Simulado UFGD de Geografia | VESTIBULAR
SIMULADO UFGD DE GEOGRAFIA
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular UFGD.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFGD que foi organizado pela UFGD. Estas questões são de Geografia, contendo os assuntos de Diversos que foram extraídas dos Vestibular anteriores UFGD, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFGD de Geografia contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Geografia, Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular UFGD.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular UFGD. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO UFGD
Para realizar o simulado UFGD você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFGD você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para UFGD é aqui!
- #121280
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
“A terra atrai exaustivamente o homem, arrebatando-o na própria correnteza dos rios que, do Iguaçu ao Tietê, traçando originalíssima rede hidrográfica, correm da costa para os sertões, como se nascessem nos mares e canalizassem as suas energias eternas para os recessos das matas opulentas”. (CUNHA, Euclides da. Os Sertões. São Paulo: Martin Claret, 2003. p. .22).
Considerando o texto de Euclides da Cunha, em sua obra “Os Sertões” (2003), em qual bacia hidrográfica os rios citados estão inseridos?
- a) Bacia hidrográfica do Atlântico Sudeste.
- b) Bacia hidrográfica do Atlântico Leste.
- c) Bacia hidrográfica do Atlântico Sul.
- d) Bacia hidrográfica do Paraná.
- e) Bacia hidrográfica do Parnaíba.
- #121281
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
AB’SÁBER, Aziz. Os domínios da natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. Adaptado.
A Figura anterior representa a classificação dos diferentes Domínios Morfoclimáticos Brasileiros, segundo o geógrafo Aziz Ab’Sáber. Assinale a alternativa que corresponde aos respectivos Domínios Morfoclimáticos apontados na figura.
- a) I – Áreas de Transição; II – Domínio dos Mares de Morros; III – Domínio das Pradarias Subtropicais com Araucária.
- b) I – Domínio dos Cerrados; II – Domínio dos Mares de Morro; III – Domínio das Pradarias Mistas.
- c) I – Domínio do Pantanal; II – Planalto Ocidental com Araucárias; III – Domínio dos Pampas Gaúchos.
- d) I – Domínio dos Cerrados; II – Domínio dos Planaltos das Araucárias; III – Domínio das Pradarias Mistas do Rio Grande do Sul.
- e) I – Domínio dos Cerrados; II – Domínio das Coxilhas; III – Domínio das Pradarias Mistas do Rio Grande do Sul.
- #121282
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
“Diferentes projeções cartográficas foram desenvolvidas para permitir a representação da esfericidade terrestre num plano (mapas e cartas), cada uma priorizando determinado aspecto da representação (dimensão, forma, etc.)”. Fonte: Disponível em http://biblioteca.ibge.gov.br/... em 14/out;2016.
Na imagem a seguir é possível visualizar um mapa-mundi segundo a projeção de Mercator. Sobre a Projeção de Mercator, argumenta-se que se trata de uma:
- a) Projeção policônica: a intersecção dos meridianos e paralelos em ângulos retos mantém a forma das massas continentais em altas latitudes, porém, com grande deformação dos ângulos das áreas centrais.
- b) Projeção cartográfica equivalente: há plena manutenção das formas, dos ângulos e das distâncias entre as massas continentais.
- c) Projeção cartográfica conforme: não há deformação dos ângulos, porém, apresenta grande distorção das áreas em altas latitudes e poucas em baixas latitudes.
- d) Projeção equivalente: registra deformidade nos ângulos e manutenção das formas das massas continentais.
- e) Projeção azimutal: entrecruzamento dos meridianos e paralelos formando ângulos retos, o que permite a melhor visualização das áreas mais distantes do equador.
