Processando...

Simulado UESPI de Português | VESTIBULAR

Simulado UESPI de Português

Simulado UESPI de português


#### Instruções do simulado

##### Objetivos

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.

##### Público alvo do simulado

Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular UESPI.

##### Sobre as questões do simulado

Este simulado contém questões da UESPI que foi organizado pela NUCEPE. Estas questões são de Portugûes, contendo os assuntos de Sintaxe , Concordância verbal, Concordância nominal , Morfologia - Verbos ( assuntos) que foram extraídas dos Vestibular anteriores UESPI, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

##### Estatística do simulado

O Simulado UESPI de Portugûes contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Portugûes, Sintaxe , Concordância verbal, Concordância nominal , Morfologia - Verbos ( assuntos) para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular UESPI.

##### Ranking do simulado

Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular UESPI. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

##### Cargo do simulado

Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

##### Como realizar o simulado UESPI

Para realizar o simulado UESPI você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UESPI você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para **UESPI** é aqui!

#120078
Banca
NUCEPE
Matéria
Português
Concurso
UESPI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Observe o trecho abaixo, para responder a questão.
Segundo um estudo recém-concluído na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pessoas que se queixam de uma vida reclusa possuem genes menos ativos na proteção contra vírus. “Os sociáveis estão naturalmente mais propensos a contrair viroses porque estão em maior contato com outros indivíduos”, raciocina o psicólogo Steve Cole, que liderou o trabalho. (l. 07-11).
Observe o trecho: “... pessoas que se queixam de uma vida reclusa possuem genes menos ativos na proteção contra vírus. “Os sociáveis estão naturalmente mais propensos a contrair viroses ...”. Alterando-se a forma verbal “queixam” para “queixassem”, a correção gramatical estará mantida se alterarmos, também, as formas verbais “possuem” e “estão”.
Assinale a alternativa em que a alteração dessas formas verbais garante essa correção.

  • a) “possuíam” – “estavam”;
  • b) “possuiriam” – “estavam”;
  • c) “possuiriam” – “estariam”;
  • d) “possuíram” – “estiveram”;
  • e) “possuíram” – “estariam”.
#120079
Banca
NUCEPE
Matéria
Português
Concurso
UESPI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Observe o trecho abaixo, para responder a questão.
Segundo um estudo recém-concluído na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pessoas que se queixam de uma vida reclusa possuem genes menos ativos na proteção contra vírus. “Os sociáveis estão naturalmente mais propensos a contrair viroses porque estão em maior contato com outros indivíduos”, raciocina o psicólogo Steve Cole, que liderou o trabalho. (l. 07-11).
Comparando-se o comportamento dos grupos pesquisados: “pessoas que se queixam de uma vida reclusa...” e “Os sociáveis...”, é CORRETO afirmar que entre eles constata-se uma relação de:

  • a) oposição;
  • b) exclusão;
  • c) inclusão;
  • d) causa e efeito;
  • e) condição.
#120080
Banca
NUCEPE
Matéria
Português
Concurso
UESPI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

É CORRETO afirmar em relação às ideias apresentadas no texto.

  • a) As pessoas mais sociáveis dificilmente contraem doenças.
  • b) Todo solitário contrai doenças mais graves do que as pessoas que vivem rodeadas de gente.
  • c) Os cientistas descobriram que os solitários estão muito propensos a contrair doenças de fundo emocional, apenas.
  • d) Os cientistas descobriram que os solitários estão menos propensos a contrair vírus e mais sujeitos às reações inflamatórias.
  • e) A vida reclusa é sempre uma escolha e, por isso, é prejudicial à saúde de qualquer pessoa.
#120140
Banca
NUCEPE
Matéria
Português
Concurso
UESPI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Considere o trecho abaixo para responder à questão,

“Esses episódios são lembrados com notável clareza mesmo anos depois, porque nosso cérebro evoluiu para fazer isto: extrair informação de eventos relevantes e tal conhecimento para guiar nossa resposta a situações semelhantes no futuro.” (l. 04-07).

Assinale a opção na qual a oração “porque nosso cérebro evoluiu” está reescrita sem que tenha havido alteração de sentido.

  • a) “embora o nosso cérebro tenha evoluído”.
  • b) “ainda que o nosso cérebro tenha evoluído”.
  • c) “conforme o nosso cérebro tenha evoluído”.
  • d) “se o nosso cérebro evoluiu”.
  • e) “já que nosso cérebro evoluiu”.
#120141
Banca
NUCEPE
Matéria
Português
Concurso
UESPI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Considere o trecho a seguir, para responder a questão.
“Pessoas que já vivenciaram um terremoto costumam ter lembranças claras dessa experiência: o solo vibra, treme, fica abaulado e se desloca; o ar se enche de estrondos; abrem-se rachaduras; e vidros se estilhaçam; armários se abrem; livros, pratos e bugigangas caem das prateleiras” (l. 01 - 04).
Assinale a opção em que o termo destacado desempenha a mesma função sintática da palavra “que”, no trecho: “Pessoas que já vivenciaram um terremoto costumam ter lembranças claras dessa experiência: ...”.

