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Simulado UFG de História | VESTIBULAR

Simulado UFG de História

SIMULADO UFG DE HISTÓRIA

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular UFG.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFG que foi organizado pela CS-UFG. Estas questões são de História, contendo os assuntos de República Oligárquica - 1889 a 1930, História Geral, República Autoritária : 1964- 1984, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889 , Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, Revolução Intelectual do século XVIII: Iluminismo , Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA), Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios), República Oligárquica - 1889 a 1930,Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889 , Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, que foram extraídas dos Vestibular anteriores UFG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFG de História contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de História, República Oligárquica - 1889 a 1930, História Geral, República Autoritária : 1964- 1984, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889 , Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, Revolução Intelectual do século XVIII: Iluminismo , Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA), Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios), República Oligárquica - 1889 a 1930,Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889 , Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular UFG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular UFG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFG
Para realizar o simulado UFG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFG você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFG é aqui!


#120964
Banca
CS-UFG
Matéria
História Geral
Concurso
UFG
Tipo
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(1,0) 1 - 

Leia o texto a seguir.
O nosso estado sanitário foi fortemente abalado há 4 ou 5 dias, com a entrada da Influenza Espanhola entre nós, a começar pelo cordão sanitário em Areias prostrando o respectivo Inspetor de Higiene e acabando por invadir em grande escala a nossa urbe. Em tão poucos dias, contam-se já milhares de casos, felizmente todos de caráter benigno.

CORREIO OFICIAL. Cidade de Goiás, 11. Jan. 1919.

A gripe espanhola chegou ao Brasil em setembro de 1918 e vitimou milhares de pessoas no país, inclusive o presidente da República Rodrigues Alves. A disseminação da doença em Goiás demonstra

  • a) o desinteresse das autoridades estaduais em conter o avanço da enfermidade, associada ao atraso sociocultural da região.
  • b) o processo de integração do território goiano à economia nacional, dinamizada pelo avanço dos meios de transporte.
  • c) o descaso do governo estadual em adotar programas de vacinação em massa, optando por tratamentos terapêuticos arcaicos.
  • d) o empenho dos meios de comunicação em esconder informações sobre a epidemia, como forma de evitar pânico na população
  • e) o caráter predominantemente rural da doença, que concentrou-se em regiões isoladas do interior do país
#120966
Banca
CS-UFG
Matéria
História Geral
Concurso
UFG
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(1,0) 2 - 

Leia o texto a seguir.

Mais importante ainda, o Tet não foi uma batalha única, nem o Vietnã em si uma guerra isolada. Ambos ocorreram em meio a um combate de valores e culturas muito mais global.

HANSON, Victor Davis. Por que o Ocidente venceu: massacre e cultura - da Grécia Antiga ao Vietnã. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. p. 619. (Adaptado)

Conforme propõe o texto citado, analisando a Guerra do Vietnã (1959 - 1975), conclui-se que sua eclosão deveu-se

  • a) ao interesse da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas em integrar o Vietnã a seu conjunto de nações anexadas.
  • b) à divisão da antiga Indochina Francesa em Laos, Camboja e Vietnã, fortalecida pelas tensões político-ideológicas internacionais.
  • c) à resistência dos políticos vietnamitas de formação socialista em aceitar a integração do país ao Plano Marshall dos EUA.
  • d) ao esfacelamento do Império Chinês, ocorrido após a revolução comunista liderada por Mao Tsé-Tung
  • e) à transferência dos conflitos entre os países ocidentais para as antigas colônias, objetivando preservar os cidadãos europeus da guerra.
#120985
Banca
CS-UFG
Matéria
História Geral
Concurso
UFG
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(1,0) 3 - 

O futebol moderno é um esporte inventado na Inglaterra em meados do século XIX. A imagem é indicadora da popularização desse esporte pelo mundo, que está associada