- #121283
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
“Ser negro no Brasil é, pois, com frequência, ser objeto de um olhar enviesado. A chamada boa sociedade parece considerar que há um lugar predeterminado, lá em baixo, para os negros e assim tranquilamente se comporta. Logo, tanto é incômodo haver permanecido na base da pirâmide social quanto haver "subido na vida". Pode-se dizer, como fazem os que se deliciam com jogos de palavras, que aqui não há racismo (à moda sul-africana ou americana) ou preconceito ou discriminação, mas não se pode esconder que há diferenças sociais e econômicas estruturais e seculares, para as quais não se buscam remédios. A naturalidade com que os responsáveis encaram tais situações é indecente, mas raramente é adjetivada dessa maneira. Trata-se, na realidade, de uma forma do apartheid à brasileira, contra a qual é urgente reagir se realmente desejamos integrar a sociedade brasileira de modo que, num futuro próximo, ser negro no Brasil seja, também, ser plenamente brasileiro no Brasil” (Milton Santos, Ser negro no Brasil hoje). Fonte: Folha Uol. + brasil 501 d.c. Ética enviesada da sociedade branca desvia e enfrentamento do problema negro, 2000. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs0705200007.htm>. Acesso em: 05/ out/2016.
Revista Veja. IBGE mostra a persistência de dois ‘Brasis’. Nov. 2011. Disponível em:<http://veja.abril.com.br/brasil/ibge-mostra-a-persistencia-de-dois-brasis/>. Acesso em: 03/out/ 2016.
Considera-se no gráfico acima, não apenas a graduação de cores da escala de cinza, mas a posição dos dados na sequência da legenda. Considerando o fragmento de texto do autor Milton Santos e os gráficos apresentados sobre a população negra no Brasil, argumenta-se:
- a) No Brasil existe uma falsa democracia racial mascarada de um país sem discriminação e preconceito étnico racial. Considera-se que as diferenças sociais e econômicas estruturais da sociedade brasileira não estão dissociadas do contexto histórico da escravização de negros no início da colonização do Brasil, no século XV.
- b) As populações negra e não negra têm as mesmas oportunidades sociais e econômicas, o que desmistifica a existência de preconceito e discriminação na sociedade brasileira.
- c) No Brasil existe uma falsa democracia racial mascarada de um país sem discriminação e preconceito étnico racial. Considera-se que as diferenças sociais e econômicas estruturais da sociedade brasileira não estão dissociadas do contexto histórico da escravização dos negros que, após sua abolição, no século XIX, impediu sua integração com iguais oportunidades àquelas que foram oferecidas a população branca.
- d) O Brasil é um país sem discriminação e preconceito étnico-racial. Considera-se que as diferenças sociais e econômicas estruturais da sociedade brasileira não estão dissociadas do contexto histórico da forçosa escravidão dos negros que, após sua abolição, não impediu sua integração com iguais oportunidades àquelas que foram oferecidas a população branca.
- e) A população negra e parda não tem as mesmas oportunidades sociais e econômicas dos brancos, o que desmistifica a existência de preconceito e discriminação na sociedade brasileira.
- #121284
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
“Povos e povos indígenas desapareceram da face da terra como consequência do que hoje se chama, num eufemismo envergonhado, “o encontro” de sociedade do Antigo e do Novo Mundo. Esse morticínio nunca visto foi fruto de um processo complexo cujos agentes for am homens e microrganismos mas cujos motores últimos poderiam ser reduzidos a dois: ganância e ambição, formas culturais de expansão do que se convencionou chamar o capitalismo mercantil. Motivos mesquinhos e não uma deliberada política de extermínio conseguiram esse resultado espantoso de reduzir uma população que estava na casa dos milhões em 1500 aos parcos 200 mil índios que hoje habitam o Brasil. [...]. Durante quase cinco séculos, os índios foram pensados como seres efêmeros, em transição: transição para a cristandade, a civilização, a assimilação, o desaparecimento. Hoje se sabe que as sociedades indígenas são parte de nosso futuro e não só de nosso passado. [...]”. (CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 12-22)
Tabela I - População residente, segundo a situação do domicílio e condição de indígena – Brasil 1991/2010
1991 2000 2010 Total(1) 146.815.790 169.872.856 190.755.799 Não indígena 145.986.780 167.932.053 189.931.228 Indígena 294.131 734.127 817.963 Fonte: Censo 2010 | IBGE.
