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Simulado UFAL de Fisica | VESTIBULAR

Simulado UFAL de Fisica

SIMULADO UFAL DE FISICA

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular UFAL.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFAL que foi organizado pela COPEVE-UFAL. Estas questões são de Fisica, contendo os assuntos de Eletricidade, Dinâmica, Física Térmica – Termologia, Cinemática , MCU - Movimento Circular Uniforme, Física Térmica - Termologia , Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Ondas e Propriedades Ondulatórias , Oscilação e Ondas, Física Térmica - Termologia , Dilatações, Leis de Newton , Estática - Momento da Força/Equilíbrio e Alavancas , Estática e Hidrostática ( assuntos), Circuitos Elétricos e Leis de Kirchhoff , Eletricidade , Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Pressão, que foram extraídas dos Vestibular anteriores UFAL, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFAL de Fisica contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Fisica, Eletricidade, Dinâmica, Física Térmica – Termologia, Cinemática , MCU - Movimento Circular Uniforme, Física Térmica - Termologia , Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Ondas e Propriedades Ondulatórias , Oscilação e Ondas, Física Térmica - Termologia , Dilatações, Leis de Newton , Estática - Momento da Força/Equilíbrio e Alavancas , Estática e Hidrostática ( assuntos), Circuitos Elétricos e Leis de Kirchhoff , Eletricidade , Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Pressão, para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular UFAL.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular UFAL. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFAL
Para realizar o simulado UFAL você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFAL você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFAL é aqui!


#120311
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Física
Concurso
UFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 16 - 

[...] O coração funciona com estímulos elétricos que se propagam pelo músculo causando contração e, depois, relaxamento. “Às vezes, por causa de doença cardíaca, acidentes ou complicações cirúrgicas, o impulso engasga e não chega”, esclarece o professor Noedir Stolf, do Instituto do Coração, em São Paulo. Quando isso acontece, há fibrilação, isto é, o músculo entra em atividade caótica, sem conseguir contrair nem bombear o sangue. Em alguns casos, basta uma pancadinha no peito para eliminar a arritmia. Em caso de parada cardíaca, os médicos usam um desfibrilador, aparelho que dá choques no tórax. O efeito é o de uma pancada forte. O impacto normaliza a falha elétrica, fazendo o impulso ultrapassar gagueira e chegar aonde deve. [...]

Foi aplicado um desfibrilador, que havia sido carregado a uma diferença de potencial de 7 000V , em um paciente acometido por uma parada cardiorrespiratória a uma elétrica de 3,5 A, que atravessou o peito do paciente durante 10 ms . Qual é a capacitância do capacitor do desfibrilador?

    • a) 10x10-6 F
    • b) 10x10-3 F
    • c) 5x10-6 F
    • d) 10x104 F
    • e) 4x101 F
    #120312
    Banca
    COPEVE-UFAL
    Matéria
    Física
    Concurso
    UFAL
    Tipo
    Múltipla escolha
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    fácil

    (1,0) 17 - 

    Um aparelho de ar-condicionado é programado para operar em ciclos de desligamento e acionamento do sistema de refrigeração, conforme mostra a figura.

    imagem-026.jpg

    Ao ligar o aparelho de ar-condicionado, o ambiente se encontra a temperatura ambiente T0, iniciando portanto um primeiro ciclo de resfriamento (1) até atingir a temperatura de desligamento Tp bprogramada pelo usuário. Neste momento, o sistema de resfriamento é desligado, mantendo apenas em funcionamento o sistema de ventilação do aparelho. Durante este ciclo (2), a temperatura do ambiente volta a subir, de forma que o sistema de refrigeração é reativado quando se atinge uma temperatura de acionamento Tp+ΔT, voltando a resfriar o ambiente até atingir a temperatura de trabalho novamente ( Este procedimento se repete até que o aparelho de ar-condicionado seja desligado pelo usuário.

    A fim de se obter o menor tempo possível para se atingir a temperatura Tp no primeiro ciclo de resfriamento, um procedimento recomendável a ser adotado seria:

      • a) reduzir a velocidade do fluxo de ar do aparelho de ar condicionado para o mínimo, pois com menor ar para resfriar, o fluxo terá menor temperatura.
      • b) ligar conjuntamente um circulador de ar (ventilador), a fim de contribuir, mesmo que em menor proporção, para a redução de temperatura do ambiente.
      • c) desligar todas as luzes e aparelhos eletrônicos presentes no ambiente, tais como televisor ou aparelho de som, já que são fontes de calor externo.
      • d) programar o aparelho para uma temperatura de desligamento (Tp) menor possível, intensificando o trabalho do motor de resfriamento.
      • e) reduzir progressivamente o valor da temperatura de desligamento (Tp), a fim de que o processo de resfriamento aconteça a uma taxa compatível com a da transferência de calor pelo ar.
      #120313
      Banca
      COPEVE-UFAL
      Matéria
      Física
      Concurso
      UFAL
      Tipo
      Múltipla escolha
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      fácil

      (1,0) 18 - 

      A aferição da massa de uma pessoa pode ser realizada por meio de uma balança digital de banheiro. Para tanto, é necessário que seja posicionado os dois pés sobre a plataforma da balança e aguardar que entre em equilíbrio, sendo, posteriormente, exibido o valor aferido em um visor de LCD. No manual, consta a recomendação: " Não utilizar a balança em superfícies inclinadas”.

