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Simulado UFAL de Geografia | VESTIBULAR

Simulado UFAL de Geografia

SIMULADO UFAL DE GEOGRAFIA

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular UFAL.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFAL que foi organizado pela COPEVE-UFAL. Estas questões são de Geografia, contendo os assuntos de Urbanização , Urbanização brasileira, População , Migrações , Fuso Horário, Meio Ambiente na Geografia , Impactos e soluções nos meios natural e rural, Geografia Física , Solo, Geografia Econômica, Cartografia , Coordenadas Geográficas, Agropecuária , Agricultura brasileira, Desenvolvimento, Projeções e Representações, Agropecuária , Agricultura brasileira, Geografia Física , Clima, Fontes de energia e recursos naturais , Energia, Escalas, Agropecuária , Modernização Agrícola, Globalização, Relevo que foram extraídas dos Vestibular anteriores UFAL, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFAL de Geografia contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Geografia, Urbanização , Urbanização brasileira, População , Migrações , Fuso Horário, Meio Ambiente na Geografia , Impactos e soluções nos meios natural e rural, Geografia Física , Solo, Geografia Econômica, Cartografia , Coordenadas Geográficas, Agropecuária , Agricultura brasileira, Desenvolvimento, Projeções e Representações, Agropecuária , Agricultura brasileira, Geografia Física , Clima, Fontes de energia e recursos naturais , Energia, Escalas, Agropecuária , Modernização Agrícola, Globalização, Relevo para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular UFAL.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular UFAL. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFAL
Para realizar o simulado UFAL você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFAL você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFAL é aqui!


#120403
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Matéria
Geografia Geral
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UFAL
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(1,0) 1 - 

A ocupação de terrenos de forma irregular pela população nos centros urbanos é uma característica comum aos países periféricos. Isso ocorre, entre outros fatores, devido à(ao)

  • a) acelerado processo de urbanização a que estão submetidos os países subdesenvolvidos, o que dificulta a criação de infraestrutura para receber os que migram para a cidade
  • b) crescimento exagerado da população urbana, que mantém as mais altas taxas de natalidade e de crescimento vegetativo
  • c) aumento do número de pessoas pobres que deixam os países ricos em busca de melhores condições de vida nos países emergentes.
  • d) facilidade de encontrar áreas desocupadas e ao baixo preço dos terrenos vendidos pelo poder público em áreas mais afastadas do centro das cidades.
  • e) existência de locais disponíveis e com abastecimento de água, energia e drenagem pluvial próximo aos centros comerciais e aos locais de trabalho da população mais carente.
#120404
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Geografia Geral
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(1,0) 2 - 

Nas últimas décadas, a questão migratória no Brasil deixou de concentrar-se apenas no clássico movimento rural-urbano que, nos anos 50 e 60, preocupou e mobilizou a maior parte dos estudos. As migrações inter-regional, intra-regional, internacional e a mobilidade [...] sazonal são cada vez mais reconhecidas como faces distintas desse fenômeno demográfico que aflora e ganha importância qualitativa e quantitativa em função das modificações ocorridas nas dimensões econômica, social e política em nível nacional e internacional.

CUNHA, José Marcos Pinto da Migração e urbanização no Brasil - alguns desafios metodológicos para análise. São Paulo em perspectiva, v. 19, n. 4, p. 3-20, out./dez. 2005 (adaptado).