Tabela II - Proporção da população não branca em relação à população total por região do Brasil em 2010
Fonte: Censo 2010 | IBGE. *não branca (preta, parda, amarela e indígena). Organizadora das Tabelas: Marta Maria Azevedo. O censo e os povos indígenas. Disponível em: https://pib.socioambiental.org... base no fragmento de texto da autora Manuela Carneiro da Cunha, do livro “História dos Índios no Brasil” (1992), e nas tabelas I e II, considera -se:
- a) Os resultados do Censo demográfico brasileiro IBGE (2010) apontam uma nova dinâmica entre a população branca e a população não branca. O Censo registrou que a população não branca é maior que a população branca, correspondendo a 52,27% da população total. Ainda, vislumbra-se o aumento significativo da população indígena, que contradiz as teses homogeneizantes da aculturação e tem demonstrado a resiliência dos povos indígenas.
- b) A população branca ainda é maioria na região sul; quase metade da população não se declarou branca na região sudeste; há um aumento significativo nas regiões norte e nordeste, com mais de 70% da população tendo se declarado não branca. Por outro lado, a população indígena diminuiu significativamente sua população nas últimas décadas decorrente das relações de contato Inter étnico que ocorreram na década de 1970.
- c) Os resultados do censo demográfico brasileiro IBGE (2010) apontam uma proporção significativa entre a população branca e a população não branca. Pela primeira vez na história do Brasil o censo registra que a população não branca é maior que a população branca, corresponde a 52,27% da população total. Ainda, vislumbra-se o aumento significativo da população não indígena, o que afirma as formas homogeneizantes da aculturação e o extermínio etnocida dos povos indígenas.
- d) A população branca ainda é maioria na região sul; quase metade da população não se declarou branca na região sudeste; houve aumento significativo da população que se declarou não branca nas regiões norte e nordeste, mais de 70%. Por outro lado, a população indígena cresceu significativamente sua população, alcançando em termos proporcionais a população não indígena.
- e) Os resultados do Censo demográfico brasileiro IBGE (2010) apontam uma nova dinâmica entre a população branca e a população não branca. O Censo registrou que a população branca é maior que a população não branca, corresponde a 52,27% da população total. Ainda, vislumbra-se o aumento significativo da população indígena, que contradiz as teses homogeneizantes da aculturação e tem demonstrado a resiliência dos povos indígenas.
- #121285
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Analise as figuras apresentadas a seguir.
Sobre as figuras I e II, assinale a alternativa correta.
- a) A figura (I) indica insolação solar no verão no hemisfério sul e a figura (II), insolação solar no verão no hemisfério norte. Em ambos os casos, o ângulo de inclinação solar tem relação com o movimento de translação da Terra, condição que influencia os climas de diversas regiões do planeta.
- b) A figura (I) indica insolação solar no verão no hemisfério sul e a figura (II), insolação solar no inverno no hemisfério norte. Em ambos os casos, o ângulo de inclinação solar tem relação com o movimento de rotação da Terra, condição que influencia os climas de diversas regiões do planeta.
- c) A figura (I) indica insolação solar no verão no hemisfério sul e a figura (II), insolação solar no inverno no mesmo hemisfério. Em ambos os casos, o ângulo de inclinação solar tem relação com o movimento de translação da Terra, condição que influencia os climas de diversas regiões do planeta.
- d) A figura (I) indica insolação solar no inverno no hemisfério norte e a figura (II), insolação solar no verão no mesmo hemisfério. Em ambos os casos, o ângulo de inclinação solar tem relação com o movimento de translação da Terra, condição que influencia os climas de diversas regiões do planeta.
- e) A figura (I) indica insolação solar no verão no hemisfério norte e a figura (II), insolação solar no inverno no mesmo hemisfério. Em ambos os casos, o ângulo de inclinação solar tem relação com o movimento de translação da Terra. Os climas do planeta não são determinados pelo ângulo de inclinação solar.
