Simulado UFAM | VESTIBULAR
Simulado UFAM
Se você irá prestar o concurso UFAM não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado UFAM foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Vestibular
- Instituição:
UFAM - Cargo: Vestibulando
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversas
- Banca Organizadora: UFAM
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado UFAM
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados UFAM e saiam na frente em seus estudos.
Questões UFAM
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões do concurso UFAM, que também são grátis. Clique Aqui!
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #228082
- Banca
- UFAM
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Assinale a opção INCORRETA:
As publicações empresariais, enquanto veículos jornalísticos, portanto, que conduzem a notícia, devem preocupar-se com:
- a) Periodicidade, devem aparecer em intervalos sucessivos e regulares.
- b) Universalidade, as publicações podem apresentar informações sobre quaisquer áreas ou programas de interesse da empresa e de seus públicos.
- c) A difusão da notícia, necessitam chegar ao público ao qual se destinam, devendo para isso, ser difundidas.
- d) Os fatos atuais da empresa que não podem ser os já acontecidos no intervalo de três meses anteriores ao aparecimento de uma edição, muito menos acontecimentos que ocorrerão no mês vigente ou nos meses seguintes.
- e) Universalidade, nem toda mensagem que interessa à comunidade pode ser transformada em mensagem jornalística e publicada pelos canais empresariais.
- #228083
- Banca
- UFAM
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Assinale a sequência CORRETA a respeito do texto:
A implantação de um projeto na área do jornalismo empresarial esbarra em alguns problemas. Alguns pontos que poderão contribuir para o insucesso de projetos nessa área são:
- a) Indefinição de objetivos; Indefinição de responsabilidades; Dimensão da empresa; Linguagem; Seleção dos meios; Identidade visual.
- b) Indefinição de objetivos; Indefinição de responsabilidades; Dimensão do problema; Linguagem; Seleção dos meios; Publicidade.
- c) Indefinição de objetivos; Indefinição de responsabilidades; Dimensão da empresa; Linguagem; Seleção dos meios; Publicidade.
- d) Indefinição de objetivos; Indefinição de responsabilidades; Dimensão da empresa; Linguagem; Âmbito externo; Âmbito interno.
- e) Indefinição de objetivos; Indefinição de responsabilidades; Dimensão da empresa; Linguagem; Seleção dos meios; Oportunidade.
- #228084
- Banca
- UFAM
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Assinale a sequência CORRETA a respeito do texto:
O planejamento da comunicação organizacional passa por um conjunto de etapas lógicas. As principais são:
- a) Planejamento e/ou revisão da situação atual; Levantamento das necessidades e expectativas; Desenvolvimento do modelo conceitual; Planejamento da implantação do modelo; Preparação da análise de impacto da organização; Estabelecimento do plano de instalação; Aprovação da Diretoria.
- b) Planejamento e/ou revisão da situação atual; Levantamento das necessidades e expectativas; Determinação e mudança do nome marca; Planejamento da implantação do modelo; Preparação da análise de impacto da organização; Estabelecimento do plano de instalação; Aprovação da Diretoria.
- c) Planejamento e/ou revisão da situação atual; Levantamento das necessidades e expectativas; Desenvolvimento do modelo conceitual; Planejamento da implantação do modelo; Preparação da análise de impacto da organização; Identidade/Imagem; Aprovação da Diretoria.
- d) Planejamento e/ou revisão da situação atual; Levantamento das necessidades e expectativas; Desenvolvimento do modelo conceitual; Planejamento da implantação do modelo; Preparação da análise de impacto da organização; Proteção dos ativos; Aprovação da Diretoria.
- e) Planejamento e/ou revisão da situação atual; Levantamento das necessidades e expectativas; Desenvolvimento do modelo conceitual. Planejamento da implantação do modelo; Preparação da análise de impacto da organização; Adensamento da articulação Política; Aprovação da Diretoria.
- #228085
- Banca
- UFAM
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Midiatização é um processo que tem merecido discussões ampliadas de pensadores dos campos da sociologia e da comunicação. Entre os pensadores brasileiros, destaca-se Muniz Sodré.
I. O meio é entendido por esse autor como uma ambiência que conforma um bios existencial próprio, em um processo sociotecnológico.
II. O autor teoriza a questão comunicacional sob o prisma da recepção.
III. Para o autor a midiatização é o movimento em que o indivíduo se lança para além do real manifesto em discurso, ou seja, procura romper as cadeias conceituais, sejam elas econômicas, políticas, culturais, estéticas.
