1,0) 2 - 

Segundo Gesser (2009), alguns mitos sobre a Libras estão presentes na nossa sociedade. Marque a alternativa CORRETA:

I - A Libras é uma língua artificial, visto que foi construída e estabelecida por um grupo de indivíduos com algum propósito específico.

II – A Libras não é uma língua universal, visto que cada país possui a sua língua de sinais.

III – A Libras é uma língua exclusivamente icônica, visto que é uma língua espaço visual e seus sinais possuem nítida relação da sua forma com seu significado.

  • a) I, II e III são mitos.
  • b) I e II são mitos.
  • c) I e III são mitos.
  • d) II e III são mitos.
  • e) Nenhuma das afirmativas são mitos.
#229034
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(1,0) 3 - 

Segundo Quadros e Karnopp (2004), os estudos sobre a sintaxe da Libras descrevem as possíveis ordens das palavras que são consideradas gramaticais nessa língua. Segundo esses estudos, marque a alternativa CORRETA:

  • a) A Libras, por ser uma língua espaço visual, pode ser sinalizada a partir de qualquer ordem de palavras, considerada qualquer ordem como gramatical.
  • b) A ordem SVO é considerada agramatical em Libras, pois é Português Sinalizado.
  • c) Em Libras só é possível sinalizar de forma gramaticalmente correta as ordens OSV e SOV.
  • d) Em Libras só é possível sinalizar de forma gramaticalmente correta as ordens SOV e SVO.
  • e) A ordem SVO é considerada a ordem básica em Libras, assim como em várias outras línguas naturais.
#229035
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(1,0) 4 - 

O empréstimo linguístico acontece naturalmente entre línguas de contato. Segundo Brito (1995), marque a alternativa INCORRETA sobre empréstimo linguístico em Libras:

  • a) O empréstimo de inicialização é o nome comumente dado ao empréstimo que recorre à utilização de uma Configuração de Mão que corresponde, no alfabeto manual, à primeira letra da palavra equivalente em português.
  • b) O empréstimo lexical é feito através da datilologia ou soletração digital, em que o alfabeto é utilizado para traduzir nomes próprios ou palavras para as quais não se encontram equivalentes prontos em Libras.
  • c) Em línguas orais existe o empréstimo de itens lexicais de outras línguas orais, em que palavras de uma língua são incorporadas ao léxico de outra língua. Entre línguas de sinais esse fenômeno não acontece.
  • d) A Libras é considerada uma língua natural e, portanto, percebe-se evidências de alguns fenômenos de empréstimos linguísticos, como empréstimo de inicialização, empréstimo lexical, empréstimo de itens lexicais de outras línguas de sinais, empréstimo de domínio semântico e empréstimo de ordem fonética.
  • e) O empréstimo de ordem fonética acontece pela tentativa de representação visual do som que constitui a palavra em português, tal como é percebida pelo surdo.
#229036
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(1,0) 5 - 

Quanto à competência do Tradutor e Intérprete de Libras-Português, de acordo com a Lei 12.319/10, assinale a alternativa INCORRETA:

  • a) Possuir proficiência em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa.
  • b) Realizar interpretação de maneira simultânea.
  • c) Realizar interpretação das 2 (duas) línguas, Libras e Língua Portuguesa.
  • d) Realizar interpretação de maneira consecutiva.
  • e) Possuir fluência da Libras no contato com a Comunidade Surda.
#229037
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(1,0) 6 - 

Analise os itens abaixo e indique (V) para os itens verdadeiros e (F) para os itens falsos, assinalando a alternativa correta.

Conforme Seleskovitch (1980, apud Pagura, 2003), “O estudo da tradução exige que se levem em consideração não apenas a competência linguística do indivíduo que compreende e fala, mas também (...)

I – suas estratégias pedagógicas no ato interpretativo ( )

II – não discernir os demais elementos cognitivos não-linguísticos ( )

III – sua bagagem cognitiva ( )

IV – sua experiência nos mais diversos contextos de atuação ( )

V– suas capacidades lógicas ( )

  • a) V - V - F - V - F
  • b) F - F - V - V - V
  • c) F - F - V - F - V
  • d) V - F - V - F – F
  • e) V - V - V - F - F
#229038
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(1,0) 7 - 

Assinale a alternativa correta que corresponde às subcompetências e a um dado componente que auxiliam na aquisição da competência tradutória (ALBIR, 2005):

  • a) subcompetência bilíngue, subcompetência linguística, subcompetência de conhecimentos sobre interpretação, subcompetência manual e subcompetência estratégica, além dos componentes psicofisiológicos.
  • b) subcompetência bilíngue, subcompetência linguística, subcompetência de conhecimentos sobre a cultura, subcompetência instrumental e subcompetência metodológica, além dos componentes contextuais.
  • c) subcompetência bilíngue, subcompetência extralinguística, subcompetência de conhecimentos sobre tradução, subcompetência instrumental e subcompetência metodológica, além dos componentes contextuais.
  • d) subcompetência bilíngue, subcompetência extralinguística, subcompetência de conhecimentos sobre tradução, subcompetência instrumental e subcompetência estratégica, além dos componentes psicofisiológicos.
  • e) subcompetência bicultural, subcompetência extralinguística, subcompetência de conhecimentos sobre interpretação, subcompetência manual e subcompetência estratégica, além dos componentes psicofisiológicos.
#229039
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(1,0) 8 - 

Em relação às competências de um profissional tradutor-intérprete, segundo Roberts (1992, apud Quadros, 2004), correlacione a coluna A com a coluna B e marque a alternativa correta.

