Simulado UFAC | Psicólogo | CONCURSO
SIMULADO UFAC | PSICÓLOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFAC para o cargo de Psicólogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca MS CONCURSOS para o concurso UFAC. Estas questões são especificamente para o cargo de Psicólogo, contendo Psicologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFAC | Psicólogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFAC.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #116957
- Banca
- MS CONCURSOS
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Analise as proposições e assinale a alternativa correta.
I – No dia a dia estamos conscientes dos processos que determinam nossa percepção.
II – Qualquer um de nós pode olhar para um objeto, ouvir uma voz ou saborear um alimento e receber essas sensações sem projetar nelas algumas facetas de experiências anteriores.
III – Casos de sensação pura nas ciências humanas são muito frequentes.
IV – Embora os mecanismos ou a fisiologia de recepção dos estímulos sejam diferentes de um indivíduo para outro, nossa interpretação destes estímulos dificilmente diverge.
V – Em nossas percepções temos a propensão a organizar os estímulos ao longo de linhas de certas tendências naturais, as quais podem estar relacionadas a funções organizadoras e estruturadoras do cérebro.
- a) Apenas III e IV estão corretas.
- b) Apenas a V está correta.
- c) Apenas I e IV estão corretas.
- d) I, II, III e IV estão corretas.
- e) Apenas I, II e III estão corretas.
- #116958
- Banca
- MS CONCURSOS
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Qual das alternativas abaixo é incorreta em relação á Esquizofrenia?
- a) As recentes descobertas sobre substâncias químicas não indicam que os sintomas da esquizofrenia possam ter uma explicação bioquímica.
- b) Uma das chaves para a esquizofrenia envolve o neurotransmissor chamado dopamina. Pesquisadores têm comprovado excesso seis vezes maior em esquizofrênicos para o receptor de dopamina.
- c) A probabilidade de 1 em 100 de qualquer pessoa ser diagnosticada com esquizofrenia passa a ser de 1 para 10 entre os que tem um irmão, pai ou mãe com o problema e de perto de 1 em 2 para quem tem um gêmeo idêntico afetado.
- d) Entre os subtipos de esquizofrenia existe o indiferenciado ou residual com sintomas de esquizofrenia que não se enquadram nos paranoicos, hebefrênicos ou catatônicos.
- e) As modernas técnicas de exame cerebral revelam que muitas pessoas com esquizofrenia crônica têm um tecido cerebral anormal.
- #116959
- Banca
- MS CONCURSOS
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Qual das alternativas é incorreta quanto ao desenvolvimento da criança?
- a) Enquanto o bebê reside no útero, seu corpo forma células nervosas ao ritmo de cerca de um quarto de milhão por minuto.
- b) As áreas de associação do córtex – vinculadas ao pensamento, à memória e à linguagem – são as primeiras áreas do cérebro a se desenvolverem.
- c) A falta de conexões nervosas ajuda a explicar por que nossas lembranças mais antigas antecedem o terceiro aniversário de nascimento. Crianças que ganharam um irmão aos 4 anos de idade ou mais vão em geral recordar o evento quando adultos, mas não, se tiverem menos de 3 anos na ocasião do nascimento.
- d) As crianças nascem com um excedente de neurônios. Se houver uma lesão o cérebro busca compensar pondo os excedentes para trabalhar.
- e) As habilidades físicas mais complexas dos bebês – sentar, ficar de pé, andar – desenvolvem-se numa sequência previsível, cujo ritmo é uma decorrência da maturação individual e da cultura.
- #116960
- Banca
- MS CONCURSOS
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Analise as seguintes colocações sobre escolas de psicologia e assinale a alternativa que compreende somente afirmativas corretas: I – O tópico principal da escola estruturalista são as sensações e o método é a observação. II – O método da escola funcionalista são a introspecção e a observação e o seu líder foi Wertheimer. III – A escola da Gestalt teve em seus lideres Kohler e Kofka e seu principal tópico é a percepção. IV – A escola Behaviorista tem como lideres Pavlov, Watson e Dashiell e trabalha com a observação e o experimento.
- a) I e III.
- b) II e IV.
- c) IV.
- d) II, III e IV.
- e) III e IV.
