Simulado UFF | Administrador | CONCURSO
SIMULADO UFF | ADMINISTRADOR
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFF para o cargo de Administrador.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COSEAC para o concurso UFF. Estas questões são especificamente para o cargo de Administrador, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFF | Administrador contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFF.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #102990
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Na elaboração de um planejamento de treinamento, em primeiro lugar o responsável deve levantar e definir, para cada cargo, quais os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias aos seu desempenho. Nesse sentido, as habilidades de delegar e negociar são voltadas, em maior grau:
- a) ao modelo do negócio.
- b) à qualidade das ações.
- c) ao processo de gestão.
- d) à obtenção de resultados.
- e) à interação pessoal.
- #102991
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A avaliação de desempenho, dentro das empresas, tem como meta diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional. Em relação à avaliação de desempenho, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I Toda avaliação de desempenho possui seu retorno, que consiste especificamente na divulgação de informações para a chefia imediata adotar as medidas apropriadas.
II A mensuração de desempenho relativo à produção se dá de forma objetiva, por meio do volume de vendas e dos lucros.
III A mensuração de desempenho relativo à administração por objetivos verifica se o funcionário atingiu ou não suas metas e objetivos traçados previamente com seu supervisor.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
- a) F, V e V.
- b) F, V e F.
- c) V, V e V.
- d) V, F e V.
- e) V, F e F.
- #102992
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A filosofia JIT refere-se a um sistema de manufatura cujo objetivo é otimizar os processos e os procedimentos através da redução contínua de desperdícios. Com relação à filosofia JIT, a demonstração do estabelecimento de compromissos de longo prazo está associada ao seguinte procedimento:
- a) redução de desperdício de movimento.
- b) sincronização do fluxo de trabalho.
- c) zero defeito.
- d) tempo zero de preparação.
- e) redução da base de fornecedores.
- #102993
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Com vistas ao aumento da confiabilidade de sistemas e processos, os gestores buscam antecipar-se à ocorrência de falhas, intervindo. Existem situações nas quais a intervenção é realizada conforme a necessidade e é muito dispendiosa, seja em razão dos custos dos procedimentos realizados, seja devido às paradas dos recursos, que não ficam disponíveis para a operação. Trata-se do seguinte procedimento de prevenção de falhas e aumento de confiabilidade:
- a) análise de registros.
- b) manutenção preditiva.
- c) análise crítica.
- d) manutenção corretiva.
- e) manutenção preventiva.
- #102994
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Nas organizações, a área responsável pela qualidade deve elaborar planos da qualidade, bem como deve assistir as demais gerências nos problemas de qualidade e prover a metodologia e a tecnologia necessárias. Para atender a sua responsabilidade, será necessário desempenhar na área de qualidade algumas subfunções. Aquela subfunção responsável por elaborar os planos da qualidade que são fundamentais para o programa de qualidade da operação denomina-se:
- a) gerência de PDCA.
- b) setor de qualidade do sucesso.
- c) engenharia da qualidade.
- d) engenharia de equipamentos da qualidade.
- e) círculo de controle de qualidade.
- #102995
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O nível de desempenho de uma operação é função dos níveis de eficiência e eficácia que suas ações têm. Nesse aspecto, o conjunto coerente de métricas usado para quantificar ambas, a eficiência e a eficácia das ações, denomina-se:
- a) medição de desempenho.
- b) análise de produtividade.
- c) medidas de desempenho.
- d) sistema de medição de desempenho.
- e) aderência ao plano de operação.
- #102996
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O planejamento logístico busca sempre responder às perguntas sobre o quê, quando e como, e se desenvolve em três níveis: estratégico, tático e operacional. O planejamento logístico procura resolver situações em quatro grandes áreas de problemas, por meio de decisões efetivas. As decisões relativas à separação de pedidos e reposição de estoques referem-se à seguinte área de decisão e ao seguinte nível de decisão, respectivamente:
- a) processamento de pedidos / operacional.
- b) armazenagem / tático.
- c) serviço ao cliente / operacional.
- d) processamento de pedidos / tático.
- e) armazenagem / operacional.
- #102997
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Na ótica global da empresa, o serviço ao cliente é um componente essencial da estratégia do marketing. As ações que asseguram ao cliente a reposição de mercadorias danificadas ou que providenciam a devolução de embalagens estão associadas ao seguintes aspecto de serviços ao cliente:
- a) elementos de pós-transação.
- b) elementos do ciclo do pedido.
- c) serviços técnicos.
