Simulado UFC | Arquiteto e Urbanista | CONCURSO
SIMULADO UFC | ARQUITETO E URBANISTA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFC para o cargo de Arquiteto e Urbanista.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CCV – UFC para o concurso UFC. Estas questões são especificamente para o cargo de Arquiteto e Urbanista, contendo Arquitetura que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFC | Arquiteto e Urbanista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFC.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #116676
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Arquitetura
- Concurso
- UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Com relação às rotas acessíveis, levando em consideração os parâmetros da NBR9050/2015, podemos afirmar que:
- a) A rota acessível não pode coincidir com a rota de fuga.
- b) Toda rota acessível deve ser provida de iluminação natural ou artificial com nível mínimo de iluminância de 300 lux medidos a 1,00 m do chão.
- c) A rota acessível interna incorpora corredores, pisos, rampas, escadas, elevadores, casas de máquinas, barriletes, etc. A rota acessível externa incorpora estacionamentos, calçadas, faixas de travessias de pedestres (elevadas ou não), rampas, escadas, passarelas, etc.
- d) A rota acessível pode ser definida como um trajeto contínuo, devidamente protegido, constituído por portas, corredores, antecâmaras, passagens externas, balcões, vestíbulos, escadas, rampas ou outros dispositivos de saída ou combinações destes, a ser percorrido pelo usuário, em caso de sinistro de qualquer ponto da edificação, até atingir uma área segura.
- e) O percurso entre o estacionamento de veículos e os acessos deve compor uma rota acessível. Quando da impraticabilidade de se executar rota acessível entre o estacionamento e acessos, devem ser previstas, em outro local, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e para pessoas idosas, a uma distância máxima de 50 m até um acesso acessível.
- #116677
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Arquitetura
- Concurso
- UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Parcela do fluxo luminoso de uma fonte luminosa, contida num ângulo sólido, numa dada direção. Sua unidade é a candela (cd). As características acima se referem a:
- a) Intensidade luminosa.
- b) Ofuscamento.
- c) Iluminância.
- d) Luminância.
- e) Cintilação.
- #116678
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Arquitetura
- Concurso
- UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Os corredores devem ser dimensionados de acordo com o fluxo de pessoas, assegurando uma faixa livre de barreiras ou obstáculos. Ao elaborar um projeto de um edifício de uso público, nas definições da NBR9050/2015, com salas interligadas por um corredor com 6 metros de extensão, o projetista deverá atentar para as dimensões mínimas exigidas na NBR9050/2015. Entre as opções abaixo, assinale o item verdadeiro.
- a) O corredor deverá ter no mínimo 0,80 m de largura.
- b) O corredor deverá ter no mínimo 0,90 m de largura.
- c) O corredor deverá ter no mínimo 1,20 m de largura.
- d) O corredor deverá ter no mínimo 1,50 m de largura.
- e) O corredor deverá ter no mínimo 2,00 m de largura.
- #116679
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Arquitetura
- Concurso
- UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Considerando as camadas que deverá receber uma parede de tijolo cerâmico, assinale a opção correta.
- a) O emboço deve ser aplicado após a secagem do reboco.
- b) O chapisco deve ser aplicado após a secagem do emboço.
- c) O emboço deve ser aplicado após a pega completa do chapisco.
- d) O emboço é uma argamassa com a finalidade de preencher espaços entre peças cerâmicas.
- e) O emboço é a primeira camada a ser aplicada na alvenaria e possibilita a pega das demais camadas.
- #116680
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Arquitetura
- Concurso
- UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Considerando um projeto de um espaço de convivência em um campus universitário com grande fluxo de estudantes, professores, etc., analise os itens abaixo e assinale a opção verdadeira a fim de que o piso utilizado tenha o melhor desempenho e durabilidade possível:
- a) Recomenda-se que o projetista utilize um piso tipo PEI 5.
- b) Recomenda-se que o projetista utilize um piso tipo PEI 2.
- c) Recomenda-se que o projetista utilize um piso tipo PEI 1.
- d) Recomenda-se que o projetista utilize um piso com 3MPa de resistência à compressão.
- e) Recomenda-se que o projetista utilize um piso com 5MPa de resistência à compressão.
- #116681
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Arquitetura
- Concurso
- UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Quanto ao Conforto Térmico em ambientes, analise os itens abaixo e assinale o item CORRETO.
- a) A ventilação natural é uma estratégia eficaz para reduzir a umidade do ar nos ambientes sendo ideal para climas de umidade relativa do ar elevada.
- b) Pelo chamado “efeito chaminé”, o ar mais frio, mais denso, exerce pressão negativa, o ar mais quente, por tornar-se menos denso tende a subir criando correntes de condução térmica.
- c) Para proporcionar uma boa ventilação natural, ou ventilação ativa, recomenda-se posicionar as aberturas em paredes opostas. Para que ocorra ventilação natural, não pode haver diferença de pressão entre as aberturas.