Assinale a alternativa correta:
- a) Somente a afirmativa I está correta
- b) Somente as afirmativas I e II estão corretas
- c) Somente as afirmativas I e III estão corretas
- d) Somente a afirmativa II está incorreta
- e) Todas as afirmativas estão incorretas
- #228086
- Banca
- UFAM
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Ao referir-se às transformações sociais viabilizadas pelas tecnologias, Muniz Sodré, na obra Antropológica do Espelho, propõe:
I. Que a mídia e as tecnologias de comunicação produzem informações importantes no modo de presença do indivíduo do mundo contemporâneo.
II. Aponta que a metáfora do espelho deve ser entendida como um ordenamento cultural da sociedade e, desse modo, o espelho midiático não é um simples reflexo, mas implica uma forma de nova vida, um espaço e, portanto, outros parâmetros para a constituição das identidades pessoais e coletivas.
III. Para Sodré, a mídia envolve uma nova qualificação de virtualização da vida, e seu desenvolvimento possibilita uma terceira natureza humana, que se denomina bios virtual.
Assinale a alternativa correta:
- a) Somente as proposições I e II estão corretas
- b) Somente as proposições I e III estão corretas
- c) Somente as proposições II e III estão incorretas
- d) Todas as proposições estão corretas
- e) Todas as proposições estão incorretas
- #228087
- Banca
- UFAM
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Leia o texto a seguir:
Em relatório sobre o uso das mídias sociais no Brasil, destaca-se seu impacto sobre a reputação das organizações, reconhecendo que a constante troca de informações, geração de conteúdos e circulação ampla e irrestrita passam a definir as práticas discursivas de uma ampla rede de enunciadores e enunciatários sobre a organização, seus produtos, seus líderes, sua governança, seus comportamentos e suas práticas cotidianas.
O fluxo da informação nos novos tempos da mídia, considerando o contexto da comunicação organizacional, pode ser exemplificado da seguinte maneira:
Assinale a sequência CORRETA.
- a) Primeiramente, a empresa autoriza a publicação de um artigo na mídia de massa que descreve seus novos produtos; surgem, em seguida, comentários em blogs independentes sobre o artigo; outros internautas comentam e agregam conteúdo aos blogs; leitores disseminam links para o artigo e para os blogs via e-mails e mensagens; surgem novos blogs, vídeos, comentários e avaliações em redes sociais a respeito dos novos produtos; por fim, portais de notícias e mídias de massa notificam sobre os assuntos mais comentados na internet.
- b) Primeiramente, a empresa autoriza a publicação de um artigo na mídia de massa que descreve seus novos produtos; surgem novos blogs, vídeos, comentários e avaliações em redes sociais a respeito dos novos produtos; surgem, em seguida, comentários em blogs independentes sobre o artigo; outros internautas comentam e agregam conteúdo aos blogs; leitores disseminam links para o artigo e para os blogs via e-mails e mensagens; por fim, portais de notícias e mídias de massa notificam sobre os assuntos mais comentados na internet
- c) Primeiramente, a empresa autoriza a publicação de um artigo na mídia de massa que descreve seus novos produtos; portais de notícias e mídias de massa notificam sobre os assuntos mais comentados na internet; surgem, em seguida, comentários em blogs independentes sobre o artigo; outros internautas comentam e agregam conteúdo aos blogs; leitores disseminam links para o artigo e para os blogs via e-mails e mensagens.
- d) Primeiramente, a empresa autoriza a publicação de um artigo na mídia de massa que descreve seus novos produtos; outros internautas comentam e agregam conteúdo aos blogs; leitores disseminam links para o artigo e para os blogs via e-mails e mensagens; surgem comentários em blogs independentes sobre o artigo; por fim, portais de notícias e mídias de massa notificam sobre os assuntos mais comentados na internet.
- e) Primeiramente, a empresa autoriza a publicação de um artigo na mídia de massa que descreve seus novos produtos; leitores disseminam links para o artigo e para os blogs via e-mails e mensagens; surgem novos blogs, vídeos, comentários e avaliações em redes sociais a respeito dos novos produtos; internautas comentam e agregam conteúdo aos blogs.
