Simulado UFAL de História | VESTIBULAR
SIMULADO UFAL DE HISTÓRIA
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular UFAL.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFAL que foi organizado pela UFAL. Estas questões são de História, contendo os assuntos de História Geral, República Oligárquica - 1889 a 1930, Medievalidade Europeia, Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, Mercantilismo e a economia de Estados, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975), Questões Internacionais: história do tempo presente , Demandas políticas e sociais no mundo atual, Renascimento Científico, Artístico e Cultural, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889 , Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, República Oligárquica - 1889 a 1931 que foram extraídas dos Vestibular anteriores UFAL, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFAL de História contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de História, História Geral, República Oligárquica - 1889 a 1930, Medievalidade Europeia, Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, Mercantilismo e a economia de Estados, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975), Questões Internacionais: história do tempo presente , Demandas políticas e sociais no mundo atual, Renascimento Científico, Artístico e Cultural, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889 , Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, República Oligárquica - 1889 a 1931 para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular UFAL.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular UFAL. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO UFAL
Para realizar o simulado UFAL você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFAL você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para UFAL é aqui!
- #120291
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 16 -
A Revolução Científica tornou o conhecimento mais estruturado e mais prático, absorvendo o empirismo como mecanismo para se consolidar as constatações. Esse período marcou uma ruptura com as práticas ditas científicas da Idade Média, fase em que a Igreja Católica ditava o conhecimento de acordo com os preceitos religiosos. Embora na época tenha havido grande movimentação com a divulgação de novos conhecimentos e novas abordagens sobre a natureza e o mundo, o termo Revolução Científica só foi criado em 1939 por Alexandre Koyré
Nesse contexto, a Revolução Científica foi caracterizada pela(o):
- a) matemática; redivisão do trabalho; ascensão do empirismo e teocentrismo.
- b) humanismo; produção de livros; reforma protestante e antropocentrismo.
- c) economia; caráter mítico; movimentos sociais e ecocentrismo.
- d) fim da guerra; aspirações cosmopolitas; distinções sociais e antropocentrismo.
- e) democracia; industrialização; revolução francesa e teocentrismo.
- #120292
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 17 -
Na democracia do tipo aristotélica, o povo é soberano. Todavia, existe uma restrição no conceito de liberdade,pois viver como bem entender contraria esse conceito para Aristóteles. As leis são a liberdade, a salvação, pois a partir do momento em que o povo faz o que quer, como se nada fosse impossível, a democracia se torna uma tirania. Viver como bem entender torna a democracia um individualismo, contrário ao que é o bem comum.
Com base no texto e no referido filósofo, pode-se inferir que a democracia
- a) tem profundas ligações com as oligarquias,baixa mobilidade social e força das mãos financeiras
- b) é soberana, mas subordinada aos órgãos de deliberação e ao dever de agir de acordo com as leis.
- c) é o poder político exercido pelos cidadãos proprietários de algum patrimônio e que busca o bem comum
- d) é caracterizada como uma mediadora entre os cidadãos e o Estado e está ligada à racionalidade efetiva.
- e) tem um poder político dominado por um grupo elitista que é privilegiado pela posse de terras.
- #120293
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 18 -
Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro
[...] É mole de ver Que em qualquer dura O tempo passa mais lento pro negão Quem segurava com força a chibata Agora usa farda Engatilha a macaca Escolhe sempre o primeiro Negro pra passar na revista Pra passar na revista Todo camburão tem um pouco de navio negreiro [...]
Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro é uma música da banda o Rappa, em que a letra problematiza a(o) :
- a) relação de trabalho e existência da mão de obra escrava
- b) sofrimento dos escravizados durante a expansão marítima europeia.
- c) dura rotina de trabalho dos escravos.
- d) atividade comercial e o tráfico negreiro.
- e) preconceito racial e social.
- #120294
- Banca
- COPEVE-UFAL
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(1,0) 19 -
As cidades europeias receberam um contingente cada vez maior de pessoas que migravam dos campos para as cidades em busca de melhores condições de vida. As cidades, durante a Baixa Idade Média, formavam “ilhas de liberdade” nas quais os antigos servos se libertavam das obrigações pactuadas com os senhores feudais. Esse processo migratório para as cidades, intensificando a vida urbana, ao mesmo tempo em que contribuiu para as transformações do sistema feudal, também foi marcado por problemas sociais capazes de configurar um cenário apocalíptico na sociedade europeia.