- #121286
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Analise o texto de Manoel de Barros e os mapas a seguir.
[...] As coisas que não têm dimensões são muito importantes.
Assim, o pássaro tu-you-you é mais importante por seus prenomes do que por seu tamanho de crescer.
É no ínfimo que eu vejo a exuberância.
Trecho do Livro sobre Nada, de Manoel de Barros
O texto se refere às características presentes na(s) paisagem(ns)
- a) das figuras (II) e (IV), respectivamente os biomas Pantanal e Caatinga.
- b) das figuras (I) e (III), respectivamente os biomas Mata Atlântica e Cerrado.
- c) da figura (III), que corresponde ao bioma Cerrado.
- d) da figura (II), que corresponde ao bioma Pantanal.
- e) da figura (II), o bioma Cerrado.
- #121287
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
O furacão Irma, que se dirigia neste sábado (9) para a Flórida, onde se ordenou a evacuação de 6,3 milhões de pessoas, tocou a terra em Cuba horas antes, após deixar ao menos 25 mortos no Caribe.
O devastador furacão, que na sexta-feira (8) ocupava a categoria 5 (máxima), perdeu força e passou à categoria 3 na tarde deste sábado, após passar por Cuba.
Ao menos 25 pessoas morreram com a passagem de Irma: 12 na ilha franco-holandesa de San Martín, 6 nos territórios britânicos de Ultramar, 4 nas Ilhas Virgens americanas, 2 em Porto Rico e 1 em Barbuda.
Disponível em:<http://correio.rac.com.br/_con... nacional_ mundo/491599-confira-atrajetoria-do-furacao-irma.html> Acesso em: 21 set. 2017. (Fragmento).
O furacão Irma deixou um rastro de destruição por onde passou. Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta o(s) continente(s) atingido(s) por esse furacão.
- a) Europa e Ásia.
- b) América e Europa.
- c) América e Ásia.
- d) América.
- e) Ásia.
- #121288
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Leia o seguinte excerto sobre os movimentos sociais de ocupação de terras em Mato Grosso do Sul.
Indubitavelmente, há mais atuação dos movimentos camponeses e dos movimentos indígenas porque este território está em disputa, logo há uma centralização territorial dos conflitos por meio das duas formas de luta: ocupação e manifestação. No Leste do Estado, principalmente na microrregião de Três Lagoas, a incipiência das ações dos movimentos sociais e sindicais, principalmente do MST, contribui para o avanço do agronegócio ligado ao setor de papel e celulose, expulsando os trabalhadores do campo, principalmente das antigas fazendas de criação de gado e dos camponeses assentados, via cercamento dos assentamentos de reforma agrária.
Disponível em:<http://www2.fct.unesp.br/nera/ projetos/dataluta_ ms_2013.pdf> Acesso em: 23 set.2017. (Fragmento)
Para ilustrar esses movimentos, pesquisadores do tema elaboraram o seguinte mapa.
Com base nas informações sobre os movimentos de ocupação de terra no estado de Mato Grosso do Sul, assinale a alternativa correta.
- a) Em todas as regiões do estado de Mato Grosso do Sul, foram registrados movimentos de ocupações de terra no ano de 2013.
- b) A região sul do estado de Mato Grosso do Sul apresenta a maior concentração de movimentos de ocupação de terras.
- c) As regiões norte e leste do estado de Mato Grosso do Sul destacam-se pela maior incidência de movimentos de ocupação de terras.
- d) As regiões norte e oeste do estado de Mato Grosso do Sul destacam-se pela maior incidência de movimentos de ocupação de terras.
- e) O avanço do agronegócio e da indústria da celulose, na região central do estado de Mato Grosso do Sul, contribuíram para o baixo índice de ocupações de terra nessa região.
