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Simulado UFES | Técnico em Restauração | CONCURSO

Simulado UFES | Técnico em Restauração

SIMULADO UFES | TÉCNICO EM RESTAURAÇÃO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFES para o cargo de Técnico em Restauração.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFES para o concurso UFES. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Restauração, contendo Educação Artistica que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFES | Técnico em Restauração contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFES.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#116656
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UFES
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
UFES
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(1,0) 1 - 

Analise as afirmativas a seguir sobre os princípios da restauração da obra de arte propostos por Brandi (2004):

I. a integração deverá ser sempre e facilmente reconhecível.

II. a matéria de que resulta a imagem só é insubstituível quando colaborar diretamente para a figuratividade da imagem, como aspecto e não como estrutura.

III. qualquer intervenção de restauro prescreve quando não torna possível intervenções futuras.

IV. a complementação de lacunas consiste em substituir o elemento figurativo desaparecido por meio de uma integração analógica.

É CORRETO o que se afirma em

  • a) I, II e III, apenas.
  • b) II e IV, apenas.
  • c) II, III e IV, apenas.
  • d) I, II e IV, apenas.
  • e) I, II, III, IV.
#116657
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Educação Artística Diversas
Concurso
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(1,0) 2 - 

Analise as afirmativas, a seguir, sobre o preenchimento das lacunas existentes na camada pictórica:

I. O nivelamento deverá manter a máxima correspondência com a natureza da pintura, tanto em elasticidade como com as características do entorno da lacuna.

II. A cor e o brilho da reintegração dependem do tipo de material utilizado no nivelamento.

III. O nivelamento será aplicado com espátula, para grandes áreas de perdas, e com pincel, para áreas pequenas e pontuais.

IV. O nivelamento ficará no mesmo nível que a superfície da pintura.

V. No processo de aplicar o nivelamento, é inevitável que uma parte da massa se sobreponha à pintura em volta da lacuna. Em uma área reduzida bem planificada, não há necessidade de a massa ser removida pois essa desaparecerá quando aplicada a reintegração cromática.

É CORRETO o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) I, II, IV e V, apenas.
  • c) I, II, III e IV, apenas.
  • d) II e IV, apenas.
  • e) IV e V, apenas.
#116658
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(1,0) 3 - 

Sobre a limpeza da camada pictórica, analise as afirmativas a seguir:

I. Devem ser realizados testes de solubilidade em todas as áreas da pintura, pois as cores podem ter reações diferentes quando submetidas ao mesmo solvente.

II. No processo de limpeza é indispensável que o restaurador analise a composição da estrutura da pintura e a composição da estrutura da matéria que se deseja eliminar, as propriedades físico-químicas dos produtos utilizados e seus efeitos sobre a obra.

III. Se a pintura foi realizada com tinta a óleo não é necessário o teste em todas as cores da pintura, pois seu aglutinante garante uma fixação adequada à tinta, mas o teste de solubilidade deverá ser realizado na área de maior extensão da cor.

IV. Conforme os materiais que se pretende eliminar, a superfície da pintura pode ser limpa a seco, para a remoção de partículas sólidas de sujidades superficiais ou soltas, e também pode ser realizada limpeza úmida, com a utilização de água, de detergentes ou de solventes.

V. Se o verniz apresenta uma oxidação muito acentuada, o processo da limpeza superficial pode ser suprimido, pois essa sujidade também será removida quando houver remoção do verniz, agilizando dessa forma os trabalhos no atelier.

É CORRETO o que se afirma em

  • a) I e II, apenas.
  • b) I, II e IV, apenas.
  • c) I, II e V, apenas.
  • d) I e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV, apenas.
#116659
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(1,0) 4 - 

NÃO é ação de faceamento

  • a) verificar a fixação da camada pictórica, refixando as áreas com desprendimento de policromia.
  • b) definir o material - papel japonês ou fibra sintética (Non Woven ou Remay) a ser utilizado e cortá-lo na dimensão adequada.
  • c) realizar o corte do papel ou da fibra sintética com a lâmina de corte, para que seus ângulos fiquem precisos, facilitando a colagem quando for necessário cobrir toda a área da pintura.
  • d) aplicar o adesivo, adequado a cada técnica no papel ou fibra sintética, em um recipiente não absorvente, colocando-o sobre a pintura e planificando-o com um pincel chato, de cerdas macias para remoção de bolhas de ar.
  • e) remover o faceamento com solvente adequado à solubilidade do adesivo que foi utilizado em sua fixação.
#116660
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(1,0) 5 - 

Existem vários métodos de reintegração pictórica e o restaurador deve optar pelo que for apropriado para a obra sob sua responsabilidade.

Analise as afirmativas, a seguir, sobre os métodos de reintegração pictórica:

I. Tom neutro ou lacuna de cor: consiste em reintegrar as lacunas, aplicando uma cor neutra, adequada à cor dominante na camada original do quadro, e pode ser empregado quando for impossível ou inoportuno reintegrar o aspecto primitivo, devido às áreas sem referências.

