Simulado UFG de Português | CONCURSO
SIMULADO UFG DE PORTUGUÊS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular UFG.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFG que foi organizado pela CS-UFG. Estas questões são de Português , contendo os assuntos de Interpretação de Textos , Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Interpretação de Textos , Intertextualidade, Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos. ( assuntos), que foram extraídas dos Vestibular anteriores UFG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFG de Português contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Português , Interpretação de Textos , Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Interpretação de Textos , Intertextualidade, Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos. ( assuntos), para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular UFG.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular UFG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO UFG
Para realizar o simulado UFG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFG você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para UFG é aqui!
- #121045
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(1,0) 1 -
Nos livros Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e O demônio familiar, de José de Alencar, as personagens Leonardo (o filho) e Pedro são re- tratadas como anti-herois. Nessa condição e no contexto das obras, tais personagens representam a
- a) banalização de aventuras épicas
- b) negação da idealização romântica.
- c) satirização do sistema escravocrata.
- d) adesão à moral social vigente.
- e) ridicularização dos preceitos religiosos.
- #121046
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(1,0) 2 -
Leia o fragmento do relato do viajante Johann Emanuel Pohl, que recolheu impressões do Brasil no início do século XIX.
O relato de viagem transcrito, tomado como fonte pela História, e a representação ficcional sobre o Rio de Janei- ro da época de D. João VI, no romance Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, produzem discursos
- a) análogos, porque promovem imagens positivas desse período, ressaltando o desenvolvimento social da capital da colônia.
- b) díspares, pois o registro histórico positivo desse período opõe-se ao retrato caricaturesco do Rio do “tem- po do rei”, no romance.
- c) imparciais, na medida em que representam um quadro despretensioso da sociedade carioca do “tempo do rei”.
- d) complementares, pois o fragmento projeta um futuro promissor para o Rio de Janeiro, e o romance confirma essa ideia.
- e) satíricos, visto que promovem uma visão crítica do Brasil colonial, retratado pelas falhas morais de sua sociedade.
- #121047
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(1,0) 3 -
No romance A Confissão, de Flávio Carneiro, o protagonista afirma que o tempo “já não se resolve mais do modo normal” (p. 11). Na narração dos eventos que compõem o enredo desse romance, observa-se
- a) inexistência de elementos sugestivos de um tempo mítico
- b) ênfase nas lembranças do passado com recurso do fluxo de consciência.
- c) interrupção do discurso no presente com recuperação de eventos anteriores.
- d) ausência de traços de subjetividade na elaboração temporal.
- e) recorrência a elementos formais com sugestão de um eterno presente.
- #121048
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(1,0) 4 -
Um dos motores essenciais do riso na comédia é o quiproquó, situação na qual equívocos, mentiras, trocas de objetos ou de pessoas acabam por gerar confusões que alimentam o conflito dramático. Logo nas primeiras cenas de O demônio familiar, de José de Alencar, há referência a um quiproquó, instaurado quando Pedro
- a) entregou a Azevedo uma carta de Carlotinha destinada a Henriqueta, levando Alfredo a sentir-se enganado.
- b) distorceu as palavras de Azevedo, induzindo Vasconcelos a se indispor com o pretendente de Henriqueta.
- c) inventou falsas pretensões de Vasconcelos e este se irritou, indispondo-se com Azevedo.
- d) entregou a Azevedo uma violeta, inventando ter sido enviada, com um beijo, por Carlotinha
- e) mentiu a Eduardo sobre Henriqueta e este fechou sua janela, fazendo a jovem sentir-se desprezada por ele.
- #121049
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(1,0) 5 -
Leia o seguinte trecho do romance Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
No romance, a comadre é uma personagem que foge aos moldes românticos femininos por sua perspicácia e pela prática de arranjos. O “importante papel” a que o narrador se refere, para o desfecho da narrativa, foi o fato de a comadre ter
- a) livrado Leonardo Pataca da cadeia, após o episódio da feitiçaria.
- b) planejado uma vida de artista para o afilhado Leonardo na Conceição.
- c) arranjado a união de sua sobrinha Chiquinha com Leonardo Pataca.
- d) tramado contra o pretendente de Luisinha, José Manuel, diante de D. Maria.
- e) conseguido o perdão do afilhado junto a Vidigal com o apoio da chantagem de Maria-Regalada.
- #121050
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(1,0) 6 -
A enchente é um fenômeno do regime dos rios, que decorre do ciclo da água. No conto O que veio de longe, da obra Livro dos homens, de Ronaldo Correia de Brito, esse fenômeno é representado no processo composicional para
- a) caracterizar o trajeto do protagonista
- b) vincular a narração a um espaço rural.
