Processando...

Simulado UFABC | Administrador | CONCURSO

Simulado UFABC | Administrador

SIMULADO UFABC | ADMINISTRADOR

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFABC para o cargo de Administrador.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso UFABC. Estas questões são especificamente para o cargo de Administrador, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFABC | Administrador contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFABC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#107587
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFABC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

É correto afirmar que esse texto se dedica, principalmente, a

  • a) denunciar equívocos frequentes nos estudos sobre a pobreza.
  • b) criticar o tratamento dado ao tema “pobreza” pelos estudiosos de redes sociais.
  • c) discutir o papel das elites econômicas no incentivo ao consumo.
  • d) expor contribuições das redes pessoais para o estudo da pobreza.
  • e) apontar medidas capazes de minimizar o problema da desigualdade social.
#107588
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFABC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

De acordo com o texto, um dos aspectos positivos do recurso às redes pessoais para análise da pobreza está em

  • a) desvincular-se da perspectiva analítica de estudos que atribuem a responsabilidade pela pobreza ao pobre ou à ação de elementos acima do plano individual.
  • b) condensar informações pessoais e grupais, para conhecer os benefícios à disposição dos cidadãos e possibilitar-lhes melhores recursos materiais e imateriais.
  • c) desfazer a crença de que a sociabilidade é um fenômeno que depende de o indivíduo abandonar as condições de pobreza e buscar a própria felicidade.
  • d) facilitar a mobilização de grupos de interesse (econômico, político) com o objetivo social definido de remover obstáculos à ascensão social.
  • e) possibilitar aos menos favorecidos acesso a recursos econômicos, além de promover a integração deles a outros grupos.
#107589
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFABC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da afirmação:

A relação de sentido estabelecida no contexto pelas expressões destacadas no primeiro parágrafo é de ________ e tem equivalente na expressão em destaque na passagem ___________ .

  • a) abrangência ... “análises sistêmicas que foquem apenas os macroprocessos”
  • b) limite temporal ... “de forma cada vez mais eloquente”
  • c) alternância ... “desde a mobilização política em movimentos sociais”
  • d) limite espacial ... “aquelas que cercam os indivíduos em particular
  • e) inclusão ... “assim como de análises sistêmicas”
#107590
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFABC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Assinale a alternativa contendo afirmação correta.

  • a) O trecho (II) expressa, em relação ao (I), a ideia de restrição, podendo ser substituído por “contanto que os últimos anos assistiram”.
  • b) O trecho (IV) expressa, em relação ao (III), a ideia de intenção, podendo ser substituído por “enfim explicando a pobreza”.
  • c) O trecho (II) expressa, em relação ao (I), a ideia de concessão, podendo ser substituído por “apesar de os últimos anos terem assistido”.
  • d) O trecho (II) expressa, em relação ao (I), a ideia de limitação, podendo ser substituído por “desde que os últimos anos assistiram”.
  • e) O trecho (IV) expressa, em relação ao (III), a ideia de proximidade, podendo ser substituído por “ao encontro da explicação da pobreza”.
#107591
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFABC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

As palavras “hegemonia” e “atributos” têm sinônimos adequados ao contexto em:

  • a) supremacia e concessões.
  • b) preponderância e peculiaridades.
  • c) identidade e qualidades.
  • d) disparidade e valores.
  • e) decadência e atrativos.
#107592
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFABC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A expressão verbal “tem sido marcada” exprime a noção de ação

  • a) interrompida no tempo.
  • b) encerrada no presente.
  • c) inconclusa no tempo.
  • d) concluída em passado remoto.
  • e) contínua em passado recente.
#107593
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFABC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Assinale a alternativa em que a concordância, nominal e verbal, está de acordo com a norma-padrão.

  • a) Foi observado, muito recentemente, a importância das redes sociais quando se tratam de vários processos sociais.
  • b) Já houveram evidências de que as redes sociais são o meio melhor indicado para fornecer informações sobre a pobreza.
  • c) Tanto as desigualdades sociais quanto a reprodução das condições de privação vem sendo associada à ação das redes sociais.
  • d) Graças aos estudos atuais, o fenômeno da pobreza têm sido o menos possível associados a ações individuais.
  • e) Constataram-se cerca de 50% dos estudos atuais examinando as redes pessoais, mas não há ainda conclusões bastantes sobre o tema.
#107594
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFABC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Assinale a alternativa em que o trecho destacado está reescrito de acordo com a norma-padrão de emprego de pronomes.

