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Simulado UFAM | VESTIBULAR

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Este Simulado UFAM foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Vestibular
  • Instituição: UFAM
  • Cargo: Vestibulando
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: UFAM
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#226532
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(1,0) 1 - 

Assinale a alternativa que apresenta frase em que a colocação do pronome oblíquo NÃO está correta:

  • a) Jamílson me evita constantemente: ter-lhe-iam inventado alguma mentira sobre mim?
  • b) Essas apostilas pouco interessam: produziram-nas pessoas que não conhecem a nossa realidade.
  • c) Não adianta argumentos: temos prevenido-o várias vezes sobre o perigo de viajar sozinho, mas não nos ouve.
  • d) Entregaram-me os livros no dia de ontem; mas vou começar a examiná-los apenas na semana que vem.
  • e) De nada adiantaram os esforços do psicólogo: o aluno não consegue integrar-se ao ambiente da turma.
#226533
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(1,0) 2 - 

Leia o texto a seguir:

O Pará e toda a região brasileira que hoje chamamos Amazônia têm uma história, senão diversa, pelo menos independente da do Brasil. Porém, seus habitantes esqueceram de um detalhe: o de termos sido outro país. Distinta é também geograficamente essa região. Nada tem de comum com o Brasil senão virem dos sertões do Grande Oeste brasileiro alguns dos seus caudalosos rios. Esses mesmos só úteis se tornam na região propriamente amazônica, quando transpostas as derradeiras ramificações da chamada Cordilheira Central ou os últimos declives setentrionais do Grande Planalto brasileiro, que, por cerca de 4 e 5 graus sul produzem as regiões encachoeiradas e portanto inúteis e estorvantes. Em vão os homens se esforçam por ultrapassá-las. Quem assiste a queda dos rios percebe a impossibilidade. Apenas em outros trechos, os rios entram a ser prestáveis à navegação e favoráveis ao comércio e, consequentemente, à civilização amazônica. Isso é a experiência dos que chegaram nessa terra nos primeiros tempos, os tempos da selvageria.

Foram os portugueses, não há negar, excelentes geógrafos, e a sua colonização do Brasil demonstra não lhes ter jamais faltado o instinto geográfico, não só na escolha dos sítios em que se haviam de estabelecer, como na direção geral do avanço rumo ao interior. Por isso, o resultado da conquista, salvo exceções, agrada os historiadores. (VERÍSSIMO, José. História do Pará. In: Estudos amazônicos, p. 143. Texto adaptado.)


Assinale a alternativa que apresenta regência verbal CORRETA:

  • a) o resultado da conquista, salvo exceções, agrada os historiadores
  • b) seus habitantes esqueceram de um detalhe
  • c) a experiência dos que chegaram nessa terra nos primeiros tempos
  • d) os homens se esforçam por ultrapassá-las
  • e) Quem assiste a queda dos rios percebe a impossibilidade
#226534
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(1,0) 3 - 

Leia o texto a seguir:

No primeiro dia do ano de 1902, Manaus assiste à inauguração da Vila Municipal, ideada pelo prefeito Arthur Araújo, cujo projeto urbanístico fora aprovado no ano anterior. A solenidade realiza-se pela manhã e, no seu curso, monsenhor Francisco Benedito Coutinho, vice-governador, celebra missa comemorativa na praça Silvério Nery, hoje de Nossa Senhora de Nazaré, onde via-se lotes de terreno ainda incultos, devido à distante localização. Consistiu o evento numa das derradeiras atividades promovidas pelo prefeito, pois, antes de uma quinzena, seria substituído pelo coronel Adolpho Lisboa.

Os habitantes da capital parecia estarem cansados da administração da cidade, daí receberem o novo prefeito como uma esperança de novos tempos. Quantos anos faziam desde que o mandatário comandava os destinos de Manaus?

Voltemos, no entanto, à inauguração de 1902. Como não haviam escolas no novo bairro, e ainda como parte do programa, o prefeito dirige a solenidade de colocação da pedra fundamental de um colégio do município. Mas a construção não prosperou, haja visto o lote onde ficaria a escola ter sido aforado em 1907. (MENDONÇA, Roberto. Administração do coronel Lisboa, p. 105. Texto adaptado.)


