Simulado UFF | VESTIBULAR
Simulado UFF
Se você irá prestar o concurso UFF não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado UFF foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Vestibular
- Instituição:
UFF - Cargo: Vestibulando
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversas
- Banca Organizadora: UFF
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado UFF
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados UFF e saiam na frente em seus estudos.
Questões UFF
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões do concurso UFF, que também são grátis. Clique Aqui!
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #226762
- Banca
- UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HUAP-UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Os estudos de evolução humana utilizam freqüentemente como alvo para análise molecular o DNA mitocondrial, devido a sua herança exclusivamente materna.
Assinale a alternativa que descreve o papel do DNA mitocondrial na fisiologia da célula.
- a) Conter informações para a síntese de enzimas mitocondriais.
- b) Fornecer informações para proteínas envolvidas na contração mitocondrial, durante a respiração celular.
- c) Fornecer energia à célula pelo ciclo de Krebs.
- d) Conter informações para a síntese de enzimas da via glicolítica.
- e) Fornecer informações para a duplicação do DNA nuclear.
- #226763
- Banca
- UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HUAP-UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Desde a Antigüidade, diversos povos obtiveram metais, vidro, tecidos, bebidas alcoólicas, sabões, perfumes, ligas metálicas, descobriram elementos e sintetizaram substâncias que passaram a ser usadas como medicamentos. No século XVIII, a Química, a exemplo da Física, torna-se uma ciência exata. Lavoisier iniciou na Química o método científico, estudando os porquês e as causas dos fenômenos. Assim, descobriu que as transformações químicas e físicas ocorrem com a conservação da matéria. Outras leis químicas também foram propostas e, dentre elas, as ponderais, ainda válidas.
Com base nas leis ponderais, pode-se afirmar que, segundo:
I a Lei da Conservação da Massa (Lavoisier), 1,0 g de Ferro ao ser oxidado pelo Oxigênio, produz 1,0 g de Óxido Férrico;
II a Lei da Conservação da Massa, ao se usar 16,0 g de Oxigênio molecular para reagir completamente com 40,0 g de Cálcio, são produzidas 56 g de Óxido de Cálcio;
III a Lei das Proporções Definidas, se 1,0 g de Ferro reage com 0,29 g de Oxigênio para formar o composto Óxido Ferroso, 2,0 g de Ferro reagirão com 0,87 g de Oxigênio, produzindo o mesmo composto;
IV a Lei das Proporções Múltiplas, dois mols de Ferro reagem com dois mols de Oxigênio para formar Óxido Ferroso; logo, dois mols de Ferro reagirão com três mols de Oxigênio para formar Óxido Férrico.
Assinale a opção correta.
- a) Assinale a opção correta.
- b) A afirmativa II está correta.
- c) As afirmativas II e III estão corretas.
- d) As afirmativas II e IV estão corretas.
- e) A afirmativa III está correta.
- #226764
- Banca
- UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HUAP-UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O conceito de “Revolução Científica” envolve as novas concepções sobre a natureza e os métodos de investigação das ciências naturais que predominam a partir do século XVII.
Assinale a opção que combina dois marcos da “Revolução Científica”.
- a) A teoria da evolução, de Charles Darwin, e o desenvolvimento da tabela periódica dos elementos, por Dmitri Mendeleev.
- b) A teoria do eletromagnetismo, de James Clerk Maxwell, e as leis da hereditariedade, de Gregor Mendel.
- c) A teoria geocêntrica de Ptolomeu e o teorema de Pitágoras.
- d) A teoria atomística de Demócrito e a medicina científica de Hipócrates.
- e) A teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico e a lei da gravitação universal, de Isaac Newton.
- #226765
- Banca
- UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HUAP-UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
“Por meio de tudo isto – pela divisão do trabalho, supervisão do trabalho, multas, sinos e relógios, incentivos em dinheiro, pregações e ensino, supressão das feiras e dos esportes – formaram-se novos hábitos de trabalho e impôs-se uma nova disciplina do tempo.”
Thompson, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional.
A passagem acima indica como, através do desenvolvimento da industrialização e do capitalismo, o trabalhador foi levado a construir uma nova relação com o tempo, incorporando o tempo marcado pelo relógio na atividade produtiva e na sua própria vida. Ao mesmo tempo, buscou-se um controle e um direcionamento para o período em que não estivesse trabalhando, de modo a orientar “positivamente” a utilização de seu “tempo ocioso”.
Pode-se considerar que o apogeu desse processo se deu com:
- a) o stakhanovismo, porque implementava maior produção na indústria, a partir da extensão da jornada de trabalho, diminuindo o “tempo ocioso” do operário, e organizando-o em grandes vilas;
- b) o taylorismo, porque preconizava a concorrência entre as diversas tarefas desempenhadas pelos trabalhadores, reproduzindo, no interior da fábrica, os ideais de competição do capitalismo liberal;
- c) o toyotismo, porque, ao se basear na extrema especialização das tarefas, nos estoques abundantes das mercadorias produzidas e na rígida disciplina e hierarquia, introduziu no Japão os valores da sociedade capitalista;
- d) o fordismo, porque, além de implementar a produção em série, aumentando a produtividade, trouxe um conjunto de preceitos morais que deveriam ser seguidos pelos trabalhadores fora da fábrica;
- e) o fayolismo, porque tinha como princípio a completa indiferenciação entre tempo de trabalho e tempo de diversão, definindo que a tarefa fundamental dos operários era o trabalho industrial capitalista.