- #121289
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A Reserva Nacional do Cobre e Associados (RENCA) é uma área de 46.450 km² criada em 1984, incrustada em uma região entre os estados do Pará e do Amapá, e bloqueada aos investidores privados. A região tem potencial, segundo o governo, para exploração de ouro e outros minerais, entre os quais ferro, manganês e tântalo. Neste ano, a Renca foi extinta por meio de decreto em 23 de agosto. A repercussão negativa foi imediata. Organizações não governamentais e ambientalistas acusaram o governo de ceder a interesses comerciais e prejudicar o meio ambiente. Cinco dias após publicar a extinção da Renca, o governo anunciou a edição de outro decreto, que mantinha a extinção da reserva, mas tornava as regras para exploração mineral mais claras, segundo os ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente. Mas as críticas continuaram, o que levou o governo a revogar o decreto da extinção. Com a revogação, volta a valer o decreto de 1984, que criou a reserva e proibiu a exploração privada de minérios na área.
Com base nas informações sobre a Renca, assinale a alternativa que apresenta a(s) região(ões) brasileira(s) que compõe(m) essa Reserva Nacional.
- a) Norte e Nordeste.
- b) Nordeste.
- c) Norte e Centro-Oeste.
- d) Nordeste e Centro-Oeste.
- e) Norte.
- #121290
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Leia o texto a seguir.
Quase 85 mil pessoas chegaram à Itália, que afirmou na semana passada estar sobrecarregada, e pediu ajuda de outros países europeus.
Mais de 100 mil migrantes e refugiados chegaram desde janeiro à Europa depois de atravessar o Mar Mediterrâneo, e 2.247 morreram ou são considerados desaparecidos depois que tentaram a travessia [...].
Quase 85 mil chegaram às costas italianas, 9.300 na Grécia e 6.300 desembarcaram na Espanha. No total, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) calcula em 101.210 o número de chegadas [...].
No mesmo período de 2016 - entre 1 de janeiro e 3 de julho - o número de chegadas à Europa foi duas vezes superior (231.503). A diferença este ano é que quase 85% dos migrantes desembarcaram na Itália, enquanto em 2016 a maioria chegou à Grécia. Na semana passada, a Itália ameaçou nesta impedir a entrada em seus portos de navios com bandeira estrangeira que transportam migrantes resgatados no Mediterrâneo.
O tema "não pode ser visto como um problema somente para a Itália, e sim como uma questão de toda a Europa", disse o diretor geral da OIM. A Guarda Costeira italiana, que coordena as operações de resgate no Mediterrâneo, explicou que inúmeros barcos estrangeiros, vários deles fretados por organizações não governamentais, participam destas operações.
Os migrantes são transportados a portos italianos, de onde costumam ser divididos nos vários centros de acolhida da península, que estão saturados. Dos 3.000 migrantes que morreram em todo o planeta desde o início do ano, mais de 2.200 perderam a vida quando tentavam chegar à Europa.
Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-de-100-mil-migrantes-erefugia.ghtml> Acesso em: 15 set. 2017. (Adaptado)
No que se refere à questão da migração, assinale a alternativa correta.
- a) Esses emigrantes ao chegarem à Europa buscam por empregos. Esses movimentos migratórios procuram apenas moradia em lugares mais quentes que os seus países de origem.
- b) Esses movimentos migratórios estão fundamentados na busca por melhores condições de vida, além da fuga de guerras, fome e miséria.
- c) Esse deslocamento da população ocorre apenas em função de diferenças no nível de desenvolvimento regional.
- d) Esse movimento se trata da migração pendular.
- e) Esse movimento se chama migração temerária em que há deslocamentos de pessoas em determinados períodos do ano para trabalharem e depois retornam após a realização do trabalho.
- #121291
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Veja o mapa das sub-regiões nordestinas a seguir.
Sobre as sub-regiões nordestinas, assinale a alternativa correta.
- a) A sub-região 1 tem o clima subtropical como predominante, além da vegetação da caatinga.
- b) A sub-região 3 é a que mais pratica a atividade de carcinicultura.
- c) A sub-região 2 tem clima semiárido e como relevo predominante a depressão, além de ser a área principal de transposição do rio São Francisco.
- d) A sub-região 4 está próxima do litoral, logo tem o clima subtropical.