- #116961
- Banca
- MS CONCURSOS
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A Psicometria utiliza escalas para a testagem psicológica. Numa delas além da identidade, existe a propriedade da classificação, o que significa que os elementos de um conjunto podem ser organizados em uma série – do mais baixo ao mais alto ou vice-versa –, a partir de uma única variável, como por exemplo desempenho acadêmico numa determinada turma. A que escala o texto se refere?
- a) Escala nominativa.
- b) Escala ordinal.
- c) Escala da razão.
- d) Escala intervalar.
- e) Escala de proporção.
- #116962
- Banca
- MS CONCURSOS
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Identifique a que ou a quem se referem às seguintes afirmativas assinale a alternativa correta e respectivamente.
I – A linguagem que empregamos influencia e determina nosso pensamento.
II – Primeiro ocorre o desenvolvimento do pensamento e ele é, em si, uma condição necessária ao desenvolvimento da linguagem.
III – A linguagem e o pensamento tem raízes independentes.
- a) Wallon, Vygotsky e Piaget.
- b) Vygotsky, Wallon e Piaget.
- c) Hipótese de Sapir-Whorf, Piaget e Vygotsky.
- d) Freud, Piaget e Wallon.
- e) Assimilação, Vygotsky e Erikson.
- #116963
- Banca
- MS CONCURSOS
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Considere as afirmativas a seguir sobre conceitos da Psicologia Social e assinale a alternativa correta.
I – Pela teoria da contingência, os líderes pouco aceitos pelo grupo são mais eficazes em situações em que as tarefas a serem realizadas pelo grupo são muito favoráveis ou muito desfavoráveis.
II – A liderança é um processo interacional, com características emergentistas, o que torna possível estabelecer-se a priori e com segurança qual a pessoa mais indicada para liderar um determinado grupo.
III – Os líderes, embora não nasçam feitos, são iguais na maioria das pessoas.
- a) São corretas as três afirmativas.
- b) É correta apenas a afirmativa II.
- c) É correta apenas a afirmativa I.
- d) São corretas apenas as afirmativas II e III.
- e) São corretas apenas as afirmativas I e III.
- #116964
- Banca
- MS CONCURSOS
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Analise as afirmativas e assinale a alternativa incorreta.
- a) As teorias cognitivas reconhecem que o comportamento e seus resultados dependerão tanto das escolhas conscientes do indivíduo como dos acontecimentos de meio sobre os quais não tem controle e que atuam sobre ele.
- b) O que a teoria cognitivista quer afirmar é que o efeito dos estímulos sobre o comportamento é algo automático.
- c) Tolman é um importante cognitivista, um dos mais célebres opositores da teoria behaviorista.
- d) Uma das críticas ao behaviorismo refere-se ao fato de ignorar que, na maioria das vezes, nosso comportamento é consciente, que reagimos ao mundo externo segundo nossa interpretação dos estímulos.
- e) Kurt Lewin é considerado um dos precursores da abordagem cognitiva.
- #116965
- Banca
- MS CONCURSOS
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
- a) O teórico do desenvolvimento humano, Erik Erikson, explicou que as crianças pequenas enfrentam as questões de autonomia, depois iniciativa e depois confiança.
- b) Antes dos 9 anos a maioria das crianças ainda não tem uma moralidade pré-convencional de interesse pessoal.
- c) Durante os primeiros anos da adolescência, o raciocínio é, com frequência, centrado fora do indivíduo.
- d) Durante o desenvolvimento, por causa das influências sociais, a disposição das pessoas em trapacear, praticar a discriminação racial e fumar maconha é determinada por suas atitudes em relação à trapaça, à discriminação racial e a drogas.
- e) Erikson argumentou que o estágio da identidade adolescente é seguido, no início da vida adulta, por um desenvolvimento da capacidade para a intimidade, a faculdade de estreitar relacionamentos emocionais.
- #116966
- Banca
- MS CONCURSOS
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Um dos grandes teóricos da psicologia defendia a ideia de ser possível entender e prever o comportamento adequadamente, sem recorrer a explanações fisiológicas. Conforme suas ideias, somos todos governados pelo meio em que vivemos, e não por nós mesmos. Em resumo, ele concluiu que o livre-arbítrio é uma ilusão. A quem essas afirmações se referem?