II. Trattégio: consiste na reintegração de lacunas mediante a colocação de finos traços de cor que se justapõem e que se ajustam, em espessura e cor, ao original e são visíveis de perto, mas ao longe desaparecem aos olhos do observador.

III. Pontilhismo: consiste na reintegração cromática que tem as mesmas características do trattégio, com a diferença de se aplicar as cores com pequenos pontos em vez de traços e sua utilização é muito adequada para peças de menores dimensões.

IV. Ilusionista: consiste na reintegração total da lacuna, tanto à forma como à cor, simulando o aspecto original da obra, inclusive em sua luminosidade e brilho e, se bem realizada, só se torna visível com a utilização de fluorescência de UV.

É CORRETO o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) I, II, IV, apenas.
  • c) II, III e IV, apenas.
  • d) IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#116661
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(1,0) 6 - 

Analise as afirmativas, a seguir, sobre o manuseio e o transporte de pinturas em telas:

I. Pinturas de pequenos e médios formatos devem ser transportadas individualmene e com ambas as mãos.

II. Para transportar mais de uma obra, mesmo dentro da galeria, o ideal é que pinturas estejam convenientemente protegidas em carrinhos adequados.

III. O carregamento do carrinho para transporte e deslocamento das obras devem ser feitos, no mínimo, por duas pessoas.

IV. Telas sem molduras devem ser envolvidas em papelão, ou plástico bolha antes de serem colocadas no carrinho para transporte, e esse invólucro deve ser fechado e amarrado para completa proteção das pinturas.

É CORRETO o que se afirma em

  • a) I e II, apenas.
  • b) I, II e IV, apenas.
  • c) I, III e IV, apenas.
  • d) II, III e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#116662
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(1,0) 7 - 

Dentre os vários fatores que contribuem com a conservação de bens culturais móveis, o manuseio correto de obras de arte tem importância fundamental, já que qualquer descuido pode acarretar em desgaste da obra e em riscos de acidentes. Analise as afirmativas sobre uso de luvas como equipamento para esse manuseio:

I. A definição da espessura das luvas utilizadas para lidar com as obras de arte tem relação com a natureza da operação de manuseio a ser realizada.

II. O uso de luvas brancas de algodão leve é adequado para o manuseio de obras de arte sobre papel, telas e trabalhos emoldurados de médio porte e vários tipos de esculturas.

III. O uso de luvas mais grossas é apropriado para o transporte de obras de arte pesadas e aquelas em estado bruto, como chapas de metal ou estruturas de cimento aparentes.

IV. O uso de luvas ásperas é apropriado para o manuseio de peças muito lisas, o que evita que escorreguem com facilidade ao serem transportadas.

É CORRETO o que se afirma em:

  • a) I, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) I, II e III, apenas.
  • d) III e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#116663
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(1,0) 8 - 

Analise as descrições das etapas de aplicação da técnica do esgrafiado ou esgrafito em estofamentos:

I. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, geométricos e mistos.

II. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com guache, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, geométricos e mistos.

III. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos por meio da marcação de linhas delicadas sobre a preparação, com ferramentas de ponta fina.

IV. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, quando em fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, e em sua maioria, zoomorfos.

É CORRETO o que se afirma em:

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#116664
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(1,0) 9 - 

Em uma escultura, geralmente, as camadas de policromia de um estofamento são constituídas por

  • a) encolagem, base de preparação, bolo armênio, folhas metálicas, camadas de cor e verniz.
  • b) base de preparação, bolo armênio, folhas metálicas, camadas de cor e verniz.
  • c) encolagem, bolo armênio, base de preparação, folhas metálicas, camadas de cor e verniz.
  • d) encolagem, base de preparação, folhas metálicas, bolo armênio, camadas de cor e verniz.
  • e) encolagem, base de preparação, bolo armênio, camadas de cor e verniz.
#116665
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(1,0) 10 - 

Sobre a higienização de obra de arte, é INCORRETO afirmar:

  • a) A higienização é o método preliminar, em que são utilizados pincéis e brochas de cerdas macias e secas em conjunto com o uso de aspirador de pó portátil, de pouca sucção.
  • b) A higienização é o método em que se empregam solventes, utilizados gradativamente, dos mais fracos para os mais fortes.
  • c) A higienização é o método por meio do qual são eliminadas as colas animais ou a goma-arábica empregando-se uma solução de água morna e amoníaco, em que concentração do amoníaco não deve ultrapassar 20%.
  • d) A higienização é o método em que a cera é removida por meio da aplicação de tricloroetileno, quando essa encontra-se envelhecida.
  • e) A higienização é o método em que são utilizados pigmentos diluídos em Paraloid/Xilol.
#116666
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(1,0) 11 - 

Entre as etapas que constituem o processo de restauração de um bem cultural, destaca-se a reintegração cromática. Atualmente, essa intervenção baseia-se em um programa de restauração que respeita conceitos e procedimentos predefinidos e fundamentados em duas premissas: uma a que se refere ao valor histórico da obra de arte, e outra a que se refere ao seu valor estético. De acordo com essas premissas, é INCORRETO afirmar:

  • a) As reintegrações cromáticas podem recompor o tecido pictórico, de forma que os traços, os volumes, os desenhos e as formas sejam refeitos, propiciando, aos olhos do observador, a continuidade entre o que foi reintegrado e o tecido pictórico original.
  • b) Avaliando-se a extensão das áreas comprometidas e a visibilidade dessas na composição, é preciso considerar o tamanho da lacuna a ser preenchida.
  • c) Quando a área a ser repintada ou retocada for muito visível ou se na pintura houver grandes lacunas é necessário recompor a obra, visando ao seu caráter educativo.
  • d) Quando na obra houver grandes lacunas, deve-se admitir que a obra está incompleta e limitar a intervenção ao tratamento de consolidação, mimetizando a lacuna por meio de preenchimento por mancha colorida, estudando-se o tom que melhor se adapte à pintura.
  • e) Quando não há registros que possam fornecer dados sobre os desenhos, os traços, as cores e as formas originais da obra, é recomendável a permanência da lacuna, utilizando-se uma coloração que se integre à pintura original.
#116667
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(1,0) 12 - 

Os conventos franciscanos construídos no Brasil “[...] caracterizam-se por uma organização espacial muito adequada ao nosso clima, à trama dos núcleos urbanos onde surgiram e, no que respeita à topografa e à paisagem [...]” Zanini (1983, p. 140). Sobre esses conventos é INCORRETO afirmar que

  • a) costumam ter um espaço livre à frente, onde, ao centro erigiam um cruzeiro, como no Largo do Ouvidor, em São Paulo.
  • b) sua igreja é precedida por um adro, espaço incorporado ao volume da igreja e que antecede a nave onde ficavam os catecúmenos ou qualquer outra pessoa que não participasse dos atos religiosos.
  • c) organizam-se em torno de grandes claustros retangulares, rodeados de arcada, cujo pavimento superior é provido de arcos ou pilares.
  • d) suas paredes são, frequentemente, revestidas de azulejos.
  • e) no local de culto, a talha dourada, a imaginária, as telas pintadas, os azulejos e as alfaias são de extraordinário detalhamento.
#116668
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(1,0) 13 - 

No caso de uma obra que sofreu danos por meio da infestação de insetos, é necessário saber reconhecer os tipos de insetos e os danos nas obras causados por eles. As formigas

  • a) atacam livros e tecidos, abrem galerias de até vinte centímetros de comprimento, formando arcos que indicam seu caminho de entrada e saída e atuam preferencialmente durante o dia.
  • b) atacam tecidos e couros, com mordidas relativamente grandes cujo contorno é irregular, e deixam fezes escuras próximas ao local do ataque.
  • c) atacam madeiras, e dentro dessas fazem galerias em direção a suas fibras, papéis e até mesmo plástico e eliminam fezes escuras para o exterior, em forma de pequenos grãos.
  • d) atacam animais empalhados, livros, tecidos e até madeiras, produzindo galerias ovais, irregulares de cerca de quinze milímetros de largura, quando eliminam um pó grosso para fora das galerias e deixam a área do ataque com cheiro de álcool.
  • e) atacam, preferencialmente, as madeiras claras em que produzem furos externos quase imperceptíveis e galerias irregulares em seu interior e em várias direções, quando liberam um pó finíssimo, como uma farinha, para o exterior da peça.
#116669
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(1,0) 14 - 

São ações que correspondem ao conceito de preservação de obras de arte:

  • a) dar assistência diária à limpeza e à guarda, observar o correto uso, o manuseio, o transporte, a segurança, e o estado de conservação, convocando um especialista quando um objeto necessitar trabalhos de restauração.
  • b) resguardar de danos e conservar as obras de arte observando uma série de precauções que consistem em prevenir o processo de deterioração, por meio de controle do ambiente onde os objetos se encontram.
  • c) executar um exame minucioso nos objetos, documentando as observações feitas, para traçar as providências técnicas necessárias às peças.
  • d) aplicar as leis e projetos de grande porte, destinados à manutenção de um objeto, de um monumento ou de uma cidade histórica.
  • e) intervir de modo específico e cauteloso em uma obra, sem alterá-la em seu material de origem e sem mudar o seu aspecto original, a partir do uso de processos físicos e químicos.
#116670
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(1,0) 15 - 

Sobre as intervenções preventivas ou curativas, é INCORRETO afirmar:

  • a) Qualquer processo ou intervenção realizados sobre um quadro devem ser completamente reversível, isto é, deve ser facilmente eliminável mediante a utilização de materiais e processos que respeitam a obra, devolvendo-a à integridade anterior ao restauro.
  • b) No processo de intervenção devem ser utilizados materiais que ofereçam boa resistência ao envelhecimento, que não afetem o material ou materiais constitutivos da obra de arte e que sejam estáveis em condições normais.
  • c) Em determinados casos de intervenção, pode-se fazer uso de tratamentos irreversíveis, desde que não seja feita a adição de partes em falta.
  • d) As intervenções sobre a obra efetuam-se sem falsear o original.
  • e) Qualquer intervenção deverá ser a mínima possível, para salvaguardar ao máximo a integridade da obra.