Assinale a alternativa em que a concordância verbal está CORRETA:

  • a) Os habitantes da capital parecia estarem cansados da administração da cidade
  • b) Como não haviam escolas no novo bairro
  • c) Quantos anos já faziam desde que o mandatário comandava os destinos de Manaus?
  • d) Mas a construção não prosperou, haja visto o lote onde ficaria a escola ter sido aforado em 1907
  • e) onde via-se lotes de terreno ainda incultos, devido à distante localização
#226535
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(1,0) 4 - 

Leia o texto a seguir:


No dia 9 de abril de 1964, a Junta Militar que tomara o país de assalto dez dias antes decreta, em atitude de verdadeiros cafajestes, o Ato Institucional n.°1, cassando direitos políticos e enxovalhando a frágil democracia brasileira. No Chile, onde servia como adido cultural, o poeta Thiago de Mello escreve um poema desabafo, ironicamente intitulado “Ato Institucional Permanente". Ali nascia, de modo circunstancial, fruto da indignação e da revolta, o poema mais celebrado do autor, poema que tem se mostrado super-resistente à ação do tempo: “Estatutos do Homem".

A publicação do poema, dias depois, no Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, custou-lhe inúmeros dissabores, entre os quais o rompimento temporário de uma velha amizade com o poeta Manuel Bandeira, simpatizante do novo regime. Mas isso foi uma exceção, pois o tempo trouxe-lhe também a alegria da expontaneidade e do reconhecimento daqueles que, sem voz, usaram a palavra encantada do poeta Thiago para expressar sua esperança. Nosso desejo é que esse poema continue a ser o mensageiro de uma nova e sempre manhã. (PINTO, Zemaria. “Estatutos do Homem, celebração da utopia". In: Ensaios ligeiros, p. 95. Texto adaptado.)

Assinale a alternativa em que a palavra destacada no texto NÃO está corretamente escrita:

  • a) super-resistente
  • b) cafajestes
  • c) exceção
  • d) continue
  • e) expontaneidade
#226536
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(1,0) 5 - 

Leia o texto a seguir:


Durante o dia, assim como os vampiros, Iracema ficava sumida, chegava com a noite. Eu, então, largava meus estudos de língua e literatura espanholas, abria a fresta da janela e ela entrava silenciosa, com dois grandes olhos cinza. Limpa. Nunca perguntei pelos seus negócios lá fora, eu a recebia simplesmente. Entra! A bela gata aceitava em parte o convite: andava um pouco pela sala, roçando o focinho pesquisador nos móveis, fixava-se mais em algum objeto e depois de verificar que tudo continuava sem novidades, assim como na véspera, infiltrava-se por entre minhas pernas ruminando coisas na língua dos gatos. Era um afago? Em seguida, ia se deitar, não no meu peito, mas na almofada preferida. Iracema gostava de ficar a sós e na almofada se punha em posição de esfinge, as patas dianteiras recolhidas sob o peito. Eu sentia que ela estava quites com a vida. É bom amizade, ainda que seja a de uma gata. (TELES, Lygia Fagundes. “Iracema". In: A disciplina do amor, p. 17. Texto adaptado.)


Assinale a alternativa na qual a concordância nominal NÃO está correta:

  • a) Eu, então, largava meus estudos de língua e literatura espanholas
  • b) É bom amizade
  • c) ela entrava silenciosa, com dois grandes olhos cinza
  • d) Iracema gostava de ficar a sós
  • e) Eu sentia que ela estava quites com a vida
#226537
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(1,0) 6 - 

Assinale a opção CORRETA a respeito do texto.


O trabalho de Stuart Hall sobre o papel ideológico da mídia e a natureza da ideologia representa um momento importante na constituição de um teoria capaz de refutar os postulados da análise funcionalista americana e de fundar uma forma diferente de pesquisa crítica sobre os meios de comunicação de massa. O estudioso, em seu artigo, Encoding/Decoding, redigido em torno de 1973, ao examinar o processo de comunicação televisiva segundo quatro momentos distintos: produção, circulação, distribuição/consumo; reprodução que, na sua percepção, apresentam suas próprias modalidades e suas próprias formas e condições de existência, mas articulam-se entre si e são determinadas por relações de poder institucionais, afirma que:

  • a) Do lado da audiência, há três tipos de decodificação: dominada, oposicional e negociada.
  • b) A audiência é ao mesmo tempo o receptor e a fonte da mensagem, pois os esquemas de produção, momento de codificação, respondem às imagens que a instituição televisiva se faz da audiência e a códigos profissionais.
  • c) No primeiro tipo de decodificação, a dominada corresponde aos modos de ver hegemônicos, que aparecem como naturais, legítimos, inevitáveis, o senso comum de uma ordem social e de um universo profissional.
  • d) O segundo tipo de decodificação, oposicional, interpreta a mensagem a partir do seu quadro de referência, de sua visão de mundo.
  • e) O código negociado é uma mescla de elementos de oposição e de adaptação, um misto de lógicas não contraditórias que subscreve em parte as significações e valores dominantes, não busca numa situação vivida argumentos de refutação de definições aceitas.
#226538
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(1,0) 7 - 

Assinale a opção INCORRETA a respeito do texto:


O Código de Ética do Jornalista fixa as normas a que deverá subordinar-se a atuação do profissional nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação e entre os jornalistas. Ao referir-se à Conduta Profissional do Jornalista o Código estipula o compromisso com a verdade. O Artigo 9° observa que é dever do jornalista:

  • a) Divulgar todos os fatos que sejam de interesse público.
  • b) Combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercida com o objetivo de propagar a informação.
  • c) Lutar pela liberdade de pensamento e de expressão.
  • d) Defender o livre exercício da profissão.
  • e) Opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos do Homem.
#226539
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(1,0) 8 - 

Um dos aspectos mais polêmicos da atuação do jornalista é a dupla função, que pode levá-lo a contrariar o Código de Ética da profissão. Isso acontece em que situações? Assinale a alternativa INCORRETA:

  • a) Quando o profissional se constitui, ao mesmo tempo, em funcionário de um veículo de comunicação e em assessor de uma instituição.
  • b) Quando o profissional se constitui, ao mesmo tempo, em funcionário de um veículo de comunicação como jornalista e acumula função administrativa.
  • c) Quando o profissional, no jornal, revista ou emissora de rádio ou de televisão, pressiona para que sejam divulgadas notícias relacionadas ao seu assessorado.
  • d) Quando o profissional, na entidade que assessora, favorece o veículo - outro emprego, fornecendo-lhe com exclusividade informações importantes.
  • e) Quando o profissional exercer cobertura pelo órgão em que atua, em instituições onde trabalhe (como assessor, por exemplo) e vice-versa.
#226540
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(1,0) 9 - 

Ao registrar os fatos do dia a dia com as interpretações naturais no processo de produção da notícia, o jornalista atua como um historiador do cotidiano, influenciando as reflexões e provocando as ações sociais.

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) O jornalista não pode perder o faro da notícia, da observação e da investigação dos fatos.
  • b) A complexidade das relações políticas e econômicas que norteiam as ações institucionais exige um profissional com visão de mundo e capacidade analítica.
  • c) O jornalista deve ter uma postura ética, cordial, respeitar o off e atuar com competência e sem arrogância.
  • d) O cotidiano do jornalista que atua na mídia não concebe ambiguidades e ideologia. Entre o mito, o idealismo do jornalismo e a realidade empresarial dos veículos, não deve haver busca da coerência profissional no exercício da responsabilidade social para a formação da opinião pública.
  • e) O jornalista deve manter-se informado sobre as notícias divulgadas nos veículos que trabalha e nos demais. Desenvolver a capacidade crítica para estabelecer uma conversa com as fontes.
#226541
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(1,0) 10 - 

O contato entre a fonte e o jornalista é o momento em que a notícia toma forma, se apresenta para a avaliação de importância e interesse, do espaço que ocupará. A seguir assinale a afirmação INCORRETA.

  • a) Por isso, o sucesso da entrevista não depende apenas da forma de apresentação, da postura do entrevistado, do não gaguejar, da espontaneidade.
  • b) Depende, principalmente, de informação pertinente, relevante e adequada ao formato do veículo  e preparo para transmití-la.
  • c) A apresentação pessoal do jornalista é mais importante que o tema da entrevista.
  • d) Os melhores resultados são obtidos quando o entrevistado tem clareza sobre a principal informação que deseja transmitir, a que tipo de público e em que veículo.
  • e) Também ajuda a conhecer os interesses daquele jornalista, o noticiário do dia e imaginar perguntas que possam surgir.