Simulado UFGD | VESTIBULAR
Simulado UFGD
Se você irá prestar o concurso UFGD não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado UFGD foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Vestibular
- Instituição:
UFGD - Cargo: Vestibulando
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversas
- Banca Organizadora: UFGD
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado UFGD
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados UFGD e saiam na frente em seus estudos.
Questões UFGD
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões do concurso UFGD, que também são grátis. Clique Aqui!
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #227802
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Com relação à formação histórica da região que compreende o atual Mato Grosso do Sul, assinale a alternativa correta.
- a) O estabelecimento de missões jesuíticas entre os indígenas Itatines foi duradouro. Entre 1549 e 1659, os jesuítas estabeleceram cerca de dez reduções entre os rios Paraguai e Miranda, Pirai- Aquidaban e as terras do povoado espanhol Santiago de Xerez.
- b) A partir do século XVII, as missões religiosas do Itatim sofreram a ação das bandeiras vindas de São Paulo com o intuito de capturar os indígenas para vendê-los aos colonizadores portugueses. Contudo, a ação dos bandeirantes esteve restrita às terras portuguesas localizadas a leste da linha do Tratado de Tordesilhas.
- c) Após a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, a Companhia Matte Laranjeira instalou- se na região Sul do então Mato Grosso. Adquirindo praticamente a totalidade de suas terras, passou a explorar, em 1880, com mão-de- obra composta somente por imigrantes europeus, o mercado da erva-mate, desde a extração do produto até a sua comercialização.
- d) A construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil impulsionou a produção pecuária, além de ter contribuído para o aumento da população do atual Estado de Mato Grosso do Sul. Ao longo dos trilhos da Noroeste, surgiram novas cidades, como Três Lagoas, Águas Claras, Ribas do Rio Pardo e Sidrolândia.
- e) Com intuito de garantir a posse das terras localizadas na fronteira do Brasil com o Paraguai aos indígenas Kaiowá, Getúlio Vargas cria, em 1943, a Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND). Aos indígenas foi reservada grande parte dos lotes de terra da CAND. O restante da área foi ocupado por colonos.
- #227803
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O Brasil viveu, em 2010, mais um processo eleitoral em sua história republicana. Com relação à história das eleições desde a Proclamação da República, em 1889, até a atualidade, assinale a alternativa correta.
- a) Com o advento da República, o voto passou a ser censitário, aspecto duramente combatido pelos coronéis, grandes proprietários de terras cujo título derivava de sua participação na Guarda Nacional. Eles condenavam também o esquema de poder que ficou conhecido como "política dos governadores".
- b) Em 1930, no governo de Getúlio Vargas, um dos primeiros atos do governo provisório foi a criação de uma comissão de reforma da legislação eleitoral, cujo trabalho resultou no Código Eleitoral do Brasil. O Código introduziu o voto secreto, o voto feminino e o sistema de representação proporcional.
- c) No Estado Novo, a Constituição de 1937 extinguiu a Justiça Eleitoral e aboliu os partidos políticos existentes. Instituiu, no entanto, as eleições livres e diretas para Presidente da República, com mandato de seis anos, além das disputas eleitorais pautadas por ampla representatividade popular.
- d) Durante o Regime Militar, em 1965, o AI-2 restabeleceu os partidos políticos extintos pelo Estado Novo, renomeando-os, no entanto, como ARENA (Aliança Renovadora Nacional), composta por políticos contrários ao regime militar, e MDB (Movimento Democrático Brasileiro), defensor do regime.
- e) Com o fim do Regime Militar, em 1985, Tancredo Neves foi o primeiro civil a ser eleito presidente da República, inaugurado as eleições diretas, possibilitadas por lei específica proclamada pelo Deputado Federal Ulysses Guimarães, conhecido como o "Senhor Diretas".
- #227804
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Leia o seguinte texto.
"De 1964 até o final dos anos 70, grandes mudanças políticas se processaram na América Latina. Em março de 1964, os militares derrubaram o poder constitucional de João Goulart, no Brasil, dando início a uma série de ditaduras militares, que iriam espalhar-se por toda a América Latina"
(CÁCERES, Florival. História da América. São Paulo: Moderna, 1992 p. 208).
Com relação à implantação das ditaduras militares na América Latina, no período aludido, assinale a alternativa correta.