- c) demarcar a dimensão linear do enredo
- d) refletir a estrutura narrativa da história.
- e) enfatizar o conflito e o desfecho do conto.
- #121051
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(1,0) 7 -
Memórias de um sargento de milícias é um romance cuja narrativa se refere ao início do “tempo do rei”, quer dizer, o período joanino. No entanto, o romance foi escrito e publicado durante a fase final desse tempo, ou seja, durante o 2º. Reinado. Por isso, Memórias de um sargento de milícias contém elementos de uma sociedade
- a) marcada pelos princípios republicanos
- b) organizada nas bases do mercantilismo.
- c) focada nas relações de formação da burguesia.
- d) formada pelos fundamentos do nacionalismo.
- e) caracterizada pelos valores do bonselvagerismo.
- #121052
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(1,0) 8 -
Nos contos da obra Livro dos homens, de Ronaldo Correia de Brito, há o predomínio de
- a) enredo linear e marcado pela plurissignificação.
- b) foco narrativo limitado e na 3ª pessoa do singular.
- c) personagens-tipos e de dimensão exteriorizada.c
- d) linguagem estilizada e de caráter ambíguo.
- e) tempo concentrado e interrompido por flashbacks.
- #121053
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(1,0) 9 -
Como comédia de costumes, a respeito da sociedade da época, O demônio familiar, de José de Alencar,
- a) trata com realismo o cotidiano das autoridades escravocratas.
- b) emprega caricaturas para representar figuras comuns e populares
- c) exprime com humor conteúdo crítico de caráter moralizante.
- d) descreve os hábitos para retratar de modo grotesco os burgueses.
- e) salienta o comportamento da família para ridicularizar os tipos sociais
- #121054
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(1,0) 10 -
Leia o trecho abaixo.
No trecho do conto Qohélet, da obra Livro dos homens, de Ronaldo Correia de Brito, as referências ao espaço geográfico e à atividade econômica do setor primário são empregadas para
- a) confirmar a dependência entre ambiente e trabalho humano.
- b) representar a relação entre espaço e desigualdades sociais
- c) evidenciar as transformações do tempo histórico no espaço
- d) descrever a situação da personagem antes de se tornar cobrador de ônibus.
- e) relacionar a tuberculose da personagem ao espaço e às condições de trabalho.
- #121055
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(1,0) 11 -
O que aproxima Oliveira, protagonista do conto Livro dos homens, contido no obra homônima de Ronaldo Correia de Brito, e Hermano, protagonista do romance Mãos de Cavalo, de Daniel Galera, é a
- a) busca da identidade a partir da adolescência.
- b) escolha profissional baseada em uma frustração.
- c) cumplicidade fraternal estabelecida com o outro.
- d) hostilidade imposta pelo ambiente físico e social.
- e) realização de um destino ditado pela comunidade.
- #121056
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(1,0) 12 -
O livro Minigrafias, de Luís Araujo Pereira, reúne um grande número de poemas em que há uma relação de linguagem ou de referência entre a poesia e outras artes. Além do cinema, tais artes são
- a) música e teatro
- b) escultura e música.
- c) artes plásticas e fotografia
- d) fotografia e escultura.
- e) teatro e artes plásticas.
- #121057
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(1,0) 13 -
Leia o trecho abaixo, retirado do romance Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
No contexto desse trecho, a palavra romântico, em relação a babão, constitui
- a) uma antítese.
- b) um eufemismo.
- c) uma hipérbole.
- d) um paradoxo.
- e) uma personificação.
- #121058
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(1,0) 14 -
No romance Mãos de Cavalo, de Daniel Galera, Hermano joga futebol na adolescência. Dentre os motivos que o levavam a praticar esse esporte, o que mais se destaca é
- a) o prazer pelo esforço físico.
- b) a presença de Naiara na torcida
- c) a ocasião de estar naquele ambiente
- d) a oportunidade de enfrentar Bonobo
- e) o desejo pela situação de competição.
- #121059
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(1,0) 15 -
O livro Minigrafias, de Luís Araujo Pereira, caracteriza-se como obra do gênero lírico porque apresenta
- a) versos livres, marcações temporais e imagens do sentimento.
- b) prosa poética, descrições do ambiente e primeira pessoa do singular
- c) formas fixas, linguagem figurada e fragmentação do espaço.
- d) estrofes curtas, temas subjetivos e sequência de narratividade.
- e) ritmo poético, sentido conotativo e representações do eu-poético.