Simulado UECE | Pedagogo | CONCURSO
SIMULADO UECE | PEDAGOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UECE para o cargo de Pedagogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Funece para o concurso UECE. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UECE | Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UECE.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #50867
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Em relação ao sistema educacional brasileiro, assinale a afirmação verdadeira.
- a) A educação básica é constituída pelo ensino fundamental e ensino médio.
- b) O ensino fundamental tem duração de nove anos.
- c) O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - é aplicado semestralmente.
- d) Os cursos de pós-graduação que compreendem especialização, mestrado e doutorado não fazem parte da educação superior.
- #50868
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:
"Nas palavras de Demo (1996), Educação não é só _________1 , instruir, treinar,___________2 ; é, sobretudo, formar a _________ 3 do sujeito histórico competente, uma vez que, o educando não é o objetivo de ensino, mas sim _________ 4 do processo, parceiro de trabalho, trabalho este entre _________ 5 e solidariedade".
A opção que completa as lacunas, na ordem e corretamente, é:
- a) transmitir1 , escolarizar2 , personalidade3 , ente4 , identidade5
- b) informar1 , repassar2 , consciência3 , recurso4 , análise situacional5
- c) ensinar1 , domesticar2 , autonomia3 , sujeito4 , individualidade5
- d) produzir1 , criar estratégia2 , vida3 , objeto4 , competição5
- #50869
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:
"O Projeto Político Pedagógico - PPP - é a sistematização de um processo de planejamento ___________ 1 , que desde a sua ___________2 deve constituir-se como um grande momento de ___________ 3 para o sucesso da ___________4 da escola".
- a) tradicional1 , intenção2 , massificação3 , clientela4
- b) participativo1 , elaboração2 , tomada de decisões3 , função social4
- c) verticalizado1 , concepção2 , avaliação da aprendizagem3 , gestão4
- d) integrado1 , determinação2 , classificação dos alunos3 , nota global4
- #50870
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O Planejamento pedagógico do professor começa coletivamente, a partir do que toda a escola pensa e realiza em seu projeto pedagógico. O plano de sala de aula precisa partir do conjunto de pensamento que se constrói no plano global. Dentre os elementos constitutivos do plano de sala de aula, encontra-se
- a) o marco operativo.
- b) a intervenção estatal.
- c) a normatização da administração.
- d) o plano arquitetônico da escola.
- #50871
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O objetivo da avaliação institucional é oferecer elementos para que a escola e/ou o sistema educacional se aperfeiçoem e cumpram suas funções de educar e formar a população. São modalidades da avaliação institucional:
- a) técnico-metodológica, da linguagem e de coletividade.
- b) da totalidade, de tecnologia e de desempenho coletivo.
- c) diagnóstica inicial, do processo e de resultados.
- d) de tempo, de espaço e de custos.
- #50872
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Tendo como base as correntes atuais da avaliação institucional em educação, relacione corretamente as colunas, escrevendo 1 para avaliação para controle e 2 para avaliação como processo para transformação.
Coluna I
1. Avaliação para controle
2. Avaliação como processo para transformação
Coluna II
( ) É usada para identificar dificuldades e sucessos.
( ) É usada também para credenciamento e recredenciamento de instituições educacionais.
( ) Tem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como um de seus exemplos.
( ) É usada para construir a qualidade e a democratização da escola.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- a) 2, 2, 1, 1.
- b) 1, 1, 2, 2.
- c) 1, 2, 1, 2.
- d) 2, 1, 1, 2.
- #50873
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Os autores classificam as tendências pedagógicas em dois grupos: as de cunho liberal e as de cunho progressista. Atente ao que se diz a respeito das tendências pedagógicas e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Na Pedagogia Libertadora, a atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria.
( ) Os métodos de uma Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos não partem de um saber artificial, depositado a partir de fora, nem do saber espontâneo.
( ) Na Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva, o professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto.
( ) Os conteúdos na Tendência Tradicional são separados da experiência do aluno e das realidades sociais, valendo pelo valor intelectual.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- a) F, V, F, V.
- b) F, V, V, F.
- c) V, F, V, F.
- d) V, F, F, V.
- #50874
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Plano de disciplina é um instrumento para sistematizar a ação concreta do professor, a fim de que os objetivos da disciplina sejam atingidos. Atente às seguintes afirmações a respeito dos aspectos fundamentais de um plano de disciplina:
I. Ao planejar a disciplina, o professor sempre deve ter em mente que os conteúdos são os fins para atingir os objetivos.
II. O foco de referência principal para o planejamento da disciplina é o livro didático.
III. A flexibilidade é uma característica de fundamental importância no plano de disciplina.
IV. O plano de disciplina ajuda o professor a selecionar os melhores procedimentos e os recursos para desencadear um ensino mais eficiente.
Está correto o que se afirma somente em
- a) I e II.
- b) III e IV.
- c) II e IV.
- d) I, II e III.
