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Simulado UFABC | VESTIBULAR

Simulado UFABC

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Este Simulado UFABC foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Vestibular
  • Instituição: UFABC
  • Cargo: Vestibulando
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: UFABC
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões UFABC

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Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#228252
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(1,0) 1 - 

Apenas recentemente, na literatura educacional brasileira, têm surgido trabalhos que discutem o tema da avaliação educacional no Ensino Superior. Se desejamos que os estudantes desenvolvam um pensamento criativo e reflexivo, por exemplo, teremos de desenhar um currículo compatível com essa expectativa, o que implica não somente selecionar novos conteúdos e competências para serem trabalhados com os alunos, mas repensar de modo amplo os diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem, incluindo as práticas de avaliação que estamos utilizando no ensino universitário. Isso porque as experiências de avaliação proporcionadas aos estudantes

  • a) são determinantes na escolha da carreira que irão seguir.
  • b) influenciam suas atitudes futuras em relação à aprendizagem.
  • c) quando em grande quantidade, favorecem a aprendizagem.
  • d) são molas propulsoras para estimular os alunos a estudarem.
  • e) ainda não têm contribuído para o prosseguimento na carreira.
#228253
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(1,0) 2 - 

A gestão democrática da educação requer mais do que simples mudanças nas estruturas organizacionais; requer mudança de paradigmas que fundamentem a construção de uma proposta educacional e o desenvolvimento de uma gestão diferente da que hoje é vivenciada. Ela precisa estar para além dos padrões vigentes, comumente desenvolvidos pelas organizações burocráticas. A democratização dos sistemas de ensino e da escola implica

  • a) a abolição de toda e qualquer forma de autoridade do diretor dos estabelecimentos públicos de ensino.
  • b) a substituição dos cargos de chefia como direção, coordenação e supervisão por conselhos escolares.
  • c) a eleição, pela comunidade escolar, de todos os cargos de chefia, já que a forma de provimento no cargo define o tipo de gestão.
  • d) a compreensão da participação como construção da cidadania circunscrita aos limites da prática educativa.
  • e) o aprendizado e vivência do exercício de participação e de tomadas de decisão.
#228254
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(1,0) 3 - 

A meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE – Lei nº 13.005 de 2014) prevê a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público. Uma das estratégias para o alcance dessa meta é

  • a) institucionalizar programa de composição de acervo digital de referências bibliográficas e audiovisuais para os cursos de graduação, assegurada a acessibilidade às pessoas com deficiência.
  • b) aperfeiçoar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, fortalecendo as ações de avaliação, regulação e supervisão e elevando o padrão de qualidade das universidades.
  • c) promover a melhoria da qualidade dos cursos de pedagogia e licenciaturas, por meio da aplicação de instrumento próprio de avaliação aprovado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior.
  • d) fomentar a formação de consórcios entre instituições públicas de educação superior, com vistas a potencializar a atuação regional, inclusive por meio de plano de desenvolvimento institucional integrado.
  • e) combinar formação geral e específica com a prática didática, além da educação para as relações étnico-raciais, a diversidade e as necessidades das pessoas com deficiência.
#228255
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(1,0) 4 - 

De acordo com o artigo 44 da Lei nº 9.394/96, LDBEN, a educação superior abrangerá os cursos e programas

  • a) de educação profissional, de educação especial, de educação a distancia, de extensão.
  • b) de preparação de professores para a educação infantil, para o ensino fundamental e para o ensino médio.
  • c) sequenciais por campo de saber, de graduação, pós-graduação e de extensão.
  • d) de educação profissional e tecnológica, de educação de jovens e adultos, de graduação.
  • e) de ciências humanas, exatas e da terra, biológicas e tecnológicas, na forma da lei.
#228256
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(1,0) 5 - 

A política de cotas para negros na educação superior no Brasil tem despertado debate intenso, especialmente porque, via de regra, essas discussões trazem, de forma implícita ou explícita, concepções de racismo e discriminação presentes na sociedade brasileira. Sobre a política de cotas, é correto afirmar que

  • a) consiste numa ação afirmativa de superação de desigualdades.
  • b) fere a igualdade de direitos.
  • c) é perigosa e ilegal, pois contraria a autonomia universitária.
  • d) é injusta, pois a pobreza não atinge apenas os negros.
  • e) é equivocada, pois desconsidera o mérito daqueles que se esforçaram.
#228257
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(1,0) 6 - 

