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Simulado UFAL de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado UFAL de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO UFAL DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UFAL.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFAL que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UFAL, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFAL de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UFAL.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UFAL. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFAL
Para realizar o simulado UFAL você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFAL você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFAL é aqui!


#153333
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Matéria
Matérias Diversas
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(1,0) 1 - 

Uma empresa, ao receber um projeto cultural em nível estadual para análise de compra de cota de patrocínio, dá destaque a um projeto que contenha como contrapartida de visibilidade da marca institucional.

  • a) televisão como mídia de divulgação.
  • b) cartaz como ferramenta de divulgação.
  • c) carro de som como ação de divulgação.
  • d) panfleto como estratégia de divulgação.
  • e) marketing de rua como ação de guerrilha.
#153334
Banca
. Bancas Diversas
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(1,0) 2 - 

Dadas as afirmativas, segundo a teoria interpretativa da cultura,

I. A cultura é conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade.

II. O homem está amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, e a cultura são essas teias.

III. Os símbolos, veículos da cultura, são construídos socialmente por um processo contínuo e são dependentes dos contextos.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • a) I, apenas
  • b) II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#153335
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(1,0) 3 - 

Dadas as afirmativas acerca do conceito e características da “Indústria Cultural”,

I. O termo designa o fazer cultural e artístico sob a lógica da produção industrial capitalista.

II. O termo “Indústria Cultural” foi desenvolvido pelos intelectuais da Escola de Frankfurt, especialmente Max Horkheimer e Theodor Adorno.

III. A expressão surgiu na década de 1940, no livro Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos, escrito em 1942 e publicado em 1972.

IV. Na Indústria Cultural se fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • a) I, II, III e IV.
  • b) I, II e IV, apenas.
  • c) II e IV, apenas.
  • d) I e III, apenas.
  • e) III, apenas.
#153336
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(1,0) 4 - 

O controle de um evento pode abranger desde a simples presença do gerente de eventos no local e acompanhamento do progresso diário junto ao pessoal até a implementação e monitoração de um plano detalhado de responsabilidades, relatórios e orçamentos.

ALLEN, Johnny et al. Organização e gestão de eventos. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p. 170.

Para explicar a natureza básica do controle, os autores citam Beninger, identificando suas atividades complementares, a saber:

  • a) o patrocínio e a publicidade.
  • b) o marketing e o design do evento.
  • c) o cronograma de atividades e o orçamento.
  • d) a gestão de projetos, a logística e os recursos humanos.
  • e) o processamento de informações e a comunicação recíproca ou feedback.
#153337
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(1,0) 5 - 

Na elaboração das peças de divulgação, é importante conhecer o poder das cores, como transmissor de ideias a partir dos elementos que são explorados em uma determinada arte. Assim, é correto afirmar que

  • a) vermelho significa nobreza, poder e pensamento.
  • b) azul significa saúde, sustentabilidade, meio ambiente e paz.
  • c) amarelo significa luz, energia, calor, raciocínio e criatividade
  • d) roxo significa estímulo, emoções explosivas, como paixão e raiva.
  • e) verde significa sonhos, imaginação e neutralizadora de inquietações.
#153338
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(1,0) 6 - 

A associação de marcas entre empreendedor cultural e uma empresa deve pautar-se pelo respeito e pela parceria. Uma relação dessa natureza pede determinados cuidados, para que não haja perda de eficácia na ação proposta. A fim de que os resultados sejam positivos e duradouros, é importante que ambas as partes estejam atentas a alguns princípios fundamentais. Nesse contexto, dadas as proposições quanto aos fundamentos de marketing cultural e estratégias de captação de recursos,
I. Convergência de públicos: para que uma ação seja efetiva, é fundamental que o público do projeto seja coincidente com o público-alvo da empresa patrocinadora. II. Exclusividade por nicho de mercado: o fechamento de uma cota de patrocínio com determinada empresa exclui a possibilidade de negociação de parcerias com seus concorrentes em um mesmo projeto. As exceções a essa regra são raras e pressupõem a concordância prévia de todas as partes envolvidas. III. Flexibilidade: o estabelecimento de uma relação sólida, no campo do marketing cultural, requer flexibilidade de ambos os lados. É preciso tentar compreender as necessidades do parceiro e, na medida do possível, buscar supri-las. As duas partes também devem colocar-se disponíveis para prestar auxílio mútuo, sempre que necessário. IV. Sutileza: é imprescindível que as ações de marketing cultural sejam pautadas pela sutileza. Logomarcas ostensivas ou aplicadas diretamente no palco do evento, excesso de citações do patrocinador ou aplicações pesadas de merchandising podem soar como agressão ao público e provocar efeito contrário ao desejado pelo patrocínio. V. Respeito ao artista e à sua obra: patrocínio é uma relação de parceria, e não de submissão. As empresas patrocinadoras não devem avançar no campo da criação artística, interferindo no conceito e ideologia de qualquer espécie.
verifica-se que estão corretas