O movimento sazonal enfocado no texto é conhecido como

    • a) pendular.
    • b) êxodo rural.
    • c) commuting.
    • d) transumância.
    • e) de fim de semana.
    #120405
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    (1,0) 3 - 

    A foto mostra uma criança observando o sol às 17h00 do dia 22 de setembro. Nessa situação, podemos afirmar que a criança está olhando na direção

    • a) este, pois é nesse ponto cardeal que o sol se põe.
    • b) oeste, pois é nesse ponto cardeal que o sol se põe.
    • c) norte, pois nessa data é verão no hemisfério norte.
    • d) nordeste, pois nesta época do ano o sol se põe nesse ponto cardeal.
    • e) sul, pois no inverno do hemisfério norte o sol se põe nesse ponto cardeal.
    #120406
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    (1,0) 4 - 

    A figura mostra um problema ambiental que exige, para a sua solução, mudanças no processo de ocupação do espaço geográfico. A ocupação do solo e as edificações precisam se adequar as exigências ambientais que preservam a circulação do ar e permitem maior reflexão dos raios solares, só assim haverá a diminuição

    • a) do desmatamento.
    • b) da chuva ácida.
    • c) da ilha de calor urbano.
    • d) do acúmulo de lixo.
    • e) da poluição dos rios.
    #120407
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    (1,0) 5 - 

    A imagem mostra um dos maiores problemas da atualidade, a perda de solo devido à ocupação irregular ou o mau aproveitamento da terra. O processo de destruição do solo mostrado na figura, uma vez iniciado, não tem retorno, há medidas para conter seu avanço, mas não há garantias de recuperação da fertilidade perdida. Esses buracos são chamados de

    • a) deslizamento.
    • b) voçoroca.
    • c) afundamento.
    • d) assoreamento.
    • e) lixiviação.
    #120408
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    (1,0) 6 - 

    Em 1 de Janeiro de 1994, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) entrou em vigor. O NAFTA criou uma das maiores zonas de comércio livre do mundo, que agora liga 450 milhões de pessoas que produzem 17 trilhões de dólares em bens e serviços. O comércio entre os países do NAFTA vem crescendo desde que o acordo entrou em vigor.

    Disponível em: http://www.ustr.gov. Acesso em: 08/12/2013

    O NAFTA se tornou um dos mais importantes blocos econômicos do mundo, apesar de fazer parte dele apenas

    • a) EUA, Canadá, Venezuela e Brasil.
    • b) EUA, Canadá e Inglaterra.
    • c) EUA, Canadá, Brasil e Argentina.
    • d) EUA, Canadá e México.
    • e) EUA, Canadá, México e Brasil.
    #120409
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    (1,0) 7 - 

    Num modelo esférico, a latitude é medida em graus do arco da circunferência de um meridiano, medido a partir do Equador, tendo o centro do planeta como vértice. Já longitude é a medida em graus do arco da circunferência de um paralelo, medido a partir o meridiano de Greenwich, tendo o centro do planeta como seu vértice.

    Sabendo que a determinação das coordenadas geográficas se baseia no princípio da medida da circunferência, podemos concluir que

      • a) a longitude pode ir de 0° no Equador a 180° nos pol os norte e sul.
      • b) a latitude pode ir de 0° em Greenwich a 90° a leste e a oeste
      • c) a longitude pode ir de 0° no Equador a 180° a leste e a oeste.
      • d) a latitude pode ir de 0° no Equador a 90° nos polos norte e sul.
      • e) a latitude pode ir de 0° em Greenwich a 180° nos po los norte e sul.
      #120410
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      (1,0) 8 - 

      A microrregião de Penedo é uma das mais importantes de Alagoas. Em suas várzeas se desenvolve

      • a) a pecuária leiteira.
      • b) a policultura de vazante.
      • c) a rizicultura irrigada.
      • d) a monocultura canavieira.
      • e) o cultivo de coco-da-baía.
      #120411
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      (1,0) 9 - 

      O gráfico mostra o percentual de municípios com taxas de analfabetismo igual ou superior a 25% da população no Brasil e por estados.