  • a) ... constrangimentos estruturais que cercam o fenômeno [cercam-lo].
  • b) ... como tais redes medeiam o acesso [medeiam-no].
  • c) Número significativo de estudos tem examinado as redes pessoais [tem examinado elas].
  • d) ... trocas sociais que provêm bem-estar [provêm-lhe].
  • e) Essas análises visam a estudar os efeitos da sociabilidade [estudar eles].
#107595
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFABC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Segundo o texto, a mania de organização do Ministro

  • a) serviu de base para estruturar uma Pasta com várias novas e eficientes seções.
  • b) foi responsável pelo reconhecimento público da eficácia do trabalho da Pasta.
  • c) fez com que os atos dele priorizassem o bom funcionamento da Pasta.
  • d) resultou num organograma que não passou de peça decorativa em seu gabinete.
  • e) criou um clima de valorização estética no ambiente do Ministério.
#107596
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFABC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

No contexto das passagens – Dizem que em matéria de organização... (1°parágrafo) / Dizem que, quando tomou posse do cargo ... (4° parágrafo) –, o efeito de empregar o verbo na 3ª pessoa do plural é expressar a ideia de que

    • a) o narrador pretende criar efeito de suspense.
    • b) a informação prestada não é digna de crédito.
    • c) o agente da ação é incerto, não identificado.
    • d) a fonte da afirmação é o próprio narrador.
    • e) a ação verbal não foi efetivamente praticada.
    #107597
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFABC
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 11 - 

    A alternativa contendo palavras que afirmam o sentido contrário das destacadas em – Mania oriunda de uma sensibilidade estética o seu tanto exacerbada... / a primazia do fator estético, feito de equilíbrio, proporção e harmonia, passou a ser a determinante principal de todos os seus atos ... – é:

    • a) abrandada e excelência.
    • b) acomodada e excesso.
    • c) ordinária e consideração.
    • d) amenizada e menosprezo.
    • e) indefinida e precedência.
    #107598
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFABC
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    É caracterizada pelo emprego de palavra(s) em sentido figurado a passagem:

    • a) ... a primeira coisa que fez foi encomendar a confecção de um artístico organograma.
    • b) ... o Ministro não fez mais nada a não ser estudar a galharia daquela árvore geométrica...
    • c) ... todo aquele que tivesse a ventura de penetrar em seu gabinete podia admirá-lo.
    • d) ... essa marca de sua personalidade condizia com as altas funções que lhe cabiam.
    • e) Dizem, mesmo, que até hoje o magnífico organograma figura no tal Ministério...
    #107599
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFABC
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 13 - 

    Assinale a alternativa em que os verbos destacados nas passagens – Aparentemente, essa marca de sua personalidade condizia com as altas funções que lhe cabiam. / se não fosse eu, todo esse complexo administrativo já teria desabado para um lado... – estão em correlação adequada, segundo a norma-padrão.

    • a) condisse ... couberam ... formos nós ... desabará
    • b) condiz ... couberem ... eram vocês ... desaba
    • c) condiria ... cabem ... era eu ... desabava
    • d) condirá ... coubessem ... fôramos nós ... desabou
    • e) condissera ... caberiam ... seriam eles ... desabaria
    #107600
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFABC
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 14 - 

    A passagem do texto em que, de acordo com a norma-padrão, o pronome destacado pode ser colocado antes ou depois do verbo a que se vincula é:

    • a) ... capaz de exteriorizar-se em requintes de planejamento...
    • b) ... essa marca de sua personalidade condizia com as altas funções que já lhe cabiam.
    • c) Quando lhe trouxeram o trabalho, encomendado no Departamento do Pessoal...
    • d) Pôs-se imediatamente a inventar novas repartições...
    • e) ... tudo mais no Ministério que se danasse...
    #107601
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFABC
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    Assinale a alternativa cujo enunciado se apresenta de acordo com a norma-padrão de pontuação e emprego do sinal de crase.

    • a) A cidade de São Bonifácio, incrustada nas encostas da Serra Geral de Santa Catarina, à 70 quilômetros de Florianópolis é um lugar de muitas curiosidades.
    • b) A imigração alemã que dá origem à São Bonifácio vincula-se as grandes migrações, do início do século XIX.
    • c) A origem do município de São Bonifácio, está ligada à criação da Colônia Teresópolis, unificada com à Colônia Santa Isabel.
    • d) A emigração de trabalhadores, tanto urbanos quanto rurais respondia à uma estratégia de Estado para diminuir às formas de pressão internas.
    • e) O professor pediu a Egon, seu filho, que limpasse os sapatos do governador, sujos de barro devido ao acesso difícil à nossa localidade na época.