  • a) à transformação do futebol em esporte olímpico, excluindo o papel da FIFA como órgão deliberativo do esporte.
  • b) ao imperialismo, que tornou o futebol um instrumento de domínio da cultura europeia sobre outras nações
  • c) às associações esportivas, que democratizaram o acesso ao esporte com o objetivo de superar os preconceitos étnico-raciais
  • d) ao Brasil, que liderou o processo de organização e modernização do esporte no âmbito internacional
  • e) à facilidade de acesso à modalidade esportiva, que garantiu sua vulgarização entre as populações pobres
#120986
Banca
CS-UFG
Matéria
História Geral
Concurso
UFG
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(1,0) 4 - 

O Golpe de 1964 foi um movimento civil e militar que retirou do poder o presidente João Goulart e iniciou o processo de fechamento político que deu origem à ditadura no Brasil. Considerando os agentes associados ao contexto do Golpe de 1964, observa-se que para

    • a) os partidos políticos de esquerda representou uma oportunidade de intensificar a luta armada e implementar o socialismo no país.
    • b) a Igreja Católica representou uma possibilidade de fortalecimento da Doutrina Social da Igreja
    • c) os partidos políticos de direita representou uma oportunidade de encerrar o ciclo do populismo no Brasil.
    • d) os militares representou um momento de recon- quistar seu antigo prestígio político, esvaziado desde a Proclamação da República.
    • e) o movimento estudantil representou um retrocesso social, com a ênfase no ensino técnico em lugar do ensino superior.
    #120989
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    UFG
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    (1,0) 5 - 

    Leia o texto a seguir.

    Assim, o esforço de promoção desses candidatos a heróis resultou em muito pouco. A pequena densidade histórica do 15 de novembro não fornecia terreno adequado para a germinação de mitos. A busca de um herói para a República acabou tendo êxito onde não o imaginavam muitos dos participantes da proclamação.

    CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p. 57. (Adaptado).

    Um dos grandes desafios vividos pelos fundadores da República no Brasil foi construir um personagem que pudesse representar o imaginário popular do novo regime. Esse personagem foi encontrado em

      • a) Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que foi martirizado após lutar contra a dominação portuguesa na Capitania de Minas
      • b) Benjamim Constant, engenheiro e matemático que ajudou a divulgar as ideias republicanas na Academia Militar do Rio de Janeiro.
      • c) Floriano Peixoto, que defendeu o regime republicano contra a restauração monárquica na Revolta da Armada.
      • d) Rui Barbosa, jurista que representou Pedro II nos acordos internacionais que se seguiram ao final da Guerra do Paraguai
      • e) Joaquim Nabuco, líder abolicionista e monarquista que se converteu aos ideais republicanos no ocaso do Império
      #120990
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      UFG
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      (1,0) 6 - 

      Leia o texto a seguir: A mesa eleitoral e paroquial foi o fundamento de toda a vida partidária, o eixo maior da máquina de compressão. Aperfeiçoado mais tarde, esse núcleo determinará o reduto da manipulação, da fraude e violência eleitoreiras.

      FAORO, Raimundo. Os donos do poder. Porto Alegre, RS: Globo, 1976. p. 367.

      A citação remete ao processo eleitoral durante o Império. Mesmo em face das mudanças realizadas no código eleitoral, foi característico dos pleitos realizados no período

      • a) a ação dos membros da Igreja, que se elegiam a cargos públicos em decorrência de sua influência nas comunidades religiosas.
      • b) a radicalização partidária entre Liberais e Conservadores, associada à origem burguesa ou aristocrática de seus integrantes.
      • c) a participação de um número reduzido de eleitores, associado à necessidade de comprovação de rendimentos e ao voto censitário.
      • d) a neutralidade do Poder Moderador, visando resguardar sua posição de mediador diante das disputas políticas.
      • e) a repressão da polícia aos candidatos que defendiam o republicanismo, com o objetivo de preservar o regime monárquico.
      #120991
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      (1,0) 7 - 

      O Censo Agropecuário de 2006, realizado pelo IBGE, revelou que, no tocante à estrutura fundiária brasileira, cerca de 15% dos estabelecimentos rurais ocupavam 75% de toda a área destinada à agropecuária no País. Esse perfil concentracionista, além de ser explicado pelas dinâmicas socioeconômicas recentes, foi estruturado no século XIX, com