  • a) I e IV, apenas.
  • b) III e IV, apenas.
  • c) I, II e V, apenas.
  • d) II, III e V, apenas.
  • e) I, II, III, IV e V.
#153339
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(1,0) 7 - 

Com base nas teorias de comportamento do consumidor, diversos autores destacam uma série de benefícios de marketing do patrocínio [...] obtidos por patrocinadores corporativos.

ALLEN, Johnny et al. Organização e gestão de eventos. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p. 129.

Levando em consideração o marketing cultural para obtenção de patrocínios para as ações de cultura, é correto

  • a) personalizar as propostas de acordo com a categoria do negócio do patrocinador.
  • b) tratar das necessidades do patrocinado e não do patrocinador.
  • c) dar atenção máxima apenas ao aspecto de comunicação externa
  • d) oferecer apenas os benefícios promocionais automáticos.
  • e) vender características e não benefícios.
#153340
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(1,0) 8 - 

Neste início do século XXI, as preocupações e discursos sobre cultura referem-se às questões de identidade, sexo, subjetividade, sujeito e estrutura, transformações sociais, consequências dos impactos da tecnologia, conhecimento e inovação, entre outros aspectos que levam a diferentes análises e concepções. [...] Mas, para entender os estudos atuais sobre o tema, é preciso conhecer o processo e o caminho trilhado até aqui.

MARCHIORI, Marlene. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. 2. ed. São Caetano/SP: Difusão Editora, 2008. p. 63-63.

Sobre a evolução do conceito de cultura, é correto afirmar:

  • a) Edward Burnett Tyler apresenta uma nova e contemporânea abordagem sobre cultura.
  • b) Clifford Geertz refuta o pensamento que define cultura como um sistema de signos passíveis de interpretação.
  • c) Clifford Geertz afirma que cultura é um fenômeno natural, apreendido e possui padrão de conhecimento compartilhado.
  • d) Edward Burnett Tyler afirma que cultura é um fenômeno natural, apreendido e possui padrão de conhecimento compartilhado.
  • e) Clifford Geertz e Edward Burnett Tyler compartilham a concepção da cultura como um fenômeno social, cuja gênese, manutenção e transmissão estão a cargo dos atores sociais.
#153341
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(1,0) 9 - 

Dadas as afirmativas a respeito dos conhecimentos gerais sobre cinema,

I. Curta metragem é um filme de pequena duração e que pode ser produzido, inclusive, com a câmera de um celular.

II. Um cineclube pode ser formado por um grupo de amigos, com o objetivo de assistir, discutir e refletir sobre cinema.

III. A ANCINE (Agência Nacional de Cinema) tem, entre outras finalidades, o papel de fiscalizar o mercado audiovisual brasileiro.

verifica-se que está(ão) correta(s)

    • a) I, II e III.
    • b) II e III, apenas.
    • c) I e II, apenas.
    • d) III, apenas.
    • e) I, apenas.
    #153342
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    (1,0) 10 - 

    Dadas as afirmativas sobre conceitos de marketing cultural e ações correlatas,

    I. O marketing cultural vem ganhando força no meio empresarial porque apresenta soluções relativamente baratas a três novas exigências do mercado: necessidade de diferenciação das marcas; diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; e necessidade das empresas se posicionarem como socialmente responsáveis.

    II. A partir do momento em que uma empresa empreende uma ação de marketing usando como ferramenta a cultura, está fazendo marketing cultural. Nem sempre o patrocínio vem em forma de dinheiro vivo – pode ser uma permuta por passagens áreas, estada ou refeições. Importante é que a ação de marketing deve encaixar-se perfeitamente ao perfil da empresa, ao público alvo e ao objetivo buscado.