Sobre o renascimento urbano na Europa durante a Baixa Idade Média, é correto afirmar:
- a) como resultado da ampliação das atividades comerciais e nascimento do sistema capitalista durante a Baixa Idade Média, podemos afirmar que houve nas cidades a composição de novas classes sociais como artesãos, bancários e comerciantes, transformando, assim, as relações sociais e produtivas.
- b) o Renascimento urbano durante a Baixa Idade Média provocou revoltas burguesas à medida que cidades europeias sofreram com a Peste Negra, a fome e as guerras. Todas provocaram grande mortalidade de pessoas, diminuindo o contingente de mão de obra e enfraquecimento do comércio. Os servos, ao comporem a classe social mais rica, eram indiferentes aos problemas sociais, pois viviam exclusivamente nos seus feudos, estando imunes à Peste Negra e à violência da burguesia.
- c) A Peste Negra foi responsável pela mortandade de 1/3 da população europeia durante o início da Idade Média. Nesse cenário, o misticismo popular via nesta doença uma punição divina contra o pecado humano. A burguesia, sendo submissa aos seus servos, era a mais atingida pela doença.
- d) Entre as várias funções das cidades medievais, podemos identificá-la como um centro produtor de gêneros agrários, de modo a alimentar todo seu contingente populacional. A produção de manufaturas ocorria exclusivamente em ambientes rurais.
- e) Os senhores feudais exerciam grande influência econômica e política nas cidades. Desse modo, o renascimento urbano não era visto como uma ameaça ao seu poder exercido nos feudos, contribuindo para a continuidade de uma descentralização do poder político.
- #120295
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 20 -
Sobre o Regime Civil Militar instalado no Brasil a partir do golpe de 1964, leia os fragmentos abaixo.
“[...] em 1964 a Nação recebeu um tiro no peito. Um tiro que matou a alma nacional, [...] Os personagens que pareciam fazer parte da história brasileira, ou da História do Brasil como nós
imaginávamos, esses personagens de repente sumiram. Ou fora do poder, ou presos ou mortos. E em seu lugar surgiram outros, que eu nunca tinha visto. Idiotas que nem mereciam ser notados.
[...] Havia sido cometido um assassinato político. Ali morreu um
país [...]" (Herbert Jose de Souza – Betinho. Texto extraído Braick e Mota, História – das cavernas ao Terceiro Milênio).
"Os 173 ex-deputados federais que foram cassados durante a ditadura militar (1964-1985) receberão a devolução simbólica de seus mandatos em uma sessão solene na Câmara nesta quinta-feira. Apenas 29 dos parlamentares que serão homenageados estão vivos. A maior parte dos cassados eram filiados a MDB, PTB e Arena, e perderam o mandato por atos institucionais ou decretos presidenciais, principalmente no início do regime militar."
(Texto extraído do Jornal Folha de São Paulo. Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/poder/1196657-camara-homenageia-deputados-cassadosna-ditadura-veja-lista.shtml> Acesso em 07/DEZ/2012).
Dadas as afirmativas seguintes, com base nos fragmentos acima e no conhecimento sobre o Regime Civil Militar instalado no Brasil a partir de 1964,
I. Durante o Regime Civil Militar entre 1964 e 1985 no Brasil houve uma grande diversidade de partidos políticos praticando o pluripartidarismo a exemplo do que ocorre ainda hoje em nossa democracia. Os principais existentes nesse período foram o MDB, ARENA, PT e PCB.
II. A repressão foi uma prática comum do regime civil militar instalado em 1964. Esse regime ditatorial ampliou a prática da violência política com o AI-5 durante o governo Costa e Silva. Prisões, torturas e assassinatos foram praticados pelo Estado brasileiro contra seus cidadãos.
III. A Constituição de 1967 tinha características liberais e democráticas, a exemplo dos Atos Institucionais amplamente discutidos, votados e aprovados pelo Congresso Nacional.
IV. O “Milagre Econômico” consistia em um conjunto de medidas voltadas para o desenvolvimento econômico. Houve a ampliação de linhas de crédito bancário para o setor privado, controle de preços e salários, realização de grandes obras públicas como a Transamazônica, a ponte Rio-Niteroi e a hidroelétrica de Itaipu.
V. As “Diretas Já” foi um movimento pela promulgação de uma nova constituição e realização de eleições. Resultou da mobilização da sociedade brasileira para o retorno da democracia no Brasil.
verifica-se que estão corretas
- a) I, III e IV, apenas.
- b) III e V, apenas.
- c) II, IV e V, apenas.
- d) I, II e III, apenas.
- e) I e III, apenas.