- a) Insere-se numa tentativa de barrar o avanço do bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos sobre a América Latina. Através da Doutrina da Segurança Nacional, os governos militares aproximavam os países latino-americanos do socialismo soviético.
- b) Ao assumir o governo, no Brasil, os militares aliaram-se a políticos de esquerda, intelectuais, religiosos progressistas, estudantes e líderes sindicais a fim de aprovar, no Congresso Nacional, os AIs (Atos Institucionais), que criaram uma ordem jurídica e política baseada no Estado de direito.
- c) No Chile, nas eleições de 1970, Salvador Allende foi eleito presidente, a partir de uma aliança entre cristãos de esquerda, socialistas e comunistas. Com Allende, o Chile caminhava para o socialismo, fato que motivou, em 1973, a tomada de poder por um grupo de militares liderados por Augusto Pinochet.
- d) Embora os regimes militares latino-americanos tenham sido extremamente autoritários e violentos, tais aspectos não podem ser imputados à Argentina, país que implantou um governo de coalisão nacional que proibia a violência física e psicológica. Tal política foi apoiada pelas Mães da Praça de Maio.
- e) No Peru, a implantação da ditadura militar sofreu, desde o início, em 1968, a oposição da Ação Libertadora Nacional (ALN), liderada por Carlos Marighella. Por conta disso, para evitar uma possível guerra civil, o general Juan Velasco Alvarado assumiu uma postura nacional-socialista.
- #227805
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Costuma-se dividir a história da civilização grega em três épocas: a arcaica, a clássica e a helenística. Por sua importância, existem certas realizações que caracterizam cada uma delas. O período clássico foi caracterizado pela(s)
- a) obras ?Ilíada e Odisseia?, de Homero, que narram a formação da mitologia grega e o surgimento dos genos.
- b) reformas de Sólon, que marcam a abolição da escravidão por dívidas e a política do ostracismo.
- c) vitória dos persas e o consequente pan-helenismo.
- d) invasão da Grécia pelos Aqueus e a consequente diáspora Grega.
- e) origem da democracia grega (V e IV a.C.), o trabalho escravo e a hegemonia ateniense.
- #227806
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
No enunciado a seguir, retirado de um texto do gênero Editorial, observa-se, na passagem destacada, a não contração da preposição e do artigo.
"Em contraste com a oposição, parlamentares governistas parecem não ver nenhum inconveniente no fato de o presidente da República impor sua pauta ao Congresso".
O EXECUTIVO é a Lei. Folha de S.Paulo. Disponível em . Acesso em 26 out. 2010.
Isso ocorreu porque
- a) a expressão "Presidente da República" é sujeito do verbo "impor". O Sujeito, em português, é o único elemento da frase que não pode ser preposicionado.
- b) não há contração da preposição mais artigo porque o sujeito é "parlamentares governistas".
- c) a passagem negritada deveria ser "no fato do Presidente da República...".
- d) a não contração deve-se ao fato de o termo Presidente da República ser objeto indireto.
- e) todos os termos da oração, em português, podem ser preposicionáveis.
- #227807
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Leia os trechos a seguir, retirados do romance Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, publicado pela Editora Caminho em 1998.
I. "A culpa foi minha, chorava ela, e era verdade, não se podia negar, mas também é certo, se isso lhe serve de consolação, que se antes de cada acto nosso nos puséssemos a prever todas as conseqüências dele, a pensar nelas a sério, primeiro as imediatas, depois as prováveis, depois as possíveis, depois as imagináveis, não chegaríamos sequer a mover-nos de onde o primeiro pensamento nos tivesse feito parar. Os bons e os maus resultados dos nossos ditos e obras vão-se distribuindo, supõe-se que de uma forma bastante uniforme e equilibrada, por todos os dias do futuro" (p. 68).
II. "Pela primeira vez, desde que aqui entrara, a mulher do médico sentiu-se como se estivesse por trás de um microscópio a observar o comportamento de uns seres que não podiam nem sequer suspeitar da sua presença, e isto pareceu- lhe subitamente indigno, obsceno, Não tenho o direito de olhar se os outros não me podem olhar a mim, pensou. Com a mão trémula, a rapariga punha algumas gotas do seu colírio. Assim sempre poderia dizer que não eram lágrimas o que lhe estava escorrendo dos olhos" (p. 71).
