Simulado UFAC de Geografia | VESTIBULAR
SIMULADO UFAC DE GEOGRAFIA
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular UFAC.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFAC que foi organizado pela UFAC . Estas questões são de Geografia, contendo os assuntos de Geografia Física , Relevo, Geografia Econômica, População , Crescimento, Urbanização , Urbanização brasileira, Agropecuária , Agricultura brasileira, Meio Ambiente na Geografia , Aquecimento global, Amazônia, Cartografia , Escalas, Geografia Política, Clima, Hidrografia, Solo , Geologia que foram extraídas dos Vestibular anteriores UFAC, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFAC de Geografia contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Geografia, Geografia Física , Relevo, Geografia Econômica, População , Crescimento, Urbanização , Urbanização brasileira, Agropecuária , Agricultura brasileira, Meio Ambiente na Geografia , Aquecimento global, Amazônia, Cartografia , Escalas, Geografia Política, Clima, Hidrografia, Solo , Geologia para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular UFAC.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular UFAC. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO UFAC
Para realizar o simulado UFAC você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFAC você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para UFAC é aqui!
- #120215
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(1,0) 1 -
Sobre o relevo do Acre, é correto afirmar que sua formação é predominantemente composta de rochas do tipo:
- a) Sedimentares
- b) Metamórficas
- c) Ígneas
- d) Basálticas
- e) Platônica
- #120216
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(1,0) 2 -
Considerada a “região-problema” do país, o Nordeste enfrenta graves conflitos sociais e econômicos: área de repulsão de população, analfabetismo, mortalidade infantil, concentração de renda e de terra, seca, falta de oportunidades de emprego. De acordo com o IBGE pode ser dividido em quatro sub-regiões, a saber:
- a) Jalapão, Sertão, Agreste e Brejo.
- b) Agreste, Brejo, Polígono das Secas e Vale do Jequitinhonha.
- c) Zona da Mata, Brejo, Recôncavo Baiano e Jalapão.
- d) Mata dos Cocais, Zona da Mata, Agreste e Brejo.
- e) Meio-Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata.
- #120217
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(1,0) 3 -
Sobre o crescimento da população brasileira, é correto afirmar que:
- a) A variação nas taxas de natalidade e de mortalidade não refletiu no crescimento da população.
- b) Não houve uma redução gradual nas taxas de fecundidade, ou seja, da redução do número de filhos por mulher.
- c) A inserção da mulher no mercado de trabalho permitiu que as famílias aumentassem o número de filhos em razão das facilidades em educar.
- d) Todas as Unidades da Federação entre 1980 e 2000 tiveram um aumento de população, em alguns casos chegando a triplicar como aconteceu com o Acre.
- e) Entre o primeiro recenseamento oficial do Brasil, realizado em 1872, até o Censo de 2000, verificou-se o aumento constante da população brasileira, que chegou a crescer dez vezes no século XX (1901-2000).
- #120218
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(1,0) 4 -
A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, entre os quais podemos destacar:
- a) Falta de infra-estrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos.
- b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infra-estrutura e todas as formas de violência.
- c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural.
- d) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.
- e) Luta pela posse da terra, falta de infra- estrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.
- #120219
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(1,0) 5 -
Apesar de serem muitas as formas de praticar a agricultura, todos os sistemas agrícolas têm três fatores comuns:
- a) O capital, a terra e o trabalho.
- b) Produção, o trabalho e a tecnologia.
- c) A tecnologia, o mercado consumidor e o trabalho.
- d) O capital, a tecnologia e o mercado consumidor.
- e) O trabalho, o mercado consumidor e o preço único por produto.
- #120220
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(1,0) 6 -
Conforme o tempo decorrido para a sua formação, o carvão apresenta maior ou menor teor de carbono e maior ou menor poder calorífero. Quanto mais antigo for o carvão, maior teor de carbono e poder calorífero ele possui. Podemos considerar as seguintes fases da formação do carvão:
- a) Turfa, Arenito, Calcário e Piroxênio.
