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Simulado UFAL | VESTIBULAR

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Este Simulado UFAL foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Vestibular
  • Instituição: UFAL
  • Cargo: Vestibulando
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: UFAL
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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#227922
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(1,0) 1 - 

Os canadenses descobriram que até nas universidades prolifera um tipo de leitor: o que lê bem e não entende. Estudo com 400 alunos da Universidade de Alberta mostrou um déficit de compreensão não detectado em 5% de toda a população. São pessoas que, quando investem numa leitura, esquecem o significado específico de uma passagem.
Revista Língua Portuguesa. Ano 7. Nº 78. Abril de 2012 (fragmento).
Os elementos linguísticos destacados no fragmento são, respectivamente,

  • a) pronome demonstrativo e conjunção subordinativa consecutiva.
  • b) pronome demonstrativo e pronome relativo.
  • c) pronome pessoal oblíquo e conjunção subordinativa integrante.
  • d) artigo e conjunção coordenativa explicativa.
  • e) artigo e pronome relativo.
#227923
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(1,0) 2 - 

BICHO-CARPINTEIRO
Há mais de um século a expressão “ter (ou estar com) bicho-carpinteiro” significa “ser muito inquieto, não parar no lugar”. Faz pouco tempo, porém, os reformadores da fraseologia começaram a espalhar a seguinte tese fraudulenta: “O certo é ter bicho no corpo inteiro”. Errado. O dislate parte assumidamente da ignorância de um fato básico da língua: o de que existe uma criatura chamada bicho-carpinteiro. Segundo o Houaiss, ele é o nome popular e genérico de “diversas espécies de besouro, especialmente das famílias dos buprestídeos e cerambicídeos, que durante o estágio larvar brocam troncos e cascas de árvores”. Como se vê, a ideia da velha expressão é propor uma metáfora: a de que, como as árvores sob a casca, a pessoa irrequieta tem sob a pele as larvas desses insetos a se remexer constantemente, fazendo cócegas e não a deixando sossegada.
Sobre palavras. Revista Veja. Edição 2.347/ Ano 46/ Nº 46. 13 nov. 2013.
A impessoalidade que ocorre na forma verbal da oração “Há mais de um século [...]” é também percebida em

  • a) “O certo é ter bicho no corpo inteiro”.
  • b) “[...] ele é o nome popular e genérico de “diversas espécies de besouro, [...]”.
  • c) “Como se vê, a ideia da velha expressão é propor uma metáfora [...]”.
  • d) “Faz pouco tempo, porém, [...]”.
  • e) “[...] fazendo cócegas e não a deixando sossegada”.
#227924
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(1,0) 3 - 

TV e geladeira
Os eletrodomésticos são os únicos cuja presença é tão frequente nas favelas quanto fora delas: estão em 95% das casas brasileiras, segundo o IBGE.
Revista Veja. Edição 2.347 – ano 46 – nº 46. 13 nov. 2013 (fragmento).
Sobre os vocábulos grifados no texto, infere-se que
I. o vocábulo “eletrodoméstico” tem como elemento de sua composição o radical grego “eletro”, que significa “eletricidade”.
II. “brasileiras” é um adjetivo formado pelo processo de sufixação a partir do substantivo “Brasil”.
III. o substantivo “IBGE” é exemplo de processo de formação de palavras chamado Siglonimização.
Verifica-se que está(ão) correto(s)

  • a) II, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#227925
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(1,0) 4 - 

Passando dos cinquenta
Meu pescoço se enruga. Imagino que seja de mover a cabeça para observar a vida. E se enrugam as mãos cansadas dos seus gestos. E as pálpebras apertadas no sol. Só da boca não sei o sentido das rugas se dos sorrisos tantos ou de trancar os dentes sobre caladas coisas.
COLASANTI, Marina1994. Rota de Colisão. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1994 (adaptado).
A percepção das partes do corpo é importante para que o eulírico perceba suas mudanças. Os termos “meu pescoço”, “as mãos” e “as pálpebras” grafados no texto assumem a função de:

  • a) objeto direto
  • b) sujeito
  • c) objeto indireto
  • d) agente da passiva
  • e) complemento nominal
#227926
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(1,0) 5 - 

De vez em quando Deus me tira a poesia. Olho pedra e vejo pedra mesmo.
PRADO, Adélia. Poesia Reunida, São Paulo, Siciliano, 1991 (fragmento).
De acordo com os versos de Adélia Prado, quando Deus lhe tira a poesia, resta-lhe a linguagem

  • a) figurada.
  • b) literária.
  • c) denotativa.
  • d) subjetiva.
  • e) simbólica.
#227927
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(1,0) 6 - 

Grão de Amor
Me deixe sim, mas só se for Pra ir ali e pra voltar Me deixe sim, meu grão de amor Mas nunca deixe de me amar.
Agora as noites são tão longas No escuro eu penso em te encontrar Me deixe só até a hora de voltar.
Disponível em: http://letras.mus.br. Acesso em: 10 dez. 2013 (fragmento).
“Grão de amor” é uma composição intimista de cunho coloquial. Levando em consideração que o interlocutor dirige-se a uma segunda pessoa, como ficaria os dois últimos versos da primeira estrofe, caso fossem reescritos na norma padrão?

