Processando...

Simulado UFES | Técnico em Enfermagem | CONCURSO

Simulado UFES | Técnico em Enfermagem

SIMULADO UFES | TÉCNICO EM ENFERMAGEM

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFES para o cargo de Técnico em Enfermagem.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFES para o concurso UFES. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Enfermagem, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFES | Técnico em Enfermagem contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFES.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#106065
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

No Texto I, o autor

  • a) critica o modo como o repórter policial nomeia tudo o que se relaciona à própria profissão.
  • b) destaca o conhecimento do repórter policial sobre os crimes violentos.
  • c) elogia o vocabulário utilizado pelo locutor esportivo para narrar uma briga.
  • d) critica o comportamento do repórter policial, por considerar que esse não mantém uma atitude profissional, independentemente da situação.
  • e) exalta o repórter policial e o locutor esportivo, por serem profissões similares.
#106066
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A respeito das reportagens produzidas por repórteres policiais, o autor do texto

  • a) recomenda a sua leitura, pois essas reportagens sempre mantêm a imparcialidade na transmissão dos fatos.
  • b) afirma que o uso da linguagem formal é característica presente nessas reportagens.
  • c) evidencia o rebuscamento da linguagem utilizada pelos repórteres policiais ao noticiarem tragédias.
  • d) destaca que a distorção da verdade, em reportagens trágicas ou violentas, serve para enganar a polícia.
  • e) exalta o uso de uma linguagem difícil, por se tratar de notícias imprescindíveis e de grande repercussão.
#106067
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

No texto, o uso da expressão “entortado literário” (linha 3) denota que, para o autor,

  • a) a escrita do repórter policial é carregada de linguagem poética.
  • b) a reportagem policial assemelha-se aos escritos exclusivamente literários.
  • c) o repórter policial faz uso de palavras que nunca existiram.
  • d) o uso de termos incomuns prejudica a leitura do texto do repórter policial.
  • e) a literatura ficcional necessariamente integra as notícias policiais.
#106068
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

No texto, o uso da expressão “imprensa sangrenta” (linha 13) denota que, para o autor,

  • a) as manchetes policiais só consideram os mínimos detalhes dos crimes.
  • b) a imprensa não perde a oportunidade de relatar imparcialmente os fatos.
  • c) as notícias são veiculadas com o objetivo principal de enganar o espectador.
  • d) as reportagens policiais geralmente enfatizam o aspecto trágico dos fatos.
  • e) os repórteres são responsáveis pela execução dos fatos narrados.
#106069
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

No excerto “Eis, portanto, que é preciso estar acostumado ao métier para morar no noticiário policial” (linhas 15-16), o verbo “morar” é empregado no sentido

  • a) literal.
  • b) hiperbólico.
  • c) denotativo.
  • d) comparativo.
  • e) pejorativo.
#106070
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Analise as afirmativas a seguir, considerando os recursos referenciais empregados no texto.

I. O termo “que” (linha 4) refere-se a “os” (linha 4).

II. O termo “-la” (linha 8) refere-se a “polícia” (linha 7).

III. O termo “destas” (linha 11) refere-se a “declarações” (linha 7).

IV. O termo “lá” (linha 15) refere-se a “vítima” (linha 14).

É CORRETO o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) II e III, apenas.
  • d) III, apenas.
  • e) IV, apenas.
#106071
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Ao se referir ao grupo de pessoas que “nasceram para complicar a vida da gente” (linha 18), o autor do texto NÃO INCLUI entre essas:

  • a) os locutores esportivos.
  • b) os marinheiros navais.
  • c) os guardas de trânsito.
  • d) as mulheres dos outros.
  • e) os repórteres policiais.
#106072
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

No excerto “Num crime descrito pela imprensa sangrenta a vítima nunca se vestiu” (linha 13), a expressão “pela imprensa sangrenta” exerce a mesma função sintático-semântica do trecho destacado em

  • a) O bandido preso pela denúncia anônima recebeu um castigo.
  • b) Aquela porta trocada pela janela ampla deixou a sala mais arejada.
  • c) A modelo exposta pela foto comprometedora ficou sem ação.
  • d) O garoto encontrado pela secretária executiva era filho do diretor.
  • e) O cofre escondido pela pintura famosa passou despercebido.
#106073
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Na peça publicitária acima, o uso da intertextualidade é evidenciado pela presença de uma