- d) Em locais onde predomina o clima quente e úmido, deve-se evitar sistemas de ventilação passivos e que a radiação solar direta atinja as construções e penetre excessivamente nos ambientes de forma a prevenir ganhos excessivos de calor.
- e) É possível renovar o ar de um ambiente de forma não mecânica através do chamado “efeito chaminé”. Aberturas em diferentes níveis podem gerar um fluxo de ar ascendente retirando o ar mais quente através de lanternins, exaustores eólicos e aberturas zenitais.
- #116682
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Arquitetura
- Concurso
- UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Considerando os conceitos utilizados em levantamentos topográficos e suas representações, analise os itens abaixo e assinale a opção VERDADEIRA.
- a) Os terrenos planos apresentam curvas de nível mais próximas umas das outras.
- b) A representação de curvas de nível circulares e concêntricas significa necessariamente que existe um pico alto no terreno.
- c) O greide (grade) pode ser definido como uma área representada como (+) e que corresponde à área de acréscimo no perfil natural do terreno no plano vertical.
- d) Em uma projeção topográfica, a curva de nível representa a interseção de um plano horizontal situado em nível previamente determinado e a superfície a representar.
- e) A declividade, expressa em porcentagem, corresponde a divisão da distância horizontal entre dois pontos (DH) pela diferença de nível entre dois pontos (DN) no terreno multiplicado por 100.
- #116683
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Arquitetura
- Concurso
- UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A ABNT NBR NM 313, “Elevadores de passageiros ‒ Requisitos de segurança para construção e instalação ‒ Requisitos particulares para a acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência” estabelece as dimensões mínimas para cabinas de elevadores de países do Mercosul. No caso do Brasil, as dimensões mínimas de cabina, de acordo com a NBR NM 313 são:
- a) 0,90m de largura por 1,10m de profundidade.
- b) 0,90m de largura por 1,40m de profundidade.
- c) 0,90m de largura por 1,50m de profundidade.
- d) 1,10m de largura por 1,40m de profundidade.
- e) 1,10m de largura por 1,50m de profundidade.
- #116684
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Arquitetura
- Concurso
- UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Os alarmes são equipamentos ou dispositivos capazes de alertar situações de emergência por estímulos visuais, táteis e sonoros. Devem ser aplicados em espaços confinados, como sanitários acessíveis, boxes, cabines e vestiários isolados. Analise os itens abaixo quanto ao alarme de emergência para sanitários e assinale o item CORRETO, de acordo com a NBR9050/2015.
- a) A altura de instalação do alarme de emergência para sanitário deve ser de 50 cm do piso.
- b) Em sanitários, o alarme deve estar associado a um dispositivo de chamada para comunicação dentro do alcance manual.
- c) O alarme de emergência deve ter formato corda, perfazendo todo o perímetro do sanitário para acionamento a qualquer ponto e ter cor contrastante com a da parede
- d) Deve ser instalado dispositivo de alarme de emergência próximo à bacia, no boxe do chuveiro e na banheira para acionamento por uma pessoa sentada ou em caso de queda nos sanitários, banheiros e vestiários acessíveis.
- e) O alarme de emergência para sanitário deve ter características sonoras que emitam um sinal com 20 dBA acima do ruído momentâneo mensurado do corredor. O alarme sonoro deve estar sincronizado ao alarme visual intermitente.
- #116685
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Arquitetura
- Concurso
- UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Assinale abaixo o item que corresponde a uma recomendação de projeto que obedece aos parâmetros da NBR9050/2015 para o caso de um projeto de uma Biblioteca Universitária.
- a) Nos corredores entre as estantes, a cada 10 m, o projetista deve prever um espaço que permita a manobra da cadeira de rodas.
- b) O projetista deve organizar o layout de forma que a largura livre nos corredores entre estantes de livros seja de no mínimo 0,90 m de largura.
- c) O projetista deverá projetar o balcão de atendimento acessível com largura mínima de 0,80 m e altura entre 0,73 m a 0,85 m do piso acabado, assegurando-se largura livre mínima sob a superfície de 0,80 m.
- d) O projetista deve atentar para o fato de que pelo menos 2 %, com no mínimo uma das mesas, devem ser acessíveis. Recomenda-se, além disso, que pelo menos outros 5 % sejam adaptáveis para acessibilidade.
- e) Pelo menos 2 % do total de terminais de consulta por meio de computadores e acesso à internet devem ser acessíveis à Pessoa em cadeira de rodas e Pessoa com mobilidade reduzida. Recomenda-se, além disso, que pelo menos outros 5 % sejam adaptáveis para acessibilidade.