- b) Antracito, Hulha, Linhito e Turfa.
- c) Linhito, Feldspato, Calcário e Anfibólio.
- d) Biotita, Hulha, Linhito e Antracito.
- e) Antracito, Hulha, Piroxênio e Biotita.
- #120221
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(1,0) 7 -
O aquecimento global é o maior, mas não é o único responsável pelas mudanças climáticas pelas quais o planeta tem passado. Entre esses fenômenos, podemos destacar:
- a) O El Niño e o La Niña.
- b) O comportamento das chuvas e das temperaturas.
- c) As chuvas ácidas e as Ilhas de calor.
- d) Os ventos alísios e a falta de áreas verdes.
- e) O El Niño e as chuvas ácidas.
- #120222
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(1,0) 8 -
Podemos distinguir na floresta Amazônica três níveis de vegetação em relação ao relevo e às margens dos rios, a saber:
- a) A mata Atlântica, a mata da Caatinga e a mata de Cerrado.
- b) A mata de Terra Firme, a mata Atlântica e a mata de Várzea.
- c) A mata de Igapó, a mata de Várzea e a mata de Terra Firme.
- d) A mata Ciliar, a mata de Igapó e a mata da Caatinga.
- e) A mata de Araucária, a mata Atlântica e a mata de Igapó.
- #120223
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(1,0) 9 -
O campus da UFAC em Rio Branco dista, aproximadamente 630 km do campus de Cruzeiro do Sul. No mapa do Acre essa distância em linha reta é de 9 cm. A escala do mapa é de:
- a) 1: 9.000.000
- b) 1: 6.300.000
- c) 1: 630.000
- d) 1: 900.000
- e) 1: 7.000.000
- #120224
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(1,0) 10 -
De acordo com a escala, podemos classificar os mapas e as cartas em:
- a) Cadastrais, Topográficos e Geográficos.
- b) Geográficos, Gerais e Temáticos.
- c) Topográficos, Temáticos e Geográficos.
- d) Cadastrais, Gerais e Temáticos.
- e) Temáticos, Cadastrais e Topográficos.
- #120225
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(1,0) 11 -
A figura abaixo apresenta uma visão parcial da Ilha de Fernando de Noronha, pertencente ao Estado de Pernambuco.
Sobre o processo de formação da Ilha de Fernando de Noronha, podemos afirmar que:
- a) É uma ilha formada na plataforma continental, também chamada de ilha costeira. Pode ser de origem vulcânica, sedimentar ou biológica.
- b) É uma ilha oceânica de origem vulcânica.
- c) É considerada uma ilha oceânica de origem biológica.
- d) É uma ilha costeira de origem sedimentar.
- e) É uma ilha de origem metamórfica.
- #120226
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(1,0) 12 -
Observe a imagem abaixo:
Com auxílio da figura, pode-se concluir que:
- a) Áreas frias (ou de alta pressão), como as polares e as subtropicais, são dispersoras de massas de ar e ventos e recebem o nome de áreas ciclonais.
- b) As áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica, como as equatoriais, são receptoras de massas de ar e ventos que recebem o nome de áreas ciclonais.
- c) O ar aquecido das zonas de baixas latitudes próximas ao equador se expande, torna-se leve e sobe (ascende), criando uma área de alta pressão ou ciclonal.
- d) Os movimentos do ar (massas de ar e ventos) resultam da distribuição homogênea de energia solar nas zonas de baixas, médias e altas latitudes.
- e) A diferença de temperatura do ar atmosférico exerce uma função muito importante na formação de áreas de baixa e alta pressão atmosférica, porém não interfere no movimento das massas de ar e dos ventos.
- #120227
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(1,0) 13 -
O terrorismo é uma forma violenta de protesto conhecida desde a Antigüidade, sendo uma tentativa de desestabilização de algum regime.