  • a) paródia que remete à revista “Caras”, cuja característica marcante é o uso de fotos de personalidades acompanhadas de uma declaração.
  • b) anáfora indireta, em que um referente novo é apresentado como se fosse já conhecido.
  • c) epígrafe, pois fica evidente que a palavra “aperto”, no texto, relaciona-se às apalpadelas dos clientes durante a escolha das frutas.
  • d) introdução referencial, já que as imagens e as palavras do texto não se conectam e precisam de ancoragem externa para fazer sentido.
  • e) concordância associativa, por meio da qual a relação entre o limão e suas cascas gera inferências sobre as frutas.
#106074
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Para produzir o efeito de “animar” o limão, que é um objeto inanimado, a peça publicitária utiliza

  • a) verbos e pronomes em primeira pessoa – “já passei muito aperto na minha vida” – que são a única forma de se garantir o efeito de animação.
  • b) o elemento “aqui”, que indica o local onde o limão é encontrado.
  • c) a referência a uma parte do limão – “cascas” – para remeter à dificuldade de se consumir essa fruta.
  • d) a estratégia discursiva de atribuir ao limão uma ação típica de seres humanos: “desabafa”.
  • e) os recursos visuais relacionados a frutas: por isso uma maçã no canto inferior direito da peça publicitária.
#106075
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Lucas e Mateus foram a uma loja para, cada um, comprar uma bola de um mesmo tipo, cujo preço era um número inteiro de reais. Porém, faltavam R$ 20,00 para Lucas e R$ 25,00 para Mateus para que cada um tivesse a quantia necessária para a compra. Os dois resolveram juntar as quantias de dinheiro que tinham e comprar uma única bola. Mesmo assim, a quantia total não era o suficiente para comprar nem uma bola. É CORRETO afirmar que o maior valor possível para o preço da bola é um inteiro

    • a) maior do que 29 e menor do que 35.
    • b) maior do que 34 e menor do que 40.
    • c) maior do que 39 e menor do que 45.
    • d) maior do que 44 e menor do que 50.
    • e) maior do que 49.
    #106076
    Banca
    UFES
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFES
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    Em um guarda-roupa há, exclusivamente, seis peças: uma blusa azul, uma blusa marrom, uma blusa preta, uma saia azul, uma saia marrom e uma saia preta. Paula, Luciana e Renata foram juntas a uma festa e escolheram, cada uma, uma blusa e uma saia, nesse guarda-roupa, para vestirem. A blusa de Renata era azul, mas sua saia não era azul. A blusa de Luciana não era preta. A blusa e a saia de Paula eram da mesma cor. As cores das saias de Luciana e Renata eram, respectivamente:

    • a) marrom e preta.
    • b) azul e marrom.
    • c) azul e preta.
    • d) preta e marrom.
    • e) preta e preta.
    #106077
    Banca
    UFES
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFES
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 13 - 

    No regime de juros simples, os juros em cada período de tempo são calculados sobre o capital inicial. Um capital inicial C0 foi aplicado a juros simples de 3% ao mês. Se Cn é o montante quando decorridos n meses, o menor valor inteiro para n, tal que Cn seja maior que o dobro de C0, é

    • a) 30
    • b) 32
    • c) 34
    • d) 36
    • e) 38
    #106078
    Banca
    UFES
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFES
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 14 - 

    Considere n números x1, x2, … , xn, em que x1x2 ≤ ⋯ ≤ xn . A mediana desses números é igual a x(n + 1)/2, se n for ímpar, e é igual à média aritmética de xn ⁄ 2 e x(n + 2)/2, se n for par. Uma prova composta por 5 questões foi aplicada a uma turma de 24 alunos. A tabela seguinte relaciona o número de acertos obtidos na prova com o número de alunos que obtiveram esse número de acertos.

    Simulado UFES | Técnico em Enfermagem A



    A penúltima linha da tabela acima, por exemplo, indica que 5 alunos tiveram, cada um, um total de 4 acertos na prova. A mediana dos números de acertos é igual a

    • a) 1,5
    • b) 2
    • c) 2,5
    • d) 3
    • e) 3,5
    #106079
    Banca
    UFES
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFES
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    Uma determinada família é composta por pai, por mãe e por seis filhos. Eles possuem um automóvel de oito lugares, sendo que dois lugares estão em dois bancos dianteiros, um do motorista e o outro do carona, e os demais lugares em dois bancos traseiros. Eles viajarão no automóvel, e o pai e a mãe necessariamente ocuparão um dos dois bancos dianteiros. O número de maneiras de dispor os membros da família nos lugares do automóvel é igual a

    • a) 1440
    • b) 1480
    • c) 1520
    • d) 1560
    • e) 1600