- #226766
- Banca
- UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HUAP-UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Diante dos resultados da Primeira Guerra Mundial na Europa, entraram em decadência os valores civilizacionais construídos no século XIX e com eles as matrizes fundadoras do Ocidente, sendo substituídos por novos valores.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente eventos do período posterior a 1918 com os eventos anteriores a 1930.
- a) Começo da militarização europeia com a criação da OTAN. / Crise econômica de 1929.
- b) Início da hegemonia norte-americana com a Segunda Revolução Industrial. / Construção do Muro de Berlim.
- c) Ascensão do nazismo na Alemanha com a liderança de Hitler. / Crise do socialismo real.
- d) Fim da hegemonia inglesa e de seu modelo industrial. / Início de movimentos sociais críticos do liberalismo, como o fascismo italiano.
- e) Inauguração dos movimentos vanguardistas europeus. / Surgimento das teorias psicanalistas com Freud.
- #226767
- Banca
- UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HUAP-UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
RUMO À ECONOMIA DA BIOCIVILIZAÇÃO
O setor produtivo será obrigado a se adaptar a uma nova matriz energética e a agricultura será empurrada a privilegiar os pequenos proprietários rurais e seus métodos de cultura mais sustentáveis. É a “biocivilização”, como denominou o franco polonês Ignacy Sachs, autor do conceito de ecodesenvolvimento. “As civilizações que virão serão diferentes das antigas, já que a humanidade se encontra em um novo e superior ponto da espiral do conhecimento”, afirma Sachs. Revista ISTOÉ, ano 32, no 2093, 23/12/2009, p.112.
Na perspectiva da biocivilização, um aspecto fundamental a ser incorporado é o da renovação da matriz energética, apoiada em fontes alternativas, como por exemplo, a energia gerada pelo vento.
No caso do território brasileiro, considerando esse tipo de energia e a velocidade constante dos ventos, o maior potencial eólico concentra-se no seguinte segmento:
- a) borda sul da Amazônia.
- b) borda oriental da Amazônia.
- c) litoral do Sudeste.
- d) litoral do Nordeste.
- e) chapadas do Centro-Oeste.
- #226768
- Banca
- UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HUAP-UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Em dias frios, o chuveiro elétrico é geralmente regulado para a posição “inverno”. O efeito dessa regulagem é alterar a resistência elétrica do resistor do chuveiro de modo a aquecer mais, e mais rapidamente, a água do banho. Para isso, essa resistência deve ser
- a) diminuída, aumentando-se o comprimento do resistor.
- b) aumentada, aumentando-se o comprimento do resistor.
- c) diminuída, diminuindo-se o comprimento do resistor.
- d) aumentada, diminuindo-se o comprimento do resistor.
- e) aumentada, aumentando-se a voltagem nos terminais do resistor.
- #226769
- Banca
- UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HUAP-UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Durante a maior parte da história da humanidade, o bem-estar e o interesse dos governantes têm predominado sobre o bem-estar e o interesse dos governados. Os gregos foram os primeiros a experimentar a democracia, isto é, regime político em que os cidadãos são livres e o governo é exercido pela coletividade para atender ao bem-estar e ao interesse de todos, e não só de alguns.
Aristóteles refletiu sobre essa experiência e concluiu que a finalidade da atividade política é
- a) evitar a injustiça e permitir aos cidadãos serem virtuosos e felizes.
- b) impor a todos um pensamento único para evitar a divisão da sociedade.
- c) preparar os cidadãos como bons combatentes para conquistarem outros povos.
- d) habituar os seres humanos a obedecer.
- e) agradar aos deuses.
- #226770
- Banca
- UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HUAP-UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
O período do Renascimento foi muito fértil em reflexões políticas. Em contraste com o pragmatismo de Maquiavel, alguns pensadores, inconformados com os males de seu tempo, escreveram sobre sociedades imaginárias. As obras desses pensadores expunham análises realistas que denunciavam as imperfeições das sociedades, e continham propostas de sociedades ideais, baseadas na Razão e capazes de promover a paz, o conhecimento, a justiça e a igualdade em benefício de todos os seres humanos.
A obra mais representativa dessas novas propostas é
- a) O Discurso do Método, de René Descartes (1637).
- b) Leviatã, de Tomas Hobbes (1651).
- c) Sobre o Direito de Guerra e de Paz, de Hugo Grócio (1625).
- d) Diálogo sobre os Dois Grandes Sistemas do Mundo, de Galileu Galilei (1632).
- e) Utopia, de Tomas More (1516).
- #226771
- Banca
- UFF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- HUAP-UFF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Desde a Idade Moderna, quase todas as sociedades enfrentaram o dilema de optar entre duas concepções distintas e opostas sobre o poder. Dois filósofos ingleses Thomas Hobbes e John Locke foram responsáveis por sintetizarem essas concepções. Segundo Thomas Hobbes, o ser humano em seu estado natural é selvagem e cada um é inimigo do outro; mas, quando o ser humano abre mão de sua própria liberdade e a autoridade plena do Estado é estabelecida, passam a predominar a ordem, a paz e a prosperidade. Para John Locke, o ser humano já é dotado em seu estado natural dos direitos de vida, liberdade e felicidade e, assim, a autoridade do Estado só é legítima quando reconhece e respeita esses direitos e, para que isso se concretize, é necessário limitar os poderes do Estado.
Assinale a alternativa que apresenta as duas concepções políticas associadas, respectivamente, a esses filósofos.
- a) Mercantilismo e Fisiocracia.
- b) Classicismo e Barroco.
- c) Absolutismo e Liberalismo.
- d) Subjetivismo e Objetivismo.
- e) Nacionalismo e Internacionalismo.