- #228088
- Banca
- UFAM
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Podemos concluir que, no cenário atual, vivemos um processo de revisão de posturas organizacionais e de transição de ideias que podem nos indicar caminhos promissores para o entendimento da dinâmica interativa das organizações com a sociedade. Queremos crer que:
I. As organizações começam a perceber que não é mais possível controlar os processos comunicacionais nem deixar de reconhecer que cada interlocutor do processo interativo constrói significações para os discursos e ações organizacionais;
II. A sociedade muda de forma veloz, exigindo que as organizações também se renovem e atualizem;
III. Algumas organizações já atuam considerando essa realidade e buscam adaptar suas práticas e seu discursos; outras reconhecem que não têm prática nessa direção; outras ainda ignoram;
Assinale a alternativa correta.
- a) Somente as afirmativas I e II estão corretas
- b) Somente as afirmativas I e III estão corretas
- c) Somente as afirmativas II e III estão incorretas
- d) Todas as afirmativas estão corretas
- e) Todas as afirmativas estão incorretas
- #228089
- Banca
- UFAM
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Assinale a alternativa INCORRETA:
A comunicação é um processo social que tem movimento próprio e, por isso mesmo:
- a) Os processos interativos das organizações emergem de processos complexos, multidimensionais e multidirecionais, envolvendo cenários, pessoas, interesses e negociações.
- b) As organizações controlam os processos comunicacionais, reconhecem que cada interlocutor do processo interativo não é capaz de construir significações para os discursos e ações organizacionais.
- c) Em que pesem os avanços conceituais sobre estratégias de comunicação, na prática organizacional ainda existe forte preocupação de se buscar o alinhamento dessas estratégias com os próprios objetivos organizacionais e de negócio.
- d) De modo geral, a perspectiva dos interlocutores é pouco considerada ou constitui apenas referência para a avaliação de resultados das estratégias comunicacionais adotadas.
- e) Apesar de as pesquisas recentes mostrarem que algumas organizações têm evoluído nesse sentido, existem práticas baseadas na concepção tradicional de planejamento, caracterizada pela formalização e pela centralização.
- #228090
- Banca
- UFAM
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Assinale a resposta INCORRETA:
No final da década de 1980 surgiram as primeiras abordagens teóricas e práticas do planejamento estratégico orientadas por uma visão processual e integrada da comunicação organizacional.
- a) Destacou-se a necessidade de as organizações conduzirem seus posicionamentos e relacionamentos de forma intencional e com continuidade.
- b) Essa mudança de orientação decorreu de influências dos contextos político, econômico e social, acentuadas na década de 1990, pela crescente exigência de postura ética na conduta dos negócios e de prestação de contas sobre impactos das decisões da sociedade.
- c) Nessa proposição, a comunicação no contexto das organizações, quando bem sucedida, é controlada, é resultado do esforço individual ou de um departamento específico que reconhece que as estratégias de comunicação devem ser direcionadas para que sejam cumpridas.
- d) Foi preciso entender que a intencionalidade era um fator essencial e que as estratégias devem ser elaboradas com base na perspectiva da organização e dos interlocutores daquele momento.
- e) Torna-se necessário rever a intencionalidade da permanência dos processos interativos, reconhecer que as estratégias de comunicação podem ser redirecionadas e revistas.
- #228091
- Banca
- UFAM
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Assinale a resposta INCORRETA:
No âmbito externo, a comunicação empresarial objetiva fazer conhecer e promover uma empresa, com vista à obtenção de atitudes favoráveis por parte dos públicos externos. É claro que o jornalismo empresarial, em um primeiro plano de análise, pretende atingir esses objetivos pela informação. E aqui ela se diferencia da mensagem da publicidade.
- a) Trata-se da mensagem que enaltece, pela informação jornalística, o trabalho de uma empresa, entidade econômica que deve ser apresentada com lugar definido na economia de uma nação.
- b) Trata-se, na verdade, de desenvolver a fundo uma imagem de empresa, levando-se em consideração que a imagem criada pela publicidade é, frequentemente, artificial.
- c) Trata-se da clássica publicidade institucional, exaltando os méritos da empresa.
- d) Trata-se de congregar e unificar o conjunto de atividades de uma empresa (a publicidade ou promoção de vendas apresentam não mais que uma imagem parcial).
- e) Trata-se de criar um clima de boa vontade entre diversos participantes da ação comercial, por intermédio da informação, mesmo que essa informação, seja apresentada explicitamente de forma persuasiva.