Processando...

Simulado UFES | VESTIBULAR

Simulado UFES

Simulado UFES

Se você irá prestar o concurso UFES não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados UFES

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado UFES foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Vestibular
  • Instituição: UFES
  • Cargo: Vestibulando
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: UFES
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado UFES

  1. Todos Simulados UFES
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados UFES e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões UFES

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões do concurso UFES, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados UFES

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#229012
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Leia os fragmentos abaixo e ordene-os, de forma que se obtenha como resultado um texto coerente e coeso.

( ) Assim, fica difícil, se não impossível, o tratamento das relações entre estas últimas, centrando-se exclusivamente no código.

( ) Considerava-se a relação oralidade e letramento como dicotômica, atribuindo-se à escrita valores cognitivos intrínsecos no uso da língua, não se vendo nelas duas práticas sociais.

( ) Mais do que uma simples mudança de perspectiva, isto representa a construção de um novo objeto de análise e uma nova concepção de língua e de texto, agora vistos como um conjunto de práticas sociais.

( ) Hoje, como se verá adiante, predomina a posição de que se pode conceber oralidade e letramento como atividades interativas e complementares no contexto das práticas sociais e culturais.

( ) De igual modo, já não se podem observar satisfatoriamente as semelhanças e diferenças entre fala e escrita (o contraponto formal das duas práticas acima nomeadas) sem considerar a distribuição de seus usos na vida cotidiana.

( ) Esta mudança de visão operou-se a partir dos anos 80, em reação aos estudos das três décadas anteriores em que se examinavam a oralidade e a escrita como opostas, predominando a noção de supremacia cognitiva da escrita dentro do que Street (1984) chamou de “paradigma da autonomia”.

( ) Hoje, é impossível investigar oralidade e letramento sem uma referência direta ao papel dessas duas práticas na civilização contemporânea.

(Excertos extraídos de: MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001. p.15-16).

A sequência numérica CORRETA que preenche os parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) 6, 7, 3, 2, 1, 5, 4.
  • b) 1, 2, 4, 3, 6, 5, 7.
  • c) 4, 5, 2, 6, 7, 3, 1.
  • d) 7, 6, 5, 4, 1, 2, 3.
  • e) 3, 6, 4, 7, 2, 5, 1.
#229013
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

O emprego da palavra ou da expressão destacada está INADEQUADO ao padrão formal da escrita em:

  • a) Irandé Antunes afirma a cerca de repetição de palavras que “Muitas vezes, incluímos entre as condições de um bom texto a recomendação de não repetir palavras.”
  • b) Quanto à paráfrase, ressalta a autora, esse recurso “[...] tem a função discursiva de pretender oferecer um esclarecimento mais específico de um ponto, ou, re-explicá-lo, com outras palavras [...]”, a fim de torná-lo claro.
  • c) É pertinente identificar os segmentos parafrásticos para o entendimento do texto, haja vista “[...] que, naquele ponto onde ocorrem, o tema não avança para o ‘novo’, já que os dados da informação anterior são apenas retomados para explicações ou reformulações mais específicas.”
  • d) Outro ponto esclarecedor que é trazido pela autora e naturalmente vai ao encontro da compreensão do que é produzir texto, está no uso que se faz do paralelismo, aproximação de dois ou mais segmentos de mesma estrutura formal e com sentidos diferentes.
  • e) Enfim, por força de espaço e tempo, fiquemos por aqui, com o compromisso de oportunamente voltarmos com outras notas a respeito do tema.
#229014
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

O emprego da forma verbal, ou de formas verbais, está ADEQUADO ao padrão formal da escrita em:

  • a) “O presente trabalho pretende introduzir o leitor ao conceito antropológico de cultura.” Não há dúvida de que essa temática tem pertinência para a compreensão das relações humanas, sendo necessário, portanto, que se utilizem exemplos de culturas tantas quantas haja, para que não se incorra no erro de interpretações apressadas.
  • b) Se sobrevirem naturalmente exemplos duvidosos que provoquem erros de interpretação, espera-se que os leitores intervenham com a disposição de colaborar com o aperfeiçoamento das ideias.
  • c) Para um grupo de pesquisadores, por exemplo, a geografia do lugar é condicionante da diversidade cultural e, em contraponto, para outros grupos, essa influência é limitada, razão pela qual é esperado que não se entretêm os pesquisadores com o cantar dos pássaros.
  • d) Nesse sentido, resultados equivocados advém, muitas vezes, do volume escasso de estudos comparativos e contradigam a observação sistemática e reflexiva sobre os fatos.
  • e) Têm-se como indispensável a esta altura: “A reconstrução deste momento conceitual, a partir de uma diversidade de fragmentos teóricos, é uma das tarefas primordiais da antropologia moderna. Neste trabalho, entretanto, seguiremos apenas os procedimentos básicos desta elaboração.”
#229015
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Está ADEQUADO ao padrão formal de escrita o par de frases:

  • a) A escrita é antiga, do que se orgulham os seres humanos pela facilidade que permitiu de acesso às informações. O acesso às informações foi potencializado com a invenção da imprensa, e não há de existir dúvidas sobre isso.
  • b) A moça a quem perguntei sobre onde seria a aula de produção de texto, usava roupa de traços diferentes do cotidiano brasileiro. A moça cuja roupa fiz referência, teve dificuldade de me informar sobre o local em que seria ministrada a aula de produção de texto.
  • c) Quem fala e escreve, não raras vezes, faz uso da coesão lexical para fazer a apreciação sobre um fato, um indivíduo, um objeto. Cesão lexical é recurso que se valem quem fala e quem escreve na prática cotidiana de produção de textos
  • d) As lideranças das turmas responsabilizaram-se por reunir os estudantes em favor da organização dos ambientes de leitura da instituição. Os ambientes de leitura foram reorganizados, e tudo que se assiste é a preocupação dos estudantes com a preservação da memória.
  • e) O de que gosto é ler textos acadêmicos; os literários, com menos frequência, os jornais ou revistas, nos momentos de folga. O que gosto é de ler textos acadêmicos; os literários são referências de que me valho para a apreciação estética e humana do mundo.
#229016
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Leia o texto a seguir: Os gêneros textuais são fenômenos históricos e, nesse sentido, se constituem com e na vida cultural e social em que se desenvolvem. Um aspecto importante a ser considerado, é que as novas tecnologias, em especial as de uso na área de comunicação, propiciam o surgimento de novos gêneros textuais. Não propriamente as tecnologias, mas, sim, a intensidade de usos dessas tecnologias e suas interferências nas atividades diárias de comunicação. As notas iniciais vão perder sequência nos estudos vindouros sobre variados gêneros de uso relacionados a algum meio de comunicação. Como exemplo, o uso do correio eletrônico gera mensagens que têm as cartas pessoais e os bilhetes como seus antecessores. Mas as cartas eletrônicas são gêneros novos, com identidades próprias.

(Ideias contidas em: MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Disponível em:<https://edisciplinas.usp.br/pl... textuais.pdf> Acesso em: 20 ago. 2018).

No que se refere ao encadeamento de ideias, a frase que compromete a organização do texto é:

  • a) Os gêneros textuais são fenômenos históricos e, nesse sentido, se constituem com e na vida cultural e social em que se desenvolvem.
  • b) Um aspecto importante a ser considerado, é que as novas tecnologias, em especial as de uso na área de comunicação, propiciam o surgimento de novos gêneros textuais.
  • c) Não propriamente as tecnologias, mas, sim, a intensidade de usos dessas tecnologias e suas interferências nas atividades diárias de comunicação.
  • d) As notas iniciais vão perder sequência nos estudos vindouros sobre variados gêneros de uso relacionados a algum meio de comunicação.
  • e) Como exemplo, o uso do correio eletrônico gera mensagens que têm as cartas pessoais e os bilhetes como seus antecessores. Mas as cartas eletrônicas são gêneros novos, com identidades próprias.
#229017
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Um casal pretende ter 3 filhos. A probabilidade de nascerem 2 meninos e 1 menina, desse casal, é

  • a) 45,5%
  • b) 37,5%
  • c) 33,3%
  • d) 30%
  • e) 26,5%
#229018
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Uma estante de uma biblioteca contém 5 livros: V, W, X, Y e Z, que são arrumados do jeito usual, isto é, um ao lado do outro, em pé e com a lombada visível. O número de maneiras possíveis de arrumá-los, de modo que os livros V e W fiquem sempre juntos, é

  • a) 40
  • b) 42
  • c) 44
  • d) 46
  • e) 48
#229019
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Um grupo de amigos foi a um restaurante e eles combinaram dividir a despesa total, no valor de R$ 360,00, em partes iguais entre si. Na hora de pagar, um dos amigos estava sem dinheiro e cada um dos demais, a fim de pagar a conta, teve que acrescentar R$ 5,00 à sua parte da despesa. O número de amigos nesse grupo é

  • a) 10
  • b) 9
  • c) 8
  • d) 7
  • e) 6
#229020
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Um grupo de N proprietários de automóveis foi entrevistado para saber quais dos combustíveis - gasolina, álcool ou gás -, utilizavam em seu veículo. Entre esses proprietários, 50 responderam que usavam exclusivamente gasolina, 30 responderam que usavam exclusivamente álcool e 10 responderam que usavam exclusivamente gás. Ainda, 90% dos proprietários responderam que usavam dois combustíveis, mas nunca na combinação gás e álcool, em seu veículo. Sabendo-se que todos os entrevistados responderam à pesquisa e que nenhum deles possui veículo que usa três combustíveis, é CORRETO afirmar que o número N é igual a

  • a) 100
  • b) 400
  • c) 800
  • d) 900
  • e) 1200
#229021
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

O Microsoft Word 2013 dispõe de uma ferramenta denominada Pincel de Formatação, que permite aplicar ao texto a aparência de um documento já formatado. Sobre a ferramenta Pincel de Formatação, analise as afirmativas a seguir:

I. O Pincel de Formatação possibilita copiar todos os atributos de fonte e de alinhamento de um texto e aplicá-los a um novo documento ou bloco de texto.

II. O Pincel de Formatação pode ser acessado na guia PÁGINA INICIAL, do grupo Área de Transferência.

III. O Pincel de Formatação pode ser utilizado por meio das teclas de atalho Ctrl+Shift+C e Ctrl+Shift+V.

IV. O Pincel de Formatação, ao ser clicado duas vezes, possibilita aplicar a formatação em mais de um bloco de texto.

É CORRETO o que se afirma em

  • a) I, II, III e IV.
  • b) I, III e IV, apenas.
  • c) II, III e IV, apenas.
  • d) I e IV, apenas.
  • e) I e III, apenas.