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Simulado UFCG de Portugues | VESTIBULAR

Simulado UFCG de Portugues

SIMULADO UFCG DE PORTUGUES

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular UFCG.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFCG que foi organizado pela UFCG. Estas questões são de Portugues, contendo os assuntos de Interpretação de Textos, Coesão e coerência , Morfologia - Pronomes ( assuntos), que foram extraídas dos Vestibular anteriores UFCG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFCG de Portugues contém um total de 10 questões de Vestibular com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Portugues, Interpretação de Textos, Coesão e coerência , Morfologia - Pronomes ( assuntos), para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular UFCG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular UFCG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFCG
Para realizar o simulado UFCG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFCG você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFCG é aqui!


#120533
Banca
UFCG
Matéria
Português
Concurso
UFCG
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

Em relação à obra O judas em sábado de aleluia, de Martins Pena, é correto afirmar que

  • a) há um exagero romântico, típico da escola literária vigente, exemplificado principalmente através do amor entre Maricota e Faustino.
  • b) é uma comédia de costumes que traz como temática principal a idealização do amor. .
  • c) através de uma linguagem irônica e engraçada, o autor faz uma crítica à instituição familiar.
  • d) os personagens, em suma, são anti-heróis, com exceção de José Pimenta, pai de Chiquinha e Maricota.
  • e) as irmãs Chiquinha e Maricota apresentam distintos posicionamentos em relação ao amor e à vida, já que esta é mais serena e romântica, em oposição àquela, que é mais interesseira.
#120534
Banca
UFCG
Matéria
Português
Concurso
UFCG
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 2 - 

I) A partir do título, já se percebe que a temática central do poema gira em torno da passagem do tempo, delimitada por horas e por dias.

II) Através da função metalinguística, do uso do advérbio e das reticências, observa-se que o eu lírico reflete poeticamente sobre a efemeridade da vida.

III) Há um desejo do eu lírico de poder voltar o tempo e de fazer tudo diferente.

IV) Nos cinco versos finais, como em outros poemas de Esconderijos do tempo, há um desejo de viver o instante de modo mais livre e significativo.

  • a) I, III e IV.
  • b) II e III.
  • c) I e III
  • d) II e IV.
  • e) I e II.
#120535
Banca
UFCG
Matéria
Português
Concurso
UFCG
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 3 - 

As três estrofes, a seguir, constituem um excerto do poema Crianças Negras, de Cruz e Sousa:

As pequeninas, tristes criaturas ei-las, caminham por desertos vagos, sob o aguilhão de todas as torturas, na sede atroz de todos os afagos.

Vai, coração! Na imensa cordilheira da Dor, florindo como um loiro fruto, partindo toda a horrível gargalheira da chorosa falange cor do luto.

As crianças negras, vermes da matéria, colhidas do suplício à estranha rede, arranca-as do presídio da miséria e com teu sangue mata-lhes a sede!


Sobre o uso de pronomes e seu funcionamento sintático, nessas estrofes, é CORRETO afirmar:

    • a) O pronome “las” (1ª estrofe) aponta, cataforicamente, para o substantivo “torturas”.
    • b) Os pronomes “las” (1ª estrofe) e “lhes” (3ª estrofe) remetem, anaforicamente, a “torturas” e “vermes da matéria”.
    • c) O pronome “lhes” (3ª estrofe) funciona, de acordo com o sentido, como adjunto adnominal de “sede”.
    • d) Os pronomes “as” e “lhes” (3ª estrofe) substituem, igualmente, o grupo nominal “as crianças negras”.
    • e) O pronome “las” (1ª estrofe) funciona como dêitico porque aponta para uma referência extratextual.
    #120536
    Banca
    UFCG
    Matéria
    Português
    Concurso
    UFCG
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 4 - 

    Julgue como corretas (C) ou erradas (E) as afirmações sobre a narrativa “Doutor por correspondência”, de Marcos Rey, presente na obra Contos brasileiros I (Para gostar de ler – vol. 8).

    ( ) A narrativa apresenta um narrador-testemunha que, por não ser o protagonista, exime-se de emitir qualquer opinião ou de fazer algum julgamento de valor.

    ( ) A ironia está presente tanto no discurso do narrador quanto no desfecho da história – Emílio adquire um diploma falso de curso superior.

    ( ) O texto traz como temática principal a denúncia contra as instituições públicas de ensino.

    ( ) Emílio, personagem principal, busca de todas as formas enganar as pessoas, inclusive da própria família, para enriquecer cada vez mais.

