Processando...

Simulado UFERSA | CONCURSO

Simulado UFERSA

SIMULADO UFERSA

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no UFERSA.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFERSA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores UFERSA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFERSA contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no UFERSA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no UFERSA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFERSA
Para realizar o simulado UFERSA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFERSA você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFERSA é aqui!


#208843
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFERSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O propósito comunicativo dominante no texto é

  • a) apresentar, em uma sucessão temporal, empecilhos que poderia
  • b) explicitar, de forma ordenada, atitudes que poderiam contribuir para o reconhecimento da atividade do cientista.
  • c) caracterizar, de forma ordenada, propriedades responsáveis pelo não conhecimento do exercício profissional do cientista.
  • d) elencar, em uma sucessão temporal, argumentos favoráveis ao reconhecimento social do exercício profissional do cientista.
#208844
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFERSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

“Existe também o lado útil da ciência, ligado diretamente a aplicações tecnológicas, em que novos materiais e novas tecnologias são postos a serviço da criação de produtos e da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Mas dado que a preparação para a carreira é longa — depois da graduação ainda tem a pós com bolsas bem baixas — sem a paixão fica difícil ver a utilidade da ciência como a única motivação. [...]” [linhas 36 a 40]

Sobre as conjunções mas e dado que, é correto afirmar que

  • a) a primeira estabelece uma relação de adversidade entre orações e a segunda, uma relação de causa com a terceira oração do segundo período e poderiam, sem prejuízo ao sentido, ser substituídas, respectivamente, por entretanto e como.
  • b) a primeira estabelece uma relação de adversidade entre períodos e a segunda, uma relação de concessão com a terceira oração do segundo período e poderiam, sem prejuízo ao sentido, ser substituídas, respectivamente, por no entanto e posto que.
  • c) a primeira estabelece uma relação de adversidade entre orações e a segunda, uma relação de concessão com a terceira oração do segundo período e poderiam, sem prejuízo ao sentido, ser substituídas, respectivamente, por no entanto e posto que.
  • d) a primeira estabelece uma relação de adversidade entre períodos e a segunda, uma relação de causa com a terceira oração do segundo período e poderiam, sem prejuízo ao sentido, ser substituídas, respectivamente, por entretanto e como.
#208845
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFERSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

“Existe também o lado útil da ciência, ligado diretamente a aplicações tecnológicas, em que novos materiais e novas tecnologias são postos a serviço da criação de produtos e da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Mas dado que a preparação para a carreira é longa — depois da graduação ainda tem a pós com bolsas bem baixas — sem a paixão fica difícil ver a utilidade da ciência como a única motivação. [...]” [linhas 36 a 40]

O emprego da palavra também sinaliza

  • a) o acréscimo de outro empecilho para se fazer ciência.
  • b) o acréscimo de outra justificativa para se fazer ciência.
  • c) que há inúmeras justificativas para se fazer ciência.
  • d) que há duas justificativas para se fazer ciência.
#208846
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFERSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Sobre a linguagem empregada no texto, o uso da primeira pessoa do singular, pelo autor, justifica-se,

  • a) porque ele se apresenta como autoridade em relação à temática em foco.
  • b) tão somente, porque, nesse caso, trata-se de um gênero textual da esfera jornalística.
  • c) tão somente, porque, nesse caso, trata-se de um gênero textual da esfera acadêmica.
  • d) porque ele objetivou construir um texto com marcas de subjetividade.
#208848
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFERSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Em “Essa é uma pergunta que escuto frequentemente [...]” [l inha1], o uso da palavra em destaque justifica-se porque ela

  • a) tem como referente uma informação muito distante.
  • b) refere-se a uma informação explicitada no quinto parágrafo.
  • c) refere-se a uma informação que não faz parte do texto.
  • d) tem como referente uma informação explicitada anteriormente.
#208851
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFERSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Há um sinal de pontuação empregado como recurso estilístico em:

  • a) “Se ninguém conhece um cientista, fora o que se vê na TV ou no cinema, fica difícil contemplar a possibilidade de uma carreira em ciências.”
  • b) “Mesmo com todas as barreiras da profissão, considero um privilégio poder pensar sobre o mundo. E poder dividir com os outros o que vou aprendendo no caminho.”
  • c) “Existe também o lado útil da ciência, ligado diretamente a aplicações tecnológicas, em que novos materiais e novas tecnologias são postos a serviço da criação de produtos e da melhoria da qualidade de vida das pessoas.”
  • d) “Tem cientista ateu e religioso, flamenguista e corintiano, conservador e comunista. A comunidade é tão variada quanto em qualquer outra profissão.”
#208854
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFERSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Leia o período a seguir

“Imagino que nem 5% da população brasileira possa mencionar o nome de três (ou um?) cientistas brasileiros da atualidade.”

A flexão de número da forma verbal em destaque se justifica porque,

  • a) nesse caso, segundo as orientações normativas do português, é obrigatória a concordância com o termo preposicionado.
  • b) em expressões de porcentagem, o verbo sempre será flexionado no singular.
  • c) nesse caso, segundo as orientações normativas do português, é facultativa a concordância do verbo com o termo preposicionado.
  • d) em expressões de porcentagem, o verbo sempre concorda com o termo mais próximo.
#208856
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFERSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Há uma palavra acentuada graficamente pelo mesmo motivo da palavra em destaque no trecho “A questão não é essa constatação, que é óbvia [...]” em:

  • a) “Mesmo com todas as barreiras da profissão, considero um privilégio [...]”
  • b) “[...] como são alguns médicos, dentistas e policiais [...]”
  • c) “Se ninguém conhece um cientista [...]”
  • d) “[...]é ter cientistas visitando escolas públicas e particulares [...]”
#208858
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFERSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Leia o trecho reproduzido a seguir.

“Proponho que, como parte da bolsa, estudantes de mestrado e doutorado devam fazer uma visita ao ano (ou mais se desejarem) a uma escola local [...]” [l inhas 15 e 16 ]

NÃO há ocorrência de uso do acento indicativo da crase porque

  • a) o verbo “visitar”, nesse caso, não exige complemento preposicionado.
  • b) a palavra “escola” está antecedida por um numeral.
  • c) o nome “visita”, nesse caso, não exige complemento preposicionado.
  • d) a palavra “escola” está antecedida por um artigo indefinido.
#208861
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFERSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Leia o período a seguir.

“Não tira pedaço e é extremamente útil e gratificante.” [l inhas 20 e 21]

Considerando-se o contexto linguístico no qual está inserido, é correto afirmar que

  • a) as duas orações ilustram uma situação de sujeitos ocultos.
  • b) as duas orações ilustram uma situação de sujeitos indeterminados.
  • c) a primeira oração tem sujeito oculto e a segunda é uma oração sem sujeito.
  • d) a primeira oração não tem sujeito e a segunda tem sujeito oculto.