      O gráfico demonstra claramente que há um descompasso entre as regiões brasileiras, pois

      • a) os estados do sudeste não aparecem no gráfico, demonstrando que não possuem nenhum município com mais de 25% da população analfabeta.
      • b) todos os estados nordestinos aparecem no gráfico e apresentam índices superiores a média do Brasil.
      • c) todas as regiões são representadas no gráfico, mas apenas duas apresentam índices acima da média nacional.
      • d) os índices dos estados da região norte superam a média brasileira e se aproximam da média do nordeste.
      • e) apesar de todos os estados do centro-oeste aparecerem no gráfico, seu índice é abaixo da média brasileira.
      #120412
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      (1,0) 10 - 

      A urbanização trouxe um desafio crescente ao poder público. Como trazer diariamente pessoas de bairros distantes para o centro da cidade e levá-los de volta? A resolução desse problema é a solução para o movimento migratório conhecido como

      • a) transumância.
      • b) êxodo urbano.
      • c) emigração.
      • d) sazonal.
      • e) pendular.
      #120413
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      (1,0) 11 - 


      As representações cartográficas, em relação à superfície de projeção, se baseiam em alguns modelos básicos. O modelo de representação mostrado na figura corresponde à projeção

      • a) cilíndrica transversa.
      • b) cônica polar.
      • c) transversa polar.
      • d) plana polar.
      • e) policônica transversa.
      #120414
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      (1,0) 12 - 

      O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de alimento, mas sua produção atende a alguns imperativos do mercado, o que determina a priorização de algumas culturas. De acordo com o gráfico, em relação à área plantada, no período abrangido

      • a) as culturas comerciais sofreram forte redução.
      • b) a agricultura familiar aumentou sua participação na produção.
      • c) houve maior incremento das culturas de exportação.
      • d) houve forte incremento das culturas alimentares locais.
      • e) houve redução na participação dos latifúndios.
      #120415
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      (1,0) 13 - 

      O estado de Alagoas abrange três mesorregiões nordestinas. Em Alagoas a Zona da Mata é chamada de Leste Alagoano. Cada mesorregião apresenta características socioeconômicas e naturais que as individualiza. Assim, a mesorregião do

      • a) Agreste alagoano se destaca na produção de monoculturas de subsistência que abastece a capital, Maceió.
      • b) Sertão alagoano é marcada pela presença da bacia leiteira, polarizada pela cidade de Batalha.
      • c) Leste alagoano concentra a maior parte da população e da criação de ovinos, caprinos e bovinos.
      • d) Agreste alagoano é marcada pela atividade mineradora, realizada nas cercanias de Arapiraca.
      • e) Sertão alagoano se destaca na produção agrícola, com destaque para a policultura irrigada de Delmiro Gouveia e Piranhas.
      #120416
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      (1,0) 14 - 

      A dinâmica da atmosfera é influenciada por vários fatores climáticos, determinando tipos variados de precipitação. O processo de formação de chuva mostrado na figura é denominado de

        • a) convectiva.
        • b) frontal.
        • c) ocasional.
        • d) ciclônica.
        • e) orográfica.
        #120417
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        (1,0) 15 - 

        O combate à formação da ilha de calor urbana exige o repensar das práticas de ocupação do espaço. É preciso criar novas estratégias de planejamento urbano e uma legislação mais restritiva, que priorize o bem-estar em detrimento da especulação financeira.



        Algumas medidas que podem ser tomadas pelo poder público para diminuir o efeito da ilha de calor urbana são:

        • a) diminuição das áreas de infiltração; plantio de árvores; ampliação das áreas de estacionamento e das vias de transporte.
        • b) abertura de novas vias de acesso aos automóveis; aumento do número de praças; construção de calçadas e ciclovias.
        • c) melhoria no sistema de transporte público; aumento das áreas pavimentadas; uso de combustíveis menos poluentes nos automóveis.
        • d) dispersão dos centros comerciais pelo território da cidade; criação de linhas de trem e metrô; pavimentação e saneamento dos bairros periféricos.
        • e) plantio de árvores; criação de parques e preservação de áreas verdes; limitação da altura e espaçamento mínimo entre os edifícios.