Simulado UFES | Economista | CONCURSO
SIMULADO UFES | ECONOMISTA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFES para o cargo de Economista.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFES para o concurso UFES. Estas questões são especificamente para o cargo de Economista, contendo Economia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFES | Economista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFES.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #116651
- Banca
- UFES
- Matéria
- Economia
- Concurso
- UFES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Suponha que a renda disponível de uma coletividade cresça e isso provoque um aumento do poder aquisitivo desse grupo. Numa análise gráfica, em que os preços de um bem normal estão representados no eixo das ordenadas e as quantidades demandadas e ofertadas desse bem estão representadas no eixo das abscissas, e garantida a condição coeteris paribus, é CORRETO afirmar que o preço de equilíbrio desse bem
- a) permanecerá inalterado, pois o efeito preço agirá no sentido de provocar um deslocamento da curva de demanda para a esquerda, afetando o gosto e a preferência do consumidor.
- b) sofrerá deslocamento para um nível mais alto enquanto a oferta do produto permanecer inalterada.
- c) não sofrerá deslocamento enquanto a oferta do produto permanecer inalterada.
- d) permanecerá inalterado, pois deslocamentos ao longo da curva de demanda se ajustam simultaneamente, dadas as quantidades de equilíbrio vigentes no mercado.
- e) permanecerá inalterado, pois sempre que a renda disponível se altera, prevalece o princípio da utilidade marginal crescente.
- #116652
- Banca
- UFES
- Matéria
- Economia
- Concurso
- UFES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Considerando a análise gráfica acerca da curva de oferta típica, considerando a diferença existente entre os significados de variações na oferta e variações na quantidade ofertada, e pressupondo os preços de um bem no eixo vertical, das ordenadas, e as quantidades ofertadas no eixo horizontal, das abscissas, é CORRETO afirmar, sob a condição coeteris paribus, que
- a) quando os custos de produção aumentam, a curva de oferta se desloca, inicialmente, para a direita.
- b) quando o preço do bem aumenta, a curva de oferta se desloca, imediatamente, para a direita.
- c) quando o preço do bem cai, a curva de oferta se desloca, imediatamente, para a esquerda.
- d) quando o preço do bem aumenta, a quantidade ofertada desse bem tende a aumentar.
- e) na análise estática, um aumento do preço, ao provocar redução da quantidade demandada, desloca, simultaneamente, a curva de oferta para a direita.
- #116653
- Banca
- UFES
- Matéria
- Economia
- Concurso
- UFES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Com base na teoria microeconômica, é CORRETO afirmar:
- a) No tocante à demanda, o efeito substituição, por si só, explica a relação inversa entre preço e quantidades demandadas, enquanto o efeito renda justifica a inclinação positiva da curva de oferta
- b) Na análise gráfica da curva de demanda típica, isto é, negativamente inclinada e plotada em um gráfico no qual no eixo das ordenadas estão representados os preços e no eixo das abscissas estão representadas as quantidades demandadas, considerando um bem normal, um aumento da renda do consumidor varia a quantidade demandada sem, no entanto, deslocar a curva de demanda.
- c) Na análise gráfica do equilíbrio de mercado, em um gráfico no qual no eixo das ordenadas estão representados os preços e no eixo das abscissas estão representadas as quantidades demandadas e ofertadas, pode-se afirmar que, em mercados competitivos, um avanço da tecnologia desloca, inicialmente, a curva de oferta do mercado para a esquerda, o que indica maiores quantidades ofertadas sem alteração do preço, até que a demanda total comece a aumentar.
- d) Do ponto de vista da empresa monopolista, a curva da procura pelo produto dessa empresa com a qual ela se depara é perfeitamente elástica e pode ser representada graficamente como uma reta horizontal paralela e acima do eixo das abscissas, o que indica que aumentos de preços serão sempre assimilados pelos consumidores e resultarão infinitamente em aumentos da receita total.
- e) A chamada curva de demanda quebrada geralmente expressa o formato da curva de procura do ponto de vista da empresa oligopolista, quando essa não se organiza em acordos ou conluios.
- #116654
- Banca
- UFES
- Matéria
- Economia
- Concurso
- UFES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Sobre a elasticidade-preço, analise as afirmativas a seguir:
I. A elasticidade-preço cruzada da demanda positiva entre dois bens indica tratarem-se de bens substitutos.
II. Em um gráfico no qual os preços estão representados no eixo das ordenadas e as quantidades demandadas e ofertadas estão representadas no eixo das abscissas, deslocamentos da procura provocam flutuações de preços tanto mais intensas quanto mais elástica em relação ao preço for a correspondente curva de oferta.
III. Uma curva de oferta perfeitamente inelástica em relação ao preço indica impossibilidade de alteração das quantidades disponíveis do bem ou serviço correspondente, em resposta a possíveis alterações de preço, pressupondo a condição coeteris paribus.
É CORRETO o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #116655
- Banca
- UFES
- Matéria
- Economia
- Concurso
- UFES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
A investigação sobre o coeficiente de elasticidade-preço da procura é de grande importância para a análise econômica, pois ele está relacionado às decisões de consumo por parte dos consumidores e até mesmo à receita total auferida pelos ofertantes. Com base no exposto, e pressupondo a condição coeteris paribus, analise as afirmativas a seguir:
I. A procura por determinado bem tende a ser mais elástica em relação ao preço se o bem em questão tiver bens substitutos perfeitos. Por outro lado, quanto mais essencial for o bem, menos elástica em relação ao preço tende a ser a procura desse bem.
II. Considerando a elasticidade-preço da procura por gasolina e o ônus que esse bem representa no orçamento de diferentes consumidores, pode-se afirmar que, para o consumidor que sempre ao chegar ao posto de combustíveis, com o mesmo veículo, solicita que se encha o tanque com gasolina, mesmo tendo havido variação no preço desse combustível, a procura por esse bem é perfeitamente elástica.
III. Em caso de variação negativa no preço de um bem cuja procura é preço-inelástica, a receita total do ofertante desse bem tende a aumentar.
É CORRETO o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.