- e) As sub-regiões 1 e 2 são as mais úmidas de todo o Nordeste.
- #121292
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Analise a tabela a seguir, que apresenta as maiores concentrações urbanas em 1970 e uma projeção desta situação para 2015.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
- a) Em 2015, as maiores concentrações urbanas estarão localizadas, em sua maioria, em países ricos que apresentam altos índices de desenvolvimento social e humano.
- b) Em 1970, as maiores concentrações urbanas localizavam-se em países periféricos, ao contrário do que indica a projeção para 2015.
- c) Em 2015, as maiores concentrações urbanas estarão localizadas em países periféricos da África e da Ásia, o que poderá agravar problemas com habitação, transportes e saneamento básico nessas áreas.
- d) Comparando os dados de 1970 com a projeção para 2015, verifica-se o acelerado crescimento do número de concentrações urbanas nos países periféricos, o que indica a melhoria das condições de vida dessas populações.
- e) Em 2015, as maiores concentrações urbanas estarão localizadas em países centrais ou do Norte, seguindo uma tendência que já se apresentava desde os anos 1970.
- #121293
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Analise a tabela a seguir.
Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.
- a) A estrutura fundiária brasileira caracteriza-se pela distribuição equilibrada entre pequenas, médias e grandes propriedades, o que pode ser verificado ao analisar percentual de imóveis em cada estrato de área.
- b) A estrutura fundiária brasileira caracteriza-se pela concentração de terras, pois apenas 1,6% dos imóveis ocupa 46,8% da área, ou seja, quase metade da área total das terras do país é ocupada por um número reduzido de imóveis.
- c) A concentração de terras tem diminuído consideravelmente nos últimos anos, pois o número de imóveis nos estratos de área inferiores a 100 hectares é maior do que dos estratos de área superiores a 100 hectares.
- d) A relação entre o número de imóveis por estrato de área e a área total ocupada por cada um dos estratos mostra que, na estrutura fundiária, predomina a pequena propriedade.
- e) A pressão exercida pelos movimentos sociais do campo a partir dos anos 1990 trouxe, como consequência, a desconcentração da propriedade da terra, que já pode ser notada nos dados sobre a estrutura fundiária brasileira em 2003.
- #121294
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Observe a foto apresentada a seguir. Publicada na revista Nature em sua edição de Julho de 2010, sob o título de "The Global Farm" (A Fazenda Global), ela faz referência à dinâmica agrícola brasileira e seu papel na economia mundial. Sobre essa dinâmica, assinale a alternativa correta.
- a) O processo de interiorização da produção agropecuária e, mais recentemente, do setor sucroalcooleiro, fez surgir no Centro-oeste brasileiro uma paisagem antropizada. No entanto, devido a práticas conservacionistas, manteve-se a biodiversidade, a qualidade dos mananciais de superfície e as características dos climas locais.
- b) O Cerrado deu lugar a atividades econômicas intensivas cujas bases estão na exportação de commodities. Hoje se sabe que mais de 55% da área de Cerrado foi destruída em função desse modelo de produção. O que ainda existe do bioma apresenta-se como corredores contínuos, havendo pouca influência governamental na conservação e preservação dessas áreas.
- c) O crescimento do plantio de cana-de-açúcar no Centro-Oeste, nas áreas destinadas até então à agropecuária, visa ao aumento da produção de açúcar para exportação, isso para o atendimento de demandas mundiais que têm crescido continuamente na última década.
- d) Hoje existe uma preocupação mundial no que diz respeito ao avanço da fronteira agrícola brasileira sobre o bioma amazônico. Essa preocupação reside no fato de que o modelo de produção brasileiro atual prioriza a exportação de commodities, grandes latifúndios e a mecanização intensiva.
- e) O Brasil no século XXI terá papel fundamental na produção de alimentos em escala global. A produção de alimentos em larga escala e de maneira diversificada se deve ao padrão fundiário predominante nas áreas de Cerrado e ao modelo agrícola que prima pela diversidade da produção.