      Que erros de medida podem ocorrer se esta recomendação não for atendida?

      • a) O valor aferido será menor que o valor real, pois a componente do peso na direção paralela à superfície da balança será menor, reduzindo a força de reação da balança.
      • b) O valor aferido será maior que o valor real, pois a componente do peso na direção paralela à superfície da balança será maior, aumentando a força de reação da balança.
      • c) O valor aferido será maior que o valor real, pois a componente do peso na direção paralela à superfície da balança será maior, aumentando a força de reação da balança.
      • d) O valor aferido será menor que o valor real, pois a componente do peso na direção perpendicular à superfície da balança será menor, reduzindo a força de reação da balança.
      • e) O valor aferido será maior que o valor real, pois a componente da força de reação da balança na direção perpendicular à sua superfície será maior
      #120314
      Banca
      COPEVE-UFAL
      Matéria
      Física
      Concurso
      UFAL
      Tipo
      Múltipla escolha
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      (1,0) 19 - 

      Um procedimento muito importante tomado por motoristas é a calibragem dos pneus do automóvel, onde ar deve ser injetado ou retirado deles para que a pressão interna atinja o valor recomendado pelo fabricante, que fica entre 28 e 32 PSI em média, a depender do modelo. Para isso, utiliza-se uma b de ar comprimido e um medidor de pressão acoplado que faz a leitura da pressãomao interna no momento que a mangueira de ar é conectada ao pneu, determinando a quantidade correta de ar aser retirada ou injetada nos pneus. No manual de um automóvel é comum ter a seguinte recomendação: “Evite a medição da pressão dos pneus quando estes estiverem aquecido".

      Apesar desta recomendação, alguns motoristas contrariamente costumam calibrar os pneus depois de dirigirem por muitos quilômetros. Que tipo de problema pode acontecer com os pneus do automóvel se a recomendação acima não for cumprida durante a calibragem?

      • a) Com o resfriamento, os pneus reduzem de volume por efeito da contração térmica, aumentando a pressão interna para acima do valor calibrado.
      • b) Como o ar aquecido reduz sua densidade, o valor medido pelo calibrador não representará a pressão correta, levando a uma calibragem errada.
      • c) Com o resfriamento dos pneus, a densidade do ar no seu interior aumentará, ocasionando, portanto, em uma pressão interna maior do que o valor calibrado.
      • d) Com os pneus aquecidos, o ar no seu interior terá um aumento de sua massa, resultando em uma leitura de pressão acima do normal.
      • e) Quando os pneus resfriarem, o ar do seu interior também resfriará, reduzindo a pressão interna abaixo do valor calibrado.
      #120315
      Banca
      COPEVE-UFAL
      Matéria
      Física
      Concurso
      UFAL
      Tipo
      Múltipla escolha
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      (1,0) 20 - 

      A figura representa uma maneira barata e portátil de resfriar bebidas.

      imagem-025.jpg

      O líquido é inserido à temperatura ambiente T1 em um funil (1) é conduzido através de canos de aço longos e finos que atravessam o interior de um recipiente preenchido com gelo e isolado termicamente (2), até atingir uma torneira externa (3)por onde a bebida é servida a uma temperatura menor 2. Após o derretimento do gelo, a água formada no recipiente (2) pode ser dispensada por uma saída auxiliar (4) e o gelo pode ser então reposto, mantendo o sistema de resfriamento portátil em funcionamento.

      Um pequeno ajuste que proporcionaria uma redução ainda maior na temperatura Tdo líquido servido seria

        • a) reduzir da área da encanação de aço para reduzir o fluxo de líquido e os ganhos de calor do líquido por convecção.
        • b) aumentar a extensão do encanamento de aço para proporcionar uma maior área de contato e um tempo maior para a troca de calor com o gelo.
        • c) aumentar a quantidade de gelo do recipiente (2), de forma que o sistema seria capaz de retirar mais calor do líquido.
        • d) melhorar o isolamento térmico do recipiente (2),evitando assim a troca de calor entre o gelo e o ambiente.
        • e) revestir internamente o encanamento de aço com um material espelhado para assim evitar que o líquido perca calor por radiação