    Assinale a sequência correta:

      • a) C, C, E, E
      • b) E, E, C, C.
      • c) C, E, C, E.
      • d) E, C, E, E.
      • e) C, E, E, C.
      #120537
      Banca
      UFCG
      Matéria
      Português
      Concurso
      UFCG
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      Múltipla escolha
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      (1,0) 5 - 

      Com base no fragmento em destaque, do conto “Ele e suas ideias”, de Lima Barreto, julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas sobre a temática, a pontuação e o sentido das formas gramaticais.

      Para levar os dias a destilar ideias, ele tinha que passar as noites a pensar. Creio que dormia pouco: todo ele se encontrava em função de ter ideias. E era pródigo, e era generoso, e era desperdiçado: pensava, tinha ideias e dava aos outros.” (p. 63)

      ( ) A manifestação do eu-lírico objetiva explicar a origem das ideias do personagem.

      ( ) As duas ocorrências do uso dos dois pontos demarcam funções semelhantes: ambas servem para explicar o termo que os antecede.

      ( ) A ação rotineira da personagem é marcada por uma continuidade indefinida, justificada pela alternância do infinitivo e do pretérito imperfeito, presentes no texto.

      ( ) Os termos “pouco” e “todo” funcionam como pronomes e sugerem oposição de ações entre narrador e personagem.

      • a) V, F, F, V.
      • b) V, V, F, F.
      • c) V, F, V, F.
      • d) F, F, F, V.
      • e) F, V, V, F.
      #120538
      Banca
      UFCG
      Matéria
      Português
      Concurso
      UFCG
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      (1,0) 6 - 

      Assinale o fragmento que evidencia a mudança de atividade da condição de hobby/lazer para a formalidade profissional do personagem retratado em “O homem que espalhou o deserto”, de Ignácio de Loyola Brandão.

      • a) “Onde quer que precisassem derrubar árvores, ele era chamado”.
      • b) “Contratou uma secretária para organizar uma agenda”
      • c) “Montou uma companhia, construiu edifícios para guardar machados, abrigar seus operários devastadores”.
      • d) “Mandou assistentes fazerem cursos nos Estados Unidos e Europa”.
      • e) “Eles voltaram peritos de primeira linha”.
      #120539
      Banca
      UFCG
      Matéria
      Português
      Concurso
      UFCG
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      (1,0) 7 - 

      Marque a alternativa que traz as afirmações corretas acerca das narrativas “O homem que espalhou o deserto”, de Ignácio de Loyola Brandão, e “Ele e suas ideias”, de Lima Barreto”, ambas contidas no livro Contos brasileiros I (Para gostar de ler – vol. 8).

      I) Nas duas narrativas, percebe-se que a função do narrador é meramente de contar a história, não interferindo e nem tampouco julgando os personagens.

      II) Ambos os personagens conseguem progredir na vida por causa das suas grandes ideias.

      III) Quanto ao personagem de “O homem que espalhou o deserto”, verifica-se que seu isolamento e o protecionismo da mãe são fatores que corroboram para suas ações.

      IV) Em relação ao personagem central do conto “Ele e suas ideias”, observa-se que, apesar de ele ter ideias altruístas, era desacreditado por muitas pessoas.

      Está(ão) correta(s):

      • a) III.
      • b) II
      • c) I e II
      • d) I, II e III.
      • e) III e IV.
      #120540
      Banca
      UFCG
      Matéria
      Português
      Concurso
      UFCG
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      (1,0) 8 - 

      LITANIA DOS POBRES

      Os miseráveis, os rotos
      são as flores dos esgotos.
      São espectros implacáveis
      os rotos, os miseráveis.
      São prantos negros de furnas
      caladas, mudas, soturnas.
      São os grandes visionários dos
      abismos tumultuários.
      As sombras das sombras mortas,
      cegos, a tatear nas portas.
      Procurando o céu, aflitos
      e varando o céu de gritos.
      Faróis à noite apagados
      por ventos desesperados.
      Inúteis, cansados braços
      pedindo amor aos Espaços.
      Mãos inquietas, estendidas
      ao vão deserto das vidas.
      Figuras que o Santo Ofício
      condena a feroz suplício.
      Arcas soltas ao nevoento
      dilúvio do Esquecimento.
      Perdidas na correnteza
      das culpas da Natureza.
      (...)

      (CRUZ E SOUSA, Os melhores poemas de Cruz e Sousa, p.89)


      Julgue corretas (C) ou erradas (E) as assertivas que comparam o poema “Litania dos Pobres”, de Cruz e Sousa, com a charge que segue:

      ( ) A charge confirma a condição humana de visionário miserável ilustrada no poema.