- #50875
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
O processo de ensino-aprendizagem é composto, por duas partes: ensinar, que exprime uma atividade, e aprender, que envolve certo grau de realização de uma determinada tarefa com êxito. Considerando as diferentes abordagens do processo de ensino-aprendizagem, numere a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Tradicional
2. Comportamentalista
3. Humanista
4. Cognitivista
Coluna II
( ) O pensamento é a base da aprendizagem. O professor deve criar situações desafiadoras que estimulem o aluno a "aprender a aprender".
( ) O professor é visto como facilitador da aprendizagem, os conteúdos são externos, valorizando a relação das pessoas envolvidas.
( ) O aluno é um ser passivo, e deve assimilar com eficiência os conteúdos ministrados. Há o predomínio de aulas expositivas e exercícios de fixação.
( ) O ensino deve lançar mão de reforços e recompensas para alcançar seus objetivos por meio de treinamento.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- a) 3, 2, 1, 4.
- b) 2, 3, 4, 1.
- c) 4, 3, 1, 2.
- d) 1, 2, 3, 4.
- #50876
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Os cursos de formação de professores vêm sofrendo severas críticas, pois não têm atendido suficientemente as necessidades da sociedade. A formação docente é tridimensional, o que significa compará-la a uma tarefa que pressupõe o desenvolvimento harmonioso de três grandes dimensões, quais sejam:
- a) tecnologismo, sabedoria e compreensão de si mesmo.
- b) conteúdos, habilidades didáticas e relações situacionais.
- c) identidade, paradigmas estabelecidos e ensino ativo.
- d) espontaneísmo, improvisação e formação inicial.
- #50877
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A interdisciplinaridade é fundamentalmente um processo e uma filosofia de trabalho que entra em ação na hora de enfrentar problemas e questões que preocupam em cada sociedade. Enumere, de 1 a 5, em ordem de ocorrência, os passos que costumam estar presentes em qualquer intervenção interdisciplinar.
( ) Decidir sobre o futuro da tarefa, bem como sobre a equipe de trabalho.
( ) Reunir todos os conhecimentos atuais e buscar nova informação.
( ) Determinar os conhecimentos necessários, inclusive as disciplinas representativas e com necessidade de consulta.
( ) Comparar todas as contribuições e avaliar sua adequação, relevância e adaptabilidade.
( ) Definir o Problema (interrogação, tópico, questão).
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- a) 3, 2, 1, 5, 4.
- b) 4, 2, 1, 5, 3.
- c) 2, 5, 4, 3, 1.
- d) 5, 3, 2, 4, 1.
- #50878
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Conforme o grau de integração das diferentes disciplinas reagrupadas em um determinado momento, podemos estabelecer diferentes níveis de interdisciplinaridade. Segundo Piaget (1979), os níveis de colaboração e integração entre disciplinas, são:
- a) multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.
- b) pluridisciplinaridade, disciplinaridade cruzada, multidisciplinaridade.
- c) interdisciplinaridade auxiliar, composta e unificadora.
- d) pseudo-interdisciplinaridade, interdisciplinaridade estrutural e restritiva.
- #50879
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Didática é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino, tendo em vista as finalidades educacionais, que são sempre sociais; assim, ela pode, junto às novas Tecnologias de Informação e Comunicação - TICS -, buscar novas formas de fazer a educação, assumindo a multifuncionalidade do processo de ensino-aprendizagem. De acordo com a perspectiva crítico-reflexiva, o principal componente para o uso do computador em educação é a
- a) capacidade das máquinas disponíveis.
- b) velocidade da Internet.
- c) adequada preparação do professor.
- d) aceitação da gestão da escola.
- #50880
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
A forma como as pessoas se relacionam entre si caracteriza-se por etapas de interação de um indivíduo no desenvolvimento do grupo ao qual está inserido ao longo do tempo. Considerando essas etapas, numere a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Inclusão
2. Controle
3. Afeto
Coluna II
( ) Refere-se à expressão e busca de integração emocional.
( ) Pode-se manifestar de três formas: subsocial, supersocial, social.
( ) Sua necessidade pode variar desde o desejo de possuir autoridade sobre os outros até a necessidade de não assumir responsabilidade.
( ) Significa a necessidade de ser considerado pelos outros.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- a) 1, 1, 3, 2.
- b) 3, 3, 2, 1.
- c) 2, 2, 3, 1.
- d) 1, 2, 1, 3.
- #50881
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UECE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:
"As Relações Interpessoais desenvolvem-se no processo de ____________ 1 , onde elementos fundamentais são corresponsáveis pelo sucesso ou fracasso dos relacionamentos, como ____________2 , amizade, ____________3 e ____________4 ".
- a) interação humana1 , comunicação2 , cooperação3 , respeito4
- b) inclusão social1 , saúde2 , educação3 , moradia4
- c) competicão1 , articulação2 , jogo3 , vitórias4
- d) crescimento humano1 , trajetória2 , desconfiança3 , objetivos4