  • a) Deixa-me, sim, meu grão de amor, mas nunca me deixes de amar.
  • b) Deixa-me, sim, meu grão de amor, mas nunca me deixe de amar.
  • c) Deixe-me, sim, meu grão de amor, mas nunca deixes de amar-me.
  • d) Deixe-me, sim, meu grão de amor, mas nunca me deixa de amar.
  • e) Me deixa, sim, meu grão de amor, mas nunca deixes de amar-me.
#227928
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(1,0) 7 - 

“Avanços científicos retiram dos corpos físicos a ideia de perfeição e ampliam os espaços da investigação celeste”
CAMENIETZKI, Carlos Ziller. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 7. Nº 75. Dez. 2012.
Os vocábulos preposicionados em destaque desempenham, respectivamente, as funções sintáticas de

  • a) objeto indireto, adjunto adnominal, complemento nominal.
  • b) objeto indireto, complemento nominal, complemento nominal.
  • c) objeto indireto, complemento nominal, adjunto adnominal.
  • d) objeto direto, complemento nominal, adjunto adnominal.
  • e) objeto direto, adjunto adnominal, adjunto adverbial.
#227929
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(1,0) 8 - 

TEMPO Arnaldo Antunes / Paulo Miklos
será que a cabeça tem o mesmo tempo que a mão? o tempo do pensamento, o tempo da ação
será que o teto tem o mesmo tempo que o chão? o tempo de decompo tempo de decomposição
será que o filho tem o mesmo tempo que o pai? o tempo do nascimento, crescimento, envelhecimento,
um momento como matar o tempo
Disponível em: http://www.arnaldoantunes.com..... Acesso em: 18 nov. 2013 (adaptado).
Considerando o gênero textual, pode-se inferir que

  • a) é evidenciada a função poética da linguagem, uma vez que a intenção dos produtores do texto está voltada para a própria mensagem, para a arrumação das palavras, revelando um cuidado especial com o ritmo das frases.
  • b) a poesia é considerada metalinguística, porque a intenção dos emissores está voltada para o próprio código utilizado, ou seja, o código é o tema da mensagem.
  • c) a função conativa da linguagem pode ser bem percebida nesse gênero textual, uma vez que os compositores organizaram a mensagem com o objetivo de influenciar os leitores ou os ouvintes.
  • d) a intenção dos compositores da mensagem é transmitir dados da realidade aos interlocutores de forma direta e objetiva, sem ambiguidades. Por isso, essa mensagem está centrada no referente, prevalecendo a função referencial.
  • e) a letra da música foi escrita em primeira pessoa e a mensagem está centrada nos próprios emissores, revelando seus sentimentos e emoções, numa expressão plena de seus mundos interiores. Assim, temos a função expressiva da linguagem.
#227930
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(1,0) 9 - 

Prática de Exercícios Físicos
Pratique exercícios físicos e emagreça mais rápido! Conte com o suporte do nosso Personal Trainer. [...]
Disponível em: http://www.dietasaude.com.br. Acesso em: 19 nov. 2013 (fragmento).
O fragmento do texto é instrucional e apresenta elementos persuasivos. Isso se explica
I. em razão da linguagem, que visa influenciar e modificar o comportamento do público leitor.
II. pelo emprego dos verbos no imperativo, que soam como uma ordem.
III. porque qualquer problema de saúde acarretado pela má alimentação é mais combatido com dietas.
IV. porque todos devem preferir os alimentos crus aos cozidos.
Quais das explicações estão corretas?

  • a) I e II, apenas.
  • b) I e III, apenas.
  • c) II e III, apenas.
  • d) I, II e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#227931
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(1,0) 10 - 

[...] O Brasil era uma terra de dimensões continentais na visão da coroa; pouco colonizada e principalmente, pouco produtiva. Então, surge mais um artifício para a exploração da terra: as sesmarias. Iniciadas e incluídas a partir do capitão-donatário de uma capitania, as sesmarias eram lotes de terra menor, que eram doadas a um sesmeiro com o intuito de principalmente tornar a terra produtiva. O sesmeiro tinha então a partir do recebimento do lote, a obrigação de cultivar a terra por um prazo de cinco anos, tornando-a produtiva e pagando os devidos impostos à Coroa.[...]
Disponível em: http://www.historiabrasileira..... Acesso em: 9 dez. 2013.
O sistema de sesmaria poucas vezes satisfez as expectativas iniciais de produção. Ou pelas grandes dimensões territoriais ou pela má administração e fiscalização, raramente as terras tornavam-se produtivas. Ainda hoje, considera-se reflexo da apropriação sesmarial

  • a) o sistema de roça.
  • b) a policultura.
  • c) os latifúndios brasileiros.
  • d) o trabalho assalariado.
  • e) a produção de subsistência.