        • a) a influência da Igreja junto à Monarquia, que possibilitou o crescimento do patrimônio eclesiástico.
        • b) a mentalidade colonial, que vinculava a posse de extensas faixas de terra na colônia ao poder político exercido na metrópole.
        • c) a aprovação da Lei de Terras, que estabeleceu limites para a extensão da propriedade rural no Brasil.
        • d) a extinção da escravidão, que fortaleceu uma estrutura fundiária baseada no minifúndio e na agricultura familiar.
        • e) a obtenção da independência do Brasil, que possibilitou a propriedade da terra aos antigos sesmeiros.
        #120992
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        (1,0) 8 - 

        Thomas Jefferson é considerado um dos promotores do republicanismo norte-americano que, após a Guerra da Independência, norteou a Constituição dos Estados Unidos. Esse republicanismo de inspiração iluminista se expressou por meio

        • a) do ideal de liberdade, sustentado por um sistema político aristocrático e fundamentado na meritocracia e na virtude moral.
        • b) da união entre o Estado e a Igreja, com o objetivo de fortalecer a relação entre a Nação e as tradições herdadas da Independência.
        • c) da abolição da escravidão como princípio sem a qual seria impossível a implantação da democracia na América
        • d) da hipertrofia do Poder Executivo, identificando o presidente como supremo representante do povo.
        • e) do assistencialismo, direcionado às minorias étnicas e religiosas como forma de fortalecer o nacionalismo.
        #120993
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        (1,0) 9 - 

        Leia o texto a seguir:

        Napoleão voltara, e nenhuma notícia jamais deixara os governos da Europa tão apreensivos. Milhares de europeus seguiram avidamente esse rematado autocrata, acreditando que ele espalharia os ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. Mais surpreendente era que o próprio Napoleão ainda acreditava ser um apóstolo da Revolução.

        WEIR, William. 50 batalhas que mudaram o mundo. São Paulo: M. Books, 2003. p. 320-321. (Adaptado).

        Ao retorno de Napoleão, após cerca de cem dias nos quais governou a França precariamente, seguiu-se a batalha de Waterloo, travada entre os franceses simpatizantes do Imperador e uma coalização formada por britânicos e prussianos. Estava em jogo no campo de batalha

        • a) a continuidade do projeto republicano ditatorial napoleônico contra o fortalecimento e a restauração dos ideais monarquistas
        • b) a imposição do Código Napoleônico, de inspiração burguesa, como principal conjunto de leis das nações europeias.
        • c) a permanência do período do Terror e a continuidade das execuções dos opositores aos ideais da Revolução Francesa.
        • d) a exportação dos ideais revolucionários para além das fronteiras da França, com o objetivo de tornar a Europa uma só nação
        • e) a coroação de Napoleão como imperador, cerimônia na qual seu poder ganharia autoridade superior à do papado.
        #120994
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        (1,0) 10 - 

        Leia o texto a seguir.

        Alexandre encerrou os conflitos entre Oriente e Ocidente ao aniquilar o império dos persas, ao conquistar todo o território situado entre o deserto africano e a Índia, ao afirmar a supremacia da civilização grega sobre a cultura declinante dos povos asiáticos. Enfim, ao gerar o helenismo.

        DROYSEN, J. G. Alexandre: o grande. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010. p. 37. (Adaptado).

        Ao cunhar o termo helenismo, a citação sintetiza um processo histórico associado

        • a) à adaptação da religião grega às civilizações orientais, intensificando o processo de expansão da fé entre os povos conquistados
        • b) à hierarquização social imposta pelos gregos frente a outros povos, em razão da crença em sua origem mítica, Helena, de Tróia.
        • c) à união das cidades-estados gregas contra a pressão de povos estrangeiros, fortalecendo a identidade cultural da Hélade.
        • d) à difusão da cultura grega entre os povos conquistados e a assimilação de elementos culturais orientais no Império Macedônio.
        • e) à reestruturação política do Império Macedônico, com a implantação de princípios democráticos nos territórios conquistados.
        #120995
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        (1,0) 11 - 

        Leia o texto a seguir.