- d) sistema confiável.
- e) conveniências do pedido.
- #102998
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Mais do que uma simples função do processo de planejamento de operações, o planejamento de vendas e operações (PVO) deve exercer funções importantes no processo de gestão da empresa. Em relação às funções e objetivos do PVO na empresa, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I Objetiva garantir que o que foi decidido estrategicamente, com uma perspectiva de longo prazo, seja efetivamente realizado através das decisões operacionais.
II Permite a integração horizontal entre decisões de mesmo nível, mas de diferentes funções da empresa, tais como marketing, manufatura, finanças, entre outras.
III Apesar de sua grande abrangência, dentre os objetivos do PVO não se insere o desenvolvimento de trabalho em equipe.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
- a) V, V e V.
- b) V, V e F.
- c) F, V e V.
- d) V, F e V.
- e) F, F e V.
- #102999
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A previsão dos níveis de demanda é vital para a empresa como um todo, à medida que proporciona a entrada básica para o planejamento e controle de todas as áreas funcionais. Com relação à previsão de demanda, é correto afirmar que:
- a) com relação à demanda, a logística deve se preocupar com a dimensão tempo e não com a dimensão espaço.
- b) quando existe demanda independente, os procedimentos de previsão estatística dão bons resultados.
- c) toda demanda intermitente pode ser considerada regular para efeito de previsão.
- d) se a demanda deriva de exigências especificadas em um programa de produção, ela é dita independente
- e) quando a demanda é gerada a partir de muitos clientes, com baixos volumes de compras individuais, ela é denominada dependente.
- #103000
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Na logística, quando se discutem métodos de localização, é útil classificar os problemas de localização em um número limitado de categorias. Por exemplo, nos casos de localização do varejo, são as receitas a serem geradas que determinam a localização. Nas operações de serviços, como hospitais, a facilidade de acesso pode revelar-se o principal fator de localização. Em ambos os exemplos apresentados, a opção correta com relação à categoria de problema de localização enfocada é:
- a) horizonte de tempo.
- b) grau de agregação de dados.
- c) descontinuidade das escolhas.
- d) número de instalações.
- e) força direcionadora.
- #103001
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
O principal objetivo da organização logística/cadeia de suprimento é estabelecer a coordenação entre as atividades logísticas para o seu planejamento e controle. Há uma modalidade de estrutura organizacional tal que, numa configuração matricial, o gerente de logística/cadeia de suprimentos é responsável pelo conjunto do sistema logístico, mas não tem autoridade direta sobre as atividades componentes. Trata-se da seguinte categoria de estrutura organizacional logística:
- a) organização semiformal.
- b) orientação por informações.
- c) processos dinâmicos.
- d) orientação pelo mercado.
- e) orientação por processos.
- #103002
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
O processo de construção de cenários envolve investigação e busca qualificada de informações. O processo de construção de cenários envolve a adoção de uma metodologia, com etapas que devem ser vencidas para que se possa atingir o objetivo pretendido. A descoberta dos elementos predeterminados e as incertezas críticas constituem a etapa de construção de cenários que se denomina:
- a) escolha dos indicadores.
- b) identificação das forças motrizes.
- c) isolamento da decisão a ser tomada.
- d) definição de premissas.
- e) criação dos roteiros plausíveis.
- #103003
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Em um sentido mais amplo, é possível encontrar três abordagens estratégicas genéricas internamente consistentes que podem ser usadas de forma isolada ou combinada para criar uma situação defensável a longo prazo e superar os concorrentes em um setor. A estratégia adequada para situações em que existam, dentro do mercado total, bolsões definidos e rentáveis, mas mal atendidos e em que a empresa disponha de uma vantagem diferencial real para atender a esse bolsão, recebe a seguinte denominação:
- a) liderança em custo.
- b) diferenciação.
- c) enfoque de nicho.
- d) segmentação regional de clientes.
- e) segmentação da concorrência.
- #103004
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
A inteligência competitiva (IC) pretende também avaliar os recursos que os concorrentes dispõem e utilizam no ambiente da competição. Dentre os objetivos complementares de aquisição de conhecimentos da IC, aquele que se preocupa em conhecer, com relação aos concorrentes, as plantas industriais, equipamentos, recursos humanos e os elementos do marketing mix, refere-se:
- a) à capacidade de reação do concorrente.
- b) ao potencial de inovação do concorrente.
- c) à aptidão do concorrente para produzir.
- d) aos recursos financeiros do concorrente.
- e) à vulnerabilidade econômica do concorrente.