1 – Competência Técnica;

2 – Competência na Área;

3 – Competência de Transferência;

4 – Competência Bicultural;

5 – Competência Metodológica;

6 – Competência Linguística;

( ) habilidade em usar diferentes modos de interpretação (simultâneo, consecutivo, etc), habilidade para escolher o modo apropriado diante das circunstâncias, habilidade para retransmitir a interpretação, quando necessário, habilidade para encontrar o item lexical e a terminologia adequada avaliando e usando-os com bom senso, habilidade para recordar itens lexicais e terminologias para uso no futuro

( ) habilidade em manipular com as línguas envolvidas no processo de interpretação (habilidades em entender o objetivo da linguagem usada em todas as suas nuanças e habilidade em expressar corretamente, fluentemente e claramente a mesma informação na língua alvo), os intérpretes precisam ter um excelente conhecimento de ambas as línguas envolvidas na interpretação (ter habilidade para distinguir as ideias principais das ideias secundárias e determinar os elos que determinam a coesão do discurso).

( ) habilidade para posicionar-se apropriadamente para interpretar, habilidade para usar microfone e habilidade para interpretar usando fones, quando necessário.

( ) não é qualquer um que conhece duas línguas que tem capacidade para transferir a linguagem de uma língua para a outra; essa competência envolve habilidade para compreender a articulação do significado no discurso da língua fonte, habilidade para interpretar o significado da língua fonte para a língua alvo (sem distorções, adições ou omissões), habilidade para transferir uma mensagem na língua fonte para língua alvo sem influência da língua fonte e habilidade para transferir da língua fonte para língua alvo de forma apropriada do ponto de vista do estilo.

( ) profundo conhecimento das culturas que subjazem as línguas envolvidas no processo de interpretação (conhecimento das crenças, valores, experiências e comportamentos dos utentes da língua fonte e da língua alvo e apreciação das diferenças entre a cultura da língua fonte e a cultura da língua alvo).

( ) conhecimento requerido para compreender o conteúdo de uma mensagem que está sendo interpretada.

  • a) 1 – 5 – 3 – 2 – 4 – 6
  • b) 5 – 6 – 1 – 3 – 4 – 2
  • c) 5 – 6 – 2 – 3 – 1 – 4
  • d) 6 – 5 – 1 – 3 – 1 – 4
  • e) 5 – 6 – 3 – 2 – 4 – 1
#229040
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(1,0) 9 - 

Em Seleskovitch (1978:9) apud Pagura (2003), são apresentados os três estágios que formam o arcabouço básico da Teoria Interpretativa da Tradução:

I – Percepção auditiva de um enunciado linguístico que é portador de significado. Apreensão da língua e compreensão da mensagem por meio de um processo de análise e exegese;

II – Abandono imediato e intencional das palavras e retenção da representação mental da mensagem (conceitos, ideias, etc;);

III – Produção de um novo enunciado na língua-alvo, que deve atender a dois requisitos: deve expressar a mensagem original completa e deve ser voltado para o destinatário.

  • a) Somente a I é falsa.
  • b) I e II são verdadeiras.
  • c) I, II e III são verdadeiras.
  • d) I, II e III são falsas.
  • e) I e III são falsas.
#229041
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(1,0) 10 - 

Sobre as semelhanças e diferenças entre a interpretação e a tradução (PAGURA, 2003) marque a alternativa INCORRETA.

  • a) O propósito principal tanto da tradução quanto da interpretação é fazer com que uma mensagem expressa em determinado idioma seja transposta para outro, a fim de ser compreendida por uma comunidade que não fale o idioma em que essa mensagem foi originalmente concebida.
  • b) Pode-se dizer que o tradutor e o intérprete são profissionais que permitem que uma mensagem cruze a chamada “barreira linguística” entre duas comunidades.
  • c) Tanto na tradução quanto na interpretação não é preciso dominar os dois idiomas envolvidos no processo, embora ao tradutor não é preciso dominar a forma escrita e ao intérprete, a sua forma oral.
  • d) Tanto a tradução quanto a interpretação devem ser realizadas por profissionais capazes de compreender e expressar ideias relacionadas às mais diferentes áreas do conhecimento.
  • e) A tradução e a interpretação são normalmente realizadas por pessoas com características um tanto diferentes. Na tradução, o trabalho tem característica bastante individual, isolado. [...] Na interpretação, por outro lado, é eminentemente um trabalho em equipe, quer seja em dupla ou em várias duplas.