A imagem acima se refere ao atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 em Nova York. Este tipo de atentado trata-se:
- a) Da primeira “onda terrorista”, iniciada no final do século XIX e início do XX. Nessa época, ninguém se sentia seguro e a salvo do terrorismo. No ano de 1894, por exemplo, um anarquista italiano assassinou o presidente francês Sai Carnot.
- b) De uma forma de terrorismo, bem semelhante à guerra. Sua principal finalidade é controlar algum território sem semear pânico.
- c) De um atentado que aborda o “velho terrorismo”, especialmente aquele do fim do século XIX e início do XX, formado por organizações anarquistas ou nacionalistas com propostas políticas bem definidas.
- d) Do terrorismo atual, também chamado de pós- moderno ou de global. O atentado que destruiu as duas torres do World Trade Center, em Nova York representa bem o “novo terrorismo”.
- e) Do terrorismo que procura eliminar figuras estratégicas do regime que combate, evitando atingir pessoas inocentes. A destruição das torres gêmeas em Nova York é um exemplo clássico.
- #120228
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(1,0) 14 -
Ele já foi um dos países mais prósperos da região, possui solos férteis, clima favorável e excelente posição geográfica para o comércio mundial. O Líbano é um pequeno país, em geral montanhoso, com 10.452 km² e de aproximadamente 4 milhões de habitantes. Em relação ao Líbano, não podemos afirmar:
- a) São dois os grandes problemas do Líbano: avizinhança com Israel (com a presença de refugiados palestinos) e a divisão de sua população em muçulmanos e cristãos.
- b) O Líbano, chamado de “Suíça do Oriente Médio”, após a sua independência em relação à França, era considerado o país mais estável da região. O turismo gerava muitos recursos, o comércio era intenso e a agropecuária uma das mais desenvolvidas da região.
- c) A guerra civil libanesa, iniciada em 1975 e aparentemente terminada em 1990, arrasou o país, destruindo prédios, plantações, afugentando o turismo e diminuindo drasticamente o comércio e as finanças.
- d) Desde 1990, o Líbano vive um período menos conturbado, onde vem aos poucos se recuperando, recebendo ajuda financeira de diversos países, exportadores de exportadores de inclusive dos países árabes exportadores de petróleo.
- e) No Líbano, cerca de 90 % da população são muçulmanos, divididos em sunitas e xiitas, e o restante da população (10 %) é composta principalmente por cristãos maronitas, além de gregos ortodoxos, católicos, cristão armênios, cristãos assírios, dentre outros.
- #120229
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(1,0) 15 -
De acordo com as condições atmosféricas, a precipitação pode ocorrer de várias formas: chuva, neve e granizo. Nas regiões de clima tropical ocorrem três tipos de chuvas: frontal, orográfica e convectiva (ou de verão):
A chuva demonstrada na figura é do tipo:
- a) Frontal – esse tipo de chuva resulta do deslocamento horizontal e eventual choque entre massas de ar com diferentes características de temperatura e pressão. O contato entre elas forma uma faixa de instabilidade, onde ocorrem as chuvas.
- b) Orográfica – barreiras no relevo levam as massas de ar a atingir grandes altitudes, o que causa queda de temperatura e condensação do vapor. As chuvas costumam ser localizadas, intermitentes e finas.
- c) Convectiva – atingindo altitudes elevadas, a temperatura aumenta e o vapor se condensa em gotículas que permanecem em suspensão. O ar fica mais denso, desce frio e seco para a superfície e inicia novamente o ciclo convectivo. Após a precipitação claro novamente.
- d) De verão ou convectiva – são causadas pela ascensão ou pela descida lenta (subsidência) do ar. O ar mais próximo da superfície terrestre se aquece e ascende na atmosfera ao atingir camadas mais frias da troposfera. O vapor d’água se condensa, formam-se nuvens e chove. Geralmente são chuvas torrenciais de curta duração acompanhadas de raios e trovões.
- e) Frontal – geralmente ocorre em zonas de contato entre duas massas de ar com características semelhantes. Logo, inicia-se o processo de condensação do vapor e a precipitação da água na forma de chuva.