        Os países islâmicos citados no texto apresentam casos paradigmáticos que materializam um paradoxo recorrente às culturas tradicionais, no mundo moderno. Com base na leitura do texto e considerando os exemplos nele citados, conclui-se que esse paradoxo se expressa na relação entre a

        • a) obrigação de proteger a honra e a introdução das leis nacionais nos códigos tribais.
        • b) rejeição das comunidades à prática na violência e a aceitação jurídica dos códigos consuetudinários.
        • c) tradição em vigor nas comunidades e o princípio jurídico que atende às pressões internacionais.
        • d) condição de submissão das mulheres e o apoio das Nações Unidas às tradições locais.
        • e) crença espiritual das gerações mais velhas e a modernização da doutrina religiosa.
        #120996
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        (1,0) 12 - 

        A resistência à discriminação racial tem inúmeras expressões intelectuais e populares, seja nos Estados Unidos, nas Antilhas, na Europa ou na África, sendo identificadas, desde o início do século XX, como movimento da Negritude. Esse movimento de resistência propunha

        • a) a negação de acontecimentos históricos associados à escravidão e à ocupação imperialista.
        • b) a valorização das características culturais e físicas negras e seu vínculo com a África.
        • c) a unificação dos dialetos do continente africano para estabelecer a unidade política.
        • d) a liderança africana dos movimentos pelos direitos civis em curso nos outros continentes.
        • e) a ocidentalização da cultura africana como forma de combate ao colonizador
        #120997
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        (1,0) 13 - 

        Leia a composição a seguir.



        Escrita em 1975, a música alude à relação entre Portugal e Brasil, quando expõe como tema

        • a) as grandes navegações, usando o mar como a metáfora do pioneirismo português na América.
        • b) o vínculo linguístico entre os países, explorado pelo uso do marcador dialetal ().
        • c) a diferença climática entre os países, expressa na referência à chegada da primavera em Portugal.
        • d) a distinção entre os regimes políticos em vigor nos países, figurada na referência à festa portuguesa.
        • e) o comércio de especiarias entre os países, representado pela metáfora “cheirinho de alecrim”.
        #120998
        Banca
        CS-UFG
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        História Geral
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        (1,0) 14 - 

        Leia o documento a seguir.



        Produzido em 1929, esse documento refere-se ao processo político-eleitoral na Primeira República. De acordo com sua leitura, verifica-se

        • a) a aliança entre os estados mais representativos da federação, estabelecida por meio da política conhecida como “café com leite”.
        • b) a complexidade da distribuição de forças políticas, observada na relevância dos estados de menor representatividade nos pleitos.
        • c) o desacordo da Aliança Liberal em relação às orientações para o processo eleitoral acordadas entre os estados.
        • d) a importância do voto popular nas eleições em função das diferentes dimensões dos colégios eleitorais nos estados.
        • e) o respeito aos princípios republicanos, traduzidos na posição de árbitro assumida pelo então presidente Washington Luís.
        #120999
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        CS-UFG
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        História Geral
        Concurso
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        (1,0) 15 - 

        Leia o fragmento a seguir.

        A descrição da procissão dos ourives reporta-se à sociedade da Corte, no Brasil do século XIX. Com base na leitura do fragmento, conclui-se que essa sociedade caracterizava-se

          • a) pelo estranhamento às manifestações culturais das províncias, tratadas na Capital como profanas.
          • b) pela reformulação das manifestações populares, influenciada pelo contato com as missões francesas.
          • c) pelo hibridismo religioso, decorrente da interação entre as culturas europeia e africana.
          • d) pela normatização das manifestações populares, associadas ao ideal de modernidade joanino.
          • e) pela liberação das práticas religiosas autorizadas desde a chegada da Família Real.