    • a) “... nosso cérebro evoluiu para fazer isto:” (l. 04-05).
    • b) “A capacidade de aprender com experiências anteriores permite a todos os animais se adaptar a um mundo que é complexo ...” (l. 06-07).
    • c) “... como o cérebro produz lembranças.” (l. 09).
    • d) “... e transformá-las em lembranças.” (l. 13).
    • e) “Essas representações demandam atividade coordenada de grandes populações de neurônios.” (l. 16-17).
    #120142
    Banca
    NUCEPE
    Matéria
    Português
    Concurso
    UESPI
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    Considere o trecho a seguir, para responder a questão.
    “Pessoas que já vivenciaram um terremoto costumam ter lembranças claras dessa experiência: o solo vibra, treme, fica abaulado e se desloca; o ar se enche de estrondos; abrem-se rachaduras; e vidros se estilhaçam; armários se abrem; livros, pratos e bugigangas caem das prateleiras” (l. 01 - 04).
    Quanto ao sentido, textualmente, a palavra “bugigangas” equivale a:

      • a) “ornamentos”;
      • b) “objetos de estimação”;
      • c) “quinquilharias”;
      • d) “objetos de decoração”;
      • e) “objetos de valor sentimental”.
      #120143
      Banca
      NUCEPE
      Matéria
      Português
      Concurso
      UESPI
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 7 - 

      Considere o trecho a seguir, para responder a questão.
      “Pessoas que já vivenciaram um terremoto costumam ter lembranças claras dessa experiência: o solo vibra, treme, fica abaulado e se desloca; o ar se enche de estrondos; abrem-se rachaduras; e vidros se estilhaçam; armários se abrem; livros, pratos e bugigangas caem das prateleiras” (l. 01 - 04).
      Analise as opções abaixo e assinale aquela que contém uma informação INCORRETA, quanto ao emprego de palavras, expressões e estruturas linguísticas.

        • a) Subentende-se a existência da palavra “solo”, antes de “treme”, “fica abaulado” e “se desloca”.
        • b) O sujeito gramatical de “estilhaçam” é o mesmo de “caem”.
        • c) No segmento “abrem-se rachaduras”, a forma verbal encontra-se na voz passiva sintética.
        • d) Os dois pontos utilizados logo após a palavra “experiência” indicam a explicação dos itens que são apresentados a seguir.
        • e) “abrem-se” (primeira ocorrência) e “caem” possuem sujeitos gramaticais distintos.
        #120144
        Banca
        NUCEPE
        Matéria
        Português
        Concurso
        UESPI
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 8 - 

        Assinale a opção em que, no trecho apresentado, o destaque NÃO verifica qualquer referência à ideia de tempo.

        • a) “Esses episódios são lembrados com notável clareza mesmo anos depois,” (l. 04).
        • b) “... para guiar nossa resposta a situações semelhantes no futuro.” (l. 05-06).
        • c) “ Por décadas, neurocientistas tentaram descobrir como o cérebro produz lembranças.” (l. 09).
        • d) “Agora, combinando um conjunto de novos experimentos ...” (l. 10).
        • e) “... para explicar como o cérebro representa percepções e reminiscências.” (l. 15-16).
        #120145
        Banca
        NUCEPE
        Matéria
        Português
        Concurso
        UESPI
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 9 - 

        As ideias apresentadas no texto nos permitem afirmar, CORRETAMENTE, que:

          • a) o interesse dos cientistas em descobrir a maneira como o cérebro produz lembranças é uma preocupação muito recente;
          • b) os animais adaptam-se ao mundo somente em virtude das experiências vividas anteriormente;
          • c) os cientistas descobriram os mecanismos de formação das lembranças, na mente humana, em virtude da constante evolução por que passa o nosso cérebro;
          • d) as descobertas relativas à produção das lembranças no cérebro humano só se tornaram possíveis em virtude de um conjunto de experimentos conjugados;
          • e) para os cientistas, as experiências vividas pelo homem não contam na formação das lembranças.
          #120146
          Banca
          NUCEPE
          Matéria
          Português
          Concurso
          UESPI
          Tipo
          Múltipla escolha
          Comentários
          Seja o primeiro a comentar
          fácil