    III. Inicialmente, as empresas começaram a investir em marketing cultural porque, devido às leis de incentivo, financeiramente era um bom negócio. Depois, elas compreenderam que essas ações de marketing solidificavam a imagem institucional da empresa e davam visibilidade para a marca. Desse modo, o investimento em cultura pode ser visto como uma oportunidade para as empresas participarem do processo de incremento e manutenção dos valores culturais da sociedade e, principalmente, a possibilidade de construir uma imagem forte e bem posicionada para o consumidor, garantindo a curto, médio e longo prazo sua perpetuação.

    IV. Apesar de uma determinada empresa patrocinar um projeto cultural, nem sempre ela busca algum tipo de retorno. Por isso, expor o projeto na mídia não é, na verdade, algo importante.

    verifica-se que está(ão) correta(s)

    • a) I, II, III e IV.
    • b) I, II e III, apenas.
    • c) II e IV, apenas.
    • d) I e III, apenas.
    • e) IV, apenas.
    #153343
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    (1,0) 11 - 

    “É todo processo que envolva criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos”. Essa afirmação refere-se

    • a) à indústria cultural.
    • b) à produção cultural.
    • c) à economia criativa.
    • d) à divulgação cultural.
    • e) ao marketing cultural.
    #153344
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    (1,0) 12 - 

    A tabela é um exemplo de recorte de

    • a) check-list de pré-produção.
    • b) roteiro de produção do evento.
    • c) script de cerimonial do evento.
    • d) diário de bordo de pós-produção.
    • e) questionário de avaliação do público.
    #153345
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    (1,0) 13 - 

    Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171, de 1994, é dever do servidor público:

    • a) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida, da segurança coletiva e do salário justo.
    • b) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, a melhor opção e a mais vantajosa para o bem comum.
    • c) jamais retardar qualquer prestação de contas por mais de 72 horas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo.
    • d) em caráter excepcional, dado o espírito de solidariedade e diante de grau leve de infração, o servidor pode ser conivente com um erro ou infração ao Código de Ética.
    • e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, diante da disponibilidade de setor físico apropriado ou call center para os processos de comunicação e atendimento.
    #153346
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    (1,0) 14 - 

    Uma empresa adquiriu 50 computadores, alguns deles com o sistema operacional Linux instalado e outros, com o Windows. Porém, deseja-se que todos os computadores que serão utilizados pelos funcionários de diferentes departamentos possam compartilhar arquivos entre si, bem como acessar outros serviços da rede, tais como serviços de impressão. Diante desse cenário, dadas as afirmativas,

    I. Para permitir que os computadores adquiridos consigam acessar os serviços da rede, o gerente de TI poderá configurar um servidor com o sistema operacional Linux com o software Samba configurado para autenticar máquinas em um domínio Windows.

    II. Para permitir que os computadores adquiridos consigam acessar os serviços da rede, o gerente de TI poderá configurar um servidor com o sistema operacional Windows com o software Active Directory configurado para autenticar máquinas que executam o sistema operacional Linux.

    III. O Active Directory suporta autenticação baseada em Kerberos e é uma solução proprietária da Cisco, ao passo que o NT Lan Manager (NTLM) da Microsoft é utilizado em todas as versões Windows, sendo a solução recomendada pela Microsoft se comparado com o Active Directory, utilizada no Windows desde o Windows 2000.

    IV. No Linux, utiliza-se um mecanismo de autenticação chamado Pluggable Authentication Modules (PAM), que pode ser utilizado para autenticar computadores Linux em um domínio Windows, desde que se utilize o módulo apropriado para autenticação LDAP.

    verifica-se que estão corretas apenas

    • a) I e III.
    • b) II e IV.
    • c) III e IV.
    • d) I, II e III.
    • e) I, II e IV.
    #153347
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    (1,0) 15 - 

    A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, Decreto nº 1.171 de 1994, inciso IX.

    Com relação aos princípios da moral e da ética profissional tratados no Decreto nº 1.171, de 1994, assinale a alternativa que está de acordo com o texto.

    • a) Causar dano aos bens públicos é ofender a todos os homens inteligentes e de boa vontade.
    • b) Destratar um servidor público, direta ou indiretamente, significa causar-lhe dano moral.
    • c) Deteriorar o bem público, por descuido ou má vontade, configura uma contravenção penal civil.
    • d) Destratar um usuário do serviço público é faltar com o senso de dever e de moral para com o cidadão.
    • e) A integridade do servidor público está diretamente relacionada à prática da cortesia, boa vontade, do cuidado e da dedicação ao trabalho.