A Universidade tem uma função democratizadora e isso justifica os esforços para concretizar a expansão do sistema educacional em todo o mundo. O direito à educação passou a ser considerado parte do conceito de cidadania, assim como o direito ao voto, à assistência social, ao salário-mínimo, às melhores condições de trabalho e aos direitos trabalhistas. O sistema educacional e, principalmente, a educação superior teriam por função oportunizar a todos igual participação nos espaços sociais. Para tanto, são implantadas as ações afirmativas que se definem como

  • a) políticas públicas voltadas à concretização do princípio constitucional da igualdade formal como princípio jurídico a ser respeitado por todos, independentemente do contexto.
  • b) estratégias de inclusão planejadas para além de cada realidade e de cada momento histórico, pensadas a partir de uma perspectiva multinacional e não local.
  • c) políticas públicas e privadas que têm como objetivo coibir a discriminação do presente e não eliminar os efeitos persistentes da discriminação do passado.
  • d) políticas públicas e privadas voltadas à concretização do princípio constitucional da igualdade material e à neutralização dos efeitos da discriminação racial, de gênero, de origem nacional e de compleição física.
  • e) medidas especiais e permanentes que buscam resolver as consequências de um passado discriminatório favorecendo a igualdade de todos os cidadãos perante a lei.
#228258
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(1,0) 7 - 

A construção do projeto político-pedagógico (PPP) é um instrumento de luta, é uma forma de contrapor-se à fragmentação do trabalho pedagógico e sua rotinização, à dependência e aos efeitos negativos do poder autoritário e centralizador dos órgãos da administração central. Pelo menos sete elementos básicos são constitutivos do PPP: as finalidades da escola, a estrutura organizacional, o currículo, o tempo escolar, o processo de decisão, as relações de trabalho, a avaliação. Na construção do PPP, o currículo deve

  • a) ser um instrumento neutro, sem ideologia.
  • b) ser histórico e culturalmente determinado pela cultura popular.
  • c) expelir toda forma de controle social.
  • d) ser dinâmico e propor uma simplificação do conhecimento científico.
  • e) inter-relacionar o conhecimento em torno de uma ideia integradora.
#228259
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(1,0) 8 - 

A temática das práticas avaliativas tem ganhado cada vez mais relevância nas discussões promovidas no âmbito da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e, consequentemente, no campo das universidades federais. A avaliação, enquanto relação dialógica, vai conceber o conhecimento como apropriação do saber pelo aluno e também pelo professor, como ação-reflexão-ação que se passa na sala de aula em direção a um saber aprimorado, enriquecido, carregado de significados, de compreensão. Dessa forma, a avaliação passa a exigir que o professor estabeleça com o aluno uma relação

  • a) racional-legal.
  • b) epistemológica.
  • c) burocrática.
  • d) liberal.
  • e) neutra.
#228260
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(1,0) 9 - 

O princípio da gestão democrática deve ser desenvolvido em todos os sistemas de ensino e escolas públicas do país. Ocorre, contudo, que, como não houve a normatização necessária dessa forma de gestão nos sistemas de ensino, ela vem sendo desenvolvida de diversas formas e a partir de diferentes denominações: gestão participativa, gestão compartilhada, co-gestão etc. A despeito das diferenças de denominação, são elementos indispensáveis à gestão democrática:

  • a) discussão, racionalização, reflexão e ação.
  • b) política, cultura, sociedade e economia.
  • c) autonomia, diversidade, racionalidade e impessoalidade.
  • d) participação, pluralismo, autonomia e transparência.
  • e) individualidade, impessoalidade, participação e debate.
#228261
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(1,0) 10 - 

A Meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE – Lei nº 13.005 de 2014) visa garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, uma política nacional de formação dos profissionais da educação assegurando que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Uma das estratégias para a consecução dessa meta é

  • a) expandir a oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu, utilizando inclusive metodologias, recursos e tecnologias de educação a distância.
  • b) favorecer o acesso das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas a programas de mestrado e doutorado.
  • c) valorizar as práticas de ensino e os estágios nos cursos de formação de nível médio e superior dos profissionais da educação.
  • d) ampliar a assistência financeira da União aos entes federados para implementação do piso salarial nacional profissional.
  • e) estimular a participação das mulheres nos cursos de pós-graduação stricto sensu.