          (1,0) 10 - 

          Considerando-se as informações apresentadas no texto, é CORRETO afirmar que:

          • a) as ligações existentes entre os neurônios, por si só, tornam as lembranças possíveis no cérebro humano;
          • b) os estudiosos, finalmente, acreditam ter desvendado os mecanismos cerebrais responsáveis pela formação das lembranças na mente humana;
          • c) a dificuldade encontrada pelos cientistas em relação a descobertas relacionadas às lembranças deve-se à constante mutação do mundo;
          • d) em suas pesquisas, os cientistas realizaram cálculos matemáticos que, por si sós, lhes permitiram extrair as informações necessárias para que fosse revelada a maneira como se formam as lembranças no cérebro humano;
          • e) em suas pesquisas, os cientistas descobriram, somente por meio da observação da atividade de 200 neurônios em camundongos despertos, a maneira como se formam as lembranças na mente humana.
          #120147
          Banca
          NUCEPE
          Matéria
          Português
          Concurso
          UESPI
          Tipo
          Múltipla escolha
          Comentários
          Seja o primeiro a comentar
          fácil

          (1,0) 11 - 

          Em: “as pessoas haviam perdido o gosto pela troca de correspondências”, o uso do verbo ‘haver’:
          1) está correto, pois, nesse caso, ‘haver’ é verbo auxiliar do verbo principal. 2) é facultativo: singular ou plural; trata-se de uma crônica literária. 3) deveria estar no singular: o verbo ‘haver’ é sempre impessoal.
          Está(ão) correta(s):

          • a) 1, 2 e 3 apenas
          • b) 1 apenas
          • c) 2 apenas
          • d) 3 apenas
          • e) 1 e 2 apenas
          #120148
          Banca
          NUCEPE
          Matéria
          Português
          Concurso
          UESPI
          Tipo
          Múltipla escolha
          Comentários
          Seja o primeiro a comentar
          fácil

          (1,0) 12 - 

          Analise o segmento: “O papel começa a experimentar o mesmo martírio imposto à pedra quando da descoberta do papiro”. Nesse trecho, é evidente o propósito do autor de reforçar sua argumentação:

            • a) fazendo uma comparação.
            • b) refutando os termos de uma ideia.
            • c) recorrendo a uma enumeração.
            • d) apresentando uma ressalva.
            • e) levantando uma dúvida.
            #120149
            Banca
            NUCEPE
            Matéria
            Português
            Concurso
            UESPI
            Tipo
            Múltipla escolha
            Comentários
            Seja o primeiro a comentar
            fácil

            (1,0) 13 - 

            Os dois segmentos a seguir formariam, coerentemente, um só segmento se fossem unidos pela seguinte expressão conectora:

            1) A Internet é, por assim dizer, um livro interativo.

            2) Plugados à rede, somos, autores e leitores.

            • a) mesmo que
            • b) no entanto
            • c) para que
            • d) dado que
            • e) por outro lado
            #120150
            Banca
            NUCEPE
            Matéria
            Português
            Concurso
            UESPI
            Tipo
            Múltipla escolha
            Comentários
            Seja o primeiro a comentar
            fácil

            (1,0) 14 - 

            Buscando o sentido do fragmento: “Súbito, a palavra descobriu um novo meio de propagação: o cristal líquido”, podemos perceber um caso de:

            • a) ambiguidade sintática: ‘quem descobriu o quê’?
            • b) polissemia: que sentido é atribuído à expressão ‘a palavra’?
            • c) antonímia entre os termos ‘palavra’ e ‘cristal líquido’.
            • d) associação semântica entre ‘súbito’ e ‘novo meio’.
            • e) inversão sintática: o sujeito vem depois do verbo.
            #120151
            Banca
            NUCEPE
            Matéria
            Português
            Concurso
            UESPI
            Tipo
            Múltipla escolha
            Comentários
            Seja o primeiro a comentar
            fácil

            (1,0) 15 - 

            No Texto 2, o fragmento: “Quando nos chega por um ouvido, a palavra costuma sair por outro. Vazando-nos pelos olhos, o texto inunda de imagens a alma.”, o autor, implicitamente:
            1) atribui uma função menos efêmera à atividade da escrita. 2) declara sua inteira preferência pelo uso da língua falada. 3) crê que a escrita pode ser mais favorável à produção da literatura. 4) reitera o saber popular, que diz: a palavra voa, a escrita permanece.
            Estão corretas

            • a) 1, 2 e 3 apenas
            • b) 1, 2, 3 e 4
            • c) 1, 3 e 4 apenas
            • d) 1 e 2 apenas
            • e) 2 e 3 apenas