Simulado UFAM | Bibliotecário – Documentalista | CONCURSO
SIMULADO UFAM | BIBLIOTECÁRIO – DOCUMENTALISTA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFAM para o cargo de Bibliotecário – Documentalista.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COMVEST para o concurso UFAM. Estas questões são especificamente para o cargo de Bibliotecário – Documentalista, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFAM | Bibliotecário – Documentalista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFAM.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #103445
- Banca
- COMVEST
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
O planejamento de uma instituição pública de ensino superior (IPES) no Brasil envolve os níveis estratégico, tático e operacional. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) reflete as estratégias da IPES para as grandes questões que envolvem o contexto onde ela atua. A partir do PDI, a biblioteca universitária, deve:
- a) constituir o plano de desenvolvimento da unidade (PDU), de modo a refletir como as estratégias estabelecidas no âmbito da instituição deverão ser executadas pelas competências organizacionais da biblioteca
- b) estabelecer o plano de gestão orçamentária (PGO), que equivale ao planejamento tático a ser executado pela biblioteca.
- c) conceber planos estratégicos de curto prazo para cumprir com as determinações do planejamento da gestão superior.
- d) compor uma equipe de trabalho para elaborar o seu próprio plano de desenvolvimento institucional (PDI), uma vez que, em sua grande maioria, elas atuam de forma sistêmica e são órgão suplementares da estrutura orgânica.
- e) dimensionar, após uma ampla pesquisa junto ao seu usuário, quais estratégias deverão ser executadas para servir ao público.
- #103446
- Banca
- COMVEST
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Para o planejamento de serviços de informação no contexto da universidade, o bibliotecário deve conhecer bem:
- a) o planejamento estratégico, tático e operacional.
- b) as ações desencadeadas para operacionalização da biblioteca.
- c) as relações constituídas entre o saber-fazer da instituição pública de ensino superior.
- d) a comunidade universitária e a que vivencia o seu entorno.
- e) as fontes de informação da área, os serviços existentes e seus usuários e não usuários.
- #103447
- Banca
- COMVEST
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
A Web 2.0, segunda geração de serviços desenvolvidos pela web, está diretamente relacionada a sua mudança de uma plataforma de disponibilização de informação para a integração de pessoas em busca de constituir uma inteligência coletiva. A biblioteca universitária pode se apropriar desta nova versão, por meio da:
- a) interação por e-mail, websemântica e processos complexos e interpretativos.
- b) criação de blogs, social bookmarking, wikis, RSS feeds e agregação de conteúdo.
- c) mobilidade e ubiqüidade, além do uso de dados pessoais disponíveis nas redes.
- d) web móvel e web emocional.
- e) pesquisa sob medida e personalizada
- #103448
- Banca
- COMVEST
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Dentre suas principais funcionalidades estão:
- a) Submissão feita online pelos autores; suporte à revisão cega e duplo cega por pares; gerenciamento de conteúdo, indexação do conteúdo e mecanismo de busca.
- b) Compatibilidade; banco de dados; pesquisa e trigonometria e web.
- c) Armazenamento; gerenciamento; preservação e visibilidade da produção intelectual, permitindo sua adoção por outras instituições em forma consorciada federada.
- d) Recurso MDI (Interface de múltiplos documentos); existência dos atalhos; componentes de tela: área de trabalho, barra de título, botões de controle, barra de menu, barra de ferramentas, linha de status, réguas, caixa de ferramenta, barra de rolagem, indicador de páginas, paleta de cores e personalização do sistema.
- e) Controle de listas de sugestão, seleção, aquisição, reclamações e recebimento de material; compatibilidade com o sistema de patrimônio da Instituição; controle financeiro dos recursos orçamentários; mala direta e emissão de cartas cobrança, reclamações e agradecimento de doações.
- #103449
- Banca
- COMVEST
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
As funções da Comunicação Científica são:
- a) periodicidade na publicação de inovações; internacionalização; modelo de referência e métricas alternativas.
- b) ser institucionalmente definida; tratar da produção acadêmica; disponibilizar textos completos para toda a comunidade; ter uma iniciativa de acesso aberto.
- c) fornecer respostas a perguntas específicas; estimular a descoberta e a compreensão de novos campos de interesse; divulgar as tendências de áreas emergentes, fornecendo aos cientistas uma ideia da relevância de seu trabalho.
- d) tecnoambiental; mediática e contextual.
- e) divulgação científica; difusão da ciência e mediação crítica dos saberes científicos.