      ( ) A temática da charge nega a condição divina como suporte salvador da condição de pobreza desenhada no poema.

      ( ) O poema revela a incredulidade do pobre que tudo pode obter com a fé divina, reforçada na charge.

      ( ) A charge e o poema são gêneros intrinsecamente diferentes e, portanto, não se complementam em termos de temática, não podem, pois, ser comparados.

      A sequência correta é:

        • a) C, C, E, E.
        • b) C, E, E, C.
        • c) E, C, C, E
        • d) E, E, C, E.
        • e) C, E, C, E
        #120541
        Banca
        UFCG
        Matéria
        Português
        Concurso
        UFCG
        Tipo
        Múltipla escolha
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        (1,0) 9 - 

        LITANIA DOS POBRES

        Os miseráveis, os rotos
        são as flores dos esgotos.
        São espectros implacáveis
        os rotos, os miseráveis.
        São prantos negros de furnas
        caladas, mudas, soturnas.
        São os grandes visionários dos
        abismos tumultuários.
        As sombras das sombras mortas,
        cegos, a tatear nas portas.
        Procurando o céu, aflitos
        e varando o céu de gritos.
        Faróis à noite apagados
        por ventos desesperados.
        Inúteis, cansados braços
        pedindo amor aos Espaços.
        Mãos inquietas, estendidas
        ao vão deserto das vidas.
        Figuras que o Santo Ofício
        condena a feroz suplício.
        Arcas soltas ao nevoento
        dilúvio do Esquecimento.
        Perdidas na correnteza
        das culpas da Natureza.
        (...)

        (CRUZ E SOUSA, Os melhores poemas de Cruz e Sousa, p.89)
        Julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas acerca da relação entre os aspectos expressivos, gramaticais e semânticos do fragmento do poema:

        ( ) Na expressão “prantos negros” (v.5), o poeta lança mão de uma figura de linguagem denominada sinestesia.

        ( ) O substantivo “céu”, na sexta estrofe, tem seu sentido modificado em função dos verbos que o acompanham.

        ( ) O substantivo próprio “Espaços”, na oitava estrofe, evoca um ser superior a quem se dirige a súplica justificada pelo título do poema.

        ( ) A unidade de sentido do poema é perturbada pelo fenômeno da elipse, cujo referente não é recuperado no próprio texto.

        A sequência correta é:

          • a) V, V, F, F.
          • b) V, F, F, V.
          • c) F, V, F, V.
          • d) V, V, V, F.
          • e) V, F, V, V.
          #120542
          Banca
          UFCG
          Matéria
          Português
          Concurso
          UFCG
          Tipo
          Múltipla escolha
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          (1,0) 10 - 

          LITANIA DOS POBRES

          Os miseráveis, os rotos
          são as flores dos esgotos.
          São espectros implacáveis
          os rotos, os miseráveis.
          São prantos negros de furnas
          caladas, mudas, soturnas.
          São os grandes visionários dos
          abismos tumultuários.
          As sombras das sombras mortas,
          cegos, a tatear nas portas.
          Procurando o céu, aflitos
          e varando o céu de gritos.
          Faróis à noite apagados
          por ventos desesperados.
          Inúteis, cansados braços
          pedindo amor aos Espaços.
          Mãos inquietas, estendidas
          ao vão deserto das vidas.
          Figuras que o Santo Ofício
          condena a feroz suplício.
          Arcas soltas ao nevoento
          dilúvio do Esquecimento.
          Perdidas na correnteza
          das culpas da Natureza.
          (...)

          (CRUZ E SOUSA, Os melhores poemas de Cruz e Sousa, p.89)
          Analise as afirmações sobre o poema “Litania dos pobres”, de Cruz e Sousa e, em seguida, assinale as verdadeiras (V) e as falsas (F).

          ( ) O poema é composto por dísticos rimados que lhe conferem musicalidade – característica comum do Simbolismo.

          ( ) A temática central gira em torno da denúncia social, muito comum entre os simbolistas que se preocupavam demasiadamente com as questões sociais.

          ( ) Ele possui alto poder sugestivo, trazendo, através de adjetivos, qualificadores para definir os miseráveis.

          ( ) Apresenta várias características típicas do Simbolismo como a subjetividade, o universalismo e a racionalidade.

          A sequência correta é:

          • a) F, V, V, F.
          • b) V, F, V, F.
          • c) F, F, F, V.
          • d) V, F, F, V.
          • e) V, V, V, F.