- #116686
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Arquitetura
- Concurso
- UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
O (a) _________________________________ é representado (a) pela abreviatura “N” e sua determinação se dá pelo número de golpes correspondente à cravação de 30 cm do amostrador-padrão, após a cravação inicial de 15 cm, utilizando-se corda de sisal para levantamento do martelo padronizado. Assinale o item abaixo que completa corretamente a definição acima:
- a) Índice de resistência à penetração
- b) Curva Normal da sondagem
- c) Composição de perfuração
- d) Standard penetration test
- e) Sondagem a percussão
- #116687
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Arquitetura
- Concurso
- UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Acerca das definições relacionadas ao concreto estrutural, julgue os itens abaixo e assinale o VERDADEIRO
- a) Armadura passiva – armadura constituída por barras, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção de forças de protensão, isto é, na qual se aplica um pré-alongamento inicial.
- b) Elementos de concreto simples estrutural – elementos estruturais elaborados com concreto que não possuem qualquer tipo de armadura, ou que possuem em quantidade inferior ao mínimo exigido para o concreto armado.
- c) Elementos de concreto protendido – aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderência entre concreto e armadura, e nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização dessa aderência.
- d) Junta de dilatação – qualquer interrupção do concreto com a finalidade de permitir a movimentação da estrutura, principalmente em decorrência de retração ou abaixamento da temperatura com redução de espessura igual ou maior que 15 % da seção de concreto.
- e) Elementos de concreto armado – aqueles nos quais parte das armaduras é previamente alongada por equipamentos especiais com a finalidade de, em condições de serviço, impedir ou limitar a fissuração e os deslocamentos da estrutura, bem como propiciar o melhor aproveitamento de aços de alta resistência no estado-limite último (ELU).
- #116688
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Arquitetura
- Concurso
- UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Mistura de material aglomerante com agregado geralmente de pequenas proporções, com adição de água, formando um tipo de concreto fluido é muito utilizado para preencher vazios de concretagem. Podemos afirmar que a definição acima refere-se ao:
- a) CP I-S
- b) Graute
- c) Chapisco
- d) Pozolana
- e) Argamassa AC-I
- #116689
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Arquitetura
- Concurso
- UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Ao realizar um projeto de estacionamento para uma edificação de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), o projetista deverá observar alguns condicionantes legais e normativos. Quanto a estes condicionantes, marque o item abaixo cuja afirmação é VERDADEIRA.
- a) De acordo com a NBR9050/2015, a borda inferior das placas instaladas deve ficar a uma altura livre entre 1,20 m e 2,10 m em relação ao solo para permitir sua visualização.
- b) De acordo com a NBR9050/2015, todo estacionamento deve garantir uma faixa de circulação de pedestre que garanta um trajeto seguro e com largura mínima de 1,50 m até o local de interesse. Este trajeto vai compor a rota acessível.
- c) As vagas reservadas para pessoas com deficiência ou idosos no estacionamento devem ser sinalizadas e demarcadas com o símbolo internacional de acesso ou a descrição de idoso (respectivamente), na horizontal e opcionalmente na vertical.
- d) De acordo com o Estatuto do Idoso, é assegurada a reserva, para os idosos, nos termos da lei local, de 5% (cinco por cento) das vagas nos estacionamentos públicos e privados, as quais deverão ser posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso.
- e) De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, em todas as áreas de estacionamento aberto ao público, devem ser reservadas vagas próximas aos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade, desde que devidamente identificados, equivalente a 2% (dois por cento) do total, garantida, no mínimo, 2 (duas) vagas devidamente sinalizadas e com as especificações de desenho e traçado de acordo com as normas técnicas vigentes de acessibilidade.
- #116690
- Banca
- CCV-UFC
- Matéria
- Arquitetura
- Concurso
- UFC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
As portas constituem elementos arquitetônicos de fundamental importância numa edificação, pois suas características dimensionais podem determinar o acesso ou impedimento de pessoas, principalmente de pessoas em cadeiras de rodas, com muletas, pessoas obesas, etc. Acerca desses elementos, de acordo com a NBR9050/2015, podemos afirmar que:
- a) As portas do tipo vaivém devem ter visor com largura mínima de 0,20 m, tendo sua face inferior situada entre 1,00 m e 1,50 m do piso.
- b) É obrigatória a instalação de revestimento resistente a impactos provocados por bengalas, muletas e cadeiras de rodas, até a altura de 0,40 m, na parte inferior dos dois lados das portas de sanitários e vestiários.
- c) As portas, quando abertas, devem ter um vão livre de no mínimo 0,80 m de largura e 2,10 m de altura. Em portas de duas folhas, a largura total do vão livre, resultante do somatório do vão de cada folha, deve ser de no mínimo 0,80 m.
- d) As portas de sanitários e vestiários devem ter, nos dois lados da porta, um puxador horizontal, associado à maçaneta. Deve estar localizado a uma distância de 0,10 m do eixo da porta (dobradiça) e possuir comprimento mínimo de 0,40 m.
- e) No deslocamento frontal, quando as portas abrirem no sentido do deslocamento do usuário, deve existir um espaço livre de 0,30 m entre a parede e a porta, e quando abrirem no sentido oposto ao deslocamento do usuário, deve existir um espaço livre de 0,60 m, contíguo à maçaneta.