- a) Albert Bandura.
- b) Sigmund Freud.
- c) Boros Frederic Skinner.
- d) Alfred Adler.
- e) William James.
- #116967
- Banca
- MS CONCURSOS
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Em qual teste psicológico a interpretação é feita a partir da identificação das necessidades e pressões percebidas pelo sujeito?
- a) Rorschach.
- b) Palográfico.
- c) Zuligger.
- d) HTP.
- e) TAT.
- #116968
- Banca
- MS CONCURSOS
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
No desenvolvimento da Psicologia, surgiu uma escola formada por psicólogos que estavam insatisfeitos com a ênfase estruturalista dos estados mentais. Eles não questionavam o que era a consciência, mas se perguntavam para que ela servia, qual o seu propósito. Que escola era essa e qual teórico fazia parte dela?
- a) Psicanálise, James Angeli.
- b) Comportamentalismo, Wilhelm Wundt.
- c) Positivismo.
- d) Gestaltismo, Wolfgang Kohler.
- e) Funcionalismo, William James.
- #116969
- Banca
- MS CONCURSOS
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Identifique nos itens a seguir sintomas do estágio pré-alcoólico e assinale a alternativa que os apresenta de forma correta e respectiva:
I – O indivíduo começa a esquecer o que aconteceu na noite anterior.
II – O indivíduo precisa de um gole logo pela manhã para começar o dia.
III – O alcoólatra chega a preferir beber sozinho, ou com outros viciados não importa quais sejam seus níveis.
IV – O alcoólatra sente-se constantemente temeroso de alguma coisa que ele não consegue definir ou mesmo colar em palavras.
- a) I - Estágio pré-alcoólico(amnésia); II e III - Estágio alcoólico(abridor dos olhos e perda de controle); IV - Estágio final do alcoolismo(bebedeira).
- b) I- Estágio pré-alcoólico(apagamento); II - Estágio Inicial do alcoolismo(abridor dos olhos); III e IV - Estágio final (bebedeira e ressentimentos).
- c) I - Estágio pré-alcoólico(apagamento); II e III - Estágio inicial do alcoolismo(abridor dos olhos e comportamento anti-social); IV - Último estágio do alcoolismo(ressentimentos).
- d) I - Estágio inicial do alcoolismo(perda de controle); II - Estágio pré-alcoólico(comportamento inicial de beber); III - Estágio mediano do alcoolismo(mudança de padrão); IV - Último estágio do alcoolismo(mágoa).
- e) I - Estágio mediano do alcoolismo(apagamento); II - Estágio pré-alcoólico(bebedeira); III - Estágio inicial do alcoolismo( mudança de padrão) e IV - Estágio final de alcoolismo(processo de rendição).
- #116970
- Banca
- MS CONCURSOS
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Estudos sobre a influência social mostram algumas técnicas utilizadas pelas pessoas. Numa delas o menino que precisa de dois reais para comprar balas pede a sua mãe 100 reais, o que obviamente ela lhe nega. Ele então diz: “está bem, 100 é muito mesmo, será que você pode me dar então dez reais?” A qual tática estuda pela Psicologia Social, o exemplo se refere?
- a) “Bola baixa”.
- b) Reciprocidade.
- c) “Pé na porta”.
- d) Contraste perceptivo.
- e) “Porta na cara”.
- #116971
- Banca
- MS CONCURSOS
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UFAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Considere duas crianças. A primeira, ao levantar-se, escova os dentes e tem uma sensação de frescor na boca que aumenta a probabilidade de ocorrer o comportamento de escovar os dentes. A segunda, ao não escovar os dentes pela manhã, sente um gosto ruim na boca, e sente que se puder retirar este gosto ruim pelo hábito de escovar os dentes aumentará a frequência da resposta de escovar os dentes. A que conceitos sobre a teoria da aprendizagem eles se referem respectivamente?
- a) Reforço positivo e reforço negativo.
- b) Condicionamento clássico e condicionamento operante.
- c) Reforço positivo e extinção.
- d) Discriminação e generalização.
- e) Aceitação e esquiva.