III. "(...) tão longe estamos do mundo que não tarda que comecemos a não saber quem somos, nem nos lembramos sequer de dizer-nos como nos chamamos, e para quê, para que iriam servir-nos os nomes, nenhum cão reconhece outro cão, ou se lhe dá a conhecer, pelos nomes que lhes foram postos, é pelo cheiro que identifica e se dá a identificar, nós aqui somos como uma outra raça de cães, conhecemo-nos pelo ladrar, pelo falar, o resto, feições, cor dos olhos, da pele, do cabelo, não conta, é como se não existisse" (p. 64).
Considerando o que foi afirmado, assinale a alternativa correta.
- a) Em I e III, o narrador estabelece analogias entre os personagens do romance e os animais, de modo a revelar o processo de desumanização que os cegos atravessam durante a epidemia.
- b) Em I, o narrador abandona temporariamente a narração dos eventos para realizar uma digressão sobre as consequências dos atos das pessoas.
- c) II e III são considerações em torno da importância dos nomes, e de como eles conseguem expressar a essência das pessoas.
- d) Em II, descreve-se a vergonha que a rapariga de óculos escuros sentia por ser a única personagem a enxergar no manicômio.
- e) Em II, a mulher do médico sente-se privilegiada por enxergar em meio aos cegos, confirmando a moral da fábula de Saramago, a de que, "em terra de cegos, quem tem olho é rei".
- #227808
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Leia os dois poemas a seguir, do livro Poemas rupestres, de Manoel de Barros.
OS DOIS
Eu sou dois seres.
O primeiro é fruto do amor de João e Alice.
segundo é letral:
É fruto de uma natureza que pensa por imagens,
Como diria Paul Valéry.
O primeiro está aqui de unha, roupa, chapéu e vaidades.
O segundo está aqui em letras, sílabas, vaidades Frases.
E aceitamos que você empregue o seu amor em nós.
GARÇA
A palavra garça em meu perceber é bela.
Não seja só pela elegância da ave.
Há também a beleza letral.
O corpo sônico da palavra
E o corpo níveo da ave
Se comungam.
Não sei se passo por tantã dizendo isso.
Olhando a garça-ave e a palavra garça
Sofro uma espécie de encantamento poético.
Assinale a alternativa correta.
- a) No primeiro poema, o ser de "unha, roupa e chapéu" está para o ser "letral" assim como, no segundo poema, a palavra garça está para o corpo sônico da palavra.
- b) No último verso do primeiro poema, o verbo "aceitamos" refere-se ao poeta que, vaidoso, desdobra-se em múltiplas personalidades, a exemplo de Paul Valéry.
- c) No segundo poema, o corpo níveo da ave corresponde à sua forma letral.
- d) A palavra ?letral? possui a mesma acepção nos dois poemas: em ?Os dois?, refere-se ao "fruto de uma natureza que pensa por imagens"; em "Garça", refere-se ao corpo sônico da palavra.
- e) No poema ?Garça?, o encantamento do eu lírico advém da observação de que palavra e coisa — a "palavra garça" e a "garça ave" — estão irremediavelmente cindidos.
- #227809
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Em uma recente pesquisa, constatou-se que, das famílias com filhos, 40% tinham duas ou mais crianças. Das famílias contendo uma criança, 25% delas possuíam um menino. Qual é a porcentagem de todas as famílias com filhos que possuíam exatamente uma menina e nenhum menino?
- a) 45%
- b) 75%
- c) 60%
- d) 15%
- e) 40%
- #227810
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Uma empresa de derivados químicos considera que, quando x milhões de dólares são investidos em pesquisas, o lucro anual, em milhões de dólares, passa a ser
L ( x ) = 20 + 5Log 3 ( x + 3 )
De quanto deveria ser o investimento em pesquisa para que o lucro anual fosse de 40 milhões de dólares?
- a) 24 milhões de dólares.
- b) 27 milhões de dólares.
- c) 78 milhões de dólares.
- d) 9 milhões de dólares.
- e) 84 milhões de dólares.
- #227811
- Banca
- UFGD
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFGD
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A curva de equação y = ( x - 3 )2 - ( x + 5 ) 2 é representada por uma
- a) reta.
- b) parábola.
- c) círculo.
- d) elipse.
- e) hipérbole .